Colossenses 2

Cristo é o tesouro revelado!

Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja com todos!

Oração – Pai querido, te glorificamos, te adoramos, te damos graças pelo seu amor, sua misericórdia e sua justiça.Te pedimos Pai perdão pelos nossos pecados e nossas falhas, te pedimos Pai benção sobre os enfermos, visita Pai e despeja sua graça sobre nossos idosos e crianças. Te pedimos iluminação sobre todas os leitores para entender tua Palavra, desperta curiosidade e assim consigam Pai ler e ententer os seus mandamentos que deixou escrito através da Bíblia. despeja tua graça e misericórdia sobre todos os leitores, que teu Reino avance, que tua Palavra seja vivificada para honra e Glória, nós oramos em nome do Senhor Jesus.

Introdução

A preocupação e o desejo de Paulo para com os crentes.

Paulo muito preocupado escreve aos Colossenses e Leodicenses a respeito de ensinamentos vãs dos falsos mestres, Paulo adverte aos cristão sobre a necessidade do conhecimento espiritual para que não sejam persuadidos. “Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.” Efésios 5:6

Porque quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram o meu rosto em carne;
Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,
Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.
Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.
Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,
Arraigados e sobre edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.
Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;
E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade;
No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela circuncisão de Cristo;
Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.
E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.
Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
Não toques, não proves, não manuseies?
As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne. Colossenses 2:1-23

V. 1-5 Apesar de Paulo não conhecê-los e não poder está com eles pessoalmente, chama para luta, demonstra cuidado com a igreja, porque de fato ele lutava diante de Deus para que os Colossenses e Laodicenses tenham pleno entendimento e convicção para entender todos os mistérios de Deus que é Cristo, porque Nele está escondido todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Deus não tem mais mistério tudo esta revelado nas Escrituras. Paulo adverte para ter cuidado para que não sejam enganados, apesar de não está presente está feliz pela firmeza da fé em Cristo, é assim que Paulo começa o capítulo dois.

V. 6-7 Como é que vocês receberam Cristo? Receberam como sendo o Filho de Deus? Continue andano nele por meio da fé. Na sequência Paulo apresenta alguns elementos para andar em Cristo:

  • Radicados – enraizados
  • Edificados – Fundamentodos em Cristo
  • Confirmado na fé

De fato Paulo ora e instrui a igreja, pede para serem agradecidos a Deus.

V. 8- Paulo começa admoestando sobre o sincretismo religioso, a respeito do gnosticismo que esta se firmando nos princípios humanos, tomar cuidado com filosofias humanas sendo introduzido nas igrejas sutilmente, não deixem que cative suas mentes, não se deixem convencer, os rudimentos do mundo aqui tratado por Paulo, são os anjos, só existe uma forma do homem chegar a salvação, Enviou o Seu único Filho para resgatar e dar vida eterna para todo aquele que crê nele, este é o grande mistério de Deus revelado aos homens.

v.9 – 10 – Ele é a cabeça, Cristo esta acima de todo principado e potestade.

  • Em Cristo Deus se revela perfeitamente.
  • Em Cristo Deus habita plenamente
  • Cristo é a cabeça de todo anjo. (Romanos 8:38)
  • Em Cristo estamos aperfeiçoados

Paulo exaltou a supremacia de Cristo sobre todas as coisas criadas, incluindo os poderes cósmicos. Cristo é a imagem perfeita do Deus invisível. Cristo é a “imagem de Deus” no sentido de que Ele é o ser humano perfeito, o último Adão (Rm 5.14; 1 Co 15.45). Em Cristo os cristãos já são perfeitos, não necessitam de outros ensinos.

V. 11 Paulo entra no assunto do legalismo, significa pôr as regras acima de Deus e das necessidades humanas. É o estilo de vida de pessoas que acreditam que o cumprimento das regras torna o indivíduo merecedor do favor e da salvação divina . Na verdade o legalismo é uma escravidão dos homens em guardar as lei humanas, tipo: Calendário, circuncisão e dietas religiosas. ( Hb 13:9)

Paulo começa falando da circuncisão, não precisam como os falsos mestres estão falando, os cristãos já foram circuncidados em Cristo, a circuncisão foi no coração, uma vez que estamos em Cristo não há necessidades de circuncisão. Ela é perfeitas pode alcançar a todos.

V. 12 Dando a entender que o substituto é o batismo ou seja, o batismo representa aquilo que o cristão alcança pela fé, ou seja representa o sinal do Nova Alinaça.Quando crer em Jesus “não” é necessário ser circunciso. A circuncisão era um sinal da aliança de Abraão.

V.13 – Quando Deus perdoou, vocês não eram consagrados no Senhor (incircunciso), portanto não há necessidade, Deus vivificou os que creram na mensagem do Evangelho juntamente com Cristo, e perdoou todos os nossos pecados.

