Que a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:7

Oração: Pai Santo, Pai Soberano, te agradecemos, te adoramos em nome do Senhor Jesus, obrigada pelo seu cuidado, obrigada pelo seu amor, te pedimos para que conceda sabedoria aos irmãos a fim de entender melhor a Sua Palavra, te pedimos Pai bênçãos sobre nossos irmãos enfermos, te pedimos pelas crianças, pelos os governantes sabedoria para que aprendam a Lei da semeadura, te pedimos pelos idosos. Ensina-nos amar mais os nossos irmãos. Perdoe pelo meus erros e pecados, que a Tua Palavra avance, que seja feita a Tua vontade e não a minha, que Teu Reino cresça, oro em nome do Senhor Jesus para o louvor da Sua glória.

O Salmo 23 é, por excelência, um salmo de confiança, este salmo torna-se um cântico de ação de graças, torna-se um dos textos bíblicos mais conhecidos e populares de todo o universo judaico-cristão.

É a Pastoral Celeste de Davi; uma obra poética excelente. Visualizamos Davi cantando essa pastoral incomparável com um coração cheio de alegria; ou, se o salmo é o produto de seus anos avançados, temos certeza de que sua alma se voltou em contemplação para os solitários ribeiros de água que ondulavam sussurrantes entre os pastos do deserto, onde nos primeiros dias ela fazia sua morada. Esta é a pérola dos salmos, cujo esplendor suave e puro deleita os olhos. Charles Haddon Spurgeon

Salmo 23

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me fazem verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Salmos 23:1-6

Autor do Salmo

Escrito por Davi, obra poética escrito cerca de 3.000 anos atrás, tornando-se a pérola dos Salmos.

Não se sabe ao certo em que período da sua vida Davi escreveu este Salmo, Davi filho mais novo de Jessé, escolhido pelo Senhor (1Samuel 16:1), aquele que apascenta as ovelhas.

V. 1 – O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

Davi começa o Salmo “O Senhor”, veremos qual o significado da palavra ” Senhor” Yehovah hebraico, tradução dicionário strong, nom epróprio do único Deus verdadeiro, Yehovah tem o mesmo significado de YHWH.

YHWH ou YHVH é o nome hebraico com o qual Deus se identificou a Moisés no monte Horebe (Êxodo 3:14). O Tetragrama Sagrado, formado por 4 consoantes, significa: “EU SOU o QUE SOU” ou “EU SEREI o QUE SEREI”. Concluindo os três nomes, Yhwh, Yehovah ou Jeová tem referência ao nome do Deus vivo.

Pastor – cuida de apascentar, pastor aquele que cuidar do rebanho. Deus está guiando, cuidando o seu povo ao longo de toda a história. Nada me faltará! Não me faltará paz, não me faltará provisão ,não me faltará graça, não me faltará amor, não me faltará descanso, não me faltará nada porque o Senhor Jesus é o meu Pastor. O grande pastor guia suas ovelhas, Davi foi um exemplo de pastor meditando nas Escrituras e nas mensagens de Deus. A mensagem escrito pelo Salmo, Davi o pastor de ovelhas, escolhido por Deus para cuidar das ovelhas (povo de Israel) Jesus foi o maior de todos os pastores, o nosso Supremo Pastor, Ele guia suas ovelhas, conhece suas ovelhas, e deu sua vida pelas suas ovelhas. ( João 10:14-16).

V. 2 – Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

Deitar-me faz verdes pastor, até a ovelha se fartar, Jesus preenche sua alma, farta sua alma, completa a tua alma. Jesus pode acalmar tempestades e mares agitados, tornando-os em águas de descanso. Mateus 11:28-30 Ex 33:14, Jesus completa a nossa alma, de maneira que ficamos satisfeitos. Deus é a nossa força . Salmo 73:26

V. 3Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

Deus sendo extremamente justo, sonda os nossos corações nos dando segurança. Salmo 7:9. Jesus Cristo é o caminho perfeito, Ele orienta-nos na direção correta diante de Deus (João 14:6). Jesus nos dar paz, guia mansamente a ovelha que está machucada, Jesus trata com carinho, não há condenação, não há culpa. Quando estamos em Cristo teremos cura emocional, paz de espírito.

V. 4 – Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Ainda que estamos passando por grandes tribulações, sofrimentos, doenças e morte, confiar em Deus é o nosso consolo, Deus sempre cuida de quem confia nele. Salmo 31:1-5,” não temeria mal algum” Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei;
eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa. Isaías 41:10, a tua vara e o teu cajado me consolam. O cajado, era usado para não deixar o rebanho dispersar dos caminhos perigosos. A vara e o cajado do Senhor serve para nos corrigir e nos consolar.
V.5 – Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, Davi compara Deus com uma pessoa bondosa, quando preparamos uma festa oferendo o melhor para os seus convidados, Deus dá o melhor para seu filhos, muitas bênçãos espirituais e cuida de todas as necessidades. Efésios 1:3, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Ele unge com seu Espírito, transbordando em toda sua plenitude.

V. 6 – Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, Deus é bom, por sua bondade, Deus enviou Jesus para pagar o preço por nossos pecados. Misericórdia, nós merecíamos o castigo porque pecamos, mas Deus, na Sua infinita misericórdia, enviou o Seu filho Jesus para nos salvar.

“Habitarei na casa do Senhor” Fazer da casa de Deus nossa morada é desejar estar junto de Deus onde Ele está (Salmos 26:8). A casa do Senhor é o lugar onde entramos na presença de Deus e temos comunhão com ele. Na casa do Senhor estamos próximos de Deus.

por longos dias” Ele nos prometeu de preparar um lugar, onde viveremos para sempre com Ele. João 14:3

O Salmo 23 nos ensinar a depositar toda a nossa confiança em Deus. Ele é paciente, bondoso, carinhoso mas também castiga e corrige. A coisa mais maravilhosa sobre Deus é que ele nos ama, nos ama tanto que enviou seu filho para redimir os pecadores. Este salmo nos ensinar que devemos nos lembrar sempre de Jesus que é o nosso Bom Pastor e nunca nos deixará, está sempre usando sua misericórdia e sempre disposto a nos perdoar e nos ajudar.

Deus abençoe cada um!