Efésios – 1:1-6

Graça e paz do Senhor Jesus esteja com todos irmãos!

Oração: Pai Santo, estamos aqui para te louvar e te adorar, obrigada pelas graças, pelas suas misericórdias, que são infinitas mesmo sabendo que não somos merecedores de nada, obrigada por permitir que estamos aqui fazendo mais um estudo da Tua Palavra, te pedimos Pai que ilumine nossos irmãos que chegarem até aqui para entender a Tua Palavra, te agradecemos por tudo, permita Pai se for a Tua vontade, que não desanimamos e prossigamos firmes, dando-nos sabedoria, obrigada Pai, te pedimos pelos enlutados, desempregados e por todas as crianças, perdoe-nos todos os nossos pecados, receba a glória para Ti, oramos em Teu santo nome meu Senhor Jesus.

Carta de Paulo aos Efésios, a rainha das epístolas.

Circunstância em que se escreveu Efésios.

Uma das cartas mais importantes escrita pelo apóstolo Paulo, chamada carta da prisão. Ele escreveu em sua primeira prisão de Roma, onde esteve preso por duas vezes.Efésios evidentemente foi escrita estando Paulo preso. Ele se chama a si mesmo “prisioneiro de Cristo Jesus” (3:1);”detento no Senhor” que lhes roga (4:1); em sua famosa frase é um”embaixador em cadeias” (6:20). Paulo estava preso e muito perto de seu fim quando escreveu Efésios.

Paulo foi enviado por causa do Evangelho, acusado pelos judeus de pregar um outro Rei que não fosse Cesar, Paulo apela para ser julgado pelo tribunal de Cesar, o relato esta em atos dos apóstolos cap. 24.

A carta foi destinada

Assim, pois, é certo que Efésios foi escrito quando Paulo estava no cárcere por razão de sua fé e que de algum modo tem a mais estreita relação possível com Colossenses.

Agora, quando estudamos mais de perto a Carta aos Efésios observamos que, efetivamente é muito improvável se dirigiu à Igreja de Éfeso. Há razões internas que levam a esta conclusão:
(a) Destaca-se que a Carta foi dirigida aos gentios. Os destinatários da Carta eram “gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne… sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa” (2:11, 12). Paulo lhes suplica: “não mais andeis como também andam os gentios”(4:17). O fato de que se tratasse de gentios não significa, certamente, que a Carta não fosse enviada a Éfeso; mas dá, antes, a certeza de quais eram os destinatários.
(b) É inegável que Efésios é a carta mais impessoal que Paulo escreveu. Do começo até o fim não há nenhuma nota pessoal. Sem as saudações pessoais e mensagens íntimas de que estão cheias as outras cartas. Isto é duplamente surpreendente se lembrarmos que Paulo permaneceu em Éfeso mais tempo que em qualquer outra cidade; esteve ali não menos de três anos (Atos 18:9-10). Além disso, em Atos 20:17-35 podemos ler a despedida de Paulo dos anciãos de Éfeso em sua última viagem, antes de abandonar Mileto. Em todo o Novo Testamento não há uma passagem de maior intimidade e afeto, e frente a tudo isto é muito difícil crer que Paulo enviasse a Éfeso uma carta completamente impessoal e desprovida de toda nota íntima. (c) Ainda mais. A Carta indica que Paulo e os destinatários não se conheciam pessoalmente; só se conheciam por rumores e referências à margem de todo contato real. Em 1:15 Paulo escreve: “Tendo ouvido da fé que há entre vós”. Conhecia a fidelidade das pessoas às quais se dirigia por informação e não por experiência. Em 3:2 lhes escreve: “Se é que tendes ouvido a respeito da dispensação da graça de Deus a mim confiada para vós outros”; isto equivale a dizer: “Se tiverem ouvido que Deus me encomendou a tarefa especial e a acusação de ser o apóstolo dos gentios como vós”. O conhecimento que a Igreja tinha de Paulo — neste caso como apóstolo dos gentios — provinha de informações, não do contato pessoal. Assim, pois, a Carta em si tem sinais de que não se adapta às íntimas relações pessoais que Paulo tinha com a Igreja de
Éfeso.
Estes atos poderiam ser levados em conta ou desprezados, mas há um fator externo que emaranha a questão. Em 1:1 nenhum dos grandes manuscritos primitivos do Novo Testamento grego contém as palavras em Éfeso. Todos estes manuscritos dizem: “Paulo… aos santos e fiéis em Cristo Jesus”. E sabemos, pelo modo como o comentavam, que essa era efetivamente a forma em que os grandes Pais gregos da antigüidade conheciam o primeiro versículo de Efésios.

Cartas circulares, outra muito mais provável que consideramos correta. Cremos que os manuscritos primitivos de Efésios não tinham o nome de nenhuma Igreja porque de fato a carta não tinha sido escrita a nenhuma Igreja, mas, antes, era uma circular de Paulo a todas as Igrejas da Ásia. . Leiamos de novo o que Paulo diz em Colossenses 4:16: “E, uma vez lida esta epístola perante vós, providenciai por que seja também lida na igreja dos laodicenses; e a dos de Laodicéia, lede-a igualmente perante vós”.Agora, Paulo não diz que os colossenses devam ler a epístola a Laodicéia mas sim a dos de Laodicéia. É como se houvesse dito: “Há uma carta que está circulando, no presente chegou a Laodicéia. Quando chegar quando lhes for enviada desde Laodicéia têm que lê-la”. Isto soa como se entre as Igrejas da Ásia circulasse uma carta. Pensamos que esta era justamente Efésios.

Aparentemente Paulo tomou conhecimento de que os crentes de Éfeso, da igreja que ele havia fundado, esses crentes estavam angustiados e preocupados porque ouviram falar que Paulo, de alguma forma essa notícia chegou até o apóstolo, sendo ele fundador da igreja se sentia responsável pelos irmãos, então resolve escrever essa carta com objetivo de explicar que a prisão que ele estava sofrendo, era tudo para contribuir para os planos de Deus.

Tema – As riquezas divinas da graça em Cristo para seu corpo

Propósito – Ensinar os crentes sobre a gloriosas riquezas que lhes pertencem por sua união com o Senhor Jesus Cristo crucificado e ressurreto, e chamá-los a andar de modo digno e seus privilégios, o alvo de Paulo era escrever a carta e explicar a igreja de Deus, que não se trata de nenhum perigo espiritual que ameaçava a igreja, em vez disso ele fortalece a igreja saudável. como tendo sendo concebido por Deus, desde a eternidade, implantado no tempo na história através do Evangelho vindo de Cristo e expandida e fundamentada pelos apóstolos, razão esta pela qual Paulo foi preso por pregar o Evangelho aos gentios, este seria o alvo da carta.

Tema A igreja de Cristo é o ápice do projeto que Deus iniciou na eternidade, plano Salvador.

Esboço da carta

A carta é dividida em duas partes:

1 – Efésios apresenta a teologia como doxologia, isto é a verdade de Deus para a adoração de Deus.Teológica, onde Paulo faz exposição de como Deus Pai, Filho e Espírito Santo lá na eternidade concebeu a igreja.

2 – Fala sobre os deveres dos que fazem parte da igreja, a parte teórica e prática.

Capítulo 1: 1-6

V.1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:
V.2 A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!
V.3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
V.4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
V.5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
V.6 Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Efésios 1:1-6

1: 1-2 – Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:
A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!

Saudação: Graça e paz 1:1-2

1.1 – Pela vontade soberana de Deus, Paulo era enviado, um “apóstolo” uma testemunha do Senhor ressurreto, com autoridade conferida por ele para realizar milagres e proclamar a Palavra divina revelada a ele.(3:4-5)

1.2 – Graça – Um propósito amoroso da parte de Deus para com os homens em salvar os pecadores. Paz sentimento de segurança e harmonia com Deus, consigo mesmo e com outros.

O louvor da graça divina em Cristo ( 1.3-14) onde explica a trindade, estes versos é quase uma frase só, na sentença ele explica que a salvação foi cuidadosamente na trindade.

1.3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;

A participação do Pai, Paulo começa Bendito Deus Pai, ou seja temos que bendizer a Deus, Paulo enumera tudo que Deus fez no passado para nos bendizer.

Todas as bênçãos espirituais, são essas que Paulo descreve:

. V.3- Abençoou , todo tipo de bençãos espirituais, mundo celestial, tudo em Cristo, povo cheio de graça e misericórdia.

.V4 – Escolheu, antes de escolhermos Deus, Ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, tudo em Cristo, Deus tornou Cristo o nosso representante na aliança, para sermos santos. Deus nos elegeu de acordo com seus propósitos, para sermos santos irrepreensíveis

. V5 – Predestinou, ela surge do amor paternal de Deus, segundo o beneplácito de sua vontade, baseado em seu amor.( Rm9:11-13)

V6 – Concedeu , indicando que tudo já tinha sido feito, quando? na eternidade antes da fundação do mundo, Deus Pai decretou, elaborou, predestinou, determinou que as coisas fossem assim, perceba que tudo está no passado.

Deus Pai fez a obra

V. 4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;

Ele escolheu antes da fundação do mundo.

Nele, em” Cristo” para sermos santos irrepreensíveis. Esse é o alvo de sua escolha,pois se somos escolhidos em Cristo, não é de nós mesmos,não é algo que merecemos, mas porque nosso Pai celestial nos introduziu, através do privilégio de adoção, no corpo de Cristo.  Deus escolheu de maneira santa. Quando Deus chama seu povo, Ele chama os escolhidos, Ele opera um novo nascimento e em seguida santifica, bendito seja Deus que nos escolheu antes da fundação do mundo.

em amor.… Ele nos predestinou

V. 5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

Qual a diferença entre escolheu e predestinou ?

Escolheu – Deus separou um povo que Ele quis.

Predestinado -Aquele que foi destinado por Deus à glória eterna. Portanto nos predestinou para sermos filhos adotados por Deus. Então você foi escolhido e predestinado para isso, o foto de você ser um ser humano, não quer dizer que é filho de Deus, você é uma criação de Deus. è necessário que haja uma vocação, a predestinação é para sermos filhos de Deus, Os homens somente passam à condição de filhos de Deus quando nascem de novo, ou seja, quando se arrependem de seus pecados e os deixam, creem no Senhor Jesus e O aceitam como Senhor e Salvador. O Mediador entre Deus e homens. segundo o beneplácito de sua vontade.

Entra a pergunta porque Deus criou o mundo assim, porque Deus tem os escolhidos?

Resposta – segundo o beneplácito de sua vontade.

V 6 Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Efésios 1:1-6

Tudo para o louvor de sua glória. Na glória não haverá mais pecados, este é o motivo da santidade, v.4 (para que fôssemos santos e irrepreensíveis) O plano de Deus , glória eterna.

Implicação – A salvação dos nossos pecados é um grande dom de Deus. Plano de Deus glória, tudo para o louvor de sua glória.

Deus abençoe todos irmãos.