A paz do Senhor Jesus esteja com todos!

Oração: Pai amado, Autor da vida, grande és Tu, Soberano, digno de todo louvor e adoração, perdoa-nos Pai todas as vezes que pequei contra Ti, limpa Pai o meu coração, transforma Pai o meu coração de pedra, para um coração abundante em amor e compaixão. Senhor obrigada pela a tua misericórdia e o teu amor para com todos. Dai Senhor livramento de todas as coisas que te desagrada, direcionando o teu caminho, Pai te peço pelas as crianças, pelos enfermos, grávidas e todos os idosos, despeja a Tua santa misericórdia e graça. Agradeço por está abrindo o caminho para o conhecimento da tua Palavra, me fortalecendo em amor e paz, protege Senhor de todos os males, que o Teu Reino avance e Tua Palavra cresça, oro em nome do meu Senhor Jesus. Amém.

Para muitos cristãos o Evangelho de João é o mais valioso do Novo Testamento, O Evangelho de João é bem diferente dos outros três, dele dá uma versão diferente onde Jesus desenvolveu o seu ministério, isto porque fez o relato de Jesus Cristo anterior a prisão de João Batista.

Foi João que apresentou Jesus, como nada mais nada menos como o próprio Deus atuando em forma humana. Para João nos milagres descrito em seu Evangelho, em cada um deles via a”Glória”da realidade de Deus penetrando no tempo e nos assuntos dos homens. Para João um milagre nunca era um ato isolado.

Em sua epístola João insiste que Jesus veio em carne,.

Jesus ensinou aos apóstolos o que fazer para voltar ao Pai Celestial e para demonstrar seu amor ao Salvador. Então, prometeu-lhes que lhes enviaria outro Consolador.

E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo. 1 João 4:3

João 14 – A promessa da glória. Eu sou o caminho, e a verdade e a vida

No capítulo 14 o assunto que predomina é o conforto.

V.1- Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

Jesus está exortando os seus discípulos a não ficarem perturbados, não se perturbe mais, os discípulos estavam tristes diante da eminente partida de Cristo, envergonhados porque entre eles um havia de trair Jesus. O pastor agonizando a encarar a cruz, mesmo assim Jesus acalma e consola os discípulos, não se perturbe, tudo vai ficar bem. Jesus não se limita em dizer, ” Credes em Deus” diz também “Credes em mim”, se crerem que Deus é como Jesus nos disse, se crerem que em Jesus vemos a imagem de Deus.

Os discípulos estavam cheios de sentimentos confusos, deveria passar pela cabeça deles, como é possível alguém que está para ser traído ser o “Messias”? eles estavam triste por conta da eminente partida de Cristo, eles amavam o seu mestre, Jesus pede não fiquem triste, turbe, permanecer firme na fé.

Significado de turbe – dicionário strong pt – grego tarásso- de afinidade incerta v 1 agitar sacudir algo pelo movimento de suas partes para la e para ca 1a causar uma comoção interna a alguém tirar sua paz de mente perturbar sua tranquilidade 1b inquietar tornar impaciente 1c turbar 1d preocupar 1d1 inquietar o espirito de alguém com medo e temor 1e tornar-se ansioso ou angustiado 1f causar perplexidade a mente de alguém ao sugerir escrúpulos ou duvidas.

V.2 – Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

Jesus vai adiante, pois vou preparar-vos lugar, no céu há lugar para todos. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito, Jesus fala com homens e com muita franqueza, a respeito daqueles que podiam esperar quanto a GLÓRIA, Jesus falou das dores , das perseguições, do ódio, os castigos que deveriam suportar tudo por causa de Jesus ( Mt 10:16-24). Mais também falou da glória final do caminho do Cristão. Este lugar é para todos os que seguem seus passos. Jesus abriu o caminho que leva ao céu e a Deus, para que podemos seguir seus passos.

V.3 – E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

Fala sobre a vitória final de Jesus, “Virei outra vez” deixa claro aqui sobre sua segunda vinda, ou seja onde for que Cristo estiver, ali também estão os crentes. A vitória de Jesus culmina com a consumação, que deve ser o triunfo de Jesus Cristo.

V.4- Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.

A promessa de Jesus: O céu é o lugar onde Jesus está, Jesus chamou de “Paraíso” o lugar onde vamos habitar com ele (2 Coríntios 5:8), logo estaremos sempre juntos com Jesus nada mais vai nos separar dEle. Aqui Jesus ainda não tinha revelado que era o caminho de forma direta, somente no versos 6, sempre revelava como sendo o caminho para o Pai. João 8:19

V, 5 – Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?

Os discípulos não estavam entendendo, muito menos para onde Jesus iria, Tomé foi o que teve coragem, colocando sua dúvida diante dos demais, certamente todos os discípulos tinham a mesma hesitação. Essa pergunta de Tomé, ele pensava ” caminho” ele não sabia qual era o destino que o caminho levava, Jesus estava se referindo o caminho que os discípulos deveriam tomar para alcançar o destino, que seria como chegar ao Pai se não por “mim” Jesus é o caminho, então Jesus disse uma das coisas mais importantes: “EU SOU o caminho e a verdade”.

V.6 – Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Esse é outro dos sete grandes EU SOU do Evangelho de João. Jesus não mostra o caminho, Ele é o próprio caminho. Cristo é Deus, Jesus é o próprio caminho que conduz a Deus, Ele é o mediador entre Deus e seus eleitos, só nele vemos como é Deus, Jesus é o único que pode mostra Deus aos homens e o único que pode conduzir os homens a presença de Deus. Salmo 86;11 Ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; ninguém vai ao Pai senão por mim, sem Cristo não há nenhuma verdade redentora, nem vida externa, Cristo é caminho.

V.7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Jesus veio para revelar o Pai, em outras palavras, suas palavras era a voz de Deus que falava com os homens, suas ações era o poder de Deus que fluía através dele para com os homens. Acontece que os discípulos não prestaram atenção nas Palavras do seu mestre. Jesus diz se me ouvissem e meditasse todas as minhas palavras e obras por meio dessa experiência pessoal, vocês teriam me conhecido melhor.

V. 8-9 – Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

Jesus chamou atenção de Felipe, porque ele mesmo deveria saber a resposta. Quem me vê a mim vê o Pai, Ele estava revelando-lhes Deus, Ele esta afirmando claramente ser Deus.

V. 10-11 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.

Crede-me, Jesus fez apelo para que eles crescem nEle pelas suas Palavras (v10) e suas obras (v11).

Palavras de Jesus

Pão da vida (João 6:48)

luz do mundo (João 8:12)

Sou água da vida (João 7:37)

Bom pastor que dá sua vida pelas suas ovelhas (João 10:11)

EU SOU João 8:24 – 28-58

Eu SOU a ressurreição e a vida (João 11:25)

Suas obras

Água em vinho ( João 2: 1-14)

cura de pessoas ( João 4: 43-54)

Multiplicações dos pães e peixes ( João 6:1-12)

Acalmou o mar (João 6:15-21)

Ressuscitou mortos ( João 1138-44)

Jesus fez tudo isso em todo tempo para que os discípulos soubessem de tudo e reconhecer a verdade a fim de crerem em Deus. Jesus disse: Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados”. João 8:24

V. 12 -14 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

Deus realizou muitas obras, até ressuscitou mortos, Jesus deixou os seus seguidores na qual pregaram a sua Palavra em muitos lugares, levando a conversão de milhares de pessoas. Com a partida de Jesus os discípulos realizarão grandes obras inclusive a conversão dos gentios. A obra de Pedro na casa de Cornélio e de Paulo em todas as suas viagens missionárias, tudo isso não poderia ter sido feito antes da ascensão de Cristo, pela simples razão que o Espírito Santo não fora derramado. Por essa razão, Jesus podia dizer, obras maiores do que estas fará, porque eu vou para junto do Pai.

Contudo, somente as orações feitas no nome de Cristo são respondidas. Essas orações naturalmente não são feitas por interesses egoístas, mas sim pertinente ao Reino de Deus. estas orações deve está em harmonia com o que Cristo revelou sobre si mesmo na esfera da redenção, de Jesus? quando oramos, devemos perguntar: Posso orar? com honestidade , estou pedindo por meus próprios interesses, desejos, fins . E quando essa oração é respondida tudo é para glória do Pai que permanece para sempre no Filho, fará suas obras. E dessa forma o Pai será glorificado no Filho.

V. 15 – “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.

É óbvio que o amor que se manifesta na obediência não é fácil, Se realmente são meus discípulos e me amam, devem guardar os meus mandamentos. Jesus veio para completar a intenção da Lei, vim para cumprir” . ( Mt 5:17). Se realmente guardar os meus mandamentos, o amor de Deus está nEle aperfeiçoados, nisto conhecemos que estamos nEle. Aquele que diz está nEle também deve andar como Ele anda. (1João 2:3-6)

V. 16 – E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,

Jesus não permitiria que os cristãos lutassem a sós, Ele nos enviaria outro “Consolador” , aqui Jesus orou e pediu para o Pai que enviasse o Espírito Santo. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. (João 14:26) Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. João 16:7

V. 17 – o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.

O Espírito é chamado de verdade ( João 15:16)( João 16:13) porque Ele é a verdade e guia-nos em verdade (1 Coríntios 2:13), o Espírito de Deus está atuando neste mundo, mas o mundo não consegue ver o que ele esta fazendo ( 1 Coríntios 2:14) . O Espírito Santo é um auxiliador em muitos aspectos, este capítulo todo atua no conforto e também nos ensina e guia na verdade. O Pai e o Filho chamam o Espírito para o lado dos discípulos a afim de confortá-los, admoestá-los, ensiná-los e guia-los em qualquer ajuda necessária, por isso que chamamos o Espírito Santo de Auxiliador, pois ele vive com vocês e estará em vocês, habita convosco, Jesus falava estas palavras, e ESTARÁ EM VOCÊS, a partir do dia de Pentecostes em Atos 2, para que isso acontecesse Cristo precisava morrer e ressuscitar para resolver o problema do pecado. O Espírito vem habitar no homem, mas não sem que este seja antes purificado de seu pecado e salvo pela fé em Jesus.

V. 18 – Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.

O que Jesus quer dizer é o seguinte: minha partida não é de um pai, cujo os filhos ficaram orfãos quando ele morre. Jesus disse que deixaria seus discípulos por algum tempo, o que de fato o fez. Esse tempo durante horas de sua crucificação, morte e sepultamento, Ele ainda não teria sido glorificado, por isso a promessa do seu Espírito ainda não tinha concretizado. Deus o levantou dos mortos lhe deu glória, Deus tinha mandado esperar pelo o Espírito que viria ” No Espírito, eu mesmo” estarei voltando para vocês, a “promessa” foi cumprida, 50 dias depois, no dia de Pentecoste cumpriu-se todos ficaram cheios do Espírito Santo.” Voltarei para vocês” alguns pensam primeiramente que seria a sua segunda vinda , mas trata-se ao retorno de Cristo no Espírito no dia de Pentecoste. Os discípulos saberão que ” Eu estou em meu Pai, vocês em mim e Eu em vocês, o fruto do Pentecoste ( Romanos 6:3-11).

V.19 – Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.

Jesus morrerá na sexta feira, o mundo não mais o verá, isto esta se referindo aqueles que não o amam. Agora no Espírito depois do Pentecoste os discípulos observarão Jesus, sendo esses homens (discípulos) e todos os seus seguidores se lembraram dos ensinamentos de Cristo. Porque eu vivo, vocês também viverão. A pessoa tem que estar espiritualmente viva, ou seja os discípulos veriam Jesus no sentido espiritual, estarão vivos porque Cristo vive.

V. 20 – Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

Começa o derramamento do Espírito Santo, todos que creram em Cristo pela fé viva, tendo uma experiência íntima com Senhor, uma verdadeira comunhão. Ele é o pastor, eles as ovelhas, eles são o membro do qual Cristo é a cabeça (1 Coríntios 12:27).

V. 21 – Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.

Quando um cristão obedece os mandamentos de Jesus, ele esta mantendo uma comunhão e passa a conhecer mais e amar a Jesus, tendo mencionado o amor do Pai, será amado pelo meu Pai, isso porque o Pai nos amou primeiro, e EU também o amarei e me revelarei, seria o manifesto do Espírito Santo na vida dos crentes, essa manifestação de Cristo aos crentes seria sempre por meio da Palavra.

V. 22 – Disse então Judas ( não o Iscariotes ): “Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo? “

Judas estava pensando em uma manifestação em público provavelmente, alguma coisa tipo milagres poderosos, talvez até mesmo uma teofania. “Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo? ” porque Jesus se revelaria no sentido espiritual, somente aqueles que creram nEle veriam, isso em resposta ao seu amor Ele se manifestaria, aqueles que não amam Jesus não veriam.

V. 23 – Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.

Jesus esta falando na individualidade aos discípulos, enfatizando o compromisso de cada um, Jesus deseja o amor genuinamente, neste caso a recompensa o Meu Pai o amará, e se você me amar e guardar as minhas Palavras, nós viremos a ele e faremos nele morada. No Espírito tanto o Pai como o Filho virão aquele que ama o Senhor e farão sua morada. O espírito Santo convencerá do pecado, levando ao arrependimento todos os dias, comunicará a certeza da salvação, sendo fortalecida, tudo em conexão a Palavra.

V. 24 – Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou.

A pessoa que rejeita o amor e as Palavras de Deus, O senhor não se manifesta com seu amor.

V. 25-26 – “Tudo isso lhes tenho dito enquanto ainda estou com vocês.
Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

Jesus logo irá partir, a ideia central seria seus ensinamentos, a importância de seus ensinamentos, agora o o Espírito Santo é que vai ficar com vocês ( 1 Coríntios 2:13).o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome” No Espírito, eu mesmo” estarei voltando para vocês, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse, tudo aqui o antigo tudo de Jesus ensinou.

V. 27 – Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.

A profundidade onde Jesus estabelece sua paz, diante de sua morte na cruz, que seu coração não mais se perturbe, não tenha medo, tenha fé, creia no Pai e no Filho, fique tranquilo, aqui Ele esta se referindo ao ausência de perturbação espiritual, tudo leva certeza da salvação. (João 5:24)

V. 28-29 – “Vocês me ouviram dizer: Vou, mas volto para vocês. Se vocês me amassem, ficariam contentes porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.
Isso eu lhes disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam.

Por diversas vezes Jesus disse: “EU VOU EMBORA E TAMBÉM VOLTAREI PARA VOCÊS” se os discípulos tIvessem acreditado em Jesus, não estariam cheios de ansiedade e medo, eles teriam regozijado com a partida de Jesus, afinal Ele estaria indo para a casa do Pai.( João 13:19), quando acontecer, vocês creiam, Jesus está falando de sua morte, ressurreição, ascensão e também da descida do Espírito santo. ( Atos 2)

V. 30 – Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim.

Hora da partida, esta chegando a hora de Jesus se entregar, não falarei mais nada com vocês, porque vem ai o príncipe do mundo (satanas).Ele não tem nenhum direito sobre mim.

V. 31 – Todavia para que o mundo saiba que amo o Pai e que faço o que meu Pai me ordenou. Levantem-se, vamo-nos daqui! “

Jesus ciente dos passos de Judas e toda a corja inspirada por satanas. Jesus se entrega voluntariamente em obediência ao meu Pai. O bom pastor dá sua visa pelas ovelhas (João 10:11).Jesus e seus discípulos se retiraram do cenáculo.

Deus abençoe a vida de cada um!

Fonte : Estudo com base comentários de William hendriksen