A Transfiguração de Jesus

Oração: Pai Santo criador de todas as coisas, te agradecemos pelo teu amor, pela a tua misericórdia, te pedimos iluminação do Teu Santo Espírito com a finalidade dos irmãos entender a mensagem da Tua Palavra. Que seja tudo conforme a Tua vontade e não a nossa, abençoe nossos irmãos enfermos, os enlutados, os desempregados e todos carente de Ti. Receba toda honra e glória para Ti, oro em nome do Senhor Jesus.

Relato em Lucas 9:28-36 ( Mateus 17:1-8 e Marcos 9:2-8)

V.28 – E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar.
V. 29 – E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente.
V. 30 – E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias,
V. 31 – Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém.
V. 32 – E Pedro e os que estavam com ele estavam carregados de sono; e, quando despertaram, viram a sua glória e aqueles dois homens que estavam com ele.
V. 33 – E aconteceu que, quando aqueles se apartaram dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui, e façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias, não sabendo o que dizia.
V. 34 E, dizendo ele isto, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e, entrando eles na nuvem, temeram.
V. 35 – E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi.
V. 36 – E, tendo soado aquela voz, Jesus foi achado só; e eles calaram-se, e por aqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.

Introdução do texto

Transfiguração significa, mudança gloriosa da aparência de Jesus,  fazer parte ou convidar para fazer parte da glória eterna de Deus, Jesus é chamado de transfigurado porque a glória de Deus e a eternidade divina vêm sobre ele.

” Jesus como o filho de Deus pré- encarnado rompe os limites da humanidade na transfiguração em glória com toda sua divindade.”

Análise do texto

V. 28 – Os três discípulos Pedro, João e Tiago, os mais íntimos de Jesus e os mesmos que o acompanharam para o monte das Oliveiras, no jardim de Getsêmani, na noite em que foi preso (conforme Mc 14.33 e Mt 26.37). Lucas não menciona o nome do monte, fala da companhia dos discípulos (Lc 22.39), aqueles que seriam testemunhas.

V. 29 – transfigurou-se, ou seja Jesus resplandeceu em glória toda sua divindade, Jesus Ele revelou a verdadeira glória Ele não era apena um homem Ele o Filho de Deus cheio de autoridade 2 Pedro1.16-21 — Pedro lembra seus leitores de que eles devem ser fiéis porque a segunda vinda de Cristo não é uma fábula. Há três coisas que nos dão certeza de Sua volta: (1) Pedro já tinha testemunhado a magnífica glória de Jesus quando Ele se transfigurou (v. 16-18), o que foi um prenúncio da Sua segunda vinda em glória. (2) O próprio Jesus garantiu que retornaria (Jo 14.18); e (3) A palavra dos profetas do Antigo Testamento também previu a volta de Cristo (v. 19), remetendo para sua segunda vinda no futura quando vem; Jesus é o resplendor da glória, o Todo Poderoso, como antecipação de sua glória e profecia de seu êxodo para o Pai.

V. 30- Surge Moisés e Elias que falam com Jesus. Lucas entende que Moisés e Elias, está indicando que Jesus é o cumprimento da Lei(Moisés) e dos profetas (Elias).

V. 31 – Pareceram com glória, eles também vêm o Reino Celestial, onde conversam sobre a partida de Jesus. Lucas dar uma ênfase em Jesus como o Cumprimento do Antigo Testamento.

V. 32 – Pedro, João e Tiago estavam com muito sono, talvez por causa do cansaço, naquela época eles só faziam as peregrinações aos montes a noite, acreditamos que seja por conta do calor. Mesmo muito cansados e carregados de sono eles viram a sua glória e aqueles dois varões Moisés representava a Lei e Elias representava os profetas, os dois representavam a antiga aliança.

V. 33 – Pedro teve uma reação meio ingênua, comparar Jesus com Moisés e Elias. Quando viu Jesus, Moisés e Elias, juntos na montanha, ele recomendou a construção de três tendas. Que Pedro sugerisse três tendas já era admirável. Moisés era o grande legislador e libertador do Velho Testamento. Elias estava entre os maiores dos profetas do Velho Testamento, arrebatado da terra sem morrer. Ele estava elevando Jesus à mesma posição: Vamos dar para ele uma tenda também! Pedro sua herança judia, ter posto Jesus a par com os grandes Moisés e Elias era algo admirável.

V. 34 – Veio uma nuvem: Assim como a glória, é um sinal que evidenciar a presença de Deus (Êx 16.10; 24.28; 40.34; Nm 9.15; 12.5 e outros).

V. 35 – E saiu uma voz vinda da nuvem: Mais um sinal da presença de Deus (Êx 19.9).Este é meu Filho amado, são uma repreensão por Pedro colocar Jesus no mesmo nível como Moisés e Elias. a ele ouvi, ouça… com reverência. Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo Mt 17:5

Essas referências e relações indicam a razão do evento da transfiguração.
Os discípulos precisavam de uma revelação.

V. 36 – E tendo soado aquela voz, ao final da transfiguração, que revelou Jesus como o próprio Deus, o que sobrou foi a orientação da voz que disse este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi. Depois daquela manifestação os discípulos  nunca esqueceram essa manifestação da glória do Senhor (1 Jo 1.1-4; 2 Pe 1.17)

Resumo

Pouco antes da transfiguração, os discípulos tinham finalmente reconhecido que Jesus era de fato o Filho de Deus (9.18-20). A transfiguração aconteceu muito próxima aos dias em que Jesus foi rejeitado, preso, condenado, crucificado, morto e ressuscitou ao terceiro dia. Jesus havia perguntado aos discípulos: Quem o povo diz que eu sou? E depois das respostas, Jesus perguntou: Quem vocês dizem que eu sou? Pedro, em nome dos demais discípulos, fez a importante confissão: Tu és o Messias que Deus enviou. Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus.

Deus abençoe cada irmão!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *