NASCER DE NOVO JOÃO 3:1-15

Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja com todos vocês!

Introdução

A definição de  nascer de novo, o homem deixa de estar morto espiritualmente, antes preso em seus delitos e pecados . Tendo sido vivificado, ele passa a crê que Jesus Cristo é o seu Salvador, se arrepende de todos os seus pecados, é declarado justo por Deus pelos méritos de Cristo e é adotado na família de Deus, agora podemos dizer somos novas criatura, viveremos na eternidade. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 1 João 2:25

A Bíblia diz que todos somos fruto do pecado , não há ninguém que não seja fruto do pecado(1João 1:8). Deus precisou enviar se filho unigênito para nos libertar do pecado (João 3:16).

Jesus se fez carne, ele sofreu até a morte, o mundo não o reconheceu, exemplo de amor, caráter e justiça, habitou entre os homens, veio para iluminar os homens e nos regastar de todos os nossos pecados (João 1:9-14) . Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:15.

João 3:1-15 – vamos tentar entender de fato o que é nascer de novo.

Era uma festa de Páscoa, Jesus estava na cidade de Jerusalém, Ele realizava muitos milagres, as pessoas estavam acreditando em Jesus, porém o próprio Jesus não acredita nessas pessoas, Ele conhecia cada coração, sabia que elas estavam crendo por conta das curas milagrosas naqueles fiéis.

A Bíblia diz que esta fé em Jesus não era genuína, era apenas por conta dos milagres. E assim foi que Nicodemos se aproximou de Jesus, ele curioso sobre a pessoa de Jesus, precisava saber como era aquele homem que estava fazendo milagres miraculosos.

Nicodemos era um fariseu, homem muito importante, judeu, homem entendi da lei, religioso e muito culto, então Nicodemos entra em cena, veio então a pergunta dele a Jesus: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. João 3:2

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3 . Talvés Nicodemos quisesse colocar Jesus na parede, fez elogios, mas surgiu ainda muitas dúvidas a respeito de nascer de novo.

Então o que sigifica nascer de novo?

Significado de nascer em grego – gennao Deus transfoma pessoas em seus filhos através da fé na obra de Cristo- dicionário strong – pt

Significado de novo em grego apresenta ao usar “anothen coisa que vem do céu, ou de Deus, novo mais uma vez -dicionário strong – pt

Desta forma nascer de novo, seria uma mudança radical, a transformação de uma pessoa, uma regeneração, mudança de dentro para fora, do coração e todo seu ser, uma nova criatura, deixado tudo para trás. Você morre para o mundo e nasce para Cristo. 2Coríntios 5:17

Como nascer de novo? Na Bíblia está escrito que nascer de novo deve ser nascer da água e do Espírito(Joao 3:5), isso acontece com o batismo da água e depois com batismo do Espírito Santo Atos 1:5 2:1-4. A Bíblia diz, que o pecado nos separa de Deus(Romanos 3:23), para ir para o céu precisamos nascer de novo, devemos nos arrepender de nossos pecados e aceitar Jesus como nosso redentor, devemos viver na presença do Senhor e fazer sua vontade, então teremos a garantia da vida eterna.Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 2 Coríntios 5:17

Qual a necessidade de um novo nascimento? Se você não nascer de novo sua religião é vã, sua fé e sua esperança é vã, se você não nascer de novo não pode entrar no Reino do Céu.Você precisa reconhecer que tem que se libertar e se purifcar de todos os pecados da carne,precisa nascer da água e do Espírito Santo, reconhecer que os pecados te afastam de Deus na eternidade, o pior de todos afastado de Deus não entrará em seu Reino.

Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”. João 3:3 .Nascer de novo prepara a pessoa para reinar com Cristo no Reino de Deus (2 Timóteo 2:12)

A natureza de quem não nasce de nova. Sabemos que temos uma natureza pecaminosa, nascemos no pecado, temos uma inclinação para o pecado, como resultado afastar de Deus. Dificilmente vai procurar Deus por própria vontade, dificilmente terá capacidade de mudar sua própria vida, pelo contrário nos rebelamos contra Deus, é por este motivo que não temos salvação por nossos méritos.

As causas de quem não nasce de novo. Não terá salvação, não terá vida eterna, não terá entrada no céu e jamais terá a presença de Deus.João 3:36

Para entrar no Reino de Deus é necessário nascer da água e do Espírito.

No verso 7 Jesus está ordenando um novo nascimento, alguns pessoas só acreditam em Jesus por verem milagres, esta fé apenas não é o suficiente para salvação. Não pela religiosidade, não é cargos importantes nas igrejas, não pela cultura, não pelo conhecimento bíblico, isto não é o suficiente, é necessário nascer da água e do Espírito. Jesus foi o primeiro a ser batizado, depois Deus batizou com espírito Santo, então depois disso Jesus nasceu de novo espiritualmente como Filho de Deus.

O primeiro passo para nascer de novo, é se arrepender e crê, então começa o novo nascimento do alto, nascer do Espírito, o vento no verso 8 Jesus usou para ilustrar atividade do Espírito, é necessário o novo nascimento do Espírito para compreender a obra livre soberana e misteriosa do Espírito Santo de Deus.

Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Romanos 6:4

Porque Jesus foi batizado? Sabemos que o batismo de João era de arrependimento de pecados(At 19:4), com isso deixa algumas dúvidas por que Jesus foi batizado se Ele não tinha pecado, Jesus veio como carne para nos ensinar para nos dar exemplo por meio de sua vida terrena para cumprir toda justiça (Mateus 3:15).Ele é o nosso fiador, substituto, fez-se pecado por nós (2 Co 5:21). Jesus veio do Pai e ao ressuscitar, retornou para Ele ( João 3:31 16:28). Todos evento do batismo deveria acontecer para que o povo visse que Jesus era realmente o filho de Deus, o messias prometido .(Is9:4).

Porque precisamos receber o Espírito Santo? Enqaunto o batismo lava o nossos pecados, o Espírito Santo santifica e purifica, o Espírito Santo o ajuda a reconhecer e entender a verdade, Ele conforta nos momentos difíceise guia as nossas decisões. Podemos sentir o amor e a influência de Deus no dia a dia por meio do Espírito Santo. Essa capacidade de desfrutar só depende da nossa obediência aos mandamentos de Deus.

A nossa esperança é essa, assim como Jesus todos os outros que nasceu de novo, são batizado em água e só depois recebem o Espírito Santo Atos 2:38-41

Quem escolher nascer de novo? Quem escolher a pessoa nascer de novo, é Deus, é Ele que escolhe quem vai ser ungido pelo poder do Espírito Santo, ( Romanos 9:16) não depende de nossos esforços, conforme o verso 8 o vento assopra onde quer, vai ser Deus que escolhe quem vai nascer de novo. Em algumas traduções nascer de novo, refere-se nascer do alto referindo ao céu, ou seja Deus. João 3:3.

Nos versos 14 e 15 Jesus evoca um fato de Israel onde o Filho do Homem será levantado para que todos que nele crê tenha a vida eterna. Sendo inoculado pelo veneno, chamado pecado, é necessário agora que olhe para Jesus, a Bíblia diz que Deus lançou sobre Ele todo pecado, então Ele morreu por nós, ciente disso, neste momento que confiamos Nele, então podemos dizer que nascemos de novo. É a concretização da fé com a vontade do Pai.

Pergunta: Você acha que já nasceu de novo?

Deus abençoe a cada um!

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *