A Salvação

Oração: Pai Santo Criador de todas as coisas, te damos graças por Quão grande és em sabedoria, é inescrutável, criaste um plano por amor a nós, para nos livrar do inferno, graças te damos, porque sabemos que seremos salvos pela tua graça mediante a fé em Cristo Jesus. Perdão pelo os nossos pecados, faça a Tua vontade, te pedimos pelos enfermos, pelos jovens, crianças, enlutados e todos os nossos irmãos carente de Ti.Queremos te pedir à luz da Tua Palavra, desperte o querer como o efetuar segundo a tua vontade, em entendimento da Tua Palavra, em cada irmão, poque a fé vem pelo ouvir, receba toda honra e glória para Ti, oramos em Teu Santo nome meu Senhor Jesus.

A Salvação

Vejamos o significado da palavra salvação. A palavra salvação, tem sua origem no grego – sozo palavra grega salvar manter são e salvo resgatar do perigo ou destruição 1a alguém de dano ou perigo 1a1 poupar alguém de sofrer de perecer i e alguém sofrendo de uma enfermidade fazer bem curar restaurar a saúde 1b1 preservar alguém que esta em perigo de destruição salvar ou resgatar 1b salvar no sentido técnico usado na bíblia 1b1 1a livrar das penalidade do julgamento Messianico. Ato pelo qual Deus livra a pessoa de situações de perigo (#Is 26.1), opressão (#Lm 3.26; Ml 4.2), sofrimento (#2Co 1.6), etc. 2) Ato e processo pelo qual Deus livra a pessoa da culpa e do poder do pecado e a introduz numa vida nova, cheia de bênçãos espirituais, por meio de Cristo Jesus (#Lc 19.9-10; Ef 1.3,13). A salvação deve ser desenvolvida pelo crente (#Fp 2.12), até que seja completada no fim dos tempos (#Rm 13.11; 1Pe 1.5; 2.2). dicionário bíblico strong e on line

O que é a salvação? A salvação é plano de Deus para resgatar seus filhos da condenação eterna, ou seja somos salvos de ter que encará-lo em sua ira no dia do juízo. É o Próprio Deus mediante a fé em Jesus Cristo quem salva os homens. Através da sua Graça (dom, favor não merecido).A salvação é gratuita e não depende de pagamento, de sacrifícios ou algum esforço do homem; o sacrifício de Jesus é tudo o que precisamos para viver eternamente com Deus.

Criação – Nos primeiros capítulos de Gênesis, Moisés nos conta que Deus criou todas as coisas em seis dias e no sétimo descansou, foi no sexto dia que Adão e Eva são criados à imagem e semelhança de Deus.( raciocínio e lógico), o papel do homem no mundo, estando acima de toda criação, não havia nem dor e nem tristeza, Adão e Eva tinha acesso à árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2:9) viviam na companhia de Deus.

A Queda

No jardim do Éden Deus faz realiza o um pacto de obras com o primeiro casal, para não comerem o fruto da árvore do bem e do mal. Adão e Eva tinham acesso à Árvore da Vida, de forma que jamais morreriam. E o melhor de tudo, tinham a companhia do próprio Deus (Gênesis 3:8), e viveriam eternamente. Porém influenciada pela serpente( personificação do satanás), Eva desobedece a Deus, comendo do fruto proibido e também dando ao seu marido Adão. A partir desse ato de desobediência há o que chamamos de “queda da humanidade“. Agora eles conheceram a vergonha a culpa e o medo. Deus deu a cada um dos culpados uma maldição: dor, tristeza, problemas, espinhos, a morte, a separação da árvore da vida e, pior de tudo, a separação da companhia de Deus.

Quando Adão e Eva pecaram contra Deus, eles morreram de duas formas:

Espiritualmente, esta morte é instantânea, onde eles foram separados de Deus e tornaram-se inimigos de Deus ( Rm3:23 Ef 2:1-3).

Fisicamente – Não foi instantâneo, mas a estrutura do corpo humano foi mudada, pois passou haver dor, sofrimento,e por fim morte corporal. Nesta queda, a imagem de Deus, presente no homem foi distorcida, o pecado corrompeu todas as áreas humanas, sentimento, pensamento, moralidade, espiritualidade etc. Assim a queda não afetou apenas Adão e sua esposa(Eva),mas toda essa deformação da imagem de Deus passou para os seus descendentes. A humanidade está debaixo da ira justa de Deus, pois todas as obras dos homens se resumem em idolatria e corrupção humana é também chamada de pecado original. O Apóstolo Paulo retrata o estado em que a humanidade se encontra:

Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só. Rm 3:10-12

A Justiça de Deus – No momento da queda, Deus aplicou a sua justiça, exigiu a morte ( Gn 2:17) e destruição de Adão e Eva, devido o pecado e desobediência e quebra da aliança. Em Gênesis 3:15 Deus profere sobre a serpente, surge o primeiro vislumbre, uma promessa de esperança, que é chamada de protoevangelho, ou primeiro Evangelho. ” E porei inimizade entre ti(serpente)e a mulher, entre a tua semente(da serpente)e a sua semente(da mulher)esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar. Aqui temos a primeiro promessa sobre a vinda de Cristo. A Justiça é um atributo de Deus, é uma das Suas características próprias. Ser justo é uma qualidade fundamental da natureza de Deus. A justiça de Deus se manifesta através de Jesus Cristo e é expressa nas Suas ações e no cumprimento das exigências da perfeição do próprio Deus.

Porque necessitamos da salvação?

O homem caiu, esta debaixo do pecado. Deus não suporta o pecado, agora estamos separados de Deus ( Isaías 59:2). Não há um justo, nem um sequer. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Rm 3:10,23). Como estamos todos debaixo do pecado, a maior consequência é a separação entre Deus e o homem, como Deus á fonte de toda vida, este é o motivo da morte., todos estamos destinados a morrer, a morte foi imposta pelo pecado, uma barreira foi erguida separa o homem de Deus. Agora a partir da queda, do primeiro homem,Adão (Rm 5:12) o homem passa a ser criatura de Deus, deixando de ser filhos.

Pecado – È tudo aquilo que transgride a Lei de Deus sendo contrário ao Seu caráter.

O caminho da Salvação.

Estamos separados de Deus, porque Deus não suporta o pecado. Deus é Santo, a sua natureza de santidade não permite o pecado, a morte foi imputada pelo pecado, uma barreira foi erguida entre Deus e o homem.

Consequência – Morte espiritual ( Rm 6:23). O homem é formado de corpo(matéria) alma (que representa a nossa personalidade). O espírito é a parte do homem que tem ligação com Deus, todo relacionamento entre o homem e Deus, é através do espírito do homem. Quando o homem encontra-se com a glória de Deus é no espírito. Quando o homem esta em estado de pecado, o seu espírito esta morto ( Ef 2:5). Estamos nós ainda mortos em nossas ofensas.

E qual o estado final dessa morte espiritual? Separação do Criador com sua criação (homem),o estado final é a condenação eterna, o inferno.

A salvação e suas características

A salvação tem que ser em vida Lc 16:19-31 Parábola do rico e de Lázaro.

A salvação é individual, ninguém consegue se salvar. Deus não nos pune pelos os nossos pecados de outras pessoas. Cada pessoa é responsável pelos seus próprios pecados e por suas ações perante Deus (Ez 18:4)

A salvação tem preço?

A Palavra de Deus nos diz que: mais vale uma alma do que o mundo inteiro.

Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Mc 8:36

Nossas obra pode nos salvar?

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios2;8-9). A salvação não é uma conquista das obras, mas uma oferta da graça. Não somos salvos por obras e nem obras mais fé. Somos salvos pela graça mediante a fé em Jesus Cristo o Filho de Deus.

A Bíblia diz que a salvação vem somente de Jesus, sem ajuda de Jesus ninguém consegue se salvar ( Atos 4:12)

Nenhum esforço humano, nenhuma igreja pode nos salvar, nenhum sacrifício pode nos salvar, nenhuma obra, nenhuma vida justa, sentido a pessoa acha que levou a vida sempre justa, nada vai nos salvar. Mas, a todos quantos receberem a Cristo, recebem o poder de serem feitos filhos de Deus. A fé em Cristo é a única condição para a “salvação”.

Quando Jesus foi interrogado pelos discípulos: – quem pode então ser salvo? Jesus respondeu: Aos homens é impossível (Mt 19:25-26).

Qual a solução para o homem ser salvo? Para o homem chegar até Deus é necessário que se purifique de todo pecado.Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer. Rm 3:10. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Rm 3:23, Deus declara o plano da salvação.

O plano da salvação é o nome que se dá à expiação sobre à salvação em Jesus., O plano da é uma obra exclusiva de Deus. Portanto, Deus mesmo determinou pagar o preço do pecado. Desta forma, o amor de Deus pelo homem poderia ser manifestado, ao oferecer ao homem a oportunidade da salvação. Ao mesmo tempo, a justiça de Deus poderia ser satisfeita pelo preço pago pelo pecado.

O que é Expiação ? É o plano que Deus criou para salvar a humanidade do pecado, através de Jesus. è um ato pelo qual o pecado foi cancelado. Deus não poderia simplesmente fingir que não houve pecado, pois Ele seria injusto, e teria que deixar de ser Deus. Assim como todo crime deve ser punido devidamente, todo pecado tem como consequência a morte. Tendo Cristo morrido como substituto em nosso lugar, a misericórdia de Deus nos alcança, pois sua ira e justiça foram satisfeita.

“Por causa da Expiação e da Ressurreição de Jesus Cristo, a morte física é apenas temporária: “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo” (I Coríntios 15:22”

O Antigo Testamento e o problema do pecado.

O pecado nos separa do Criador, então entendemos que  “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). A questão do papel do sangue na remissão dos pecados. O sangue está ligado à vida (Gênesis 9:4); o derramamento de sangue está ligado à morte e, por isso, ao pecado. Já no primeiro pecado quando Adão e Eva pecaram, Deus matou animais para “cobrir” sua vergonha (Gênesis 3:21) ali já houve o derramamento do sangue, ligando diretamente ao pecado.

No Antigo Testamento os fiéis faziam sacrifícios de animais pelo pecado (Jó 1:5; 42:8), era uma forma de apagar os pecados provisoriamente, até o próximo pecado cometido daqueles que se arrependesse.Os sacrifícios no Antigo Testamento eram um ato indispensável do culto, devido à tamanha importância que tinham. Geralmente quando falamos em sacrifício no Antigo Testamento, logo, consideramos a imolação de um animal em oferta a Deus pelos pecados do povo. Aquele que houvesse pecado deveria trazer uma ovelha, um cordeiro, ao sacerdote. O sacerdote então, oraria pelo pecador e colocaria suas mãos sobre a ovelha, significando que os pecados daquele que trouxera a ovelha, seria transferidos para o animal, que em seguida era morto e oferecido a Deus.

Com Moisés, quando Deus instituiu a lei, os israelitas faziam sacrifícios que incluíam o derramamento de sangue (Levítico 6:30). Estes sacrifícios foram necessários somente para mostrar o pecado, conforme o apóstolo Paulo “pela lei vem o pleno conhecimento do pecado” (Romanos 3:20). Somente na nova Aliança que a questão do pecado vai ser solucionado, a promessa foi realizada em Cristo Jesus.O Antigo Testamento mostra este problema e nos prepara para aceitar o Salvador que se revelou no Novo Testamento.

Jesus o Cordeiro de Deus – Ato da redenção

A solução para o pecado. João Batista, o precursor do Messias, apontou para Jesus e declarou: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. O sangue dos cordeiros não era suficiente para tirar os pecados. Por isso, esses sacrifícios precisavam ser repetidos. O propósito deles, era apontar para o Cordeiro imaculado de Deus, que ofereceu a si mesmo, como o sacrifício perfeito e cabal. Jesus veio ao mundo para morrer pelos nossos pecados. Ele morreu e com seu sangue comprou para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação Hernandes Lopes

A redenção, Redimir quer dizer “comprar de volta”. Os homens pertenciam ao Criador, mas se venderam ao pecado para serem escravos da injustiça (veja Romanos 6:6,12-14,16,19,20). Ele, através de Jesus, comprou de volta suas criaturas (1 Coríntios 6:19-20).

Jesus o nosso substituto, o nosso Salvador, tomou os nossos pecados sobre si ( ( 2 Co 5:21). O derramamento de sangue fica vinculado a remissão dos pecados, motivo de Jesus ser o verdadeiro homem, pois apenas alguém da raça humana estava apto para satisfazer a justiça de Deus. Essa redenção só será completa nos finais dos tempos com a segunda vinda de Cristo..

Qualquer pessoa pode ser salva? Jesus pagou o preço por “todos” os pecados, basta crer e confessar como Salvador para ser salvo Rm 10:9-10

Todo aquele que aceitar Jesus como Salvador será recuperado a condição de Filho de Deus.

O Evangelho de Jesus Cristo

O Evangelho de Jesus Cristo, apóstolo Paulo faz referência, como:” O Evangelho é o poder de Deus para salvação do que crê. (Rm 1:16)

A palavra evangelho é traduzida como “boas novas”, neste caso O Evangelho de Jesus Cristo são as boas novas a respeito da Salvação realizada para o homem caído, é a salvação por meio da vida, morte , ressurreição e ascensão de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Essa boa noticia dá conta que, na sua infinita misericórdia, Deus providenciou salvação para todos os homens, entregando o Seu Filho unigênito, Jesus Cristo (João 3.16), que, por sua vez, deu a sua vida em preço de redenção por todos (1 Timóteo 2.6), resgatando da perdição muitos (Marcos 10.45).

Conforme o bom prazer do Pai, o Filho eterno, que é um com o Pai e a exata representação de sua natureza, deixou voluntariamente a glória do céu, foi concebido pelo Espírito Santo no ventre de uma virgem, e nasceu o homem-Deus: Jesus de Nazaré. Como homem, ele andou sobre a terra em perfeita obediência à lei de Deus. Na plenitude do tempo, os homens rejeitaram-no e o crucificaram. Sobre a cruz, ele carregou o pecado do homem, sofreu a ira de Deus, e morreu no lugar do homem. Ao terceiro dia, Deus o ressuscitou da morte. Esta ressurreição é a declaração divina de que o Pai aceitou a morte de seu Filho como sacrifício pelo pecado. Jesus pagou a penalidade pela desobediência do homem, satisfez as demandas da justiça e aplacou a ira de Deus. Quarenta dias após a ressurreição, o Filho de Deus ascendeu ao céu e se assentou à destra do Pai, e foi-lhe dada glória honra, e domínio sobre todas as coisas. Ali, na presença de Deus, ele representa seu povo e intercede junto a Deus em seu favor. Deus perdoará plenamente a todos quantos reconhecem seu estado de pecado e incapacidade, e se lançam sobre Cristo, sendo por ele declarados justos e reconciliados a ele. Este é o evangelho de Deus e de Jesus Cristo, seu Filho. Paul Washer

Meu irmão esperamos que reflita sobre a sua salvação, Jesus é a porta que te leva à salvação.

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Romanos 10:9

A mudança na vida do homem que crê nas promessas de Deus, tem como resultado:

Será filho de Deus – Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome( Jo 1:12 ; Gl 3:26 )
Gerado de Novo – Segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição dos mortos ( 1Pd 1:3 )

Vida eterna – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Deus abençoe sua vida!

Bibliografia – Soteriologia Teologia para Todos

dicionário bíblico ons line / strong

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *