Estudo Colossenses 1

A paz do Senhor Jesus esteja com todos.

Oração – Pai estamos diante da tua Palavra revelada, queremos mais aprender e poder entender todas as implicações sobre a encarnação, morte e ressurreição do nosso Senhor Jesus, fortalece a minha fé, sustenta-me na Tua paz, que teu Reino avance e sempre seja conforme a sua vontade, em nome do Senhor Jesus. Amém

Quem escreveu ? Foi escrito pelo apóstolo Paulo ( Colossenses 1:1 4:18). Paulo escreve sua saudação de próprio punho, no final da epístola o que leva a entender que Timóteo ajudou a escrever a maior parte do texto.

Cidade – Colossos a terceira cidade do vale do rio Lico, na parte meridional da antiga Frígia, onde hoje é a Turquia. Colossos teve seu tempo de glória no tempo do império Grego. Já no tempo do império Romano houve a decaída, por conta da expansão das cidades vizinhas como Laodicéia e Hierápolis (4:13) e também grandes terremotos a partir de 60 a. C

Quando foi escrito – Paulo escreveu quando estava preso pela primeira vez em Roma por dois anos, onde na prisão podia receber visitas, aproximadamente entre os anos de 61 a 63 a.C escreveu na mesma época as outras Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemon.

Igreja – A igreja foi fundada no período da terceira viagem missionária de Paulo, onde se fixou por três anos na cidade de Efésios, a mesma era considerada cidade estratégica, nesse período foi fundada por volta do ano 53 por Epafras (1:4-8), Paulo não conheceu pessoalmente essa igreja. Durante os três anos que Paulo esteve em Éfeso, toda a província da Ásia foi evangelizada em tal medida que todos seus habitantes, tanto judeus como gregos, ouviram a palavra do Senhor (Atos 19:10). Como vimos, Colossos encontrava-se a 160 quilômetros de Éfeso e, sem dúvida, que nesta campanha de expansão quando se fundou ali a Igreja. a mesma estava composta da miscigenação de cultos mistérios com ritos e veneração a divindades gregas.

Qual o propósito da epístola? Paulo, preso escreve a epístola aos colossos, por ter recebido a visita do obreiro Epafras fundador da mesma igreja, foi falar para Paulo sobre os erros gravíssimos que estavam ocorrendo em sua igreja, os santos estavam sendo influenciado por ensinamentos heréticos sincretismo religioso, (judaísmo, filosofia grega com adoração aos anjos) experiências extáticas e místicas comprometendo a fé Cristã dos santos.

A epístola foi escrita para quem? Para os santos fieis de Colossos, Paulo também recomenda para enviar para a igreja de Laodicéia, cidade que estava bem perto de Colossos .(Colossenses 4:16)

Introdução

Colossenses –

A epístola aos Colossenses é ao mesmo tempo uma das mais eminentes, entre as mais difíceis que Paulo tratou. Em nenhuma parte alcança Paulo tal altura em seus escritos sobre a pessoa de Jesus Cristo .Willian Barclay. Carta Cristológica Paulo escreve para corrigir o sincretismo religioso.

Paulo não conhecia pessoalmente a igreja de Colossos, então Paulo recebe a visita na prisão Epafras, um verdadeiro seguidor do Senhor, onde ele esta muito preocupado, levando a Paulo o problema, esta ocorrendo uma mistura com velho judaísmo com gnosticismo, uma grande heresia que estava nascendo, onde eles estavam aplicando a filosofia de Platão, ou seja, ou seja tudo que é matéria é ruim e tudo que é espírito é bom indo contra todos os princípios bíblicos.

Quem foi Epafras ? foi o fundador da igreja de colossos. Provavelmente ele foi convertido ao cristianismo após ter recebido o anúncio do Evangelho através do ministério de Paulo. Tudo indica que Epafras foi companheiro de prisão de Paulo, prisão voluntária. (Filemon 1)

Visão gnosticismo – Mesmo assim, seu termo é muito mais reconhecido como o substantivo do Gnosticismo, que é uma interpretação cósmica do cristianismo e uma reinterpretação de seus termos em uma visão que sincretismo tradições e transforma eventos e elementos em símbolos de significação oculta. Exemplos anjos poderiam ser adorados. Os cristãos devem seguir diligentemente os Dez Mandamentos, sendo que o primeiro deles é muito explícito: “Não terás outros deuses diante de Mim” (Êxodo 20:3).

O gnosticismo (do grego Γνωστικισμóς; transl.: gnostikismós; de Γνωσις, gnosis: ‘gnose’, e gnostikos: ‘conhecedor, sábio’), é um conjunto de correntes filosófico-religiosas sincréticas oriundas da região do mediterrâneo durante os séculos I e II d.C., alicerçado em interpretações de relatos bíblicos e apócrifos pelo viés filosófico médio-platônico e de cultos de mistérios greco-romanos e orientais. Mesclara-se ao cristianismo primitivo dos primeiros séculos desta era, e fora condenado como heresia após um período de prestígio entre os intelectuais cristãos.

Com a sincretismo religioso, a cidade de Colossos estava sendo tomada, os falsos mestres diminuía a pessoa de Cristo, problemas que podemos dizer que existem nos dias de hoje:

Podemos definir sincretismo como qualquer prática religiosa que provém da fusão de outras.

Exemplos:

  • Gnósticos – Jesus foi uma das muitas emanações de Deus.
  • Espíritas – Jesus Espírito e luz evoluído.
  • Muçulmanos – Jesus foi apenas um profeta.
  • Testemunha de Jeová – Jesus foi a primeira criação de Deus.
  • Ateus – Se Jesus existiu, não passa de um rabino.

Paulo na epístola de Colossenses enfatizando com quatro pontos:

  • Saudações
  • Falsos mestres
  • Pessoa de Cristo
  • Parte prática

Paulo apresenta suas credenciais

Logo no início da carta Paulo se define como apóstolo de Jesus, ensino autorizado por Deus, Paulo escreve com autoridade, Paulo nunca tinha estado em Colossos, por conseguinte tem que começar esclarecendo o direito que tem para enviar aos Colossenses uma Carta. Ele o faz com uma só palavra: é apóstolo, embaixador eleito por Deus e também com ajuda de seu irmão Timóteo.

Credenciais da Igreja

V. 2 -4 faz saudações aos santos fieis, deseja paz por parte de Deus e do Senhor Jesus, reforçando que pela fé em nosso Senhor Jesus. Essa igreja tinha a marca de maturidade, ela crê, ama e espera. Perceba que quando Paulo falar da fé dos fies em Cristo, Paulo sabe que é pela fé que o seu ministério é sustentado, Essa fé, porém, não é qualquer tipo de fé, mas é a fé genuína, cujo objeto é unicamente Cristo. Somente a fé em Jesus Cristo é o canal da graça salvadora.

V. 5-8 Muitas destas notícias eram boas. Paulo agradece as notícias sobre a fé em Cristo e o amor dos santos (1:4). Alegra-se pelos frutos da vida cristã (1:6). Epafras lhe tinha dado notícias sobre o amor dos colossenses no Espírito (1:8)Paulo reforça que sabendo que Epafras já tinha falado do Evangelho, ele exortar que pela a fé, amor e esperança, a Palavra da verdade, o evangelho se frutifique. Sendo encorajados todos os Colossos. O que gerou a transformação foi o Evangelho, Cristo acima de tudo, a igreja que vive o Evangelho ela Frutifica.

V. 9- 12 Oração de Sabedoria – Poder através da oração

O apóstolo ora para que os colossenses sejam cheios do pleno conhecimento que inclui toda a sabedoria e inteligência espiritual.

Estar cheios do conhecimento da vontade de Deus daria condições necessárias para que os cristãos pudessem:

a) Andar dignamente diante do Senhor;

b) Agradar a Deus em tudo;

c) Frutificarem em toda a boa obra;

d) Crescer no conhecimento de Deus.

São esses os objetivos pelos quais Paulo orava a Deus, e que os cristãos precisavam alcançar.

Sabedoria é a manifestação prática do conhecimento. O evangelho não é uma revelação da sabedoria humana, mas a revelação da mente espiritual de Deus .Paulo deseja que os colossenses possam andar dignamente diante do Senhor. Paulo deseja o poder de Deus agindo sobre o povo de colossos com toda força e glória.

V. 13-14 Preeminência de Cristo na Obra da Salvação

O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;
Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;

V. 13- Somente em Cristo seremos libertos do poder de satanás. Paulo diz que Deus nos libertou do império das trevas. Jesus nos transportou para o Reino de Deus, e nos ofereceu a redenção e o perdão dos pecados. O Senhor Jesus venceu para nos libertar.

V. 14 estando livres da escravidão do pecado pela remissão dos pecados por meio do sangue de Jesus Cristo (Ef 1.7) Jesus nos perdoou de todos os pecados.

O ponto central da carta é a pessoa de Cristo a suficiência de Cristo .1.15-20 – Paulo interrompe a descrição que faz de suas orações pelos colossenses com um cântico de louvor. Esses versículos normalmente são reconhecidos como um antigo hino cristão que celebra a supremacia de Jesus Cristo.

Nenhuma carta Paulina tem uma visão mais sublime de Cristo nem maior insistência em sua perfeição e sua Colossenses (William Barclay). Paulo fala da preeminência de Cristo na obra da Criação. V. 15-17
15 finalidade. Jesus Cristo é a imagem do Deus invisível; nele habita toda a plenitude (1:15,19). Como pode a imagem de Deus invisível? O que o apóstolo Paulo está falando é Deus sendo invisível Ele se tornou carne visível na pessoa de Cristo. Jesus Cristo é a máxima revelação de Deus.(Hebreus 1:3) Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (2:2). Nele habita a plenitude da divindade em forma corporal (2:9).
Jamais se fizeram nem podem fazer-se maiores afirmações sobre Cristo. Jesus é Deus incarnado. João 14:9
Por Ele foram criadas todas as coisas.(1:16) Jesus não somente criou todas as coisas; tudo foi criado para Seus propósitos (Hb 1.2, segundo o qual Cristo é herdeiro de tudo). Mas a glória da terra, dos céus, do sol, da lua e das estrelas não pode ser comparada à da nova criação de Cristo (2 Co 5.17), nEle tudo subsiste (1:17).
O Filho foi o instrumento do Pai na criação do universo. Paulo está confirmando a superioridade de Cristo. Jesus é a fonte e agente da criação.
Todas as coisas existem em Cristo por Cristo e para Cristo”.
V. 18-20 Supremacia de Cristo
Supremacia de Cristo com relação a igreja, sendo Cristo o primeiro da ressurreição, princípio de todas as coisas. Terminando Deus reside em toda a plenitude, divindade plena de Cristo. Porque Paulo aqui estava rebatendo os ensinamentos errados.
Deus é o sangue da cruz que nos reconciliamos estabelecendo a paz.
V. 21 Vocês antes eram inimigos de Deus, pela falta de conhecimento e obras malignas. e
V. 22 Mais agora Epafras através do Evangelho de Cristo e eles creram foram reconciliados no corpo da carne de Cristo no sentido verdadeiro. Mas também Paulo abandona as linhas de seu pensamento para sublinhar, para valorizar a humanidade real de Jesus Cristo: sua humanidade de carne e sangue. Em seu próprio corpo carnal levou a efeito a obra redentora. A plenitude da divindade habita nEle. Jesus em sua plenitude se encarnou para nos sustentar. É por conta desta verdade do Evangelho que Paulo nomeia os cristãos de santos e fiéis em Cristo.
V. 23 Se é que vão permanecer na fé, porque Podem correr o riscos de abandonar o verdadeiro Evangelho e aderir os falsos ensinamentos. pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. Tiago 1:3-4

Paulo estava falando sobre perder a salvação e advertir a igreja sobre permanecer firme e não abandonar o Evangelho.
Conclusão:
Devemos buscar a Deus com conhecimento, nos fortalecermos com sabedoria, perseverar e ser paciente. Foi assim que Paulo ensinou sua igreja que somente através de Cristo, pelo seu sacrifício e seu evangelho, é o único que tem o poder de glorificar, aperfeiçoar, e salvar todo homem. Devemos a ele nossa lealdade.
O mais essencial para a pessoa de Jesus Cristo no Novo Testamento é afirmação que Jesus é o verdadeiro Deus.
Por último só seremos salvos pela perseverança, e permanecer na Fé.
V. 24-27 Paulo fala de seu ministério. A designação de Paulo transformou-o em um ministro do evangelho (Ef 3.7; Cl 1.23); ministro de Deus (2 Co 6.4); um ministro de Cristo (1 Co4-l) ministro da Nova Aliança (2 Co 3.6).
Paulo trabalhou incessantemente para que todos cristãos fossem perfeitos em Cristo. Paulo combateu um bom combate.

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. Efésios 6:10-18

Deus abençoe a cada um.