ISAÍAS 40 – A Grandeza De Deus

Que a Graça e paz do Senhor esteja com todos!

ORAÇÃO: Pai querido, Tu és grande, Soberano, somos gratos a Ti por permitir o andamento de mais um estudo, com intuito de levar a Tua Palavra, te pedimos que dê entendimento a luz da Tua Palavra aos irmãos que aqui chegarem, te agradecemos pelo o teu amor, pela tua graça, pedimos pelos idosos, pelas crianças enfermas, pelos enlutados, pelos jovens que estão perdidos sem saber sobre o Teu verdadeiro amor, que tudo seja conforme a Tua vontade, nós oramos em nome do Senhor Jesus.

Contexto histórico de Isaías 40

Os capítulos 40 a 55 são tão incríveis, tão grandiosos, tão cheios de esperança e confiança na bondade de Deus. Levou em torno de 500 anos para ser completado como o temos na nossa Bíblia. O “livro da consolação”, chamado também de DêuteroIsaías, nome dado à segunda parte dos escritos de Isaías, traz luzes à comunidade judaica que caminha, ainda hoje, entre a persistência da idolatria e a esperança de uma nova criação onde reina o amor e a justiça. O povo ao qual o profeta se dirige já não se encontra em Judá, mas no exílio babilônico (cf. 40.2: 42,14,22; 43.14; 46.1ss; 48. 20; 52.8s,11s), oprimido não mais pelos assírios, mas pelos babilônios (47.1; 48.14; quanto à Assíria cf. 52.4); Judá, Jerusalém e o templo estão destruídos (44.26,28; 49.16ss; 51.3).

Vamos meditar na grandeza de Deus Isaías 40, “Quão Grande é o Senhor!”.

Será um desafio escrever sobre este capítulo onde o profeta Isaías, se dirige aos exilados babilônicos de forma profética. Essa profecia consiste em três discursos:

1 – A servidão acabou ele consola e clama ao povo. Deus quer falar com seu povo sobre sua libertação.

 2 – Clama ao povo para construção de uma estrada onde para que todos possam ver a vinda do Senhor, preparem o caminho do Senhor Jesus Cristo; Mateus 3:13–17

 3- Ele garante que sua profecia se cumprirá.

Diante do grande sofrimento do seu povo exilado na Babilônia em consequência de sua rebeldia contra Deus, agora Deus chama o seu povo.

Jerusalém destruída, o templo também, para esses dias que foi proferida por Deus através do profeta Isaías. A explicação do exilo está em Deus que trouxe o rei Nabucodonosor para destruir Jerusalém a terra da promessa, o exilo foi uma dura disciplina do seu povo, pela a quebra a aliança, por tanto tempo de idolatria do povo de Deus. Apesar de toda a paciência de Deus chegou o momento da disciplina do povo, levou 70 anos, exatamente como Deus havia falado.

O Anúncio do Retorno

Agora finalmente temos essa profecia o anúncio do retorno que foi em torno de 150 anos antes do Ciro. o povo exilado através dessa profecia é chamado a pensar, agora o povo irá refletir sobre a grandeza de Deus, chegou à misericórdia de Deus.

O Consolo!

V.1 – “Consolem, consolem o meu povo”, diz o Deus de vocês.

A grandeza de sua misericórdia. “Consolem, consolem o meu povo”, diz o Deus de vocês. Fale ao coração de Jerusalém, o Deus quer falar com seu povo, quer consolar, o Deus Todo Poderoso refreou o poder do seu braço, por causa de sua misericórdia. Podemos entender os dois atributos de Deus, a misericórdia e a graça onde podemos redundar na grandeza de seu amor pelo seu povo e quão grande é o Senhor, vejam o último capítulo onde Deus fortalece e pede para o povo esperar no Senhor.

V. 2 – “Falem ao coração de Jerusalém e anunciem que o tempo da sua escravidão já acabou, que a sua iniquidade está perdoada e que ela já recebeu em dobro das mãos do Senhor por todos os seus pecados.”.

“Fale para seu povo” fale: O Senhor porá fim ao exílio e os devolverá a cidade de Jerusalém.

  • Anuncie que o tempo da escravidão acabou.
  • Agora sua iniquidade esta perdoada da idolatria e perdoe de terem realizados sacrifícios aos seus filhos aos deuses e demônios.
  • Que recebeu em dobro das mãos do Senhor, por todos os seus pecados o que esta falando, para Deus já é o suficiente.

Só tem uma explicação, aqui até na disciplina de Deus é totalmente pela a graça.

  • Torne o pacto da aliança, é hora de liberta o meu povo.
  • Então podemos entender o tamanho do perdão de Deus

Um dia irmãos, novamente o povo de Deus estará debaixo da escravidão do mau, debaixo do domínio das trevas outra vez, quando aquele homem da iniquidade, o filho da perdição se levantar outra vez, o último deles é o pior de todos, mais também este será o momento em que pela última vez o Senhor virá, descerá e dirá chegar, basta de escravidão. Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda.

Quando o Senhor Jesus descer dos céus com a trombeta suando seus anjos e seguindo para resgatar o seu povo, essa é a palavra, acabou o tempo do domínio da escravidão.

V. 3-5 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.
Todo vale será exaltado, e todo monte e todo outeiro serão abatidos; e o que está torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.
E a glória do Senhor se manifestará, e toda carne juntamente verá que foi a boca do Senhor que disse isso.

V.3 A voz que clama no deserto. Cumprido em João Batista, que veio antes da revelação do Messias. Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas “(Mt 3:2-3; Mc 1:1-3; Jo 1:23; Lc 3:2-6)”. A imagem é de alguém que remove os obstáculos de uma estrada ( Is 40:40)João Batista anunciava que era necessária uma mudança de concepção, por causa da chegada do Reino dos céus.

O grande anúncio, Deus está vindo para encontrar o seu povo, Deus está preparando o caminho do Senhor para anunciar o seu povo, Ele chegou.

V.5 Toda carne. Os gentios também verão a glória de Deus quando Ele vier em Cristo. 42:6 60:3. Toda humanidade verá a glória de Jesus Cristo.

Qual o propósito? Tudo para manifestação de sua glória por meio de seus juízes, pois revelam a verdade de sua Palavra.

Boas novas – o Evangelho de Jesus

V.6 – 8 – Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo.Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.
Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.

O que hei de clamar? Como é que devo anunciar as boas novas para o povo que não merece, se toda humanidade é erva (imagem transitória) a imagem aqui é de um vento que sopra, mas a expressão aponta para o Espírito Santo (v.13) que é o agente do juízo e todos vão virar pó. O povo é erva mais a Palavra permanece eternamente.

Cristo o Anúncio

V. 9 Tu, ó Sião, que anuncias boas novas, sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que anuncias boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus.

Colocar na frente e anuncia as boas novas; Deus veio em pessoa para salvar o seu povo, o Senhor Jesus. A mensagem a ser proclamado aos moradores de Sião (Jerusalém) é anunciada em voz alta sobre o monte.

“Eis aqui está o vosso Deus”. O Verbo se fez carne. João 1:14. João Batista apresenta Jesus como “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29). Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo, estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. João 1:9-10.

O Senhor Virá Com Poder!

V. 10 -11 – Eis que o Senhor Deus virá com poder, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele, e diante dele, a sua recompensa. Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam.

No verso anterior, ocorre o anúncio, as boas novas, já no verso 11 Ele vem como Pastor para guiar o seu rebanho, para o bom senso do pastor, ele sabe o ritmo apropriado para a macha, o cordeirinho que esta sendo amamentado tem que se levado lentamente, o bom Pastor nunca vai deixar nenhuma ovelha para trás, isso também significa que as ovelhas andam diferentes uma das outras, uma mais lenta outra mais rápida e a misericórdia do Pastor se adapta com cada uma. O senhor não vai deixar nenhuma de suas ovelhas para trás. O Rei virá com terno amor pelo seu povo Ez 34:11 16:23-24

A Majestade do Senhor – Sua onipotência

V. 12 – Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu na terça parte de um efa o pó da terra e pesou os montes em romana e os outeiros em balança de precisão?

A onipotência é incomparável, quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? O Deus infinito, soberano. Esse texto nos dá uma noção de sua grandeza e seu poder.

O povo incrédulo, não acreditava nas promessas de Deus, questionavam-se, como Deus vai cumprir sua promessa de levar seu povo de volta para a sua terra e vendo que Deus não conseguia evitar a derrota de Judá e Jerusalém, a casa de Deus, o templo estava destruído, então na visão desse povo, Deus não era tão grande assim… Note de acordo com o profeta Isaías o maior não foi o poderio dos homens, exército, a grande batalha que Deus teria que travar seria o pecado. A questão é que o exilo foi disciplina de Deus com o seu povo, o mesmo Deus que usou o rei Nabucodonosor para destruir, Ele usou os o rei Ciro e Dário para fazer seu povo voltar para sua terra.

Deus é incomparável, não pode medi-lo, impossível medir Sua grandeza, nada visível ou invisível é incomparável a Deus, Ele é incomparável a sua criação, se a criação é tão grande, então como podemos imaginar a grandeza do Criador, ou seja, Deus não tem medida.

Sua Onisciência!

V. 13-14 – Quem guiou o Espírito do Senhor? Ou, como seu conselheiro, o ensinou?
Com quem tomou ele conselho, para que desse lhe compreensão? Quem o instruiu na vereda do juízo, e lhe ensinou sabedoria, e lhe mostrou o caminho de entendimento?

Guiou – Deus é infinito está além da compreensão humana (V.28), não tem como medir sua sabedoria, nem tão pouco medir o Espírito de Deus, seus pensamentos e seus planos. Mas Deus não tem esse conselho. Ele se senta sozinho; nem chama uma ou todas as suas criaturas para aconselhá-lo. Todos os seres criados não estão qualificados para contribuir com nada para esclarecê-lo ou direcioná-lo. Também foi projetado para silenciar toda a oposição aos seus planos e silenciar todos os murmúrios. O apóstolo havia provado que esse era o plano de Deus. Por mais misterioso e inescrutável que possa parecer aos judeus ou aos gentios, ainda era seu dever submeter-se a Deus e confiar em sua sabedoria, embora ele não fosse capaz de rastrear a razão de suas ações. Romanos 11:34 Albert Barnes

V – 15- 17 Eis que as nações são consideradas por ele como um pingo que cai de um balde e como um grão de pó na balança; as ilhas são como pó fino que se levanta.
Nem todo o Líbano basta para queimar, nem os seus animais, para um holocausto.
Todas as nações são perante ele como coisa que não é nada; ele as considera menos do que nada, como um vácuo.

As nações são consideradas por ele como um pingo que cai de um balde, Ilhas, praias distantes, os confins do mundo, todas as nações, Deus é maior do que os poderosos da terra. Os bosques do Líbano eram essenciais no antigo Oriente Médio, sua majestade e beleza, Deus é incomparável.

Diante dEle todas as nações são nada, se quer comparar com de é menor que nada, é como um vácuo Gn 1:2, aqui o contexto reflete ao rebaixamento de todas as nações, nada para comprar com Deus.

Idolatria, com quem vocês querem me comparar?

V. 18-19 A quem, pois, fareis semelhantes a Deus, ou com que o comparareis?
O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro, e forja para ela cadeias de prata.

Deus é incomparável, não há igual. (v. 25; Is 46.5).

Muitos ídolos eram fabricados de madeiras, funde de ouro e forja para ela cadeias de prata, fazendo um apoio para deixá-la em pé, para que ela não caia.A quem, pois, fareis semelhantes a Deus, ou com que o comparareis? Salmos 115: 4-7

V. 20-21 O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se apodrece; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover.
Porventura não sabeis? Porventura não ouvis, ou desde o princípio não se vos notificou, ou não atentastes para os fundamentos da terra?

Nenhuma imagem será semelhante a Deus, nada podem ser comparados com a imagem de Deus, em Cristo, os homens semelhantes a Ele! Porventura não sabeis? Os fundamentos da terra? Acordem… Olhem para terra, o mundo precisa do Criador. A Terra tem seus fundamentos sobre os quais está assentada, e seus pilares, pelos quais é sustentada; mas estes não são outros senão o poder e a providência de Deus. Veja o capítulo 38 de Jó não conseguia enxergar, Deus responde a Jó. Prepare-se como simples homem; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá.
 “Onde você estava quando lancei os alicerces da terra”? Responda-me, se é que você sabe tanto. Jó 38:34

Objetivo – Fazer com que Jó compreendesse que o Criador sabe de tudo. Veja só o que o apóstolo João 1:1 Ele disse: o princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus; antes de tudo já estava lá, então ele diz: Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Jo 1:3

V. 22 Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;

`Assentado sob a cúpula, aponta para o horizonte, círculo, Cristo que esta acima de todos, ou seja, é insignificante, aqui o texto entra em paradoxo, para ele são como gafanhotos, insignificantes.

V. 23 – 24 Os que reduzem a nada os príncipes, e torna em coisa vã os juízes da terra.
E mal se tem plantado, mal se tem semeado, e mal se tem arraigado na terra o seu tronco, já se secam, quando ele sopra sobre eles, e um tufão os leva como a pragana.

Vemos aqui o Senhor Soberano, também é o Senhor em tudo inclusive nos indivíduos mais poderosos, mais temidos e admiradores. “Ex: Nabucodonosor virou um animal e ficou assim até que ele dessa glória a Deus”.

Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei ao céu os meus olhos, e voltou a mim o meu entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre; porque o seu domínio é um domínio sempiterno, e o seu reino é de geração em geração. (Daniel 4:34). Os homens não são nada diante da grandeza de Deus. V. 24 este versículo é dramático irmãos de que vale correr atrás do vento.

V. 25- 26 A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? Diz o Santo.
Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará.

O Senhor clama para olhar para cima.

COM QUEM VÃO ME COMPARAR

“Olhem para o alto, foi Deus que criou estas coisas, aqui Deus fala seu nome,” diz o Santo aponta para sua incomparabilidade.

Veja o capítulo 6 de Isaías – eu vi o Senhor. Santo, Santo, Santo.

 Santo, Santo, Santo. Repetir duas vezes a palavra santa, em hebraico, equivale a descrever alguém como santíssimo. Repetir a palavra Santo três vezes eleva o adjetivo ao nível máximo. Em outras palavras, a santidade de Deus é indescritível pela linguagem humana Isaías 6:3.

A Força Dos Que Esperam no Senhor.

V. 27-31 – Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus?
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.
Dá força ao cansado, e multiplica as forças aos que não tem nenhuma vigor.
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;
Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

Nos versos 27 é a razão, Deus está perguntando para Jacó, Israel, depois de tanto falar da Sua grandeza, mesmo assim, porque você continua falando tudo isso? porque falam que o caminho de vocês está encoberto ao Senhor? O povo está totalmente errado, por qual motivo? A situação do povo que havia perdido tudo, a nação foi destruída, população foi levada a cativo, então o povo pergunta: porque Deus não julga a nossa causa? A questão é que o caminho é do Senhor e não do povo, ou seja, Deus a ignora ou que não a atende; e a queixa aqui é que Deus não os havia considerado em suas aflições, e não iria intervir para salvá-los.

Veja a segunda pergunta do povo a Deus, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus? O povo estava achando que Deus não estava sendo justo, mais uma vez o povo errou em suas palavras. De fato se Deus fosse dá o que o povo realmente merecesse, seria um cálice de sua ira.

Deus desde o começo do capítulo 40 mostrou que deu um juízo mais seria provisório, a disciplina também foi necessário, Deus está falando: está chegando hora de voltar, tente me comparar com qualquer coisa, olhe a minha grandeza, então cabe esperar no Senhor. O processo de volta a aliança, é ser fortalecido e esperar no Senhor. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei” (Mt 11:28).

Irmãos se Deus não está agindo, nunca seria por falta de poder. Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.

Deus fortalece o cansado, multiplica às forças, Deus vem para esse povo abandonado e dá forças para eles. “Dá força ao cansado  e multiplica as forças ao que não tem nenhuma vigor” (Is 40:29). Quando nós temos a dimensão da grandeza de Deus, as nossas forças são renovadas.

Os jovens, até mesmo os jovens se cansam, estão falando todos nós somos fracos, conclusão: os cansados ou, os que não têm vigor algum, são os que esperam (confiam) no Senhor. É por isso que Cristo anunciou: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei” (Mt 11:28) O apóstolo Paulo ouviu do Senhor do momento de sua fraqueza.

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. 2 Co 12:9-10.

“esperam no Senhor”, ou seja, o esperar produz renovação.

Como serão renovadas? É possível uma renovação em nossas forças, somente em Cristo nossas forças são renovadas, cada um no seu passo. Porque Deus não se cansa e não se fadiga, os que esperam no Senhor serão renovados sem nos cansar e nos fadigarmos. Pela a graça de Deus todos esperam sem se cansar e se fadigar.

O que significa, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

Águia, na Bíblia sempre encontrou conotações a natureza. A águia é realmente uma criatura incrível no voo! Sem esforço, ela plana pelo céu, conquistando o respeito de todos que veem, com um movimento de suas grandes asas, ela deixa o mundo para trás, enquanto voa para as alturas. Quando uma águia constrói o seu ninho, frequentemente ela o faz na parte mais alta de uma rocha. A conexão aqui onde o profeta fala sobre águia e sua simbologia de força, observe o que Jesus declarou a respeito de construir sobre a rocha.

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelha-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha”. (Mateus 7:24)

Note que Jesus declarou que um homem sábio edifica a sua casa sobre a rocha. Por quê? Pelo fato de a rocha ser um dos alicerces mais fortes sobre o qual alguém pode edificar. Podemos aprendemos uma lição com a águia, no que se refere a construir uma estrutura forte ou uma “casa espiritual” para a nossa vida. Assim como ela constrói o seu ninho em um fundamento sólido, é importante que edifiquemos a nossa vida espiritual da mesma forma. Jesus Cristo é a Rocha.

 “… porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo”. (1 Coríntios 10:4), Capaz de resistir à tempestade.

O poder para não se cansar está somente em Cristo seremos renovados. Cristo está conosco, vitorioso na cruz, Ele é incansável, como crente podemos desfrutar das forças necessárias, sem deixar o verso 27 a dúvida dominar as nossas mentes. Não somos conselheiros dEle, temos que entender, o Seu caminho é verdadeiro e não falha. Devemos sempre ter a certeza do seu poder, da sua graça e sua misericórdia, Ele vem ao nosso encontro na pessoa de Jesus Cristo e nos pergunta, está cansado? Jesus vem ao nosso encontro e nos pergunta: acabou

 Vigor? Deus nunca acaba seu poder e vigor, Ele continua nos dando sua força seu poder, através do seu Espírito, O Senhor Jesus falou recebereis poder, é o poder que vem da cruz do Calvário, busquem e esperem, os que esperam no Senhor tem esse poder. Coloque toda sua esperança no Senhor, no Deus incomparável.

Espere no Senhor.Seja forte! Coragem!Espere no Senhor. Salmos 27:14

Deus abençoe.