HEBREUS CAPÍTULO 1

A carta conhecida pelos estudiosos como sendo o quinto evangelho. O grande Lema é retratar a pessoa de Jesus Cristo e sua divindade, trata da glória e superioridade de Cristo.

Oração: Pai Santo, Criador de todas as coisas, te louvamos e te adoramos Senhor, somos grata a Ti por nos dar oportunidade de conhecer a Tua Palavra, te pedimos iluminação da Tua Palavras aos irmãos, Te pedimos que dê entendimento e sabedoria a cada irmão que aqui chegar, pedimos Meu Pai pelos órfãos, pelos enfermos, pelos os refugiados, pelas as crianças, Senhor Deus faz a Tua vontade, afasta-nos de toda e qualquer tentação, perdão pelo nossos pecados e o que te pedimos em nome do Meu Senhor Jesus.

HEBREUS 1

V – 1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
V – 2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
V – 3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;
V – 4 Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
V – 5 Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?
V – 6 E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.
V – 7 E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labaredas de fogo.
V – 8 Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino.
V – 9 Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
V – 10 E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.
V – 11 Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão,
V – 12E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão.
V – 13 E a qual dos anjos disseram jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?
V – 14 Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?(Hebreus 1:1-14)

Hebreus 1:1-14

Contexto histórico do livro

O, livro Hebreus foi escrito claramente para conhecedores das Escrituras do Velho Testamento e, especialmente dos rituais de sacrifícios da Velha Lei. Evidentemente que os leitores pretendidos eram judeus cristãos. Eram cristãos pensando em deixar seu relacionamento com Cristo para voltar a viver sob a Lei de Moisés, estas pessoas, os judeu-cristãos estavam em perigo em deixar o cristianismo. O livro de Hebreus estava determinado a mostrar aos seus leitores que estavam totalmente errados, por este motivo, o autor tem como o tema de Hebreus é a superioridade de Jesus Cristo. Provavelmente vamos achar os destinatários no grupo dos judeus – cristãos da igreja da época que estavam familiarizados com a cultura e educação grega e que eram leitores assíduos do Antigo Testamento em grego. Provavelmente era o grupo que iniciou a evangelização dos gentios onde o apóstolo Paulo estava fixado.

Propósito – Exortar os leitores a não retroceder, sim permanecer firmes na fé em meio as tribulações que estavam enfrentando (encorajamento).

Autor – o autor de Hebreus era perito nos estilos literários grego, profundo conhecedor do antigo testamento. Sensível à história que culminou em Jesus, tinha familiaridade com Timóteo (13:23)a epístola não trás o seu nome, deixando o mistério a respeito de quem escreveu. Conforme algum teólogo tem vários nomes como sugestão do autor. A teologia da epístola assemelha-se à teologia de Paulo. Por outro lado detecta-se a sublime doutrina de João, a respeito de Cristo como a divina “PALAVRA”. Mas esta característica combinada juntamente com o retrato do sofrimento de Jesus como é descrito nos três Evangelhos sinóticos, são de esperar uma vista da autoria unificada de toda Escritura pelo Espírito Santo. O autor humano deste livro permanece desconhecido.

Destinatários – algumas características:

Sabemos que falavam em grego, usavam a tradução grega do Antigo Testamento.

Estavam interessados no santuário, sistema sacrificial e no sacerdócio do A.T.

Não tinham ouvido o evangelho diretamente de Jesus, e sim dos apóstolos (2:3).

Enfrentavam perseguições, expulsões das instituições judaicas (13:12-13).

Perigo de apostasia, talvez temendo a morte.

Conclui-se que os destinatários eram os cristãos-judeus da diáspora (dispersão dos judeus fora da Palestina) provavelmente na Itália, por conta do edito de Cláudio que expulsou os judeus de Roma 49 d.C. Atos 18:2.

Aparentemente o templo ainda estava de pé e os sacrifícios (rituais) estavam sendo realizados.

V – 1:1-3 DEUS SE REVELA

1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;

Deus falado… Muitas vezes, o tema importante em Hebreus (2:23) (4:12) (6:5) (11:3) (12:15). No início introduz duas épocas na história, quando Deus falava com seu povo, revelação natural, ou seja, falando através de sua criação, terra, animais, homens, céu todo universo, de muitas maneiras: Deus se revelou de muitas maneiras, através da sua Palavra que é a revelação especial, revelação aos profetas, a Bíblia é a revelação da Palavra de Deus, inerente, infalível e eterna.

Últimos dias “pelo Filho”, Esta revelação é muito maior do que aquela dada através dos profetas. Jesus a última revelação de Deus, o Verbo que se fez carne, JESUS veio mostrar quem é Deus.

V – 2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. Herdeiro de todas as coisas, a supremacia do Filho será manifestada na consumação da história. Porque tudo foi criado por ele (João 1:3) (Cl 01h16min).

O autor de Hebreus, sua grande intensão é mostrar a superioridade do FILHO.

V – 3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas.

Resplendor da sua glória, aqui o autor do livro de Hebreus não está falando de um atributo personificado, mas da pessoa divina, que entrou na história para purificar os pecadores.

A expressão exata do seu ser, aqui o autor neste versículo descreve tanto a unidade do Filho como a do Pai, como também deixa a distinção entre as pessoas divinas.

O REI DA GLÓRIA É SUPERIOR AOS ANJOS

V – 4 Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.

V – 5 Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?

Porque Ele tem o seu nome superior:

. Jamais um anjo foi chamado de Filho de Deus.

. Eternamente gerado do Pai

. Mesmos atributos do Pai

. O Novo Testamento também O identifica como igual a Deus o Pai, e, por conseguinte coe terno com Ele (Fl 2:6-7; Cl 2:8-9;).

Realiza as mesmas obras do Pai

. Ele e o Pai somos um. Quem vê o Pai vê a mim (João 14:9)

. Os anjos são mensageiros de Jesus, na segunda vinda do Senhor os anjos estarão presentes recolhendo os remidos.

V – 6 E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.

Jesus entra no mundo como unigênito (João 03h16min) Ele retornara como primogênito, quando crê em Jesus você se torno filhos de Deus (João 01h12min), os anjos são adoradores dos Filhos, o Filho não adora mais é adorado pelos anjos (Deuteronômio 32h43min).

V – 7 E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labaredas de fogo.

A natureza superior de Cristo, citação do Salmo 104:4 no novo testamento, nos mostra a importante distinção entre Deus, o Criador, e anjos, seus ministros. Jesus é Deus, digno de adoração, em contraste com os anjos, que são ministros que servem à disposição do seu Criador.

V – 8 Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino.

Deus Pai se dirige ao Deus Filho, mostra que ele tem o trono:

. Soberano

. Trono é eterno, o Filho é o Senhor

. Os anjos são os seus súditos

. A Bíblia diz que todos os reis são colocados nos seus pés

. Seu trono é inabalado

V – 9 Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.

O filho é o fundador do Reino de justiça, Ele é o Rei eterno. “““ ““ O termo” companheiros” está relacionados aos crentes que vivam uma vida santa e que hão de reinar com o Filho em Seu Reino.

Deus já falou! Deus colocou Jesus no trono, como nosso Senhor e Cristo (Atos 2:22-36). “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hebreus 13:8).

V – 10 E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.
V – 11 Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão,
V – 12 E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão.

V. 10 Proclama a Jesus o Messias como o Criador (Jo1:três)

V. 11 Perecerão, declara o fato de que trauma mudança quanto à criação, o Filho é eterno.

V. 12 E como um manto os enrolará, e serão mudados, refere-se à superioridade do Criador sobre a criação, Ele é eterno.

V – 13 E a qual dos anjos disseram jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?
V – 14 Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de Assenta-te à minha destra a salvação?(Hebreus 1:1-14)

Assenta-te à minha destra, uma posição de honra, sendo o lugar de Cristo, Jesus é o único, esvaziou-se a si mesmo, nome este que está acima de todo nome, Deus faz com que todos os inimigos de Cristo fiquem completamente impotentes (1co15:24-25)

V. 14 Herdar atendem só aqueles que têm feito de Cristo seu Salvador. Ele reinará para sempre… sempre…..sempre. O Filho salvará todos os seus escolhidos aquele que o Pai escolheu antes da fundação do mundo. Aqueles porque morreu na Cruz. Nenhum daqueles que Cristo morreu se perderá.

A salvação será consumada.

Deus abençoe a vida de cada um!