Êxodo significa saída – Saída do povo Hebreus do Egito, onde eram escravos, oprimidos, ou seja a libertação do povo Hebreu.

A mensagem central do êxodo é a revelação do nome de Deus verdadeiro Javé. Ouve um clamor do seu povo oprimido, então estabelece uma aliança com o povo escolhido, os Hebreus.

no v.1 começa com os descendentes de Israel, Jacó, Atos 7:14, com a morte de José, filho de Jacó e seus irmãos termina a história de Jacó e começa a história do seu povo.Uma conexão entre Gênesis e Êxodo, a antiga dinastia foi derrubada, e a nova não conheceu José, preocupado com o imenso crescimento de israelita que permaneciam segregados do resto dos egípcios vistos com a possibilidades se tornarem mais numerosos que os egípcios. Essa introdução já esta direcionando á Moisés.

V.7-8 A opressão sobre os hebreus, exploração de mão de obra escrava com trabalhos forçados, porém a população não parava de crescer, tornando um pesadelo para os egípcios, isto foi feito para se cumprisse a promessa feita por Abraão (Gn 12:2 -15:5).

V. 15 O rei ordena que as parteiras matem todos os meninos nascidos das israelitas, caso fosse meninas podem deixar viver, temendo a Deus as parteiras não atenderam ao rei, alegando que as hebreias são cheias de vida, dando a luz antes das parteiras chegar. Deus fez com que os nascimentos das crianças se tornassem mais fácil para as mulheres judias. E o povo se multiplicou tornou-se muito poderoso. v.20

O rei não satisfeito, ordena que os israelitas matem seu próprios filhos ao nascerem.

Satanás tenta por três vezes destruir o povo de Deus, a primeira tentava de destruir Israel no v.11, o rei com medo tenta impedir o crescimento da população, e também da consciência do povo diante de sua exploração, lançam trabalhos forçados talvez impediria o crescimento da população. tentativa em vão, quanto mais eles sofriam mais cresciam.

segunda, diante da dureza o coração dos homens v.15-21, Deus fez com que o nascimento das mulheres judias ficassem mais fácil, satanás mais uma vez foi derrotado.Por fim na terceira tentativa desesperada do faraó v.22 ordena para os israelitas destruir seus próprios filhos ao nascer, assim vemos a luta cotra Deus é inútil. “Se honrarmos a Deus, colocando Sua vontade acima de todas as outras, Ele nos abençoará.”

Conclusão: Gênesis 45:5 nasce um povo especial, Israel é importante, Deus criou o povo e abençoou.

E Jacó disse a José: O Deus Todo-Poderoso me apareceu em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou.
E me disse: Eis que te farei frutificar e multiplicar, e tornar-te-ei uma multidão de povos e darei esta terra à tua descendência depois de ti, em possessão perpétua. Gênesis 48:3-4

Deus os abençoou e lhes ordenou: “Sede férteis e multiplicai-vos! Povoai e sujeitai toda a terra; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todo animal que rasteja sobre a terra!” Gn 1:28

Deus abençoe a cada um!