1 CORÍNTIOS 1

Graça e paz do Senhor Jesus esteja com todos!

Oração – Pai te agradeço por permitir chegar a conclusão do estudo da tua Palavra, obrigada pelo Teu amor, obrigada por me dar sabedoria, perdão pelos meus pecados, pelas ofensas aos meus irmãos, pela falta de paciência, e injustiça com meus irmãos. Pai se for da Tua vontade te peço em nome de Jesus ,afasta de mim tudo que desagrada a Ti, me liberta da inveja, da soberba, misericórdia sobre todos os incrédulos, sobre os carente de Ti. Abençoa todas as crianças, as grávidas, os jovens perdidos nas drogas e todos os enfermos, socorre Meu Pai todos os enlutados, receba para ti toda honra e glória. Oro em nome do Senhor Jesus.

Autor – há consenso universal de que Paulo foi o autor desta carta (1.1). è uma carta intensamente pessoal em que Paulo revela vários detalhes dos seus movimentos e relacionamentos.

Esta carta revela que a igreja de Corinto, havia desenvolvido alguns problemas sérios , tais como divisão, abuso dos sacramentos,desordem durante os cultos, imoralidade, ascetismo doentio e problemas teológicos, tudo ameaça a futuro da congregação.

Capítulo 1

1 -Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes,
2 – À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:
3 – Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
4 – Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo.
5 – Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento
6- (Como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós).
7 -De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo,
8- O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.
9 – Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.
10 – Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.
11 – Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.
12 – Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.
13 – Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?
14 – Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio,
15 – Para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome.
16 – E batizei também a família de Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro.
17 – Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.
18 – Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
19 – Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
20 – Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
21 – Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
22 – Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
23 – Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
24 – Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
25 – Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
26 – Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
27 – Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
28 – E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
29 – Para que nenhuma carne se glorie perante ele.
30 – Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
31 – Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.

Resumo do contexto histórico de Corinto

O apóstolo Paulo esclarece em (16:8) que escreveu sua carta quando estava em Éfeso durante sua terceira viagem missionária 53-57 d.C. Paulo chegou a Corinto depois de sua visita a Atenas(At 17:16-34), algumas informações importantes sobre a fundação da igreja de Corinto, durante sua segunda viagem missionário ( 50-52 d.C; At 18:1-11), havia uma experiência renovada em sua mente a convicção da tolice da sabedoria humana . Primeiro, evidentemente, este incidente com os filósofos atenienses havia aumentado a determinação de Paulo para a pregação da mensagem simples da cruz, não importando quão ofensiva fosse considerada por alguns (2:1-5). Segundo, com o apoio de um casal cristão influente, Áquila e Priscila (16:19) Paulo pregou na sinagoga e seu ministério aos gentios. Terceiro , a congregação cristã em Corinto, composta de judeus e gentios, floresceu dramaticamente. (At 18:8-10). Finalmente, o ministério de Paulo em Corinto foi razoavelmente longo.Paulo tinha razões para esperar que os cristãos Coríntios tivessem um pouco de maturidade espiritual.

Paulo resolveu plantar essa igreja de Corinto, por que era das maiores cidades do mundo romano e uma das mais corruptas (Atos 18:1) uma das mais importantes da época, onde tinha dois importantes portos. Corinto era uma cidade grega, ficava próximo de Atenas, capital da Grécia; para o apóstolo Paulo evangelizar a cidade Corinto era uma questão de estratégica, sendo uma cidade cosmopolita, cheia de novas idéias, grandes filósofos e pensadores, Paulo entendia que o Evangelho poderia mudar a cosmovisão da cidade.

Também a cidade era conhecida por ser uma das mais depravadas, a prostituição aflorava por conta da deusa Afrodita, considerada deusa do amor; e o homossexualismo influência do deus Apolo, onde induzia a juventude de Corinto a se entregar ao homossexualismo.

1:1 – Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes,

Apóstolo – Alguém comissionado diretamente por Cristo como seu mensageiro autorizado, Paulo salienta a significação desse ofício apostólico em outros lugares. Alguns problemas da igreja em Corinto envolviam desafios contra sua autoridade.

Sóstenes – Dirigente da sinagoga de Corinto, no tempo da primeira visita de Paulo à cidade. Talvez seja a mesma pessoa mencionada em At.18:17

1:2 –À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

1:3 – Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

aos santificados….chamados para serem santos . A palavra “santo” Paulo está chamando atenção para a posição renomada para o povo de Deus, sempre usava para identificar os crentes em sua cartas. Paulo desde o inicio da epístola encorajava de maneira pastoral, relembrando-lhes o fato de que eles eram santificados, pois Deus já havia transformados seus corações. Gl 5:24-25 Pois quem está em Cristo é chamado para andar em Cristo, essa santificação é progressiva e só terminará com a glorificação. Agora todos que invocarem o nome de Jesus, ou seja, Jesus será Senhor de todos, não sendo somente propriedade exclusiva da igreja.

Ação de Graças / a necessidade de agradecer.

1 Corintios 1:4-9

Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo.
Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento
(Como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós).
De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo,
O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.
Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. 1 Coríntios 1:4-9

Porque em tudo fostes enriquecidos nele, os crentes de Corinto estavam sendo tentados a se orgulharem de seus dons, Paulo precisa repreendê-los por sua fraqueza moral e pelo abuso desses dons, mais ele não nega as bençãos que eles tinham recebidos v.7 Essas bençãos espirituais que foram concedidas em Cristo nas regiões celestiais Ef 1:3, agora todos os crentes de Corinto foram enriquecido em toda palavra e conhecimento com todos os dons espirituais. “esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo,” a igreja é um povo que espera a segunda vinda de Cristo, a expectativa da volta de Cristo, leva a igreja a se santificar. O apóstolo João diz que aquele tem esperança se santifica, e se torna puro com Ele( Jesus) 1 Jo 3:1-3). A Bíblia diz que devemos ser santos porque Deus é santo. Isso significa que a santidade de Deus é a razão por que devemos (e podemos) ser santos. Santidade é dedicação total a Deus.Em termos simples, ter a imagem e semelhança de Deus significa que fomos feitos para nos parecermos com Ele, Ele diz: “Sede santos, porque eu sou santo”.

1:8 O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

confirmará também até ao fim, Paulo encoraja os leitores, asseguram-lhes que Deus, que já tinha começado a obra da graça, podia ser alvo de confiança deles, pois completaria a obra, seriam apresentados com “irrepreensíveis” na volta de Cristo. Fp1:6

V. 9 – Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.

Deus é fiel à suas promessas. E disto tenho certeza: aquele que começou a boa obra em vós irá completá-la até o dia de Jesus Cristo.Fp 1:6

Uma igreja divida 1 Coríntios 1:10-17

10 – Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. Paulo exorto a questão da unidade da igreja, Sabia que tinha muitos problemas divergentes que estava deixando Paulo preocupado.

Cloé que há contendas entre vós. Deve ter sido uma cristã influente, embora não foi mencionada em outros textos. 5959

1.12 – Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.

Paulo sem dúvida era de um partido formado principalmente por gentios, onde pregava o Evangelho cristão, Apolo era um judeu de Alexandria, homem eloquente conhecedor das Escrituras, sem dúvidas os intelectuais diziam pertencer a Apolo, onde queriam converter o cristianismo em uma filosofia em lugar de uma religião. Cefas, este é o nome judeu de Pedro, o mais provável que se tratava de judeu s que tentavam ensinar a lei judia, , legalista que exaltavam a lei. Ainda os que diziam pertencer a Cristo, pode ser que trata-se de apenas um comentário de Paulo. Poque nos manuscrito em grego não existe pontuação entre palavras.

1:13 Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?

Está Cristo dividido? Paulo se antecipa com essa pergunta com seus ensinamentos fundamentais sobre a igreja, assim o corpo físico é um só formado por muitos membros, assim á igreja que é o corpo de Cristo.

1:14 Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio, senão a Crispo e a Gaio, foram batizados por Paulo

1: 15-16 Para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. E batizei também a família de Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro.- A família de Estéfanas – Os primeiros convertidos de Paulo em Corinto.

1:17 – Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.

Paulo veio Pregar o Evangelho não com sabedoria de palavra, para que se não se anule a cruz de Cristo. Paulo não estava menosprezando o batismo, a questão é, quando batizados em meu nome v. 15 , isto é quando falava em nome de alguém implica uma possessão absoluta, mas também alguma estranha maneira estava identificado com Ele, estava literalmente nEle. . No cristianismo implicava mais ainda,implicava que o cristão só pertencia a Cristo. O que Paulo quer dizer é. Estou muito contente em ter estado ocupado com a pregação, porque se tivesse batizado, teria dado a alguns de vocês motivos ou desculpas para ser batizados com minha possessão.

“Pedra de tropeço para os judeus e insensatez para os gentios”

18 – Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
19 – Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
20 – Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
21 – Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
22 – Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
23 – Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
24 – Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
25 – Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

1.18-19 – O Cristianismo parecia loucura, uma tolice aos gentios e os judeus, Paulo começa utilizando “porque a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus prudentes se esconderá.” Isaías 29:14, como a sabedoria humana está fadada a falhar, cita que de fato toda sabedoria do mundo jamais encontrou Deus, e tateando, o estava buscando cegamente. O próprio Deus tinha planejado essa busca para demonstrar aos homens sua incapacidade e assim preparar o caminho para aceitação dAquele que é o único caminho a Deus. Essa verdade não torna Deus responsável pelos incrédulos que perecem, e sim por causa de seus próprios pecados, e por falta de seus arrependimentos. Aqueles que crêem e são salvos, que são aqueles que foram chamados.

1.20 – Paulo chama as três classes, deste mundo … Paulo estabelece uma distinção entre as categorias, sua teologia estava estava erguida entre o mundo perveso.

1.21 – Aqueles que são sábios de acordo com os padrões do mundo, pesam que o Evangelho é uma loucura.Deus pode usar a simplicidade do Evangelho para demonstrar que real insensatez àqueles que se opõem a ele.A arrogância humana cega os incrédulos para com a verdade. Jesus agradeceu ao Pai por sua boa vontade em haver ocultado essas coisas aos sábio e entendidos e tê-las revelado às criancinhas (Mt 11:25-26)

1.23 – Pregamos a Cristo crucificado. Paulo identificou aqui que o mundo achava ofensivo o Evangelho talvez essas palavras sejam pela razão da oposição dele antes de sua conversão. Para os judeus o fato o messias , esteve pendurado em um madeiro, e que fizera cair em uma maldição divina(GL13:3), sendo uma barreira insuperável para crer em Cristo. Os judeus não podia crer, este é o motivo da mensagem ser uma pedra de tropeço, não podiam crer que alguém que tinha morrido sobre uma cruz pudesse ser um Ungido de Deus.Assinalavam a sua própria lei, que dizia inequivocadamente: ” Aquele que é pendurado é maldito de Deus”.Dt 21:23, para os judeus esse fato ao invés de provar que Jesus era o filho de Deus, negava-o.

1.24 – Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. A sabedoria e o poder de Deus não são forças abstratas, mas são qualidades pessoais que se manifestam plenamente na vida, nos ensinos, na morte e na ressurreição de Jesus Cristo ( Rm 1.4,16 – CL 2:3) 5964

26 – Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. reparai, pois, na vossa vocação. A salvação, por sua própria natureza, não depende dos valores humanos. Paulo se gloria no fato de que, em sua maior parte a igreja estava composta pelas pessoas mais simples e humilde. Os membros da igreja de Corinto que poderiam ser admirados não poderiam reivindicar que tinham sido escolhidos por causa de suas boas qualidades.

27 – Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;

apóstolo Paulo esta falando nesse contexto sobre a soberania de Deus na salvação através da loucura da mensagem da cruz que não se fundamenta na sabedoria humana. Para o apóstolo Paulo a sabedoria humana falha em fazer o homem conhecer verdadeiramente a Deus.

Deus determinou que a fé salvadora viria pela pregação da mensagem de Cristo, essa pregação é loucura para a mente humana, pois seu conteúdo é o Cristo crucificado. Por isso lemos que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo (Romano 10:17).

Deus escolheu um plano para a salvação, onde para os sábios seria uma loucura! Ele escolheu a simplicidade do Evangelho ( mensagem da cruz), Deus se fez homem, habitou entre nós e morreu na cruz para tirar nossos pecados, era uma loucura para muitos, principalmente para os judeus gregos que viam a cruz como uma completa derrota. “E como todo homem está destinado a morrer uma só vez, depois do que haverá o julgamento, assim também Cristo se ofereceu uma só vez para tirar os pecados de muitos homens. Ele aparecerá uma segunda vez, sem relação alguma com o pecado aos que o esperam, para lhes dar a salvação” (Hebreus 927 Então a ideia de que a salvação é pela graça mediante a fé nesse Cristo que foi crucificado, parece loucura.

As pessoas queriam buscar em sua própria sabedoria e ciência as respostas para as questões da vida, no entanto, infelizmente, em sua busca se distanciaram de Deus, pois a sabedoria humana por si só não faz o homem se aproximar de Deus. Essa sabedoria humana não é capaz de levar o homem para mais perto de Deus, antes, é capaz apenas de fazer o contrário disso: “Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios” (1 Coríntios 1:22-23).

Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (1 Coríntios 1:27). Na prática aqueles que se exaltam e acham que seu entendimento é a verdade e desconsideram a vontade de Deus, são aqueles que se acham fortes e sábios no mundo. No entanto, Deus os envergonha quando faz uma grande obra através daqueles que Ele chama e que são humildes, que reconhecem sua pequenez, sua dependência de Deus e que fazem grandes obras vindas de Deus não para sua própria glória, mas para a glória de Deus e com a força de Deus.

Além disso, para os sábios desse mundo, qualquer um que aceita essa mensagem como verdadeira, não passa de um louco. Esse tipo de entendimento é verdadeiro em qualquer época. A fé em Cristo sempre foi vista pelos sábios do mundo como loucura. Mas a rejeição à “loucura de Deus” tem como resultado severas implicações eternas.

1.29 –Para que nenhuma carne se glorie perante ele. A fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. Esse é um princípio básico da doutrina da salvação, trata-se de um dom gracioso de Deus, que dá um fim a arrogância humana ( Ef 2:8-9).v.31

30 – Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;

Paulo insiste em que Cristo significa para nós quatro grandes qualidades:

Sabedoria – Só seguindo Cristo que caminhamos corretamente e só ouvindo-o ouvimos a verdade. É perito da vida.

Justiça – Para Paulo justiça significa uma relação correta de Deus.

Consagração – Só em presença de Cristo a vida pode ser o que deve ser. Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Hb 12:14

Redenção – Jesus Cristo pode redimir o homem de seus pecados passados, Ele nos emancipa da escravidão do eu e do pecado. Jesus é o nosso Redentor.Cristo nos redimiu da maldição da Lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”. Gl 3:13

Deus abençoe cada leitor!

Bibliografia – 1 Corintios (Barclay) e Bíblia estudo de Genebra.