V. 14 – Ele diz que o inscrito de dívida consta em ordenanças, seu sentido pode ser uma regra autoritária, um decreto, uma lei, um rito religioso, uma disposição ou posição, um desígnio. Todos os nossos pecados foram perdoados na cruz.

O que é inscrito de dívida que nos é prejudicial? A Lei os mandamentos, porque a Lei não foi dado para a nossa salvação, foi dado para fazer efeito, para mostrar que somos pecadores e que impossível manter todos os mandamentos, ou seja estamos em dívida diante de Deus, nos mostrar que somos pecadores. Era isso que os judaizantes queriam, guardar a Lei, ou seja eles achavam que guardando a Lei seriam salvos.Cristo veio para cancelar os inscritos de dívidas, pela sua morte e o seu sangue. A divida foi anulada quando cravada na cruz. O que os judeus legalistas ensinavam que a salvação não era pela graça e mediante a fé, mas por se guardar todos os mandamentos da Lei de Moisés.

V. 15 – Os principados e potestades aqui é o dioabo. Qual é o argumento que é usado para acusar? a Lei. Cristo desarma os inimigos, os principados e potestades, Cristo desarmou na cruz, e subiu vitorioso aos céus.

V.16- 17 – trata-se de dieta e calendário, não deixem julgarem vocês por não terem guardado ás observâncias judaicas. Porque tudo é sombra, porém o corpo é de Cristo torna-se desnecessário ás observâncias do antigo testamento. Hebreus 10:1. Infelizmente há muitas igrejas que usam desses artifícios , exemplos festa de israel : Yom Kippur

 Paulo está falando claramente do problema que ocorria nas assembleias de Colossos e Laodiceia, onde os judaizantes estavam julgando os convertidos dentre os gentios por comerem alimentos impuros segundo a Lei de Moisés, não celebrarem os dias das festas judaicas e nem guardarem o sábado. Os adeptos da filosofia e do misticismo os importunavam com “culto dos anjos” e “coisas que não viu”, ou seja, as supostas visões que hoje são tão comuns nos meios pentecostais. Se já viu algum cristão se gabando de suas visões, sonhos, revelações sabe o que é uma carne orgulhosa de seus feitos. Depois o recado é para os judaizante e ascetas que traziam uma lista de proibições do tipo “não toques, não proves, não manuseies”, o que Paulo chama de “doutrinas dos homens” e “aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo”. Mário Persona

V. 18 – Ele diz que havia um discurso falso humanidade que consistia em Cultuar anjos baseando em visões, eles tinham visões místicas tinham orgulho eram mediadores, achavam-se mais espirituais que os outros, um sincretismo misturado com fé e arrogância.Paulo pede para não permitir, não se deixe enganar por entendimento carnal, se esta em Cristo ninguém pode privar o cristão daquilo que já recebeu em Cristo: somos perfeitos, pois recebemos a plenitude em Cristo. Cuidado são falsas religiões baseado em visões, não tem nada haver com Jesus.

V. 19 Paulo pede cuidado com ascetismo. Ascetismo é uma doutrina filosófica que defende a abstenção dos prazeres físicos e psicológicos, acreditando ser o caminho para atingir a perfeição e equilíbrio moral e espiritual. … Por esta razão, é comum do ascetismo a pratica de penitências físicas, como flagelações, dietas rigorosas e frequentes jejuns. O desejos do corpo não estão ligado à Cristo

V. 20- 21 – Paulo chama os cristãos à responsabilidade: Se já está em Cristo, estais mortos quanto aos rudimentos do mundo e por que ainda se submetiam a ordenanças da lei? Se estão se submetendo a lei, isto significava que ainda se comportavam como se vivessem no mundo. Se o cristão acha que pelo o fato de tocar, provar terá vida em Deus, está completamente enganado, ou seja sua mente esta em comprimento da carne.

V. 23 Tudo tem aparência de sabedoria, tudo é culto a si mesmo:

  • Falsa humildade
  • Severidade com corpo

Não tem valor algum, as regras e doutrinas dos homens não tem valor, o que resolve só o poder da ressurreição, ou seja somente em Cristo podemos controlar as paixões do coração , a corrupção do coração.

Cristo é suficiente para viver o mundo para aperfeiçoar todos. Cristo é o Espírito Santo, se você esta cheio Dele, você vai ser santidade. Em Cristo temos o poder para viver a sensualidade do meu coração. Não levaremos nada deste mundo a não ser o que recebemos gratuitamente: a salvação. Quando você se apropriar dela, não se preocupa com méritos, valores e doutrinas; isso não importa mais. A salvação é dom de Deus, ela é de graça, ninguém é salvo pelas obras ( Efésios 2:8)

” Cristo é suficiente” é toda fonte de salvação, é a plenitude dos tempos, todos os méritos são de Cristo.

Deus abençoe a cada um!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *