JESUS CRISTO! PROFECIAS DO ANTIGO TESTAMENTO

REIS DOS REIS

E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. (Apocalipse 19:16)

Jesus Cristo, do Antigo ao novo testamento, do primeiro ao último livro , a Bíblia aponta para Jesus e mostra claramente quem é Jesus Cristo.

A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; (1 Timóteo 6:15) esse é o nosso Senhor Jesus Cristo.

Antigo testamento – Profecias que acerca de Jesus, são muitas: (Gênesis 3:15 )
15. Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.O descendente da mulher aponta para Cristo. E ferirá vá cabeça, Cristo derrota satanás.Após a queda do homem, encontramos a promessa sobre Aquele que esmagaria a cabeça da serpente.
Nascimento de Jesus -(Miqueias 5:2)
2. Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Abraão -(Gênesis 22:18  22:8)

18. e em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.
A promessa estava ligada diretamente a redenção do Messias.

Em Gênesis 22:8  o sacrifício de Isaac, Deus proveu o cordeiro para substituir o menino, este cordeiro era o símbolo de  Cristo.

Moisés, o primeiro a conhecer o nome de Cristo, venerável e glorioso entre todos, apresentou figuras das realidades celestes, símbolos e imagens misteriosas, conforme o oráculo que lhe foi transmitido: “Vê, pois, e faze tudo conforme o modelo que te foi mostrado sobre a montanha” (Ex 25,40; cf. Hb 8,5). Querendo glorificar o mais possível o sumo sacerdote de Deus, denominou-o Cristo (Lv 4,5.16; 7,22). Acrescentou a honra e a glória do nome de Cristo à dignidade do sumo sacerdócio, que para ele ultrapassava qualquer primado entre os homens. Por conseguinte, estava convicto de ser o Cristo algo de divino. O mesmo Moisés previamente conheceu, por meio do Espírito de Deus, o nome de Jesus e o considerou igualmente um especial privilégio. O nome de Jesus ainda não havia sido proferido entre os homens antes de Moisés, que o atribuiu primeiro apenas aquele que, segundo a tipologia e o simbolismo, ele sabia haver de sucedê-lo, após sua morte, na direção do povo (Nm 13,16).


Moisés – Em Êxodo 12 – Moisés recebeu a instrução de Deus para celebrar a Páscoa, comemoração da libertação do seu povo do cativeiro. A Páscoa apontava para Cristo.
 João em seu Evangelho  relata o que aconteceu quando João Batista viu Jesus. A obra é apresentada como testemunho.
(João 1:29-30)29. No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.30. este é aquele de quem eu disse: Depois de mim vem um varão que passou adiante de mim, porque antes de mim ele já existia.

Isaías -A profecia mais clara que aponta para Jesus em Isaías 53, no qual o profeta vê a figura do Filho de Deus nos dias de seu ministério.Isaías 53
1. Quem deu crédito à nossa pregação? e a quem se manifestou o braço do Senhor?2. Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.3. Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.4. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.5. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.6. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.7. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca.8. Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo?9. E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca.10. Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.11. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniquidades deles levará sobre si.12. Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.


Malaquias – O último livro do Antigo testamento Malaquias, ele profetizou sobre a obra do mensageiro, que o Novo testamento revela ser Jesus, bem como a pregação do Evangelho havia de se espalhar pelo mundo inteiro.A profecia de e Malaquias foi tão clara, que contemplou o  arauto que prepararia o caminho para o Messias, ou seja João Batista.Malaquias -1:11
11. Mas desde o nascente do sol até o poente é grande entre as nações o meu nome; e em todo lugar se oferece ao meu nome incenso, e uma oblação pura; porque o meu nome é grande entre as nações, diz o Senhor dos exércitos.


Zacarias – 8:8
8. e os trarei, e eles habitarão no meio de Jerusalém; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus em verdade e em justiça.
Ageu – 2: 6-9
6. Pois assim diz o Senhor dos exércitos; Ainda uma vez, daqui a pouco, e abalarei os céus e a terra, o mar e a terra seca.7. Abalarei todas as nações; e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos exércitos.8. Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos.9. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos exércitos.


Daniel – A profecia de Daniel, revelou as informações que tornariam possível determinar com precisão o tempo em que Jesus seria ungido, ou designado como Messias, ou Cristo.
Daniel 9:25
25. Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos.
Isaías fala da surra que Jesus passou (Isaías 50:6)
6. Ofereci as minhas costas aos que me feriam, e as minhas faces aos que me arrancavam a barba; não escondi o meu rosto dos que me afrontavam e me cuspiam.
Zacarias profetizou Messias transpassado.
Zacarias 12:10
10. Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito.
Por fim o próprio Jesus durante seu ministério, deixou claro que o Antigo testamento apontava para ele.
João 5:39-40
39. Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;40. mas não quereis vir a mim para terdes vida!Também todos os livros Pentateuco, livros de Moisés aponta para Cristo.

Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6


Oração: Pai te agradeço por mais uma vez ter concluido esse estudo, espero que este estudo alcance algum irmão, obrigada pelo entendimento da Tua palavra, te peço Senhor que não deixe desistir,  e que seja tudo para tua honra e Glória, que Teu Reino avance em nome de Jesus.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *