Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Mateus 5:10

A paz do Senhor Jesus esteja com todos!

Oração: Querido Deus recorremos a Ti em oração, nos humilhamos diante da sua grandeza, Santo Pai perdoa-nos dos nossos pecados, despeja sua graça, sua glória. Que o Espírito Santo despeje sobre o estudo sabedoria, que teu Reino avance, Pai receba a glória para ti, em nome de Jesus.

Introdução

O que muito me entristece, sabendo que o nosso Salvador Jesus, só nos trouxe paz, justiça e amor. Porque Ele é tão odiado? porque não acreditam na sua pessoa, o Altíssimo, nosso Redentor, nosso Rei. Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6

De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 2 Timóteo 3:12

Sermão do Monte – Mateus 5:10

Essa é a oitava e última Bem Aventurança, o Sermão do Monte foi uma pregação feita para os judeus, feita pelo maior pregador do mundo, o nosso Senhor Jesus Cristo. Quando pregou esse Sermão do Monte foi tudo bem pensando, uma perfeita harmonia, afinal Ele foi enviado Pelo Pai, Jesus pregou a maravilhosa mensagem da chegada iminente do reino.

Qual o conteúdo do Sermão do Monte? Irmãos esse sermão é a Lei do Reino, pregado pelo maior dos reis Jesus, Ele veio instaurar sua Lei do Reino do povo de Deus. Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mateus 28:18)

Reino – significado grego

basileia de G935 tdnt – 1 579 97 n f 1 poder real realeza dominio governo 1a nao confundir com um reino que existe na atualidade referencia ao direito ou autoridade para governar sobre um reino 1b do poder real de jesus como o messias triunfante 1c do poder real e da dignidade conferida aos cristaos no reino do messias 2 um reino o territorio sujeito ao governo de um rei 3 usado no n t para referir-se ao reinado do messias.

O que é Reino? O Reino de Deus, basileia, significa monarquia, império, poder real, o domínio, o reinado ou a soberania de Deus sobre tudo. A doutrina acerca do Reino de Deus permeia a Bíblia como um todo, o governo celestial veio intaurar seu reinado na terra onde Jesus é o Rei. Este Reino é espiritual, um dia dominará tudo. Os cidadões do Reino de Deus deixam que a palavra tenha domínio sobre sua vida, quando aceitamos Jesus, nascemos de novo, no qual o seu coração esta dominado por Jesus, tornando-se cidadãos do Reino. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3

Deus reina sobre tudo, nada acontece sem sua permissão, foi por isso que envio o seu filho, para restabelecer o Reino , através de sua morte Ele veio nos tirar das trevas, quem aceitar jesus como seu salvador será liberto. Colossenses 1:13-14

Jesus ao pregar as bem aventuranças fala das qualidades de quem fazem parte do Reino, ou seja, Ele esta fundamentando o perfil do verdadeiro cristão, aquele que pratica na totalidade as sete bem aventuranças, as primeiras sete fala da essência das qualidades revelando seu comportamento, como o verdadeiro cristão é, são elas:

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

O cristão que vive a essência da bem aventurança, este está pronto para fazer parte do Reino de Deus.

Qual a finalidade da última Bem aventurança? É a última Bem aventurança do verdadeiro critão, essa mostra as consequências de ser o que ele é, mostra como o mundo recebe esse tipo de pessoa. O mundo vos perseguirá por ser um verdadeiro cristão.

Qual é a reação do mundo? Perseguição, hostilidade, admoestação, serão perseguidos de todas as formas, o mundo odeia e oprime aquele que ama Jesus, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Mateus 5:11

Por que o cristão é tão perseguido? Jesus nos alerta que haverá perseguição por sua causa, o mundo odeia os cristãos, talvez porque vamos na contra mão mundo . João 15:18-19

Exemplos de perseguições no Novo Testamento: No início da igreja, todos os apóstolos e todos que professavam sua fé em Jesus foram martirizados, exceto João.Os Atos dos Apóstolos narram também o primeiro martírio entre os seguidores de Jesus. Estêvão morreu sendo fiel à sua fé e aos ensinamentos do Mestre (At 7,55-60). Seguiu-se uma grande lista, onde se inscreveram os nomes dos principais líderes que seguiram as pegadas de Jesus. O rei Herodes mandou matar à espada o Apóstolo Tiago (At 12,2). Pedro e Paulo, as duas colunas da Igreja, também sofreram o martírio, por ordem do imperador Nero.

Foi em Listra, na primeira viagem, que Paulo enfrentou a perseguição mais severa até então. O apóstolo foi apedrejado nesta cidade (Atos 14:19).Paulo escreve aos irmãos filipenses um apelo emocionante e encorajador para serem unidos e constantes.

Paulo em Coríntios gloria-se no Senhor e compratilha detalhes de suas tribulações e de sua fé em Cristo.

Paulo em momentos de adversidades, embora da natureza eterna do amor e da glória de Deus, crescem o consolo por meio de Jesus 2 Coríntios 1:5.Pois como os sofrimentos de Cristo abundam em nós – Como somos chamados a experimentar os mesmos sofrimentos que Cristo sofreu; como somos chamados a sofrer em sua causa e na promoção do mesmo objeto. Os sofrimentos que eles sofreram estavam na causa de Cristo e seu evangelho; foram perseverados ao tentar avançar o mesmo objetivo que Cristo procurava promover; e eram substancialmente da mesma natureza. Eles surgiram da oposição, desprezo, perseguição, provação e desejo, e eram os mesmos que o próprio Senhor Jesus foi submetido durante toda a sua vida pública; compare Colossenses 1:24 . Assim, Pedro diz 1 Pedro 4:13 dos cristãos que eles eram “participantes dos sofrimentos de Cristo” Albert Barnes

Os santos no ínicio da igreja foram massacrados, morreram como hereges, assassinos , pela fé foram torturados e serrados ( Hebreus 11:37).

A realidade da perseguição

Mais cedo ou tarde acontecerá, haverá persiguição. os muçulmanos há mais ou menos 1400 anos de conflitos com cristãos, odeiam, matam somente pelo fato de ser cristão.Um em cada 12 adeptos ao cristianismo no mundo vive em países que odeiam cristãos. Nesses lugares, quem segue Jesus sofre perseguições, hostilidade e violência, pois a prática da religião é proibida por lei. Segue os países mais perigosos para ser cristão. Coreia do Norte, Afeganistão, Somália, Sudão,Paquistão, Eritreia, Líbia, Iraque, Iêmen, Irã.

Este é o perfil que Paulo fala dos adoradores de Cristo. Ele expressa isso mais claramente ao acrescentar que eles foram feitos um espetáculo, alude aos espetáculos romanos.Deve ser encarado ironicamente, como se ele tivesse dito: “Parece então que Deus designou que nós, os apóstolos, deveríamos estar sujeitos a desprezo e sofrimento; e seja pobre e perseguido, enquanto você é admitido em altas honras e privilégios. Albert Barnes

Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Temo-nos tornado um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens.
Nós somos loucos por causa de Cristo, mas vocês são sensatos em Cristo! Nós somos fracos, mas vocês são fortes! Vocês são respeitados, mas nós somos desprezados!
Até agora estamos passando fome, sede e necessidade de roupas, estamos sendo tratados brutalmente, não temos residência certa e
trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos. Quando somos amaldiçoados, abençoamos; quando perseguidos, suportamos;
quando caluniados, respondemos amavelmente. Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo. 1 Coríntios 4:9-13

No Antigo testamento houve vários relatos de perseguições, exemplos os profetas Jeremias, Daniel e Isaias.

Mais tarde os cristãos foram perseguidos pela intolerância e inquisição .Alguns pré reformadores também foram martirizados, John Huss foi queimado vivo, John Wicliff precisou se esconder, Lutero foi trancado em um mosteiro.

Veja o que Jesus disse:

Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. João 15:18-20

O que causa a perseguição – Por que são perseguidos?

A causa é a JUSTIÇA. Foi por esse motivo que Jesus relatou as Bem aventurança na ordem de sua justiça, Ele não estava falando de causas nobre, exemplos causas de racismo.existe um tipo de perseguição que devemos evitar: é aquela que é sofrida por escândalo ou pecado. Sobre isso Pedro diz: “Não sofra nenhum de vós como assassino, ladrão, criminoso ou como quem se intromete em negócios alheios” (1Pe 4.15). Esse tipo de perseguição é lamentável e vergonhoso e não traz nenhum benefício para quem o sofre. Por outro lado, existe uma perseguição gloriosa e que traz alegria e benção para quem a sofre: aquela que é sofrida por causa de nossa fidelidade a Cristo, conforme diz o apóstolo Pedro: “Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês… Se você sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus com esse nome” (1Pe 4.14,16).

Justica – significado strong dikaiosune num sentido amplo estado daquele que e como deve ser justica condicao aceitavel para deus 1a doutrina que trata do modo pelo qual o homem pode alcancar um estado aprovado por deus 1b integridade virtude pureza de vida justica pensamento sentimento e acao corretos 2 num sentido restrito justica ou virtude que da a cada um o que lhe e devido.

A justiça é uma característica de Deus, ser justo é ser semelhante a Jesus. Afinal quem são os perseguidos ? São os humildes, os que choram, os mansos,os que tem sede e fome de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, essas são as qualidades de Jesus.

São odiados porque essas condutas expõe as trevas. Esse é o motivo de perseguições. Jesus ainda falou que somos seremos recompesados, que somos o sal da terra e luz do mundo.

Como devemos enfrentar as perseguições? Com alegria, devemos ser exemplos de Jesus, ser o sal da terra e a luz do mundo, devemos ser fieis até o fim.

A função do sal é dar sabor à comida mas o sal que tem muitas impurezas perde essa qualidade. O sal sem sabor é jogado fora porque é inútil (Mateus 5:13). Temos que fazer a diferença no mundo através das boas obras. Jesus disse que somos a luz do mundo. Quando alguém acende uma candeia, não esconde a luz mas coloca a candeia em algum lugar onde pode iluminar a sala toda (Mateus 5:14-16). Devemos iluminar todos à nossa volta. Não podemos esconder o amor de Jesus, devemos através do Evangelho deixar a luz resplandecer a toda á nossa volta.

Conclusão:

Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste.
E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra. Apocalipse 11:17-18

Deus abençoe cada um.


0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *