Pedro Apóstolo de Jesus !

A paz do Senhor Jesus esteja com todos irmãos!

Oração:

Pai querido te dou graças pela sua soberania, perdoa-me pelas vezes que tenho deixado de confessar os meus pecados, sei que o Senhor me perdoa, que o sangue do Senhor Jesus me purificou. Oramos pedindo que o Espírito Santo lhe revele toda a verdade sobre este assunto, Abençoa durante a leitura deste estudo para que você aprenda com o Senhor. Abençoe Senhor todos os enfermos, que continue perseverando na Tua Palavra que o Teu Reino avance em nome de Jesus. Amém.

Introdução

Pedro homem de coragem e covardia, Jesus sabe que as falhas de Pedro não era do coração, e sim da cabeça, homem extremamente impulsivo sobressaindo entre os discípulos, Nenhum outro discípulo foi tão diretamente admoestado por nosso Senhor e nenhum deles jamais ousou advertir seu próprio Mestre como Pedro! 

“Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.” 1 Pedro 4:8

Pedro também será chamado de Cefas (João 1:42)

Nasceu – Betsaida ( João 1:44)

Pai – Jonas ( João 1:42)

Irmão – André ( Mateus 4:18)

Casado -Provavelmente ele já era casado, antes de ser chamado para seguir a Jesus (Mateus 8:14-15)

Pedro falava em aramaico, falava também um pouco de grego, talvés seja por conta do seu trabalho, tinha muito contato com os gentios.

2 Pedro 3:9 – “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento”. 

O Chamado de Pedro!

Pedro apóstolo do Senhor, pescador e foi chamado por Jesus para segui-lo, tanto Pedro como seu irmão André( Mateus 4:18). Depois da prisão de João Batista, Jesus foi para Galileia proclamar as ” Boas Novas”. Pedro e seu irmão André foram os primeiros a ser chamados por Jesus, o chamado veio após uma pesca milagrosa. Então Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”. ( Lucas 5:10)

Porque Jesus chamou Pedro de Cefas

Significado de Cefas = nome aramaico que Jesus deu a Pedro, que significa Pedra. Jesus sabia que aquele que havia escolhido seria um grande discípulo e apóstolo, firme como uma rocha.

O caráter de Pedro!

Pedro um homem temperamental, onde se destacava por suas decisões impensadas, Pedro homem de coragem e ao mesmo tempo de corvadia, Jesus falou que as falhas de Pedro não era do coração e sim de sua cabeça. Homem de muita fé, fiel e as vezes incrédulo. O retrato de Pedro é de homem fiel a Deus, e as vezes esquece todas as suas palavras e se encovarda. Porém um homem que recenheceu os seu pecados a ponto de chorar amargamente.Nenhum outro discípulo foi tão diretamente admoestado por nosso Senhor, foi Pedro que advertir seu próprio Mestre ! Mas, sob os ensinos, os exemplos e o treinamento de Cristo, o caráter impulsivo desse galileu foi sendo gradativamente subjugado até, finalmente, após o Pentecostes, tornar-se a própria personificação da fidelidade a Cristo.

A liderança de Pedro!

Pedro sempre se antecipava em suas perguntas, era um lider entre os discípulos por conta de sua personalidade, comunicativo, talvés por conta de seu trabalho, tinha contato com muitas pessoas, era um pescador, depois do chamado de Jesus, passou a ser pescador de homens. Lucas 5:1-11

Notoriamente era um homem de liderança, foi ele que ajudou a difundir o evangelho entre os judeus e gentios. Por fim Pedro consegue introduzir o evangelho aos gentios, vejo o caso de Cornélio, sua família e demais assistentes, recebem o batismo com o Espírito Santo (At 10.44-48). O fato trouxe perplexidade no colégio apostólico (At 11.1-3,18), mas após a apologia de Pedro (At 11.4-17 ver 15.7-11), a Igreja glorificoua Deus pelo fato de os gentios serem também objeto do amor de Deus (At 10.45).

Ministério de Pedro !

Pedro teve uma grande importância e participação durante todo ministério de Jesus, sem dúvida o discípulo mais conhecido de Jesus. Além dele presenciar os milagres de Jesus também ouviu o que o mestre pregou, Jesus dirigiu-se muito mais a ele do que qualquer outro discípulos, tornando-se um grande pregador. Daqui em diante é Pedro nas narrativas do evangelho o mais visível dos doze discípulos.Pedro incluído no número dos doze apóstolos (Mt 10.2 a 4 – Mc 3.13 a 19 – Lc 6.12 a 16).

Foi Pedro que chamou homens ao arrependimento e para ser batizado em nome de Jesus, cerca de três mil homens (Atos 2:38-41), foi dotado pelo Espírito Santo para operar milagres ( Atos 3:6). Pedro tornou-se um grande pregador da palavra de Deus na igreja primitiva, antes homem sem instrução após o chamado tornou-se um homem regozijo nas palavras. Homem de oração, tornando-se presbítero. !1 Pedro 5:1

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (1 Pedro 2:9), Pedro nos mostra quem somos e qual a nossa missão.

A escolha de Pedro como apóstolo!

No evangelho de Mateus , no início de seu ministério Jesus viu os dois irmãos Simão chamado Pedro e seu irmão André ( Mt 4:18) no mesmo instante deixaram suas redes e o seguiram. Mais tarde Pedro então foi escolhido também como apóstolo de Jesus (Mc 3:16-19) Atos 1:13-14, sendo Pedro o primeiro da lista, também era um dos três que sempre estava mais próximo a Jesus, demonstrando sua transcendência.  Pedro incluído no número dos doze apóstolos (Mt 10.2 a 4 – Mc 3.13 a 19 – Lc 6.12 a 16).

Foi Pedro que primeiro a responder que Jesus era o Cristo, o filho de Deus vivo. Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Mateus 16:16

Foi ele quem disse: ‘Senhor, retira-te de mim; porque sou pecador’ (Lc 5.8). Pedro pecou tão gravemente quanto Judas. Se Judas vendeu Jesus, Pedro imprecou contra seu Senhor. Não há, diferença essencial nisso, salvo que Pedro se arrependeu e Judas não, tirando sua própria morte.

 Andou sobre a água para ir ao encontro de Jesus (Mt 14.28 a 31) “Senhor, se és tu, manda que eu vá ao teu encontro sobre as águas” (v.28), ao que o Mestre responde: “Vem” (v.29). Pedro começa bem, mas logo que sente o vento, começa a afundar e clama: “Senhor, salva-me!” (v.30), ao que Jesus lhe estende prontamente a mão, o levanta e o repreende pela fraqueza na fé (v.31)

Cristo pronuncia ” E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja Mateus 16:18, este versículo é motivo de várias contestações, com interpretações diferentes, a mais conhecida sugerem que Pedro é a própria pedra, talvés pelo jogo de palavra que envolve seu nome, alguns defendem que a pedra seria declarada por Jesus seria Ele próprio, ou seja o Cristo.

Pedro é repreendido por Jesus ( Mateus 16:23)

Jesus virou-se e disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”. Mateus 16:23

Pedro sob a influência de Satanás, tentou distrair Jesus do que Ele tinha vindo fazer. Ele tentou fazer Jesus “tropeçar” em Seu caminho para a crucificação.Sua interferência foi imprópria, os conselhos de Pedro foram impróprios, se seguidos, mudaria os planos de Deus.

Assim sendo, para vós, os que credes, ela é preciosa, mas para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a principal, a pedra angular”,

8e, “pedra de tropeço e rocha que causa a queda”; porquanto, aqueles que não crêem tropeçam na Palavra, por serem desobedientes, todavia, para isso também foram destinados. ( 1 Pedro 2:7-8)

Pedro esteve com Jesus no monte, e foi testemunha da Transfiguração (Mt 17.1 a 4 – Mc 9.2 a 6 – Lc 9.28 a 32 – 2 Pe 1.17,18) –

Pedro quis saber de Jesus a respeito da prática do perdão (Mt 18.21)

Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. (Mateus 18:21-2)

Recebeu a promessa a respeito da futura glória daqueles que tinham deixado tudo para seguir a Cristo (Mt 19.27 a 30)

Pedro com outros interrogou o Divino Mestre sobre as desgraças anunciadas para a cidade de Jerusalém (Mc 13.1 a 4)

Pedro e com João foi mandado preparar a Páscoa (Lc 22.8). Na última Ceia não queria que Jesus lhe lavasse os pés (Jo 13.6 a 9)

Sugeriu a João que perguntasse o nome do traidor (Jo 13.24)

Declarou a sua firme fidelidade a Jesus, mas foi avisado da sua próxima queda (Mt 26.33 a 35 – Mc 14.29,31 – Lc 22.31 a 34 – Jo 13.36 a 38).

Foi durante o julgamento que ele por três vezes negou conhecer o seu Mestre, chorando depois amargamente a sua falta (Mt 26.69 a 75 – Mc 14.66 a 72 – Lc 22.55 a 62 – Jo 18.17,18,25 a 27).

Depois da crucifixão, Pedro, acompanhado de João, visitou o sepulcro (Lc 24.12 – Jo 20.2 a 6)

Cristo ressureto apareceu ao apóstolo Pedro (1Coríntios 15:5)

Também Se manifestou Jesus estando Pedro com outros discípulos ‘no mar de Tiberíades’, sendo ali interrogado pelo Salvador, e novamente encarregado de anunciar o Evangelho (Jo 21.1 a 23 – 2 Pe 1.14)

Estava presente nas reuniões que os apóstolos tiveram depois da ascensão (At 1.13)

Foi Pedro que sugeriu aos demais sobre um homem para substituição de Judas Iscariotes Atos 1:15

Apareceu a explicar as manifestações do Espirito Santo no dia de Pentecoste (At 2.14 a 40)

Pedro quem censurou a Ananias e Safira (At 5.1 a 11)

Encontro de Pedro e Paulo (At 9.26 – Gl 1.17,18)

Milagres de cura (Enéias, Dorcas)

A família de Cornélio recebeu o Espírito Santo, sendo os seus membros batizados por Pedro, que por esse fato ofendeu os de sua terra natal (At 11.2)

Seis anos depois encontramo-lo em Jerusalém discutindo com os outros apóstolos o assunto da circuncisão. Mas ele não foi o presidente daquele concilio, nem apresentou as suas deliberações (At 15).

Foi em Antioquia, não muito depois do concílio, ou, segundo alguns, antes dessa magna reunião, que houve o memorável conflito entre Pedro e Paulo (Gl 2.11 a 14). Pedro parecia estar indeciso sobre a questão da igualdade dos gentios. Paulo denunciou a conduta de Pedro, e então o mais velho submeteu-se ao apóstolo mais novo, ficando para sempre seu amigo (2 Pd 3.15)

Pedro foi o primeiro papa?

Estabelecifo há muito tempo pelos romanos com relação ao apóstolo Pedro ter sido o primeiro papa, a igreja primitiva foi liderada por todos os apóstolo, bem democrática, Jesus nunca colocou Pedro numa posição de comando sobre os outros apóstolos. Jesus é e sempre foi o único líder supremo da Igreja.


“Mas vocês não devem ser chamados mestres; um só é o Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos.

9A ninguém na terra chamem ‘pai’, porque vocês só têm um Pai, aquele que está nos céus.

10Tampouco vocês devem ser chamados ‘chefes’, porquanto vocês têm um só Chefe, o Cristo. Mateus 23:8-11

Alguns pontos para refutar sobre este assunto:

Em Mateus 16:18 , muito difícil de ser interpreta do pelo jogo de palavras entre o nome do apóstolo e a pedra. Qual a possibilidade de que a pedra seja o Pedro? A confissão da divindade de Cristo, o próprio Cristo está se referindo a si mesmo. A pedra principal da esquina é o Cristo.

1 -Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.
Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. Atos 4:10-11

2 – Cristo entregou as chaves do Reino a Pedro, aqui esta se referindo a disciplina de Pedro e de todos os apóstolos, Pedro tem uma primazia Mateus 18:18.

3 – A vulnerabilidade da pessoa de Pedro, sendo muito contraditória por toda sua vida.

4 – Caráter volátil de Pedro, muito temperamental.

5 – A carta de Paulo aos romanos ele não faz nenhuma menção de Pedro na carta.

6 – Pedro não foi presidente do concílio.

A primeira epístola de Pedro

Carta escrita para os cristãos que viviam em cinco PROVÍNCIAS romanas que ficavam numa região que hoje faz parte da Turquia. O apóstolo está em Roma (5.13, v. BABILÔNIA 2). Os cristãos que estão sendo perseguidos por causa de sua fé devem sofrer como Cristo sofreu (2.21-25), viver para a glória de Deus (1.7,15-16) e anunciar o evangelho (2.9).

A segunda epístola de Pedro

Carta em que são condenados falsos mestres que ensinavam doutrinas erradas e levavam as pessoas a se entregarem a todo tipo de imoralidades e de vícios. Além disso, esses falsos mestres negavam a SEGUNDA VINDA DE CRISTO (cap. 3). À vista da esperança de um novo céu e de uma nova terra, os cristãos devem viver uma vida de pureza e de paz com Deus (3.13-14).

Martírio

Segunda a tradição, foi morto entre 64 e 67 d.C no tempo de Nero, existe alguns relatos que Pedro foi crucificado de cabeça para baixo.

Deus abençoe a cada um!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *