As doze tribos de Israel!

A paz do Senhor Jesus esteja com todos vocês.

Introdução!

As doze tribos recebem este nome por serem descendentes de Jacó o progenitor, filho de Isaac e neto de Abraão, quando Jacó teve um encontro com Deus, ele lutou com anjo, então mudou o seu nome para Israel Gn 32. E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não te chamarás mais Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou-lhe Israel. Gênesis 35:10 

As doze tribos de Israel.

A história das doze tribos começa no livro de Gênesis, com relatos nos capítulos 29/30 e 35, confirma a promessa de Deus ao patriarca Abraão quanto a sua descendência, tornando-se uma nação poderosa, o reino israelita entrando num relacionamento especial de aliança com Deus. Composta de doze tribos, ou grupos de famílias, a nação ganhou proeminência por um tempo. A razão pela qual Deus escolhe israel é porque através desse povo viria o messias, Cristo Jesus. (Gn 12:1-3), também Deus escolhe um povo de Israel que deveria ser uma nação de sacerdotes, profetas e missionários para o mundo. O intento de Deus era que Israel fosse um povo distinto, uma nação de pessoas que guiassem os outros em direção a Deus e a Sua providência prometida do Redentor, Messias e Salvador.

Os doze filhos são de quatro mulheres, sendo duas delas irmãs e esposas oficiais, as outras duas são as servas, uma de cada esposa, fato muito comum naquela época ,dá sua serva para ser uma mãe substituta.

Jacó amou Raquel desde a primeira vista, porém toma a Leia como esposa a filha mais velha de Labão que era o irmão de sua mãe , foi feito um acordo entre Jacó e Labão, servi sete anos a Labão em troca de tomar a filha mais nova Raquel como esposa, depois do sete anos de servidão Jacó pediu a esposa, Labao fez uma festa e acabou enganando com a troca das filhas, Jacó questinou sobre o engano, o pai das moças falou que não era normal o menor se dê antes da primogênita. Jaco teve que cumprir um novo acordo de mais sete anos para tomar a Raquel como esposa. Começa então a rivalidade entre elas, ficando cada um dos filhos com nomes colocados ao fato vivido na ocasião pelas esposas.(Gn29).

Nasce os descendentes de Jacó (Israel) são: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Neftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. Sabemos que teve filhas, porém só temos o relato na bíblia sobre Diná.

Quem são as doze tribo? Começa a definição das doze tribos, o nome de cada tribo corresponde ao nome de cada filho que tem o direito as terras, curioso que cada nome tem o significado muito importante relatanto a grande rivalidade entre as mulheres de Jacó.São elas Lia, Raquel, Bila serva de Raquel e Zilpa serva de Lia.

Nome do filho- significado do nome- Nome da mãe

Ruben – Eis meu filho – Lia

Simeão – Ouvindo – Lia

Levi – Junto – Esperança de Lia ficar com unisse a Jacó – Lia

Judá – Louvor, agradecimento – Lia

Dã – Juiz – julgara seu povo – Bila serva de Raquel, porque Raquel era estéril Gn 30:6

Naftali – Luta – representa aluta entre Raquel e Lia – Bila Gn 30:8

Gade – Afortunado – Zilpa serva de Lia, porque não conseguia ter mais filhos Gn 30:9

Aser – Feliz – bem aventurado – Zilpa

Issacar – Galardão – recompensa – Lia

Zebulum – Dádiva – Lia filho caçula, teve mais uma filha depois e cessou com filhos

José – Aumentador, aquele que acrescenta – Raquel o seu primeiro filho, este é o José do Egito.

Benjamim – Filho da mão direito / filho da dor – Raquel seu segundo filho e último, ela morreu no parto Gn 35:18

O que representa as doze tribos na Bíblia? representa a formação do povo de Deus, que escolheu esta nação porque o Senhor a amou, cumprindo assim sua promessa feita aos patriarcas :O SENHOR não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos, mas porque o SENHOR vos amava; e, para guardar o juramento que jurara a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito”  Deuteronômio 7:7-8

Nosso Deus é sublime, todo-poderoso e indomável que ama e escolhe pecadores desde a eternidade totalmente pela graça, Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti e apregoarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem me compadecer”  Exôdo 33:19

Como foi feita a divisão do território?

Mapa das doze tribos de Israel

A divisão foi feita a partir da terra prometida (Canaã), a promessa aos descendentes de Abraão lá atrás Gn12:1 Somente os homens poderiam carregador o direito da herança:

A promessa de Deus feito aos patriarcas Abraão, Isaac e Jacó, essa divisão foi feito a um povo eleito ao entrarem na terra prometida ( Josué 13)

As doze tribos receberam o nome de dez dos filhos de Israel (Jacó) e de dois dos filhos de José, que foram abençoados por Israel como se fossem seus próprios filhos, são eles Efraim e Manassés.

Jacó define o tipo de território que cada tribo deveria receber em função do caráter de seus filhos (Gênesis 49) e por Moisés (Deuteronômio 33). Essas descrições foram proféticas, pois coincidiram com as características dos territórios designados ou sorteados para cada tribo.

Características das tribos definidas por Jacó.

distribuição: A divisão era feita pelo número de pessoas que cada tribo tinha. Somente os homens entravam na herança.

  1. A tribo de Levi não recebeu um território como herança, como as demais tribos. Sua função era o serviço de Deus no templo, e a instrução do povo na lei de Deus. Cada tribo lhes deu cidades para morar em proporção com o seu próprio território, e pastagens em volta para os seus animais (Josué 13:14, e capítulo 21). Recebeu ao todo 48 cidades e tudo que estava em volta.

Os sacerdotes levitas, toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança com Israel; das ofertas queimadas do SENHOR e da sua herança comerão. Deuteronômio 18:1.

2. As tribos de Rúbem e Gade, bem como metade da tribo de Manassés já haviam recebido de Moisés seu território ao oriente, aquém do rio Jordão (Números 32).

3. As tribos de Judá, Efraim e a outra metade da tribo de Manassés receberam o território que lhes havia sido concedido por Jacó como herança, 450 anos antes (Gênesis 48:22, Josué 15 a 17).

4. Simeão – A herança dos simeonitas foi tirada de Judá, pois Judá recebera mais terras do que precisava. Assim os simeonitas receberam a sua herança dentro do território de Judá. Josué 19:9.

Os territórios das tribos restantes foram determinados através de sorteio (Josué 18). Nos capítulos de 13 a 18 do livro de Josúe esta toda a posse da terra prometida e sua divisão entre as tribos.

Porque José Não teve direito herança: José filho de Raquel o filho favorito de Jacó, talvez porque ele já era idoso quando José nasceu. Motivo que levaram os irmãos odiarem, José foi vendido pelos seus irmãos como escravo. José foi usado por Deus para livrar o povo da fome.

José teve dois filhos no Egito, Manassés e Efraim, seu avó Jacó antes de morrer abençoou Manassés e Efraim tomando como filhos fazendo deles herdeiros (Gn 48:5).José não entra na composição direta do futuro Estado de Israel, mas sim seus dois filhos. Inclusive Efraim recebeu uma herança maior a benção da primogenitura.

Agora, pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do Egito, antes que eu viesse a ti no Egito, são meus: Efraim e Manassés serão meus, como Rúben e Simeão; Gn 48:5

Chegamos aqui a formação final das doze tribos, sendo os dois filhos de José juntos com os nove irmãos de José formando as doze tribos. Com relação a tribo de Efraim recebeu a bênção da primogenitura em vez de Manassés, que era o filho mais velho Gn 48:17-20. Efraim tornou-se o pai da tribo que leva seu nome. Levi não é considerado uma tribo, apesar que as vezes a Bíblia chama de tribo, acontece que na repartição de terra Levi não recebe nenhuma porção, o próprio Deus era porção. José também não é considerado uma tribo, ficando seus filhos em seu lugar. Ao todo que entraram no Egito foram setenta ou setenta e cinco(70/75), israelitas pessoas que saíram do Egito mais seiscentos e três mil e quinhentos e cinquenta ( 603.550) homens, além de levitas, mulheres, estrangeiros, crianças e animais, alguns calculam que tinham mais de três milhões (3.000000) de pessoas, após sair do Egito eles herdaram a terra prometida Canaã e lá fizeram a distribuição das tribos.

Termino com as bençãos de Moisés ao povo de Deus antes de morrer.

Povo de Israel, como você é feliz!
Não há ninguém como você,
o povo que o Senhor Deus salvou.
Ele é o seu escudo e a sua espada,
para dar proteção e vitória a você.
Israel, os seus inimigos se ajoelharão pedindo misericórdia,
e você tomará posse das suas terras.

Deus abençoe a cada um! Obrigada por chegar até aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *