EFÉSIOS 1:6-12

Oração :

Pai nosso, Pai amado, Santo é o Teu nome, Criador de todas as coisas, te glorificamos e te adoramos que seja feita a Tua vontade, tanto no céu como na terra, estamos aqui mais uma vez para te agradecer pela permissão por mais um estudo da Tua Palavra, te pedimos perdão por nossos pecados, te pedimos pelos enlutados, pelos enfermos, pelas crianças, pelos os políticos, e por todos carente de ti, receba Senhor toda glória para ti, nós oramos em te Santo nome, em nome do Senhor Jesus.

6 – Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,
7 – Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
8 – Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;
9 – Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
10 – De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
11 – Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;
12 – Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Efésios 1:6-12

Introdução

Paulo o começa com bênçãos relacionadas com atuação de Deus Pai, que escolheu e predestinou um povo, para ser santo diante dEle, antes da fundação do mundo. Paulo na sequência fala sobre mais bênçãos,agorasão as bênçãos que estão ligadas direta com Deus Filho:

Redenção, Revelação do mistério da vontade do Pai, e sermos feita herança de Deus. Essas bênçãos somente pela graça soberana.

Paulo foi enviado por causa do Evangelho, acusado pelos judeus de pregar outro Rei que não fosse Cesar, Paulo apela para ser julgado pelo tribunal de Cesar, o relato esta em atos dos apóstolos cap. 24.

6 – Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,

Louvor e Glória

V. 6 – Para louvor da glória de sua graça. Paulo demonstrou que Deus nos elegeu para sermos santos e irrepreensíveis com o propósito final, isto é, que a glória de Sua graça possa ser louvada por todas as Suas criaturas, homens e anjos. .As três Pessoas da Deidade desempenham na salvação dos homens, logo a salvação é por meio da graça. Deus nos elegeu nele, em Cristo para que fossemos santos e irrepreensíveis, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para o louvor de sua glória de sua graça. A glória incomparável de Deus brilha em sua graça salvadora. A graça de Deus que se manifestou por meio do Evangelho direcionando os pecadores e os fez agradáveis a Deus

No Amado, a salvação foi realizada por meio de Cristo, em Cristo, Deus nos fez seus filhos por meio do Evangelho, e a predestinação e eleição são referências à garantia divina, conduzindo muitos filhos a Deus (para si mesmo). “E nos predestinou…”, ou seja, nós, os cristãos, somos predestinados por Deus para sermos filhos por adoção

7 – Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,

Redenção – livrar alguém mediante ao pagamento de um preço, a expressão resgate de um escravo, termo muito comum na época por conta do comércio escravo, agora somos libertos por Jesus, seu principal significado é o resgate espiritual dos pecadores que estão escravizados no pecado (Mc 10.45). A libertação do pecador é assegurada com base no preço de resgate pago a Deus Pai por Jesus Cristo em sua morte na cruz (Tt 2.14; Hb 9.12; 1 Pe 1.18,19). Pelo seu sangue de Cristo executou a redenção ( morte sacrificial), Jesus redimiu os pecados dos eleitos ao satisfazer a justiça divina ( Rm3:24-26), segundo as riquezas da sua graça, é por meio da graça de Deus. Deus está favoravelmente disposto a fazê-lo, não por causa de algum mérito nos homens, mas porque Ele é gracioso e resolveu manifestar a Sua graça para com os homens.

8 – Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;

Sabedoria, tem haver com a concepção de plano, e prudência (executar o plano da salvação) Deus em sua sabedoria manifesta esse plano maravilhoso da salvação, antes da fundação do mundo. Ele cria um mundo de seres morais (humanidade) para que no final tivesse um povo santo e irrepreensível, lavado e perdoado pelo sangue do Seu Filho amado, a graça de Deus foi derramada abundantemente por meio de Cristo sobre os cristãos para o louvor de sua glória, a sabedoria de Deus é infinita.

V. 9 Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,

Tendo nos tornado conhecido o mistério – Deus revelou o mistério da sua vontade em sabedoria, o propósito de Deus foi revelado na riqueza do plano de Salvação, segundo o beneplácito da sua vontade nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo. ( Ef 1:5 e 9). Em Cristo foi revelado o mistério de Deus.

V. 10 – De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;

Dispensação – Aqui significa a dispensação do Evangelho, fazer convergir Nele na plenitude dos tempos, ou seja, no período oportuno, em Cristo todas as coisas tanto nos céus e como na terra estão submetida a Ele. Refere-se o modo como Deus administrou o plano da salvação para o mundo perdido.

V. 11 – Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;

Feitos herança, em quem, em Cristo fomos feitos herança, fomos predestinados remete aos eleitos ( judeus e gentios à salvação) recebemos o direito de desfrutar o Reino de Deus, como seus filhos adotivos (Rm 8:17) e os meios pelos quais ela deve ser realizada de acordo com o seu propósito, na certeza de ser bem sucedido.

V.12 – Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Efésios 1:6-12

Os crentes existem para o louvor de sua glória (Is 43:7-21), os versos 6 mostra propósito final, isto é, que a glória de Sua graça possa ser louvada por todas as Suas criaturas, Verso 12 Com o fim de sermos para louvor da sua glória ou seja, essa foi a finalidade no plano da salvação, de sermos para louvor de sua glória.

Que devemos ser para o louvor da sua glória. Aqui, novamente, ele menciona a causa final da salvação; pois, eventualmente, devemos nos tornar ilustrações da glória de Deus, se não formos senão vasos de sua misericórdia. John Calvin

Deus abençoe cada irmão!