Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Mateus 22:21

“Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” Mateus 22:21

Que o amor e a paz do Senhor Jesus esteja com todos.

Oração:

Querido Pai, te damos graças, porque tu és Soberano, que todo louvor e adoração seja para ti Senhor, te pedimos perdão pela nossas falhas, te agradecemos pelo o alimento de cada dia, despeja Pai iluminação dando entendimento a todos que aqui chegarem, despeja Pai sua misericórdia sobre nós, abençoe as famílias, todas as crianças e idosos, que teu Reino avance, faz querer a tua vontade, te agradecemos em nome do Senhor Jesus.

A narrativa do Evangelho de Mateus ele deixa claro o intenção dos fariseus. “Então os fariseus saíram e começaram a planejar um meio de enredá-lo em suas próprias palavras”. Mateus 22:15

Notem que os fariseus surpreenderam Jesus para poder terem argumentos para acusá-lo.

voltamos no capítulo anterior onde inicia a última semana de Jesus antes de sua crucificação.

O contexto começa com a entrada triunfal de Jesus à Jerusalém, montado em um jumentinho (ZC 9:9) é marcado por sua última semana (Mateus 21:1-11). Era semana de pascoa, a cidade de Jerusalém e seus arredores estavam repleto de peregrinos. Jesus foi recebido pela multidão como Rei, exclamara: “Bendito é o que vem em nome do Senhor! ” “Hosana nas alturas” Mateus 21:9. Na sequência O Senhor purificou o templo, curou enfermos, (Mateus 2112-14), provocando admiração e por outro lado a ira dos sacerdotes e escribas, eles condenavam Jesus e queriam a toda prova acabar com autoridade de Jesus e suas obras. Na sequência Jesus ilustra contando três parábolas. A primeira Parábola dos Dois Filhos, a segunda Parábola dos Lavradores e a terceira a Parábola do Banquete de Casamento, deixando os líderes judaicos mais irritados, aguçando sua ira e aumentando os motivos para acusá-lo.

Nesse contexto é criado um certo clima de hostilidade onde os fariseus e herodianos queriam a toda custo surpreender Jesus afim de acusá-lo.

Dize-nos, pois: Qual é a tua opinião? É certo pagar imposto a César ou não? ” Mateus 22:17.

Os judeus odiavam os romanos, até mesmo porque eles eram obrigados a pagar as taxas de impostos aos romanos. Eles então montaram uma armadilha para pegar Jesus, fizeram-lhe a pergunta bem planejada, uma pegadinha …” É Lícito pagar tributo a César?

Se Jesus dissesse que era correto paga imposto ao império romano, o judeus consideraria a favor de Roma, como Jesus era judeus estaria sendo contra o seu povo de aprovar a corrupção romana. Por outro lado também colocaria em dúvidas se realmente Jesus era o messias.

Se fosse contrário, Jesus fosse contra pagar o imposto os fariseus denunciariam ele ás autoridades romanos, certamente os romanos iriam condená-lo .

Então Jesus refuta, desmonta todas as falácias de seus opositores hipócritas, com a seguinte pergunta:

Mostrem-me a moeda usada para pagar o imposto”. Eles lhe mostraram um denário, Mateus 22:19

e ele lhes perguntou: “De quem é esta imagem e esta inscrição? ”

“De César”, responderam eles. E ele lhes disse: “Então, dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Mateus 22:21.

Com essa resposta Jesus deixou todos os mestres da Lei perplexos, Jesus consegue desmontar a armadilha com muita sabedoria. Jesus não falou nem sim nem não, não desonrou seu povo e nem tão pouco foi contra a Lei.

Por fim a Bíblia fala que devemos nos sujeitar-se às autoridades governamentais, o que Jesus termina falando é que os deveres como cidadãos devem ser compridos, neste caso pagamento de imposto que é de direito de César, porém não devemos dá o que é de Deus à César, à Deus Damos toda honra e toda glória, somente a Deus devemos servir com honra e Glória. ( Romanos 13:1-7)

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória pois a ele eternamente. Amém. Romanos 11:36

Obrigada, Deus abençoe a cada um.