Graça e paz do Senhor Jesus a todos !

Oração:

Querido Pai, te damos graças, te glorificamos te adoramos, te agradecemos pelo pão de cada dia, pela a paz que excede todo entendimento guardará os vossos corações e vossos pensamento em Cristo, pedimos Pai pela saúde de todos irmãos acometido pelo covid, pela saúde das crianças, grávidas e idosos, te pedimos Pai perdão pelos nossos pecados, abençoe todas as famílias, desvia o pensamento e toda ação que não te agrada Senhor, que o teu Reino avance Tua Palavra chegue em todos os lugares, que a Tua vontade prevaleça, nós oramos em nome do Senhor Jesus.

Introdução

No capítulo anterior Moisés convoca com o segundo discurso aos herdeiros da promessa, povo de Israel para passar os decretos e a Lei de Deus, ele foi enfático, pede cuidado e obediência onde foi feita a aliança com Deus e seu povo, não desvie nem para um lado nem para o outro. Moisés foi o interlocutor entre Deus e seu povo no monte Horebe onde o povo não teve coragem de subir o monte para ouvir a voz de Deus, a grande teofania de Deus. DT 5:5. Deus através de sua misericórdia manifesta sua graça.

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças” “Deuteronômio 6:5

A Lei moral é baseada na própria natureza santa de Deus (1 Pe 1:15) e estabelece a justiça de Deus que os homens devem imitar em suas próprias vidas Ef 5:1

A lei de Deus é a revelação da vontade Dele para com o homem com relação a conduta moral.

Moisés Exalta

V. 1 Esta é a lei, isto é, os decretos e as ordenanças, que o Senhor, o seu Deus ordenou que eu lhes ensinasse, para que vocês os cumpram na terra para a qual estão indo para dela tomar posse.

Moisés começa o capítulo com apresentação da Lei ao povo. Foi Deus que ordenou Moisés a transmiti a lei.

V. 2 Desse modo vocês, seus filhos e seus netos temerão ao Senhor, o seu Deus, e obedecerão a todos os seus decretos e mandamentos, que eu lhes ordeno, todos os dias da sua vida, para que tenham vida longa.

É destacado o temor e obediência aos mandamentos, até os filhos e netos , ou seja os pais deverão ensinar os filhos os mandamentos do Senhor todos os dias para ter vida longa. Deus ordena para ensinar e cumprir a Lei.

Para isso terão vocês e seus filhos e netos que:

  • Temer o Senhor
  • Obedecer os mandamentos

Nesse caso serão abençoados e terão vida longa.

A obediência leva um verdadeiro relacionamento com Deus, o temor e obediência são consequências do verdadeiro amor a Deus.

V . 3- 4 Ouça os mandamentos em breve será estabelecido na terra prometido Canaã, terra muito farta, esta terra era uma referência de “terra que mana leite e mel

O grande mandamento!

V. 5 -Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.

Desde do início Deus deseja um relacionamento puro e verdadeiro com seu povo. Ele exige o amor puro genuíno, verdadeiro e completo, Deus quer sua atenção ou seja o seu coração.

Coração significado em hebraico – lebab procedente de H3823 ditat – 1071a n m 1 homem interior mente vontade coração alma inteligência 1a parte interior meio 1a1 meio das coisas 1a2 coração do homem 1a3 alma coração do homem 1a4 mente conhecimento razão reflexão memoria 1a5 inclinação resolução determinação da vontade 1a6 consciência 1a7 coração referindo-se ao caráter moral 1a8 como lugar dos desejos 1a9 como lugar das emoções e paixões 1a10 como lugar da coragem.

Deus está interessado no nosso coração, onde sabemos que o coração centro do conhecimento, razão, memória, ou seja quando houver o amor verdadeiro é Deus que vai comandar o nosso coração. Moisés ensinou que devemos amar o Senhor Deus de todo coração e devoção. Em uma palavra, aquele que vê Deus em todas as coisas – pensa nele o tempo todo – tendo sua mente continuamente fixada em Deus, reconhecendo-o em todos os seus caminhos – que começa, continua e termina todos os seus pensamentos, palavras e obras, para a glória do seu nome: – esta é a pessoa que ama a Deus com todo o seu coração, vida, força e intelecto.Adam Clarke

V. 7-8 Sabemos da importância dos pais ensinarem aos filhos, servindo de exemplos para os membros futuros, exercendo a Lei do Senhor com temor e obediência, dia e noite os crentes devem meditar a Lei de Deus. Devemos ser firmes e diligenciar com persistência a toda tempo, o segredo é a repetição toda hora, estamos à procura de oportunidades de ensinar pela Palavra e pelo exemplo, através da nossa vida diária.

Como é o relacionamento que Deus quer de seus filhos?

  • Devemos amar de todo coração
  • Devemos ensinar os nossos filhos
  • Devemos através da Palavra exercitar a prática de amor a Deus
  • Falar de Deus na família e ser diário
  • Ficar em comunhão através de oração

Exortação à obediência

V. 9 – Nas mãos e na testa e afixar uma cópia destes versículos nos umbrais das casa e nas portas. Posteriormente os judeus passaram a observar essas admoestações de forma literal. Preparavam várias cópias das Escrituras em pedaços de pergaminho e o colocavam nas dentro frontais Ex 13:16 era uma acessório de couro atado na cabeça e em volta do braço esquerdo perto do coração.

V. 10 – 18 Caso sejam obedientes, o Senhor o seu Deus que jurou aos antepassados , levará a terra prometida,

Moisés alerta seu povo pela a segunda geração para tomarem cuidado de não colocarem o Senhor à prova como ele foi colocado em Massá quando perderam de vista toda a bondade que Deus havia demonstrado para com eles e deram lugar à ingratidão. Deus exige que sejamos fieis, que haja uma entrega incondicional, pede diligência.

Por isso é que lhes lembra de que eles estariam recebendo os benefícios da terra que eles não trabalharam por ela, mas outros povos assim o fizeram.

O perigo deles seria se contaminarem com outras culturas e passarem a adorarem falsos deuses e se tornarem como aquelas gerações que Deus estaria expulsando para eles ali entrarem e ocuparem e glorificarem o seu nome. Não coloquem em prova o Senhor, o seu Deus Ele cuida mais também se ira, e quando se ira usa sua justiça.

V. 20:25 – Quando os filhos perguntarem o significado da Lei do Senhor

É necessário o cumprimento com muita gratidão, porque foi o Senhor que nos libertou da escravidão do Egito. Devemos cumprir o seus mandamentos, porque Ele nos prometeu uma terra. Essa seria a condição:

  • Temer o Senhor
  • Obediência

Obviamente, a redenção e os privilégios pertenciam ao Senhor, mas a responsabilidade são dos filhos.

Deus é justo é uma das característica de Deus, é o que Ele espera de seus filhos, que sejam santos e justo assim como Ele é.

Ele exige fidelidade de seus filhos. Dt 32:4

Deus só habitará após um novo nascimento, essa é a condição para os homens guardarem e cumprirem a Lei e estatutos de Deus. Ez 36:25-27

” Ezequiel 36.26-27, o Senhor diz assim: “Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos…”

” Para amar Deus é necessário que o Deus habite o homem.

Deus abençoe cada um!