A Graça de Deus

Que o amor e a paz do Senhor Jesus resplandeça em todos.

Oração: Senhor Deus o Pai, te damos graças, te glorificamos, porque és o nosso descanso, o nosso consolo, Pai ensina-nos a confiar mais em Ti, permita com a sua Graça e misericórdia que alcancemos a paz, transforma o nosso coração duro em coração amável e bondoso, ensina Pai a respeita mais os nossos irmãos. Perdoe-nos as nossas fraqueza e nossas mágoas, abençoe Pai todos os nossos irmãos enfermos, as crianças e grávidas, proteja os jovens das mãos do maligno, enche-nos de sabedoria, e compaixão, ilumine com sabedoria a todos os leitores para entender a tua Palavra, que Teu Reino avance, Tua palavra cresça, obrigada por todas as maravilhas que tem feito, porque teu é o Reino e a glória para sempre, nós oramos em nome de Jesus.

Introdução

A graça de Deus, um grande presente de Deus.

A Graça de Deus é um grande presente que dá aos homens, sendo um favor por parte de Deus, demonstrada por Ele através de bondade para com o ser humano pecador que não merece o Seu favor.Ele espontaneamente se dispõe a conceder Sua graça à humanidade pecadora em nosso tempo de aflição, Como o homem não podia se achegar a Deus em razão do pecado, Deus enviou o seu Filho unigênito como mediador, de modo que Cristo é o caminho pela qual o homem pode se achegar a Deus.Mesmo não fazendo nada para merecer, nós podemos ser libertados do poder do pecado, perdoados do castigo eterno e adotados como filhos de Deus, para morar com Ele para sempre (Efésios 2:4-5). Pela graça seremos salvos.

Definição da graça de Deus – A maior definição da graça de Deus, está como sendo a graça revestida de poder, Deus tem o poder, quando Deus nos revesti de poder que é o dom da graça, ficamos fortalecidos além da nossa capacidade natural. “Ah! Soberano Senhor, tu fizeste os céus e a terra pelo teu grande poder e por teu braço estendido. Nada é difícil demais para ti. Jeremias 32:17

 Deus definiu sua graça como revestimento de poder e o Apóstolo Paulo descreveu a graça de Deus . Ele diz: “Minha graça é suficiente para você, pois o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” 2 Coríntios 12:9, A graça de Deus nos basta, e o poder dele se manifesta através da nossa fraqueza. É exatamente isso que Paulo entendeu.

O apóstolo Pedro define a graça de Deus da mesma forma. Ele escreve: “Graça e paz lhes sejam multiplicadas… seu divino poder (graça) nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade…” (2 Pedro 1:2-3)

Qual o significado de graça – dicionario strong charis – graça 1a aquilo que da alegria deleite prazer docura charme amabilidade graça de discurso 2 boa vontade amavel bondade favor 2a da bondade misericordiosa pela qual deus exercendo sua santa influencia sobre as almas volta-as para cristo guardando fortalecendo fazendo com que crescam na fé cristã conhecimento afeição e desperta-as ao exercicio das virtudes cristãs 3 o que e devido a graça 3a a condição espiritual de alguem governado pelo poder da graça divina 3b sinal ou prova da graça beneficio 3b1 presente da graça 3b2 privilegio generosidade 4 gratidão por privilegios servicos favores recompensa prêmio.

O que é a graça de Deus? É um grande presente de Deus aos homens, esse presente podemos chamar de dom, então o que é dom?A palavra “dom” vem do latim e significa donu. Quer dizer dádiva, um presente. A graça é um dom com o que acabamos de aprender, então vamos um pouco mais além. A salvação é um dom da graça, o perdão é um dom da graça, a cura é um dom da graça, a provisão é um dom da graça, receber a natureza de Deus é um dom da graça, o revestimento de poder é um dom da graça. Todas essas coisas são manifestações do Seu favor sobre as nossas vidas, cada uma delas imerecida. Podemos definir como graça, sendo como o poder de Deus, então podemos dizer que a graça de Deus é quando Ele derrama sobre nós o seu poder, poder este de transformar tudo conforme sua vontade, é portanto um ato da vontade divina, que tem origem no amor de Deus pelas suas criaturas. Como Deus tem o poder de nos dá a graça, mesmo sabendo que não a merecemos, Deus nos dá a graça. Tito 2:11

A graça de Deus é classificada teologicamente por diferentes aspectos:

O que é graça comum?É um favor que Deus derrama para todos os homens em geral, tudo o que o homem tem é obra de Deus, a graça de Deus concedeu aos homens inúmeros benefícios, porque tudo vem de Deus, é obra da graça ( Sl 145:8-9) ( Lucas 6:35).(Mt 5:45) Tambem pode ser vista obra do Espírito Santo, que favorece o homem a chegar ao arrependimento.

Como receber essa graça de Deus? Para receber a graça de Deus, basta crer no Senhor. A vida cristã é totalmente baseado na dependência de Jesus, devemos viver em comunhão com Jesus, veremos o que Jesus nos ensinou: Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. 8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. 9 Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. 11 Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.) (João 15: 7 ) Não há nada que você pode fazer para merecer a graça de Deus, Ele nos dá essa graça porque é amor, bondoso, é uma forma de demonstrar o seu amor aos homens. Deus nos dá a graça para nos transformar e por intermédio de Cristo para buscarmos a santidade e ganhar a vida eterna.

Porque a graça que recebemos é imerecido por parte de Deus? Porque todos nós somos pecadores, todos merecemos castigo, mais Deus é bondoso,amoroso.Ele quer que sejamos sua imagem e semelhança, que significa que fomos feitos para nos parecermos com Deus. Adão não se pareceu com Deus no sentido de que Deus tivesse um corpo, porque Deus é Espírito, Somos como uma sombra de Deus. Mas quando o pecado por meio de Adão entrou no mundo, corrompeu essa imagem. O diabo quer destruir a imagem de Deus em nossas vidas. Então Deus enviou seu filho unigenito, o Seu único Filho para resgatar e dar vida eterna para todo aquele que crê nele. Lucas 19:10, a graça de Deus então foi revelada em Cristo Tito 2:11-14

A manifestação da graça de Deus.

A manifestação desde Antigo Testamento aponta para Cristo.(Gn 49:18) Deus Manifestou sua graça no tempo oportuno. Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, Galatas 4:4, Cristo era a própria expressão da graça salvadora de Deus, Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, Colossenses 2:9

Porque a graça de Deus foi revelada em Cristo? Graça especial Em Cristo encontramos a graça restaurada e salvadora, diferente da graça comum, não é experimentada por todas as pessoas do mundo, mas apenas por aquelas pessoas que estão em Cristo, Ele veio para realizar a expiação por nós, e isso levou à Sua morte sacrifical no Calvário. A vinda do Salvador a esta terra traz graça salvadora aos corações abatidos e enfermos pelo pecado. O apóstolo Paulo explica detalhadamente em Efésios 1: 1-6

Primeiro, que Deus “abençoou” os crentes de forma especial, isto é, Deus os “abençoou com todas as bênçãos celestiais em Cristo” (Efésios 1:3).Na sequência, o apóstolo explica o motivo disso: “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para que sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado” (Efésios 1:4-6). Foi pelo sacrifício de Jesus na cruz do calvário que Deus salva e justifica o pecador, tornando-o filho de Deus (João 1.12; Efésios 2.8,9). A graça quando absorvida também nos faz ressuscitar com o redentor ( Romanos 6:3-5) Cristo veio para nos resgatar para a vida eterna, Portanto, Deus enviou o seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele.( João 3:17).

A graça santificadora – É aquele momento em que a pessoa, pela fé, recebe a Cristo, ele (ou ela) é santificado pela graça de Deus, ou seja o homem é purificado.

Deus é cheio de graça, Ele gosta de nos abençoar, apesar de não merecermos. A graça de Deus muda nossas vidas. A graça de Deus serve para nos transfomar:

  • A Graça de Deus nos salva ( Efesios 2:8-9), nem um homem é capaz de ser salvo, porque é impossível se distanciar dos pecados, Deus vem e oferece a salvação pela graça. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
    Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésios 2:8-9. Por mais que nos esforcemos, nunca poderemos salvar a nós mesmos, pois a salvação vem pela graça, o dom supremo do amor e bondade de Deus. A graça é um presente, um dom imerecido, e o Senhor nos dá livremente sem merecermos. Na verdade, o que merecíamos era a condenação, por causa de nossas transgressões, porque até mesmo a fé, a Bíblia diz que nos é dada por sua graça (Romanos 5:1-2), porque tudo vem da vontade do Pai “quem efetua em nós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13). A salvação do homem não por ser alcançada por seu próprio mérito e sim pela graça mediante a fé, pela a fé chagamos a salvação conquitada por Cristo na cruz, as obras são resultados de uma salvação, não somos salvos por causa das obras mas para as obras, são resultados da salvação Efesios 2:10. Portanto por mais que você faça obras para Deus, não irá salvar você, pois todo o processo de rendenção, tudo que Deus nos concede vem pela Graça, isso porque Deus já conhece o homem, se fosse por obras não teria sentido, este é o motivo que termina dizendo,para que ninguém se glorie. Efésios 2:9.
  • Nos ensina – Nos ensina a renunciar as paixões da carne as obras do malígno, (Tito 2:11) nos ensina a ser uma nova pesssoa regenerada em Cristo Jesus.(Romanos 3:24) Ela nos orienta a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta presente era, …Tito 2:12
  • A sua graça nos sustenta – Quando estamos fracos, inseguros, com medo, aqueles momentos que as tribulações chegam, ficamos muito fracos, precisamos tomar cuidado e não deixar a fé ser abalada, porque estamos abrindo o nossos corações para opositor, nessa hora precisamos entender que a graça de Deus nos sustenta. Ele nos dá a força que precisamos. Deus nos segura quando nós não conseguimos andar. Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. 2 Coríntios 12:9. Quer dizer que jesus Cristo é o suficiente para nos sustentar em momentos difíceis.

Em tudo dai graças – Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5:18). aqui o apóstolo Paulo esta exortando a importancia de em tudo dai graças, precisamos viver sempre em comunhão com Pai em Cristo Jesus, ter uma vida em obediencia e temor. Paulo alerta que não recomenda apenas: “Regozijai-vos. Orai. Dai graças”. Mas ele acrescenta três qualificativos que indicam constância, perseverança, intensidade, comprometimento e fidelidade em nosso relacionamento com Deus. Não basta somente regozijar, orar e dar graças, mas é preciso regozijar sempre, orar sem cessar e em tudo dar graças. Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Filipenses 4:4

Que isso seja um estimulo para continuarmos firmes e abundantes na obra do Senhor, a fim que todos reconheçam o amor a graça e a misericórdia de Deus em Cristo Jesus. Desta forma aprendemos que quando há reconhecimento do que Deus faz em nossa vida haverá certamente gratidão, .Irmãos seja cheio da graça de Deus para sermos transfomados pela presença de Deus em nossas vidas, e isso sempre nos conduzirá a glorificar o nome do Nosso Senhor.

Ao escrever sobre a graça de Deus, me senti agraciada pela sua Graça, porque entendendo que Deus é amoroso e misericordioso Ele providencia tudo que precisamos para viver. Podemos sempre confiar nas graças de Deus em Cristo Jesus, porque sua graça nos sustenta sempre.

Deus abençoe a todos.