A Ressurreição de Lázaro – João 11

Oraçõa: Pai querido, te agradeço pela Tua misericórdia, reconheço a minha total dependência de Ti Senhor, te peço bençãos para poder seguir em frente com esse projeto de levar a Palavra. Te peço protege nossas famílias e todos os idosos, abençoa a igreja, que tudo Senhor seja para Te honrar e glorificar, em nome do Senhor Jesus. Faz o Teu Reino avançar. Amém.

A paz do Senhor Jesus esteja com Todos irmãos!

João relata sete milagres no seu Evangelho, entre eles ” a ressurreição de Lázaro “ que se destaca com a finalidade de revelar a divindade de Jesus, o próprio evangelista termina falando de infinitude ao revelar que se fosse escrito tudo o que Jesus fez o mundo inteiro não seria suficiente para conter esses livros, é claro que é uma hipérbole.

O intuito do evangelista é mostrar o poder que Jesus tem sobre a morte, quem é o verdadeiro Jesus. Sabemos que o evangelho de João foi escrito muito depois da morte de Cristo, alguns estudiosos falam que por volta de 50d.C, um pouco antes da destruição de Jerusalém, provavelmente este evangelho foi um dos últimos a ser escrito. Ao escolher esse milagre, João aponta para divindade de Cristo, deixa bem claro que Jesus de Nazaré é o Filho de Deus. O Evangelho foi escrito para apresentar a ressurreição e a vida, com propósito de mostrar a glória de Deus diante de Jesus Cristo.

A ressurreição de Lázaro.

Jerusalém fica apenas 40 minutos a caminho do vilarejo de Betânia, cidade onde Jesus e os seus discípulos param a noite para descansar na casa de Lázaro, era uma caminhada cansativa, isto na semana que antecede a páscoa, sabiam que na casa de Lázaro eles podiam descansar, comer uma refeição quentinha. (João 12:1-3)

A história de Lázaro é relatada em João 11, sabemos que ele e suas irmãs eram amigos de Jesus, ele sempre recebia Jesus em suas viagens a Jerusalém, Maria é aquela que ungiu os pés de Jesus com Bálsamo. Respondeu Jesus: “Deixe-a em paz; que o guarde para o dia do meu sepultamento. João 12:7

V. 1-4 A permissão da doença de Lázaro – O propósito era para mostrar a glória de Deus. Os discípulos estranharam quando Jesus falou que a doença não era para morte, mas tem objetivo de mostrar quem Jesus é, manifestar sua glória.

V.5 – Porque Jesus demorou? Cristo mostra sua glória, demorou porque Ele iria manifestar sua glória através da morte de Lázaro era necessário, Ele já sabia de tudo, afinal Ele é Deus. Jesus resolve esperar porque Deus tem um propósito.

V.7 – 10 – Resolve voltar para Judeia, Ele usa frase figurada com relação ao tempo, a hora Dele de partir não chegou, era hora de agir, trabalha para mostrar quem Ele era, precisava mostrar aos incrédulos que Ele era a luz do mundo. João 11:9 Uma alusão, Jesus é a luz do mundo; quem anda em seu Espírito, e por sua direção, não pode tropeçar – não pode cair no pecado, nem ser surpreendido por uma morte inesperada. Mas quem anda de noite, nas trevas de seu próprio coração, e de acordo com a ilusão deste mundo sombrio, tropeça – cai em pecado e, finalmente, cai no inferno.

V. 11-15 – Jesus refere-se ao fato de dormir como sendo morte, no antigo testamento era muito comum relacionar a morte com dormir, os próprios discípulos não estavam entendendo. Jesus pacientemente explica v. 13, ou seja Jesus sabia de tudo e sabia o que iria fazer, no v. 15 Jesus se alegrou, não pelo fato da morte em si, mas sabia o motivo do atraso, se Ele não tivesse atrasado, iria agir em uma cura de uma doença e não em uma ressurreição de uma morte. Então todos iriam crê Nele. Jesus tinha o propósito de ressuscitar o amigo ao invés de curá-lo. Este foi o propósito de Deus, que pela a morte de Lázaro todos vissem a sua Glória.

V. 20 – Marta sai ao encontro de Jesus, lembra também aquele episódio onde Marta estava inquieta, ocupada com os muitos afazeres.

V. 21 – Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.

V. 22 – Marta sabe da confiança em Cristo.

V. 23 Jesus fala da ressurreição.

V. 24 – Marta não entende, ela acha que está se referindo a ressurreição dos últimos dias

V. 25/26 – Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?

Marta não estava à espera de um milagre. O que Marta esperava já havia alcançado: – “Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo” (Jo 11:27). O que os profetas dava por certo em seus oráculos, e que muitos aguardavam, Marta havia contemplado, e por isso confessou que Jesus era o Filho de Deus que havia de vir ao mundo. Finalmente Marta confessa sua fé.

V. 35 – Jesus chorou, este é o versículo mais curto de toda a Bíblia, em poucas palavras Jesus revela sua humanidade, seu amor e sua compaixão ao próximo. Os incrédulos não respeitaram nem o momento de sentimento de dor de Jesus, dizendo: não foi Ele que fez o cego abrir os olhos, cadê o poder dele? Mal sabendo o que estava por vir.

V. 40 – Jesus resolve ressuscitar o Lázaro – Jesus estava sendo perseguido pelos chefes religiosos, fariseus, eles estavam tentando por todos os lados pegar Jesus e acabar com sua vida, uma vez que eles estavam se sentindo afrontados, a nação judia tinha uma posição muito importante dentro do império romano, não podiam aceitar qualquer tipo de ameaça. Por outro lado Jesus precisava se apressar, então resolve agir com o milagre da ressurreição de Lázaro, sabendo que seria para revelar quem era o verdadeiro Filho de Deus (João 11:25), neste momento muitos creram em Jesus, também houve aqueles que o rejeitaram apoiando e denunciando aos sacerdotes.

Mas os chefes dos sacerdotes e os fariseus tinham ordenado que, se alguém soubesse onde Jesus estava, o denunciasse, para que o pudessem prender. João 11:57

A ressurreição de Lázaro corroborou para sua crucificação e morte de Jesus ( João 11:57) também planejaram matar a prova do milagre, o próprio Lázaro.

V. 47/48 – Depois os principais dos sacerdotes e os fariseus formaram conselho, e diziam: Que faremos? porquanto este homem faz muitos sinais. Se o deixamos assim, todos crerão nele, e virão os romanos, e tirar-nos-ão o nosso lugar e a nação.

Conclusão

O que o evangelista João escreveu sobre a ressurreição de Lázaro tinha como objetivo demonstrar que Cristo é o Filho de Deus, ou seja, não tinha por finalidade dar significado ou por em evidência a pedra posta no túmulo ( Jo 20:31 ), sua finalidade era:Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome. João 20:31. Ele evidencia que Marta e Maria criam em Cristo como o Filho de Deus que havia de vir ao mundo e, que Jesus operou o milagre para que os homens cressem que Ele é o enviado de Deus ( Jo 11:42 ).

Jesus replica Marta: – “Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?” v.40

O objetivo da vinda de Cristo à cidade de Betânia completou-se: muitos dos judeus que viram o que Jesus fizera, creram nele! Embora uma restauração da saúde tenha sido um milagre, e suficiente para convencê-lo, o milagre de ressuscitá-lo depois de quatro dias morto será muito mais impressionante, Jesus se atrasou para ressuscitá-lo e não fazer a cura. E foi um milagre ainda maior, ressuscitar um que foi enterrado por três ou quatro dias e em cujo corpo a putrefação poderia ter começado a ocorrer, do que ressuscitar um que estava morto de novo. Ver João 11:39. A obra ‘maior’ realizada por Cristo não foi a ressurreição de Lázaro, foi fazer com que os judeus cressem n’Ele ( Jo 6:29 ). Naquele momento houve alegria nos céus em função dos pecadores arrependidos ( Lc 15:10 ).

Deus abençoe cada um!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *