João 8:31-32

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Graça e paz do Senhor Jesus esteja com todos!

Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. João 18:37

Palavras chaves

Verdade – significado JFA atualizada com strong

aletheia de G227 tdnt – 1 232 37 n f 1 objetivamente 1a que e verdade em qualquer assunto em consideracao 1a1 verdadeiramente em verdade de acordo com a verdade 1a2 de uma verdade em realidade de fato certamente 1b que e verdade em coisas relativas a Deus e aos deveres do ser humano verdade moral e religiosa 1b1 na maior extensao 1b2 a verdadeira nocao de deus que e revelada a razao humana sem sua intervencao sobrenatural 1c a verdade tal como ensinada na religiao crista com respeito a Deus e a execucao de seus propositos atraves de Cristo e com respeito aos deveres do homem opondo-se igualmente as supersticoes dos gentios e as invencoes dos judeus e as opinioes e preceitos de falsos mestres ate mesmo entre cristaos 2 subjetivamente 2a verdade como excelencia pessoal 2a1 sinceridade de mente livre de paixao pretensao simulacao falsidade engano
Cognato: G225 (alḗtheia), G226 (alētheúō), G227 (alēthḗs), G228 (alēthinós)

Permanecerdes – Significado JFA atualiza com strong

meno palavra raiz tdnt – 4 574 581 v 1 permanecer ficar 1a em referencia a lugar 1a1 permanecer ou residir por pouco tempo esperar 1a2 nao partir 1a2a continuar a estar presente 1a2b ser sustentado mantido continuamente 1b em referencia ao tempo 1b1 continuar a ser nao perecer durar aturar 1b1a de pessoas sobreviver viver 1c em referencia a estado ou condicao 1c1 permanecer o mesmo nao tornar-se outro ou diferente 2 esperar por estar a espera de alguem
Cognato: G1696 (emménō), G3306 (ménō), G3438 (monḗ), G3887 (paraménō), G4037 (periménō), G5278 (hypoménō), G5281 (hypomonḗ)

Libertará – Significado JFA atualizada com strong
eleutheroo de G1658 tdnt – 2 487 224 v 1 tornar livre 2 colocar em liberdade do dominio do pecado
Cognato: G1657 (eleuthería), G1658 (eleútheros), G1659 (eleutheróō), G558 (apeleútheros)

Vamos verificar juntos o estudo de João 8:31-32, quais são suas implicações diante da verdade vos libertará

Perceba que nos versos anteriores, Jesus estava sendo questionado pelos mestres da lei os fariseus, eles tentam difamar a todo custo, fazem uma série de perguntas e acusações a fim de condená-lo.

Jesus estava falando com os judeus, uma multidão de pessoas, e aqueles que criam em Jesus mesmo superficial, então Jesus lança um desafio, pede para permanecer firme na Palavra:

Significado – “Palavra” JFA atualiza com strong

λογος
logos de G3004 tdnt – 4 69 505 n m 1 do ato de falar 1a palavra proferida a viva voz que expressa uma concepcao ou ideia 1b o que alguem disse 1b1 palavra 1b2 os ditos de deus 1b3 decreto mandato ou ordem 1b4 dos preceitos morais dados por deus 1b5 profecia do antigo testamento dado pelos profetas 1b6 o que e declarado pensamento declaracao aforismo dito significativo sentenca maxima 1c discurso 1c1 o ato de falar fala 1c2 a faculdade da fala habilidade e pratica na fala 1c3 tipo ou estilo de fala 1c4 discurso oral continuo – instrucao 1d doutrina ensino 1e algo relatado pela fala narracao narrativa 1f assunto em discussao aquilo do qual se fala questao assunto em disputa caso processo juridico 1g algo a respeito do qual se fala evento obra 2 seu uso com respeito a mente em si 2a razao a faculdade mental do pensamento meditacao raciocinio calculo 2b conta i e estima consideracao 2c conta i e computo calculo 2d conta i e resposta ou explanacao em referencia a julgamento 2e relacao i e com quem como juiz estamos em relacao 2e1 razao 2f razao causa motivo 3 em joao denota a essencial palavra de Deus Jesus Cristo a sabedoria e poder pessoais em uniao com Deus denota seu ministro na criacao e governo do universo a causa de toda a vida do mundo tanto fisica quanto etica que para a obtencao da salvacao do ser humano revestiu-se da natureza humana na pessoa de Jesus o messias a segunda pessoa na trindade anunciado visivelmente atraves suas palavras e obras este termo era familiar para os judeus e na sua literatura muito antes que um filosofo grego chamado heraclito fizesse uso do termo logos por volta de 600 a c para designar a razao ou plano divino que coordena um universo em constante mudanca era a palavra apropriada para o objetivo de joao no capitulo 1 do seu evangelho ver gill ou joa 1 1
Cognato: G1586 (eklégomai), G1588 (eklektós), G1589 (eklogḗ), G249 (álogos), G2980 (laléō), G3004 (légō), G3050 (logikós), G3051 (lógion), G3052 (lógios), G3054 (logomachéō), G3055 (logomachía), G3056 (lógos), G537 (hápas).

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; João 8:31

8.31 – Jesus esta se referindo do seu próprio testemunho, a Palavra é a revelação de Deus a nós, é a expressão viva de Deus para que possamos aplicar e praticar em nossas vidas 2 Timóteo 3:16-17 Jesus, contudo, está falando aqui dos que verdadeiramente creem nele para a vida eterna. Permanecerdes, ou seja ser sustentado mantido continuamente. Se Jesus adverte, se aceitar a Palavra, a verdade de Deus e permanecer firme, quando conhecemos essa verdade nos tornamos discípulos do Senhor, então seremos libertos do pecado sendo um verdadeiro discípulo genuíno. Cristo é o nosso libertador deve haver uma total renúncia de si mesmo, na vida e na morte, à causa do Senhor.

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. Gálatas 5:1

Perceba que Jesus estava discursando para uma multidão, sabendo Jesus que se tratava de escravos espirituais, nos versos anteriores declarou que “Sou o Messias”, que eu tenho professado ser. v.28 na sequência Sua realização da obra de redenção foi agradável a Deus, e ele teve a consciência de que, ao executá-la, fez as coisas que Deus aprovou. Muitos creram nele superficialmente, porque não acreditavam em Jesus como sendo o messias, ao ponto de quererem apedrejá-lo então Jesus sentencia : E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará..

8.32 — “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

O que consiste a verdade vos libertará ? O que será que Jesus em seu ensinamento aos judeus estava declarando? “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Seria uma sentença, porque os judeus achavam que Jesus estava contra a Lei, uma vez que a Lei exigia duas pessoas como testemunho, Jesus afirma que o seu testemunho era verdadeiro porque Eles testemunhava a cerca Dele mesmo e do próprio Pai, tratava de uma revelação, mais eles não entendiam. João 8:18
 Aquele que permanece na Palavra de Deus conhece a verdade . . implica aqueles que creem em Cristo, como descrito no verso 30, têm de permanecer na Palavra para conhecer a verdade. E essa permanência os leva a uma experiência com a verdade que os liberta do pecado. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor João 15:10. O verbo libertará alude ao domínio do pecado, libertação da escravidão do pecado. Na sequência os judeus ficaram perplexos com o foto de Jesus querer libertá-los do pecado, haja visto que eles eram descendente de Abraão sendo livres (Gn17:7), de fato eles não estavam entendendo. A obediência ao Senhor implica ter comunhão com Ele, ser protegido do pecado e provar do Seu amor.

A Bíblia diz que a verdade é a capacidade para escolher não pecar.Quem aceita o Senhor Jesus como nosso Salvador, ficamos liberto do domínio do pecado. Quando amamos a Deus vivemos em comunhão com Ele, sujeitamos a sua vontade.

Quando nos tornamos cristãos, devemos entender qual é a regra básica para viver em Cristo, a meta da nova vida em Cristo é necessário ser obediente. e para ser obediente o cristão precisa aplica a maior virtude, a retidão.

Significado de retidão –

substantivo feminino

  1. 1.qualidade, característica, atributo do que é 1reto.”predomina a r. na arquitetura moderna”
  2. 2.POR METÁFORA FIGURADO virtude de seguir, sem desvios, a direção indicada pelo senso de justiça, pela equidade; virtude de estar em conformidade com a razão, com o dever; integridade, lisura, probidade.

Porque por natureza não estamos inclinados a fazê-lo.Se praticarmos a obediência e viver reto em Cristo, estaremos praticando as recomendações feita pelas as Escrituras ” sede santo porque Sou santo” 1 Pedro 1:15-16

Cristo é o nosso pastor, somos suas ovelhas, só existe uma só maneira de desfrutar a santidade é viver em Cristo.

Somente aquele que tem recebido o verdadeiro conhecimento de Deus por meio da Palavra do Evangelho, pode chegar até a comunhão com Cristo. O apóstolo disse que ninguém que não tenha posto de lado a velha natureza, com sua corrupção e suas concupiscência, pode dizer que tenha recebido o verdadeiro conhecimento de Cristo.

O último parágrafo – (João Calvino) A verdadeira vida Cristã página 25

Querido Pai te damos graças, te pedimos que mediante a fé em nosso Senhor Jesus Cristo libertá-nos de todo o pecado, te damos graças pela sua misericórdia e seu amor, ensina Senhor a querer te conhecer mais e assim poder te glorificar e te adorar, abençoa as famílias, que Teu Reino avance e seja feita a sua vontade Pai. Amém

Deus abençoe a cada um!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *