Colossenses 3

Que o amor e a paz do Senhor Jesus esteja sempre com todos!

Oração: Pai amado, te louvamos, te horamos, te glorificamos, Tu és Santo, Majestoso, Rei e Altíssimo, és o ontem, o hoje e o que há de vir, Pai Santo és a Eternidade. Pai perdoa-nos se te ofendemos, em palavras, pensamentos e ações, obrigada Pai pelo dia de ontem, abençoe o dia de hoje, em tuas mãos Pai te entregamos os nossos problemas, te pedimos sabedoria Pai para que possamos resolver todas adversidades da vida com discernimento, manifesta seu poder, derrama sobre todos a tua justiça, abençoe os enfermos, as crianças, as grávidas e todos os que estão carente de Ti. Obrigada pelo o seu amor, que o teu Reino avance , tua Palavra cresça , nós oramos por m nome do Senhor Jesus.

Introdução

Paulo no capítulo dois fala da supremacia e suficiência de Cristo, onde “todos os tesouros”estão escondidos, Cristo é o nosso tesouro. A idéia aqui é que, em referência à sabedoria e conhecimento necessários para nós, Cristo é o que abundam tesouros em referência ao suprimento de nossos desejos.. Na sequência capítulo três, Paulo direciona a parte prática, nos ensinando da necessidade de morrer para o mundo, olhai para as coisas do alto, ou seja, quando aceitamos Jesus, primeiro você morre para o mundo com Cristo e ressuscita em Cristo para as coisas do alto, devemos agora viver em Cristo, devemos deixar todas as paixões do mundo, imoralidade sexual, cobiça, mentira, todas as concupisciencia carnais, por causa dessas coisas a ira de Deus se levanta, Paulo esta exortando a importância de viver em Cristo para em santidade chegar a vida eterna.”E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (2 Coríntios 3.18). Precisamos buscar o Autor e Consumador, Jesus Cristo, para que sua imagem seja estampada em nós.

Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Colossenses 3:1

Paulo começa o capítulo com a palavra ” portanto”, esse texto trata-se de uma carta, na Bíblia ela foi desmembrada em capítulos e versículos, portanto,é uma conjunção invariável, utilizada na ligação de uma oração anterior para indicar uma sequência ou uma conclusão dessa primeira ação.

Portanto já vocês morreram com Cristo, ou seja, já que morreram com Cristo, agora vocês nascem em Cristo, revestido de Cristo, esqueçam as coisas do mundo, busque, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a justiça, porque essas coisas serão acrescentadas a vocês(Mt 6:32)

“Procurem coisa do alto” Paulo já estava sabendo do problema, sobre os erros gravíssimos que estavam ocorrendo em sua igreja, os santos estavam sendo influenciado por ensinamentos heréticos sincretismo religioso, (judaísmo, filosofia grega com adoração aos anjos) experiências extáticas e místicas comprometendo a fé Cristã dos santos.estava ocorrendo uma mistura com velho judaísmo com gnosticismo, uma grande heresia que estava nascendo, onde eles estavam aplicando filosofia heréticas. Paulo estava combatendo as falsas doutrinas,um aumento grande de sincretismo religiosa naquela cidade. Paulo reafirmar a supremacia e suficiência de Cristo.

Em Romanos 6 mostra como a ressurreição acontece: 6:1-14


“Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante?

De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?

Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?

Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.

Porque, se fomos unidos com Ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com Ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado.

Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele.

Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.

Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.

Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.

Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.”

onde Cristo está assentado à direita de Deus“Cristo está sentado no trono mais alto e honra no céu. à direito do Pai. porque conforme 1 Pedro 3:22o qual, havendo subido ao céu, reina à direita de Deus; e a Ele estão sujeitos todos os anjos, autoridades e poderes.“Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.(Mt 28 :18)

Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Colossenses 3:2

A partir do momento que o homem morre com Cristo, em seguida passa a viver para Deus, nascer um novo homem é necessário buscar as coisas que são de cima, e ocupar-se em pensar nelas. O que Paulo estava falando que as doutrinas dos falsos mestres eram temporal, quando o cristão se regenera o foco dele são as coisas do céu, onde vamos poder contemplar a beleza do Senhor.Devemos olhar para Jesus. Precisamos entender e lembrar sempre que Ele se esvaziou da condição de Deus e se colocou como servo, se humilhou, sofreu, foi obediente até a morte e morte de cruz. 

Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Colossenses 3:3

Agora que morreram para o mundo, crendo em Cristo aceitando como o nosso Salvador, sendo batizado, estas são as credenciais para a entrada no Reino de Deus. João 3:5-7. O batismo a palavra vem do grego e significa “mergulho”, “submersão”. O batismo é a primeira ordenança de Jesus; O batismo significa morrer para o pecado e ressuscitar para uma nova vida em Cristo, disposição de viver de acordo com a vontade de Deus, simbolizando a morte do crente no mundo de pecado. O batizado anuncia publicamente que morreu para a velha vida do pecado e que ressuscitou com Cristo Jesus.

Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória. Colossenses 3:4

Cristo está em nós, sendo o âmago da nossa vida espiritual, em Cristo somos aperfeiçoados para viver para glória do seu Reino. Pois aquele que tem a lembrança e o exemplo de Cristo sempre em seus pensamentos, e tenta segui-Lo em sua vida, mantendo sua fidelidade cresce a semelhança com nosso Senhor. (2Coríntios 3:18)Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. Devemos estar tomados pelo evangelho.

Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. Colossenses 3:5

Paulo nos ensina que precisamos tomar ações sérias contra o pecado.Esqueçam sua natureza terrena,os cristãos deveriam fazer morrer os desejos deste mundo, como a imoralidade sexual, indecência, paixões más, os maus desejos e cobiças que também é um tipo de idolatria, mate-a essa antiga vida, assim como todas as tendências malignas. Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma; 1 Pedro 2:11

É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, Colossenses 3:6

A ira de Deus se levanta por conta de toda a injustiça, sendo,a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria”. por conta de seus pecados transformados em filhos da desobediência, tendo os olhos cheios de adultério, e nunca parando de pecar; iludindo as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na ganância, filhos da maldição; 2 Pedro 2:14

as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. Colossenses 3:7  Essas coisas são passado, para aquele que considera que Cristo é tudo.Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz,pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade;e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. Efésios 5:8-11

Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas. e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.Colossenses 3:9-10

Deus detesta a mentira, conforme escreveu Salomão filho de Davi : “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite” (Provérbios 12:22).Segundo a Bíblia, o pai da mentira é o diabo, pois “Ele foi homicida desde o princípio, e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Se dizemos que somos cristãos mas não obedecemos a Deus, somos considerados mentirosos: “Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade” (1 João 2:4). Segundo a Bíblia , os hipócritas são mentirosos: “Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade” (Tiago 3:14).

O novo homem se revela com mudança de atitude; despiu-se do velho homem, não mentir e falar a verdade; irar e não pecar; não dar espaço ao diabo; deixar de furtar e trabalhar com as próprias mãos para dispor de ajuda aos necessitados; não falar palavra torpe e, só a que for boa para edificação conforme necessidade e transmita graça aos que ouvem. • Não entristecer o Espírito Santo no qual fomos selados para o dia da redenção Efésios 4:30

Agora revestidos, ou seja, sendo um novo homem, com o conhecimento á imagem Deus, precisamos fazer morrer o antigo homem, esqueçam os velhos costumes faça nascer um novo homem, o alvo de todo cristão é ser igual a plenitude de Cristo, sendo igual a Cristo.(Efesiso 4:24) Precisamos desenvolver alguns atributos básicos que Ele nos exemplificou para que possamos nos aperfeiçoar e sermos a cada dia melhores seres humanos, este á o alvo, tudo está incluído em Cristo.

Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos. Colossensesn 3:11

Agora o novo homem com este caráter transformado é para todos quanto creram em seu nome, sejam judeus, ou não judeus, circuncisos ou não circuncisos, escravos, ou pessoas livres, independente de raça, língua ou cor, Cristo não faz acepção de pessoas.
Ou seja, nosso novo homem, ou nosso caráter deve ser transformado dia a dia a imagem de Cristo Jesus ( 2 Coríntios 3.18 ).

Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.
Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.
Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. Colossenses 3:12-14

Nos versos anteriores apóstolo Paulo nos ensinou a nos livrar do velho homen, já nos versos 12 a 14 ele nos ensinar a nos revestir dos frutos do Espírito. Galatas 5:22-23. Somente o amor nos leva à Cristo, todos os cristãos deve ter como base o amor, , porque o amor nos une a Cristo (Jo3:16)

Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.
Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.Colossenses 3:15-17

A paz deve ser uma regra inclusa na vida dos cristão, porque Cristo é a cabeça e os cristão, neste caso a igreja é o corpo sendo membro de um só corpo.Mas Jesus deixa para seus apóstolos a paz por meio de seus ensinamentos, que Ele aprendeu do Pai e que o Espírito Santo continuará à oferecer a todos que creem no Evangelho, somente o Príncipe da Paz ( Isaías 9: 6 ) pode dar a verdadeira paz.

Paulo continua exortando a igreja, falando aos irmãos para que a palavra de Cristo, que são seus ensinos, habitasse ricamente neles, para que pudessem instruir e aconselhar uns aos outros em toda sabedoria. Agora que vocês purificaram a sua vida pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração. 1 Pedro 1:22 .A palavra também deveria levar os irmãos a uma vida de louvor a Deus, com salmos, hinos e cânticos espirituais e com o coração cheio de gratidão por tão grande foi dada a revelação. Tudo irmãos que fizerem deve ser para louvor do Senhor Jesus, dando honra e glória ao Pai e também ao Filho.

Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como convém a quem está no Senhor.
Maridos, amem suas mulheres e não as tratem com amargura.
Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.
Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem.
Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradar os homens quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem ao Senhor.
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,
sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.
Quem cometer injustiça receberá de volta injustiça, e não haverá exceção para ninguém. Colossenses 3:18-25

Na sequência depois de Paulo exortar os irmãos sobre como seria viver a vida no Senhor, Paulo começa exortando suas intruções para a família viver alicerçada em Jesus.

Paulo exortou sobre escravos porque sabia que naquela época era um período onde o império romano, tinham muitos escravos, muitos eram pessoas cultas, porém os escravizavas, Paulo na verdade queria que os escravos cristãos entendesse o seu papel de escravos, entendia que a missão da igreja não era a de induzir escravos a fazerem uma grande rebelião contra seus senhores, mas muito pelo contrário,  dar testemunhos. Paulo propõe a estes escravos cristãos que continuem servindo a seus senhores como se fossem escravos a serviço de Cristo. Paulo diz: “…fazei-o de todo coração, como ao Senhor e não a homens…”. neste caso Paulo tinha como propósito ensinar os escravos que deveriam servir fielmente com bons testemunhos aos seu senhores tendo como resultado alcançar os seus senhores para Jesus.

Na segunda parte do verso 24, a questão da recompensa, Jesus nos fala sobre fidelidade e amor como resultado de um servo. Veja a parábola do Tentos, Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei” Mt. 35:21. Os servos que servem fielmente são recompensados. O nosso trabalho como seguidor de Jesus, é levar a sua Palavra, poís Deus deu a cada um de nós dons e talentos para a Sua própria glória e Ele deseja que você use seus dons para honrá-Lo. Jesus conhece nossas capacidades e não nos dá mais do que conseguimos administrar. A cada um ele dá de acordo com suas habilidades (1 Coríntios 12:4-7)…

A recompensa esta fundamentada na graça de Deus, não nas obras. Muitos acham que são conceitos opostos, pois a graça é receber algo imerecido de Deus, enquanto a recompensa parece incluir alguns mérito. A salvação é pela fé, mais a recompensa são pelas obras que fazemos diante de Deus, levando alguns acreditarem que as nossas obras são esforços humanos, engano até mesmo os nosso esforços são pela graça de Deus, tendo como resultado aquele que se manifesta o fruto da graça do Senhor na sua vida. Pela graça nos recebemos o poder para realizar as obras de Deus.

Este princípio está presente na parabóla dos trabalhadores da vinha em Mateus 20:1-19

Nesta parábola Jesus diz que um pai de família sai ás 6.00hs da manhã e chama alguns trabalhadores trabalharem na sua vinha. Às 9.00hs encontrou outros e os chamou. Ao meio-dia e às 3.00hs da tarde, fez o mesmo. E às 5.00hs, no findar do dia, acertou ainda com outros a sua empreitada.

Quando chegou à noite, perto das 18.00hs, ele chamou desde os últimos até os primeiros trabalhadores e pagou-lhes a mesma quantia. Os primeiros que esperavam receber mais, protestaram imediatamente, ao que o pai de família respondeu que estava sendo justo com eles e bom para com aqueles. Está claro que o fundamento aqui na graça de Deus e não em nossas obras…

No Reino de Deus existem dois grupos, os que fazem justiça e os que fazem injustiça, será aplicado a Lei da semeador.
No verso 25, Paulo esta nos lembrando que se semearmos a injustiça receberemos em troco a injustiça feita. Esta lei é muito clara. Quem semear injustiça colherá a injustiça. E nisso não há acepção de pessoas. Aplicação, o maior propósito de Jesus espera dos seus discípulos, que sejam bons semeadores para assim gerar bons testemunhos.

Portanto irmãos, Jesus nos ensinar que

Deus abençoe cada um de vocês.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *