Mateus 22:36-40

A paz do Senhor Jesus esteja com todos!

Oração

Pai Santo te dou graças em nome de Jesus, te pedimos para que todos os meus leitores sejam iluminados com sabedoria, e seja, assim, despertados o desejo de te conhecer melhor, te agradeço pela sua graça em minha vida, te agradeço pela saúde, obrigada pelo teu imenso amor, te peço perdão pelo erros que comenti contra Ti, abençoe Pai aqueles que me persegue, dai-me forças nas tribulaões da vida, livra-nos de todas as tentações deste mundo, abençoa Pai todos os enfermos, crianças e todas as grávidas, que Teu Reino avançe e Tua Palavra cresca.

Os Dois Maiores Mandamentos!

Na última semana de Jesus antes da sua crucificação, houve muitos conflitos com os líderes religiosos, fariseus, herodianos, saduceus e escribas, eles queriam a todo custo pegar Jesus, a ponto de condenar e levá-lo a morte.

O fato de Jesus no capítulo anterior ter entrado em Jerusalém, uma entrada triunfal, (Zacarias 9:9) digna de um Rei, o Senhor Jesus estava se apresentando a Israel como seu Messias e Rei,( 2 Rs 9.13),o povo aclama como o filho de Davi, isto é o Messias, mesmo sendo aparentemente enganoso, porque dias depois, o mesmo povo que aclamaram, gritavam crucifi-o.Em vez de receber bem seu Messias, os líderes religiosos o rejeitaram e se colocaram contra Ele.

Entrando no capítulo 22 do Evangelho de Mateus, Jesus inicia com com a parábola do banquete do casamento,  depois de alguns chefes de sacerdotes e líderes religiosos terem questionado a Sua autoridade no capítulo 21, causando um climax entre eles. O significado da parábola banquete do casamento está relacionado ao convite que Deus fez à nação eleita, sendo estendido à todas as nações do mundo, para comunhão eterna com Ele, através de Seu Filho Jesus. Significado bem claro, quando os judeus que fora convidados se recusaram a aceitar Jesus, outras pessoas em grande números foram trazidas, aqui sendo a maioria os gentios ( Mt 8:11). Agora tantos os bons como os maus, serão introduzidos no Reino pelo sacrif´cio de Cristo e pela direção do Espírito Santo, agora, agora a salvação é para todos.

V. 23 No mesmo dia chegaram junto dele os saduceus, que dizem não haver ressurreição, e o interrogaram,

Nos versos 23, começa uma grande interrogação a respeito a ressurreição da parte dos saduceus para Jesus, uma vez que eles não acreditavam na ressurreição dos mortos. Os saduceus atacam Jesus e começa a brincar com a doutrina da ressurreição, Jesus fala que eles estão enganados, porque não conhecem as Escrituras v 29.. Não satisfeito com a resposta de Jesus v. 32, por mais uma vez eles se reunem em torno de Jesus, a fim de testá-lo, então resolvem interrogá-lo diretamento, surge a pergunta de um perito da lei:

Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar aos saduceus. Então eles se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 

V. 22:36-37 – Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Desde do início Deus deseja um relacionamento puro e verdadeiro com seu povo. Ele exige o amor puro genuíno, verdadeiro e completo, Deus quer sua atenção ou seja o seu coração.

Coração significado em hebraico – lebab procedente de H3823 ditat – 1071a n m 1 homem interior mente vontade coração alma inteligência 1a parte interior meio 1a1 meio das coisas 1a2 coração do homem 1a3 alma coração do homem 1a4 mente conhecimento razão reflexão memoria 1a5 inclinação resolução determinação da vontade 1a6 consciência 1a7 coração referindo-se ao caráter moral 1a8 como lugar dos desejos 1a9 como lugar das emoções e paixões 1a10 como lugar da coragem.

Deus está interessado no nosso coração, onde sabemos que o coração é centro do conhecimento, razão, memória, ou seja quando houver o amor verdadeiro é Deus que vai comandar o nosso coração. Moisés ensinou que devemos amar o Senhor Deus de todo coração e devoção.

Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração – O significado disso é: amarás ele com todas as tuas faculdades ou poderes. Tu o amarás supremamente, mais do que todos os outros seres e coisas, e com todo o ardor possível. Amá-lo de todo o coração é fixar as afeições supremamente nele, mais fortemente do que em qualquer outra coisa, e estar disposto a desistir de tudo o que consideramos querido por seu comando, a essência é que amar a Deus de todo o coração, não deve ser parcial, quando Deus nos ama. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Com toda a tua alma – ou com toda a tua “vida”. Isso significa estar disposto a desistir da vida a ele e dedicar tudo ao seu serviço; viver para ele e estar disposto a morrer sob seu comando,

Com todo o teu pensamento – Submeter o “intelecto” à sua vontade. Amar sua lei e seu evangelho mais do que as decisões de nossas próprias mentes. Estar disposto a submeter todas as nossas faculdades ao seu ensino e orientação, e dedicar a ele todas as nossas realizações intelectuais e todos os resultados de nossos esforços intelectuais. Albert Barnes

V. 38-39 – Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Esse mandamento resulta na mais excelência do mais verdadeiro amor genuíno.É que, como Jesus explicou, toda a Lei de Deus resume-se no amor a Ele e ao próximo, e não se consegue cumprir qualquer dos outros mandamentos se não houver esse amor. Cumpre-se o desejo de Deus porque se o ama, e amamos o próximo porque amamos a Deus e reconhecemos no próximo a projeção de Deus que o criou e que, através do seu Espírito Santo, vive intensamente com cada uma das suas criaturas.
“Um segundo mandamento que se assemelha a ele” se parece com o primeiro, porquanto também requer amor Além do mais, esse amor para com o próximo, que é portador da imagem divina, emana do amor para com Deus (1 Jo 4.21; ver tam￾bém Mt 5.43; 7.12; 19.19).
Esse duplo mandamento (amor por Deus e amor pelo próximo) é a viga que sustenta, da qual pende toda a “lei e os profetas”.
Remova a viga, e tudo está perdido, pois todo o Antigo Testamento, com seus mandamentos e alianças, profecias e promessas, tipos e cerimônias, convites e exortações, apontam para o amor de Deus que exige a reação favorável de amor em troca.

V. 40 – Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Este fecho não apenas conteve a verdade do que Jesus falara antes, mas implicitamente também significou que todas as regras acrescentadas pelos judeus às tábuas da Lei dependiam, para terem alguma validade, de serem dirigidas apenas pelo amor a Deus e ao próximo, e eram absolutamente inúteis quando dissociadas desse amor. E mais, todas as demais exigências podiam ser dispensadas, porque aquelas tábuas, por serem provenientes de Deus, não precisavam de qualquer acréscimo feito pelo homem, necessitando somente entendimento e observância. De fato o amor a Deus e ao próximo resume em, o cumprimento da lei. Romanos 13:10

O amor deve estar na raiz de tudo o que os cristãos fazem e evidente em suas ações. O verdadeiro amor sempre nos aponta de volta para quem nos amou primeiro 1 Joao 4:19.

Isso está alinhado com os ensinamentos de Jesus, que disse: “Nisto todos saberão que vocês são meus discípulos, se amarem uns aos outros” João 13:35

Deus abençoe cada um!

V.

V.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *