João 8:31-32

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Graça e paz do Senhor Jesus esteja com todos!

Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. João 18:37

Palavras chaves

Verdade – significado JFA atualizada com strong

aletheia de G227 tdnt – 1 232 37 n f 1 objetivamente 1a que e verdade em qualquer assunto em consideracao 1a1 verdadeiramente em verdade de acordo com a verdade 1a2 de uma verdade em realidade de fato certamente 1b que e verdade em coisas relativas a Deus e aos deveres do ser humano verdade moral e religiosa 1b1 na maior extensao 1b2 a verdadeira nocao de deus que e revelada a razao humana sem sua intervencao sobrenatural 1c a verdade tal como ensinada na religiao crista com respeito a Deus e a execucao de seus propositos atraves de Cristo e com respeito aos deveres do homem opondo-se igualmente as supersticoes dos gentios e as invencoes dos judeus e as opinioes e preceitos de falsos mestres ate mesmo entre cristaos 2 subjetivamente 2a verdade como excelencia pessoal 2a1 sinceridade de mente livre de paixao pretensao simulacao falsidade engano
Cognato: G225 (alḗtheia), G226 (alētheúō), G227 (alēthḗs), G228 (alēthinós)

Permanecerdes – Significado JFA atualiza com strong

meno palavra raiz tdnt – 4 574 581 v 1 permanecer ficar 1a em referencia a lugar 1a1 permanecer ou residir por pouco tempo esperar 1a2 nao partir 1a2a continuar a estar presente 1a2b ser sustentado mantido continuamente 1b em referencia ao tempo 1b1 continuar a ser nao perecer durar aturar 1b1a de pessoas sobreviver viver 1c em referencia a estado ou condicao 1c1 permanecer o mesmo nao tornar-se outro ou diferente 2 esperar por estar a espera de alguem
Cognato: G1696 (emménō), G3306 (ménō), G3438 (monḗ), G3887 (paraménō), G4037 (periménō), G5278 (hypoménō), G5281 (hypomonḗ)

Libertará – Significado JFA atualizada com strong
eleutheroo de G1658 tdnt – 2 487 224 v 1 tornar livre 2 colocar em liberdade do dominio do pecado
Cognato: G1657 (eleuthería), G1658 (eleútheros), G1659 (eleutheróō), G558 (apeleútheros)

Vamos verificar juntos o estudo de João 8:31-32, quais são suas implicações diante da verdade vos libertará

Perceba que nos versos anteriores, Jesus estava sendo questionado pelos mestres da lei os fariseus, eles tentam difamar a todo custo, fazem uma série de perguntas e acusações a fim de condená-lo.

Jesus estava falando com os judeus, uma multidão de pessoas, e aqueles que criam em Jesus mesmo superficial, então Jesus lança um desafio, pede para permanecer firme na Palavra:

Significado – “Palavra” JFA atualiza com strong

λογος
logos de G3004 tdnt – 4 69 505 n m 1 do ato de falar 1a palavra proferida a viva voz que expressa uma concepcao ou ideia 1b o que alguem disse 1b1 palavra 1b2 os ditos de deus 1b3 decreto mandato ou ordem 1b4 dos preceitos morais dados por deus 1b5 profecia do antigo testamento dado pelos profetas 1b6 o que e declarado pensamento declaracao aforismo dito significativo sentenca maxima 1c discurso 1c1 o ato de falar fala 1c2 a faculdade da fala habilidade e pratica na fala 1c3 tipo ou estilo de fala 1c4 discurso oral continuo – instrucao 1d doutrina ensino 1e algo relatado pela fala narracao narrativa 1f assunto em discussao aquilo do qual se fala questao assunto em disputa caso processo juridico 1g algo a respeito do qual se fala evento obra 2 seu uso com respeito a mente em si 2a razao a faculdade mental do pensamento meditacao raciocinio calculo 2b conta i e estima consideracao 2c conta i e computo calculo 2d conta i e resposta ou explanacao em referencia a julgamento 2e relacao i e com quem como juiz estamos em relacao 2e1 razao 2f razao causa motivo 3 em joao denota a essencial palavra de Deus Jesus Cristo a sabedoria e poder pessoais em uniao com Deus denota seu ministro na criacao e governo do universo a causa de toda a vida do mundo tanto fisica quanto etica que para a obtencao da salvacao do ser humano revestiu-se da natureza humana na pessoa de Jesus o messias a segunda pessoa na trindade anunciado visivelmente atraves suas palavras e obras este termo era familiar para os judeus e na sua literatura muito antes que um filosofo grego chamado heraclito fizesse uso do termo logos por volta de 600 a c para designar a razao ou plano divino que coordena um universo em constante mudanca era a palavra apropriada para o objetivo de joao no capitulo 1 do seu evangelho ver gill ou joa 1 1
Cognato: G1586 (eklégomai), G1588 (eklektós), G1589 (eklogḗ), G249 (álogos), G2980 (laléō), G3004 (légō), G3050 (logikós), G3051 (lógion), G3052 (lógios), G3054 (logomachéō), G3055 (logomachía), G3056 (lógos), G537 (hápas).

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; João 8:31

8.31 – Jesus esta se referindo do seu próprio testemunho, a Palavra é a revelação de Deus a nós, é a expressão viva de Deus para que possamos aplicar e praticar em nossas vidas 2 Timóteo 3:16-17 Jesus, contudo, está falando aqui dos que verdadeiramente creem nele para a vida eterna. Permanecerdes, ou seja ser sustentado mantido continuamente. Se Jesus adverte, se aceitar a Palavra, a verdade de Deus e permanecer firme, quando conhecemos essa verdade nos tornamos discípulos do Senhor, então seremos libertos do pecado sendo um verdadeiro discípulo genuíno. Cristo é o nosso libertador deve haver uma total renúncia de si mesmo, na vida e na morte, à causa do Senhor.

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. Gálatas 5:1

Perceba que Jesus estava discursando para uma multidão, sabendo Jesus que se tratava de escravos espirituais, nos versos anteriores declarou que “Sou o Messias”, que eu tenho professado ser. v.28 na sequência Sua realização da obra de redenção foi agradável a Deus, e ele teve a consciência de que, ao executá-la, fez as coisas que Deus aprovou. Muitos creram nele superficialmente, porque não acreditavam em Jesus como sendo o messias, ao ponto de quererem apedrejá-lo então Jesus sentencia : E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará..

8.32 — “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

O que consiste a verdade vos libertará ? O que será que Jesus em seu ensinamento aos judeus estava declarando? “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Seria uma sentença, porque os judeus achavam que Jesus estava contra a Lei, uma vez que a Lei exigia duas pessoas como testemunho, Jesus afirma que o seu testemunho era verdadeiro porque Eles testemunhava a cerca Dele mesmo e do próprio Pai, tratava de uma revelação, mais eles não entendiam. João 8:18
 Aquele que permanece na Palavra de Deus conhece a verdade . . implica aqueles que creem em Cristo, como descrito no verso 30, têm de permanecer na Palavra para conhecer a verdade. E essa permanência os leva a uma experiência com a verdade que os liberta do pecado. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor João 15:10. O verbo libertará alude ao domínio do pecado, libertação da escravidão do pecado. Na sequência os judeus ficaram perplexos com o foto de Jesus querer libertá-los do pecado, haja visto que eles eram descendente de Abraão sendo livres (Gn17:7), de fato eles não estavam entendendo. A obediência ao Senhor implica ter comunhão com Ele, ser protegido do pecado e provar do Seu amor.

A Bíblia diz que a verdade é a capacidade para escolher não pecar.Quem aceita o Senhor Jesus como nosso Salvador, ficamos liberto do domínio do pecado. Quando amamos a Deus vivemos em comunhão com Ele, sujeitamos a sua vontade.

Quando nos tornamos cristãos, devemos entender qual é a regra básica para viver em Cristo, a meta da nova vida em Cristo é necessário ser obediente. e para ser obediente o cristão precisa aplica a maior virtude, a retidão.

Significado de retidão –

substantivo feminino

  1. 1.qualidade, característica, atributo do que é 1reto.”predomina a r. na arquitetura moderna”
  2. 2.POR METÁFORA FIGURADO virtude de seguir, sem desvios, a direção indicada pelo senso de justiça, pela equidade; virtude de estar em conformidade com a razão, com o dever; integridade, lisura, probidade.

Porque por natureza não estamos inclinados a fazê-lo.Se praticarmos a obediência e viver reto em Cristo, estaremos praticando as recomendações feita pelas as Escrituras ” sede santo porque Sou santo” 1 Pedro 1:15-16

Cristo é o nosso pastor, somos suas ovelhas, só existe uma só maneira de desfrutar a santidade é viver em Cristo.

Somente aquele que tem recebido o verdadeiro conhecimento de Deus por meio da Palavra do Evangelho, pode chegar até a comunhão com Cristo. O apóstolo disse que ninguém que não tenha posto de lado a velha natureza, com sua corrupção e suas concupiscência, pode dizer que tenha recebido o verdadeiro conhecimento de Cristo.

O último parágrafo – (João Calvino) A verdadeira vida Cristã página 25

Querido Pai te damos graças, te pedimos que mediante a fé em nosso Senhor Jesus Cristo libertá-nos de todo o pecado, te damos graças pela sua misericórdia e seu amor, ensina Senhor a querer te conhecer mais e assim poder te glorificar e te adorar, abençoa as famílias, que Teu Reino avance e seja feita a sua vontade Pai. Amém

Deus abençoe a cada um!

Mateus 15:14

Deixai-os; são cegos condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.Mateus 15:14

A paz do Senhor Jesus esteja com todos!

Oração: Pai querido, sabemos que o Senhor tem o melhor para todos, te pedimos perdão pelo os nossos pecados, sei também que mediante a fé em Jesus, libertá-nos de toda armadilha do inimigo, rejeitamos Pai tudo que fizemos por ignorância em desacordo com Tua Palavra, pela falta de fé, falta de entendimento. Que o Teu nome cresça e eu diminua, nós te pedimos em nome do Senhor Jesus.

Introdução


Certo dia, fui questionada sobre,” a fé cega as pessoas”, o questionamento era sobre promessas feita antes da conversão. Como pode ir até as escadarias de uma igreja pagar uma promessa, e hoje não acredita mais? O mesmo alegou que foi pela fé, refutei falando que na verdade era uma ignorância espiritual acompanhado pela a fé, deixando com trave nos olhos.

Paulo relata como o maior dos pecadores, consciente e por ignorância (1 Timóteo 1:13-15), (Atos 23:1). Ele diz que recebeu a misericórdia de Deus por causa de sua ignorância. . Ele teve que conhecer a Cristo, crer nele, e ser batizado para re-missão dos seus pecados (1 Timóteo 1:14-16; Atos 22:16).

O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.2 Coríntios 4:4

Hoje sou convertida sei que não é bíblico adorar santos, só Deus merece adoração Êxodo 20:3. Sabemos que algumas doutrinas são contrárias o que está nas Escrituras, Apenas Jesus levou os nossos pecados, apenas Ele nos salva e apenas Ele intercede por nós (Atos dos Apóstolos 4:12; 1 Timóteo 2:5-6).Tudo por falta de conhecimento da Palavra de Deus, a ignorância espiritual cega as pessoas. O conhecimento das Escrituras consiste em nos mostrar o que é certo ou errado, verdadeiro ou falso na aréa espiritual.Por isso, é muito importante conhecer o que a Bíblia realmente diz e analisar todo ensinamento à luz da Bíblia. Neste caso me arrependi, aceitei Jesus como meu único Salvador e reconheço a minha culpa. A Bíblia também fala sobre discernimento espiritual, esse é um dom do Espírito Santo. (1 Coríntios 12:10-11). Todo entendimento vem de Deus. Ele é a fonte de toda sabedoria e todo conhecimento. Portanto peça entendimento mediante a Jesus, o Espírito Santo habita em nós, certamente Deus lhe dará. 1 João 5:20 João 14:16-17

Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual. Colossenses 1:9

A fé

Hoje sei que que a fé é essencial para vivermos em comunhão com Deus, sem a fé o homem se torna incrédulo, sem fé é impossível agradar a Deus, a fé é um combustível dos crentes para a sua caminha para vida eterna em Cristo Jesus, o nosso Salvador.

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11:6

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11:1

A ignorância espiritual, referência Mateus 15:14

Ignorância

Ignorante é um adjetivo e substantivo de 2 gêneros da língua portuguesa com origem no termo em latim ignorante. Ignorante é uma palavra que caracteriza uma pessoa que ignora, que não tem instrução, que é estúpidotoloineptoimbecil e revela falta de saberdesconhecimento imperícia.

A palavra “ignorância” quer dizer: não ter conhecimento da existência de algo.

O indivíduo ignorante (ignorant em inglês) vive ou atua de acordo com a ignorância, muitas vezes baseando a sua vida em preconceitos, superstições, e ideias sem fundamento. Desta forma, ele constrói um mundo falso, com noções errôneas a respeito dele mesmo e do mundo que o envolve. Esta forma de viver e de pensar do indivíduo ignorante o incapacita de ver e aceitar as verdades, e o impedem de adquirir conhecimento.

A desculpa, como homens têm o hábito de alegar , da ignorância, é tirado daquela pessoa que conhecem os mandamentos de Deus. Mas também não ficarão sem punição aqueles que não conhecem a Lei de Deus. Assim, pois, todos os que pecaram sem lei, também sem lei perecerão: e todos os que com lei pecaram mediante a lei será julgado ( Romanos 2:12). Porque Deus antes não levava em conta, a respeito o desconhecimento Dele, o criador, a partir do momento que sabemos que existe Deus, não há mais desculpas para não segui-lo e não obedecê-lo.

Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;

porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram. Romanos 1:20-21

“No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.” (Atos 17.30)

O ignorante espiritual – Um exemplo é quando Pedro depois do milagre do coxo, lembrou ao judeus que mataram o Príncipe da Vida por ignorância. Pedro pede a todos o arrepedimento e a conversão para que sejam perdoados dos pecados cometidos. A ignorância espiritual não é desculpa, Deus condena e nos alerta que mesmo aqueles que por falta de conhecimento, serão condenados, este foi o motivo que Pedro pede a todos os arrependimento e a conversão por meio de Jesus Cristo o nosso único Salvador. 2 Pedro 3:9

Ensinamentos hipócrita

Durante o período que Jesus esteve na terra, ele foi muito questionado pelos os líderes religiosos, os escribas e fariseus (autoridade da Lei do Antigo Testamento),eles rejeitavam os ensinamentos de Jesus. O contexto de Mateus 15 os fariseus e escribas condenam os discípulos de Jesus por comerem sem lavar as mãos. O problema em si não era o fato de um lavamento cerimonial, um ritual de purificação, mais sim as regras e tradições que estes homens aplicavam,Jesus identificou um exemplo de como os escribas e fariseus transgrediam um mandamento de Deus ao participar dessas tradições. sabemos que as vezes alguns tradições são encabeçadas por gerações, eles criavam muitas regras de acordo com o seu próprio ego, neste caso ofertas ao Senhor e responsabilidades aos pais, esquecendo da Lei, gerando muitas discussões entre eles e Jesus.

” Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?” Mateus 15:3

“E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.” Matesu 15:6

“Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.” Mateus 15:9

Jesus estava referindo-se aos falsos profetas, os líderes religiosos de sua época, sobre os anciãos que transgrediam a Lei de Deus e seus mandamentos, eles não guardavam a Lei de Deus, homens hipócritas o povo honrava o Senhor porém o coração estava longe.Jesus alegava que os fariseus e escribas distorciam as Escrituras, Ele batia de frente, Jesus falava que se eles guardassem a tradição estavam quebrando a Lei de Deus, homens cegos, chamando a multidão, falou que o que contamina o homem não é o que entra na boca e sim o que sai da boca. Mateus 15:11

Deixai-os; são cegos condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. Mateus 15:14

Muitas igrejas nos dias de hoje, imitam os fariseus, agarrando-se as tradições e colocando acima da Palavra de Deus. Colocam seus ensinamentos no nível da Bíblia, ensinando doutrinas fundamenta pelos homens. A consequência de um cego ser condutor de outro cego, serão ambos levados para o julgamento sendo responsáveis pelos seus erros. Jesus ficou tão indignado que comparou eles com plantas de um agricultor, disse que Deus iria fazer uma separação .Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada” (Mateus 15:13-14).

A palavra “cairão” traduzido no dicionário strong “pipto” forma reduplicada e contraida de πετω peto ser submetido a julgamento ser declarado culpado 2 descender de uma posicao ereta para uma posicao prostrada 2a cair 2a1 estar prostrado cair prostrado 2a2 daqueles dominados pelo terror ou espanto ou sofrimento ou sob o ataque de um mal espirito ou que se deparam com morte repentina 2a3 desmembramento de um cadaver pela decomposicao 2a4 prostrar-se 2a5 usado de suplicantes e pessoas rendendo homenagens ou adoracao a alguem 2a6 decair cair de i e perecer ou estar perdido 2a7 decair cair em ruina de construcao paredes etc 2b perder um estado de prosperidade vir abaixo 2b1 cair de um estado de retidao 2b2 perecer i e chegar ao fim desaparecer cessar 2b2a de virtudes 2b3 perder a autoridade nao ter mais forca 2b3a de ditos preceitos etc 2b4 ser destituido de poder pela morte 2b5 falhar em participar em perder a porcao.

Perceba que a consequência será o julgamento pelo fato de caído do estado de retidão, ou seja cair no pecado.

Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. Mateus 15:9

O que leva a cegueira espiritual?

A própria ignorância, apesar dos fariseus euxarir-se nas Escrituras, não enxergavam o que as Escrituras estavam falando, eram improdutivos, não tinham discernimento, tornando-se verdadeiros cegos e conduzindo outros cegos. Mateus 15:14

Na maioria das vezes a falta de conhecimento, leva a cegueira e também leva algumas heresias, como a idolatria, com consequências graves, Jesus criticava os líderes religiosos de sua época atribuindo o foto de distorcer e niglenciar a Palavra, determinado também consequências ao povo que sofrerá pela ignorância. A responsabilidade será tanto dos líderes como dos seus fieis. 2 Pedro 2:1

A ignorância intencional .

Essa deveremos ter muito cuidado, porque quando ignoramos intencionalmente a Deus, estamos entregamos a nossa destruição, acaba nos afastando de Deus, os ímpios serão consumidos pelos seus próprios pecados. Salmos 94:23

A lei romana é considerada a fonte da ideia de que a ignorância da lei não perdoa ninguém. No entanto, tal conceito originou-se muito antes. Quando Deus deu a lei a Israel, Ele estabeleceu que até mesmo o pecado não intencional exigiria um sacrifício para o perdão (Levítico 4; Ezequiel 45:18-20).

Será, pois, perdoado a toda a congregação dos filhos de Israel, e mais ao estrangeiro que peregrina no meio deles, porquanto por ignorância sobreveio a todo o povo.
E, se alguma alma pecar por ignorância, para expiação do pecado oferecerá uma cabra de um ano.
E o sacerdote fará expiação pela pessoa que pecou, quando pecar por ignorância, perante o Senhor, fazendo expiação por ela, e lhe será perdoado. Números 15:26-28

Em sua carta aos cristãos que viviam em Roma, o apóstolo Paulo referiu-se à questão da ignorância ou falta de entendimento. Quando as pessoas eram ignorantes da justiça de Deus, criaram sua própria justiça (Romanos 10:3). Ao vivermos de acordo com nossos próprios padrões de certo e errado, podemos nos sentir bem conosco mesmos, mas isso não nos torna espiritualmente saudáveis. Apenas quando somos comparados ao padrão de justiça de Deus (Jesus) conhecemos a condição de nossa saúde espiritual.

Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração. Efésios 4:18

Ignorância involuntária.

Voltamos no século IV onde a igreja de Cristo já estava formada, quando o imperador Romano Constantino estabeleceu o Cristianismo como a religião oficial de todo o Império Romano, legalizou o cristianismo como religião única e como não tornou o paganismo ilegal, foi então que começou a entrada do paganismo no cristianismo, tornado a igreja deforma,dando abertura para entrada de doutrinas falsas heréticas, levando multidões de pessoas a práticas erradas divergindo das Escrituras, tornando-se cegos, acham que estavam praticando a Palavra, quando na verdade estão praticando heresias, um grande exemplo adoração a ídolos.

No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2 Pedro 2:1

Pedro disse aos seus irmãos judeus que comemoravam a lei que eles “mataram o Autor da vida” porque “agiram na ignorância” (Atos 3:15, 17). Paulo disse ao seu público grego idólatra que a sua longa história artística era, na verdade, “os tempos de ignorância” que Deus desconsiderou (Atos 17:30).

Os judeus mataram Jesus. Os gregos construíram ídolos. Ambas as ações eram expressões instintivas de corações não condicionados pela Palavra revelada de Deus, mas por conjuntos de crenças e valores diferentes (igualmente pecaminosos). Os judeus acreditavam em um deus legalista de sua própria criação e valorizavam sua versão cultural da justiça; os gregos acreditavam em seus deuses humanos e valorizavam a beleza de suas próprias imaginações. Suas ações simplesmente expressavam essas estruturas mais profundas de ignorância. Os judeus não pretendiam que o assassinato de Jesus fosse um ato hostil contra Deus, e os gregos não pretendiam que a busca do prazer mundano fosse uma rebelião direta contra ele. No entanto, elas foram.

Como combater a ignorância espiritual?

O combate é através da leitura e prática da lei de Deus, as escrituras 2 Timóteo 3:16-17 – “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”.

O apóstolo Paulo ensinou que o Senhor preparou os seus discípulos para combater estes graves erros. Efésios 4:11-12 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Efésios 4:13.

Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. João 8:31-32

Conclusão

As pessoas fracas, ofendidas pela ignorância e depois retornam a visões justas, devem ser distinguidas. de homens arrogantes e desdenhosos que são os autores de ofensas. É importante atender a essa distinção, para que ninguém que seja fraco possa se afligir por nossa culpa. Mas quando os homens perversos atravessam sua obstinação, vamos andar impassíveis no meio de ofensas; porque aquele que não poupa irmãos fracos pisoteia, por assim dizer, aqueles a quem somos ordenados a estender a mão. Seria inútil atender a outros, a quem não podemos evitar ofender, se desejamos manter o caminho certo; e quando, sob o pretexto de ofender, caem e se revoltam de Cristo, devemos deixá-los em paz, para que não nos arrastem junto com eles. John Calvin

Deus abençoe a cada um!

Salmo 2 – Estudo

A paz do Senhor Jesus esteja com todos!

SALMO 2

1 Por que se amotinam as nações
e os povos tramam em vão?

2 Os reis da terra tomam posição
e os governantes conspiram unidos
contra o Senhor e contra o seu ungido, e dizem:

3“Façamos em pedaços as suas correntes,
lancemos de nós as suas algemas!”

4 Do seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoa deles.

5 Em sua ira os repreende
e em seu furor os aterroriza, dizendo:

6“Eu mesmo estabeleci o meu rei
em Sião, no meu santo monte”.

7 Proclamarei o decreto do Senhor:
Ele me disse: “Tu és meu filho;
eu hoje te gerei.

8 Pede-me, e te darei as nações como herança
e os confins da terra como tua propriedade.

9 Tu as quebrarás com vara de ferro
e as despedaçarás como a um vaso de barro”.

10 Por isso, ó reis, sejam prudentes;
aceitem a advertência, autoridades da terra.

11 Adorem o Senhor com temor;
exultem com tremor.

12 Beijem o filho, para que ele não se ire
e vocês não sejam destruídos de repente,
pois num instante acende-se a sua ira.
Como são felizes todos os que nele se refugiam!

Introdução!

Este Salmo é abundante em sabedoria, provavelmente foi escrito pelo rei Davi, atribuído pelos apóstolos no livro de atos ( Atos 4:24-26), salmo que fala sobre soberania Divina perante a rebeldia dos homens. É considerado um salmo messiânico, fala da missão do ungido ( Jesus) veio para salvar dos nossos pecados e pagar a nossa dívidas. Deus apresenta seu filho como o único Rei, e declara que todos, tanto no céu, na terra como debaixo da terra estamos sobre seu comando. Esse é o Rei dos reis.

Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:9-11

1 Por que se amotinam as nações
e os povos tramam em vão?

2 Os reis da terra tomam posição
e os governantes conspiram unidos
contra o Senhor e contra o seu ungido,
e dizem:

Aqui é descrito a rebeldia dos gentios e seus líderes, tudo inútil eles se exaltam contra o ungido, ou seja contra o Senhor.

Gentio – significado dicionário strong – referindo-se povo não judeu.

Senhor – significado Yehavah – Nome próprio do único Deus verdadeiro

Ungido – significado – Mashiyach – referindo ao rei de Israel, sumo sacerdote de Israel , referindo-se ao messias príncipe messiânico.

3“Façamos em pedaços as suas correntes,
lancemos de nós as suas algemas!”

A rebeldia é tão grande, que acreditam que quebrando os laços perderá o vínculo, querem distância da Palavra (Bíblia).O s homens por conta do pecado não enxergam o cuidado de Deus com o juízo.

4 Do seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoa deles.

Quando Deus é atacado, Ele zomba do povo incrédulo.o maior e mais forte dentre os homens é insignificante diante poder de Deus.

5 Em sua ira os repreende
e em seu furor os aterroriza, dizendo:

Deus na hora de sua ira irá confundir os homens que se exaltam e irá fazer o seu juízo.

6“Eu mesmo estabeleci o meu rei
em Sião, no meu santo monte”.

A certeza da profecia, mil anos antes o salmista anunciava o messias( meu rei) João 4:26 E todo qualquer invocar o Nome de Yahweh será salvo; pois, de acordo com a Promessa do Eterno, no monte Sião e em Jerusalém haverá salvação para os sobreviventes, para todos aqueles a quem Yahweh, o SENHOR, chamar!” Joel 2:32

7 Proclamarei o decreto do Senhor:
Ele me disse: “Tu és meu filho;
eu hoje te gerei

Deus proclama seu filho Jesus, Ele é o Salvador, veio e venceu a morte e tomou o lugar de sumo sacerdote Hebreus 4:14-15

8 Pede-me, e te darei as nações como herança
e os confins da terra como tua propriedade.

9 Tu as quebrarás com vara de ferro
e as despedaçarás como a um vaso de barro”.

A promessa de Deus , o Pai coloca todas as coisas sujeita ao Filho, finalmente esmagará todos os seus opressores. Tudo esta sobre reinado do Filho, o rei absoluto.

Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, Filipenses 2:10

10 Por isso, ó reis, sejam prudentes;
aceitem a advertência, autoridades da terra.

11 Adorem o Senhor com temor;
exultem com tremor.

Surge um pedido de prudência para todos os reis da terra, para que se juntem e se alegrem no Senhor.

12 Beijem o filho, para que ele não se ire
e vocês não sejam destruídos de repente,
pois num instante acende-se a sua ira.
Como são felizes todos os que nele se refugiam!

Perceba que o salmo não termina com a ira de Deus sendo despejada, e sim com algumas advertências.

Regozijar-se com temor, se sujeite ao ungido com temor, se recusarem será levantado a sua ira sobre eles. Somente com o devido temor, adoração, reverência e respeito ao Deus Santíssimo poderia haver verdadeira alegria no reino que há de vir. Deus enviou seu filho para salvação do mundo, deveremos nos sujeitarmos a Ele com toda honra e Glória, e descansar no Senhor. Mateus 11:28-30.

Oração.

Senhor Deus e Pai te dou graças pela Sua Soberania, ajuda-me a abandonar todos os ídolos do meu coração, que o Senhor assuma o domínio sobre a minha vida, ilumina Pai, cada irmão que chegue até aqui com Teu entendimento para que entenda Senhor A tua Palavra, que tudo seja para te engradecer e te honrar, em nome de Jesus. Amém.

Deus abençoe a cada um!