FILIPENSES 2:5-11

A paz do Senhor Jesus Cristo esteja com todos irmãos!

Oração: Pai Santo, Pai Soberano, Criador de tudo, Tu és Majestoso, Rei e Altíssimo, diante de Tua Soberania, te pedimos perdão pelo nossos pecados, palavras e pensamentos que te desagrada, afasta toda e qualquer iniquidade e lança fora das nossas vidas, realiza o teu querer sobre nossas vidas, Pai te pedimos a Tua misericórdia, Pai abençoe nossos irmãos enfermos, nossas crianças, idosos, os desamparados, pelos os enlutados e todas carente de Ti, te pedimos Pai que cada leitor que aqui chegar seja derramado a Sua iluminação de sabedoria, para que entendam a Tua Palavra e que tudo seja feita a tua vontade, eu oro em nome do Senhor Jesus, receba toda honra e glória.

O começo do envolvimento de Paulo com a cidade de Filipos, está registrado em atos 16, foi o apósolo que plantou a igreja de Filipos, para quem estava escrevendo esta carta, na segunda viagem missionária; a igreja de Filipos torna-se parceira do apóstolo . Os filipenses enviaram ajuda financeira quando Paulo continuou sua viagem (Filipenses 4:15-16)

Filipos era uma colônia romana, cidade previlegiada, onde foi evangelizada por Paulo entre os anos 48 e 49 (Atos 16:12-40). Paulo escreve para encorajar os crentes e perseverarem com alegria no Evangelho, a respeito das dificuldades presentes e das circunstâncias penosas, expressando confiança de que Deus completará a boa obra iniciada neles (1:6)

O propósito da carta era encorajar os crentes fiéis e incita-los a mais humildade, unidade, alegria, e paz, por meio da busca resoluta de Cristo e de sua semelhança.

Quando Paulo escreve essa carta, fica evidente que Estava preso ( Filipenses 1:12-26).

Nos versos anteriores o apóstolo Paulo havia mencionado os exemplos negativos de alguns crentes, ele exorta a necessidade dos crentes viverem em comunhão, Paulo dedica a principal seção de sua carta à instrução dos filipenses sobre a importância de conduzir a vida como servos que se dedicam ao seu Senhor.. O apóstolo Paulo apela aos filipenses por meio de suas experiências, enfrentariam as mesmas lutas . Eles precisavam aprender a ser vitoriosos em meio às provações seguindo o exemplo de Paulo diante de sua perseguição.

A igreja de Filipos tinha muitas virtudes, o apóstolo considerava como a carta da alegria. Ainda que estivesse na cadeia, a carta de Paulo ressoa com o tema “alegria”. Diferentes formas da palavra “alegria” ocorrem dezesseis vezes na carta. A alegria de Paulo está fundamentada na paz de Deus, o antídoto a toda a ansiedade (4.4-7).

Filipenses 2:5-11 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

O exemplo de Cristo na humilhação.

V.5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

O supremo exemplo da humildade de Jesus Cristo; sua humilhação. No capítulo dois, Paulo aponta para Cristo como maior exemplo de altruísmo, os crentes devem ter a mesma mente, ou atitude que a de Cristo ao lidar com outros.

Paulo aponta para Cristo como o exemplo supremo de humildade. Mas Cristo não é só um exemplo (Rm 15.1 -3; 2Co 10.1). Ele é, antes de tudo, Senhor e Salvador (v.
11; 3.20). Nos versos de 1-4 podemos resumir com a expressão ” seja como Cristo”. 2:5

A leitura correta desse magno texto cristológico não é apenas aquele que trata da humilação e exaltação do Filho de Deus, mas a que abala o nosso coração egoísta e vaidoso por meio da trajetória seguida por Jesus. pg 112

A humilhação de Cristo

V. 6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,

O apóstolo Paulo diz que Jesus ” não julgou como usurpação o seu igual a Deus”, ou seja, não considerou a sua igualdade com Deus.

Usurpação é hasoagmis tradução em grego, ela vem de um verbo que significa, algo tomado pela força ou para ser agarrado firme. JESUS não se agarrou aos previlegios de Sua igualdade com Deus. Jesus nao pensou em si mesmo, Ele pensou nos outros, abriu mão de sua glória, desceu das alturas e usou seus previlegios para abençoar os outros . F.F. Bruce

Não…. Usurpação. Essa figura de linguagem transmite a ideia de alguma coisa almejavel já era possuída, Jesus não estava tentando se tornar Deus e não se prendeu a previlegios que sempre foram dele. Ele sendo o próprio Deus abriu mão de todos os seus previlegios.

O Filho de Deus deixou o céu, a glória, o Seu trono, e se fez carne, fez-se homem, se encarnou. Aquele que em seu estado pré-encarnado é igual a Deus é a mesma pessoa que “se esvaziou”. Do que Cristo se esvaziou? Certamente não foi da existência na forma de Deus. Isso seria impossível. Ele continuou sendo o Filho de Deus. Indubitavelmente, Cristo renunciou ao Seu ambiente de glória.(Jo 17:5), mas permaneceu sendo Deus.

V.7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

Cristo na sua divindade esvaziou-se, conforme John Calvin relata, Jesus sendo Deus”não” podia se despir da divindade, mais Ele manteve escondido por um tempo, para que fosse visto sob a fraqueza da carne. Por isso Ele deixou de lado a sua glória na visão dos homens, não diminuindo -a , mas ocultando-a. Esse esvaziamento seria, sendo levado a nada, rebaixado, “esvaziar-se , renunciar, tornar-se pequeno”.

Cristo se esvaziou de Sua existência-na-forma-igualdade a Deus e ilustra com alguns pontos.

” Forma de servo” Jesus não no pensou nos outros apenas de forma abstrata, Ele assumiu a forma de Servo, Ele serviu, Ele de fato foi um Servo! A única pessoa do mundo que tinha razão de fazer todos os seus direitos, simplesmente os renunciou. Jesus assumiu a forma de Servo como Ele era antes em toda a eternidade em forma de Deus.

Jesus serviu aos pescadores, às meretrizes, aos cobradores de impostos, aos doentes, aos famintos,aos entristecidos e enlutados, quando seus discípulos, no cenácul, ainda alimentavam pensamentos soberbos, Ele pegou uma toalha e uma vacia e lavou seus pés (João 13:1-13) Hernandes Dias Lopes

“Semelhança de homens” aqui o que Paulo quiz dizer, semelhança de homens, Cristo aquele que era forma de Deus, igual a Deus desde de toda eternidade, agora se tornou forma de homem. Ele continuou subsistindo em forma de Deus, em Sua natureza essencial a despeito de Sua encarnação. Ele conservou a natureza essencial de Deus mesmo depois de ser tornar à semelhança de homens. Robertson

Paulo declara que Cristo vivia de tal maneira , que parecia está no mesmo nível da humanidade, no entanto, era muito diferente de uma mero homem. John Calvin

Podemos dizer que Cristo era 100% homem e 100% Deus, na natureza humana de Cristo, existe uma exceção, Cristo não tinha pecado. Ele tornou semelhante ao primeiro Adão sem pecado, mas como o segundo Adão, se fez pecado por nós, apara vencer o pecado e nos redimir dele.

Ele renunciou sua relação favorável à Lei divina. Enquanto permanecia no céu nenhuma carga de culpa pesava sobre Ele.Entretanto ao encanar-se, Ele que não conheceu o pecado, se fez pecado por nós (João 1:29 2 Co 5:1); Ele que era bentido eternamente, se fez maldito por nós( Gl 3:13) e levou sobre seu corpo no madeiro, todos os nossos pecados( 1Pe 2:24).William Handriksen

V.8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

V.8 Jesus Cristo serviu sacrificialmente e foi obediente até à morte e morte de cruz.Cristo se esvaziou e se humilhou quando se fez homem. Depois desceu mai um degrau nessa escala da humilhação, quando se fez servo; mas desceu às profundezas da humilhação quando suportou a morte e morte de cruz.

Vs 9-11 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai
.

A Exaltação de Jesus cristo

Agora Deus não deixou Cristo na sepultura mais O levantou da morte,O levou de volta para o céue O glorificou. O mesmo que se humilhou foi exaltado pelo Pai, agora Deus deu toda autoridade a Jesus tanto no céu quanto e na terra. ( Mt 28:18), Senhor de vivos e mortos ( Rm 14:9) A maior ênfase no Novo Testamento é senhorio de Cristo. O Filho de Deus é chamado de Senhor mais de seiscentas vezes no Novo Testamento.

A exaltação incomparável de Cristo consistiu no fato de ter recebido um nome que está acima de todo nome(2.9). Chegará um dia em que cada pessoa que já viveu se inclinará e reconhecerá que Jesus Cristo é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Mas para o cristão esta grande confissão deve ser uma realidade cotidiana. Um cristão deve viver momento após momento em submissão fiel ao senhorio de Jesus Cristo recordando que nós não fazemos Jesus Senhor – Ele é Senhor!

A mensagem principal da Bíblia é que “Jesus Cristo é Senhor”, e a verdade mais importante em relação à experiência cristã é o senhorio de Jesus Cristo.

Quando aceitamos a Jesus como nosso Salvador, isto implica o reconhecimento do Seu Senhorio. Nós O recebemos como Senhor e Salvador. Nós nunca devemos deixar de comunicar o “conselho de Deus”, porque Ele é tanto Salvador como Senhor.

O que significa dizer que Jesus Cristo é Senhor?

Para Jesus ser Senhor de nossa vida significa que Ele é o dono de toda a nossa vida. Ele não pode ser Senhor de uma parte; ou O amamos ou O rejeitamos; Ele deve ter o controle de toda a nossa vida. ” Porque dele, por meio dele, e para ele são todas as coisas; a ele, pois, glória pelo século dos séculos.” (Rm 11.36)

O Apóstolo Paulo escreveu: “Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Tessalonicenses 5:23). Jesus deseja ser Senhor do visível e do invisível, dos aspectos privados da nossa vida e dos aspectos públicos da nossa vida. Ele quer ser Senhor de nossa vida espiritual e de nossa vida física.

Para Jesus se tornar o Senhor da vida de uma pessoa implica uma rendição absoluta e total ao Seu Senhorio. E além da entrega absoluta, deve haver um reconhecimento que somos Sua propriedade: Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. 1 Co 6:19-20.

O verdadeiro crente nascido de novo pertence a Jesus, o novo nascimento acontece quando você crê em Jesus como seu salvador, somos sua possessão comprada. Quando uma pessoa cede ao senhorio de Jesus Cristo, eles reconhecem que são Sua propriedade e desistem de seus direitos pessoais. A palavra ‘doulos’ em grego significa escravo, portanto, quando Jesus é nosso Senhor, somos Seu escravo, não somos de nós mesmos, fomos comprados com um preço. Um servo dá serviço a alguém, mas um escravo pertence a alguém. E como verdadeiros crentes nascidos de novo, pertencemos ao nosso Senhor e desejamos alegremente obedecer e agradar-Lo em tudo.A Bíblia diz que quem não tem Jesus está morto em seus pecados. Estamos vivos mas, espiritualmente, todos estamos mortos (Efésios 2:1-2). O pecado nos separa de Deus e, sem Deus, nosso espírito morre. Por isso, todos precisamos de uma vida nova, um novo nascimento.

Ceder ao senhorio de Jesus Cristo também envolve obediência total. Se Ele é o Senhor de nossa vida, nós vamos fazer o que Ele nos diz para fazermos. O senhorio implica obediência.

Jesus fez uma pergunta muito importante: “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?” (Lucas 6:46). Você está fazendo o que o Senhor ordenou que você faça? Você está obedecendo a Ele?

O Senhorio de Jesus Cristo também envolve serviço voluntário. Deve haver um momento em sua vida quando, como o profeta Isaías(6:8) você está disposto a dizer: “Eis-me aqui, Senhor, envia-me”.

Viver para Cristo é incrível. Cristo fez todas as provisões para que Seus filhos vivessem uma vida plena e abundante, mas há um custo envolvido, é necessário que morremos para nós mesmos e vivamos para Cristo.

Somente os que confessarem que Jesus é Senhor podem ser salvos. A Bíblia diz que quem tem o Filho tem o Pai. 1Jo 5:12

Você acredita que Jesus pode salvá-lo, se você se submete a Ele como Senhor? Sim, a perfeita obediência não é possível nesta vida, mas se a sua vida não reflete de forma alguma o Senhorio de Cristo, então a Bíblia diz que você não tem fé verdadeira. Confesse Cristo e confie Nele como seu Salvador, e submeta-se a Ele como Senhor de sua vida.

Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus” Em sua volta em glória, JESUS será adorado por toda seres em todos os setores do universo. Tanto a Igreja( corpo de Cristo) como universo vão se unir para um reconhecimento num tributo unânime.

Na segunda vinda de Cristos três mundo vão se dobrar aos seus pés: os céus, a terra e o inferno. Todo joelho se curvará diante do Podero Nome de JESUS: (Nos céus os anjos) (na terra os homens) (debaixo da terra os demônios e os condenados) ” com júbilo se ajoelharão diante do Poderio de JESUS todos os que foram salvos por Ele. Glória a Deus! william Hendriksen

Com que pavor cairão os joelhos os que passaram orgulhosamente por Ele e O rejeitaram! Ralph Martin.

confesse que Jesus Cristo é o Senhor” agora o nome de Jesus é posse da igreja, , agora a igreja é o corpo de Cristo. E por meio desse nome os enfermos podem ser curados, (Atos 3:6) os perdidos são salvos ( Atos 4:12) e lhe deu um nome que é nome sobre todo nome, conforme apóstolo Paulo disse: tudo que fizer, devemos fazer em nome de Jesus (Cl 3:17)

Jesus é Rei dos reis, todo universo vai ter de se curvar diante daquele que se humilhou, mas foi exaltado sobremaneira. Aqueles que O negaram vão ter que confessar que Jesus é o Senhor. Essa confissão será pública e universal. Isso não significa que todos serão salvos. Somente os que reconhecem que Jesus é o Senhor e O confessam como tal serão salvos (Romanos 10:9).

O senhorio de Jesus Cristo

Que todos, em todo o Universo reconheçam o senhorio de Jesus Cristo. Deus O exaltou, O fez assentar à Sua destra e O constituiu Senhor absoluto de todo o Universo. O senhorio de Cristo foi a grande ênfase da pregação apostólica (At 2.36;
Rm 10.9; Ap 17.14; 19.16). Importa que todos, em todos os lugares, em todos os tempos, reconheçam e confessem que Jesus é Senhor. Em virtude do poder e majestade de Jesus Cristo, e pelo reconhecimento de que Ele é Senhor, toda língua O proclamará. Pense nos termos pelos quais temos o privilégio de darmos glória a Ele. Pense sobre os Seus nomes. Jesus Cristo é o Maravilhoso Conselheiro, o Deus Forte, o Pai da Eternidade, o Príncipe da Paz. Ele é o Messias, o Senhor, o Primeiro e o Último, o Começo e o Fim, o Alfa e o Omega, o Anciã de Dias, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, o Deus conosco, Aquele que era, que é e que há de vir. Ele é chamado de a Porta das Ovelhas, o Bom Pastor, o Grande Pastor e o Supremo Pastor, o Bispo das nossas almas. Ele é o Cordeiro sem defeito e sem mácula, o Cordeiro imolado antes da fundação do mundo. Ele é a Palavra, a Luz do Mundo, a Luz da vida, a Árvore da Vida, a Palavra da Vida, o Pão que desceu do céu, a Ressurreição e a Vida, o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele é o Deus Emanuel. Ele é a Rocha, o Noivo, a Sabedoria de Deus, nosso Redentor. Ele é o Cabeça de todas as coisas, o Amado em quem Deus tem todo o seu prazer. Meu caro amigo, é Jesus Cristo tudo isso para você? Se Jesus representa todas essas gloriosas verdades para você, então os seus joelhos se dobrarão e a sua língua confessará que Ele é Senhor para a glória de Deus Pai. Que o Pai seja glorificado pela exaltação do Filho. O fim último de todas as coisas é a glória de Deus (lC o 10.31).
Paulo já havia advertido contra o pecado da vanglória (2.3). Toda a glória que não é dada a Deus é glória vazia, é vanglória. Cristo se humilhou e suportou a cruz, para a glória de Deus (Jo 17.1). Ele ressuscitou, e foi exaltado para a glória de Deus (2.11). Ralph Martin

Deus abençoe cada um!

Bibliografia – Filipenses Hernandes Dias Lopes

Bíblia estudo de Genebra