Julgar ou não julgar?

A paz do Senhor Jesus Cristo esteja sempre com todos!

Introdução!

Há pouco mais de dois mil anos, o nosso Salvador veio ao mundo, se fez carne, sofreu, morreu e ressuscitou (João 1:14). Jesus morreu para nos justificar. No início de seu ministério Jesus nos ensinou as bem-aventuranças, bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos (Mateus 5:6), A Justiça é um atributo de Deus, é uma das Suas características próprias, ser justo é uma qualidade fundamental da natureza de Deus.

“Porque o Senhor é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos.” (Salmos 11:7), se Deus é justo e Ele é perfeitamente justo, correto, íntegro, naturalmente Deus quer que sejamos justo, então se vamos falar sobre julgar, devemos aplicar a justiça ao julgar, a Bíblia diz que Deus é soberano e justo.

Veremos o que a Bíblia nos diz a respeito sobre julgar, a referência aqui será Mateus 7:1 Não julgueis, para que não sejais julgados.

Julgar em grego – krino talvez uma palavra primitiva tdnt – 3 921 469 v 1 separar colocar separadamente selecionar escolher 2 aprovar estimar preferir 3 ser de opiniao julgar pensar 4 determinar resolver decretar 5 julgar 5a pronunciar uma opiniao relativa ao certo e errado 5a1 ser julgado i e ser chamado a julgamento para que o caso possa ser examinado e julgado 5b julgar sujeitar a censura 5b1 daqueles que atuam como juizes ou arbitros em assuntos da vida comum ou emitem julgamento sobre as obras e palavras de outros 6 reinar governar 6a presidir com o poder de emitir decisoes judiciais porque julgar era a prerrogativa dos reis e governadores 7 contender juntos de guerreiros ou combatentes 7a disputar 7b num sentido forense 7b1 recorrer a lei processar judicialmente.

Mateus 7:1 –Não julgueis, para que não sejais julgados. Afinal o cristão pode ou não julgar? Há uma grande dúvidas entre muitos cristãos, sendo que a maioria vai no pensamento de que não devemos julgar, pois quem faz o julgamento será somente Deus, corretíssimo, porém o julgamento justo também não está errado. Então vem a pergunta, afinal podemos ou não fazer julgamentos?

Existem um conceito errôneo entre algumas pessoas ao ler a Bíblia, pegam o verso de leitura e fazem sua interpretação sem analisar os versos anteriores e posteriores, ou seja fazem análise fora do contexto, que leva a entender as vezes erroneamente a leitura. Neste caso de Mateus, alguns pessoas usam esse subterfúgio, as vezes para justificar nossos próprios erros, fazendo em alguns casos as pessoas se calarem no sentido não vamos julgar, criando aquele ” deixa pra lá” ou mesmo, também aqueles que alegam que em prol da unidade da igreja, seria melhor não fazer o julgamento, alegando que somente Deus poderá fazer tal julgamento.Por outro lado, precisamos ter cuidado com julgamentos. Muitas vezes julgamos de maneira injusta, não devemos condenar as pessoas sem misericórdia, assim como Deus nos perdoou devemos perdoar os nossos semelhantes e se houver motivo para julgar fazer corretamente, caso contrário estará sendo hipócrita e será julgado por Deus.

O que a Bíblia nos fala é que devemos julgar conforme a verdade, a palavra julgar tem vários sentidos conforme descrito acima, o que devemos fazer ao julgar é aplicar a justiça, ser justo ao julgar, o que DEUS condena é o julgamento errado.

O texto de Mateus 7:1 não proíbe o julgamento, aqui Jesus nos alertou sobre o julgamento hipócrita, devemos ter cuidado ao julgar errado, porque essa será a mesma medida que Deus irá usar para nos julgar. Jesus nos alerta para termos cuidado ao julgar com relação aos nossos defeitos, também nos alerta com relação ao julgamento precipitado, aquele que você não sabe ou não tem certeza e mesmo assim faz o julgamento do seu irmão.

Perceba que este texto vem logo após o Sermão do monte, onde Jesus estava referindo do julgamento dos fariseus, é como eles tivessem uma trave impedindo sua própria visão. Pois os judeus Anciãos tinham aparência de santidade e praticavam más obras, exigiam do povo e praticavam o oposto, Jesus condenava a hipocrisia deles ( Mateus 7:5).Os fariseu não eram dignos de condenar ninguém, porque eram maus exemplos.

O que é julgar conforme aparência João 7:24?

A Bíblia diz que não devemos julgar pela aparência, porque elas enganam, pode ser um julgamento injusto. O homem julgar pela aparência enquanto Deus vê e nos conhece através do nosso coração, Deus sabe de tudo que pensamos, falamos, nos conhece profundamente. O próprio Filho de Deus foi julgado pelos homens injustamente pela aparência (Is 53:2-3).

Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos”. João 7:24

O que é juízo temerário? Mateus 7:6 fala sobre o julgamento errado, não correto, julgamento arrogante, precipitados, imprudentes praticados com maldades dos homens.

Na apliacação de julgar, devemos aprender a diferenciar entre julgar e condenar.

julgar significado verbo – apurar os fatos

  1. 1.transitivo direto e intransitivotomar decisão, deliberar na qualidade de juiz ou árbitro.”j. um processo”
  2. 2.regência múltiplaformar conceito, emitir parecer, opinião sobre (alguém ou algo)

Condenar significado – declarar culpado

  1. 1.transitivo direto e pronominal declarar(-se) ou reconhecer(-se) culpado; imputar(-se) culpa.”condena-o por abandoná-la”
  2. 2.transitivo direto e bitransitivo Jurídico (TERMO)proferir (um juiz) sentença ou decisão definitiva reconhecendo a culpa de.”c. uma adúltera (à execração pública)

Jesus condena qualquer julgamento feito errado, um grande exemplo de julgamento que condenou foi o texto de Lucas 7:36-50 – parábola dos dois devedores, não devemos julgar a ninguém como sendo piores ou mais pecadores que nós.Simão julgou tanto a mulher quanto a Jesus por permitir que uma pecadora estivesse perto e lhe demonstrasse afeto.

Em João 16:8-11 é uma aplicação de condenação:

E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:
do pecado, porque não crêem em mim;
da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais,
e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. Joao 16:8-11

Podemos ou não julgar? Com muito critério, devemos julgar, em 1 Corintios 6:2 Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Quer dizer que os cristãos ocuparão uma posição importante sobre assuntos pertinentes a esta vida. O que é dito aqui como julgar o mundo deve ser visto como uma referência a essa declaração de Cristo.E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.(Mateus 19:28 .) Pois todo poder de julgamento foi confiado ao Filho, ( João 5:22 )

De tal maneira que ele receberá seus santos em uma participação com ele nesta honra, como assessores. Além disso, eles julgarão o mundo , como de fato já começam a fazer, porque sua piedade, fé, medo do Senhor, boa consciência e integridade da vida tornarão os incrédulos completamente indesculpáveis, como é dito de Noé, que por sua fé ele condenou todos os homens de sua idade. ( Hebreus 11: 7. ) Mas a primeira significação concorda melhor com o desígnio do apóstolo, pois, a menos que você tome o julgamento aqui mencionado em sua devida aceitação, o raciocínio não será válido. John Calvin.

Conforme Albert Barnes, o objetivo desde versículo é evidentemente mostrar que os cristãos foram qualificados para determinar controvérsias que possam surgir entre si, ou seja, eles podem expressar um julgamento sobre questões que possam surgir entre irmãos nas igrejas.

Portanto devemos julgar, todas as coisas com sabedoria e entendimento da Palavra, Paulo diz , Examinai tudo. Retende o bem. 1 Tessalonicenses 5:21. Jesus é o único capaz de condenar.

O que é julgar reta justiça?

É o julgamento analizado através da Palavra(Evangelho) de Deus, com discernimento, tudo de acordo com a reta justiça de Deus. Sendo a finalidade desse julgamento da pessoa repreender com a prática da palavra, que tem como resultado o arrependimento, mostrando a pessoa o resultado através da palavra onde estava o erro, exortar , corrigir,encorajar e proclamar o Evangelho.

Segue alguns versículos do novo testamento onde o ato de julgar é muito comum, com a expressão em grego – krino onde podemos conferir com certeza que Jesus não teve o objetivo de que todo e qualquer julgamento deve ser evitado, Jesus estava condenando o julgamento temerário.

julgar em grego – krino talvez uma palavra primitiva tdnt – 3 921 469 v 1 separar colocar separadamente selecionar escolher 2 aprovar estimar preferir 3 ser de opiniao julgar pensar 4 determinar resolver decretar 5 julgar 5a pronunciar uma opiniao relativa ao certo e errado 5a1 ser julgado i e ser chamado a julgamento para que o caso possa ser examinado e julgado 5b julgar sujeitar a censura 5b1 daqueles que atuam como juizes ou arbitros em assuntos da vida comum ou emitem julgamento sobre as obras e palavras de outros 6 reinar governar 6a presidir com o poder de emitir decisoes judiciais porque julgar era a prerrogativa dos reis e governadores 7 contender juntos de guerreiros ou combatentes 7a disputar 7b num sentido forense 7b1 recorrer a lei processar judicialmente.

Atos 4:19 – Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus;

Os apóstolos responderam que se lhes fosse solicitado escolher entre a vontade de Deus e o decreto dos homens, teriam de escolher nada mais nada menos que obedecer a Deus.

1 Coríntios 5:12 – Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?

Aqui fala que não devemos nos associar com pessoas que se dizem irmãos, mais cometem pecados,os que não creem em Jesus, esses serão julgados por Deus e não por pessoas da igreja.

1 Coríntios 14:29 – E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.

Paulo procura organizar as atividades, toda pregação tem que esta de acordo com a palavra. Aqui o julgamento é no sentido de organizar.

Gálata 2:11-14 – Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude condenável.
Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão.
Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia, de modo que até Barnabé se deixou levar.
Quando vi que não estavam andando de acordo com a verdade do evangelho, declarei a Pedro, diante de todos: “Você é judeu, mas vive como gentio e não como judeu. Portanto, como pode obrigar gentios a viverem como judeus?

Aqui Paulo repreende Pedro , julga os irmãos porque eles estavam sendo hipócrita, este caso contem argumentos para aqueles que alegam sobre o ato de julgar seja errado.

Lucas 7:43 – E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.

Simão julgou tanto a mulher quanto a Jesus por permitir que uma pecadora estivesse perto e lhe demonstrasse afeição. Julgamento temerário.

Lucas 12:57 – E por que não julgais também por vós mesmos o que é justo?

Jesus nos orienta a evitar a discórdia, a todo custo. Estando dentro de suas possibilidades mantenha a paz com todos. jesusebiblia.com

João 7:24 – Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.

Jesus condena julgamento superficial.

Atos 16:15 – E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.

E a primeira pessoa a quem Deus abriu o coração para o Evangelho na Europa, foi Lídia, que era pagã. Esta aceitou o Evangelho, deixando-se batizar e abrindo a sua casa para os apóstolos.

Romanos 2:1 – Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.

julgamento sobre homem que confia na sua prórpia justica, não enxerga seus erros e julgas os erros alheios.

1 Coríntios 4:5 – Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.

Portanto, não julgue nada antes do tempo – Nomeado para julgar todos os homens. Até a vinda do Senhor, que, para passar um julgamento justo, que de outra forma seria impossível, trará à luz as coisas que agora estão cobertas por trevas impenetráveis, e manifestará as fontes de ação mais secretas, os princípios e intenções de Deus. todo coração. John Wesley

Tiago 5:9 – Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. O Juiz já está às portas!

Gemido não; não resmungar; não murmure por impaciência; e não permita que nenhum tratamento inadequado que você recebe induza você a desabafar seus sentimentos em imprecações contra seus opressores. Deixe tudo isso nas mãos de Deus.Para que não sejais condenados – Ao dar lugar a um espírito desse tipo, você ficará sob a condenação dos ímpios.O juiz está diante da porta – Seus olhos estão sobre tudo o que está errado em você, e todo mal que lhe é causado; e ele agora está entrando em julgamento com seus opressores. Adam Clarke

Conclusão

Vocês julgam por padrões humanos; eu não julgo ninguém. Mesmo que eu julgue, as minhas decisões são verdadeiras, porque não estou sozinho. Eu estou com o Pai que me enviou. João 8:15-16. Jesus foi julgado pela sua aparência carnal, os homens não acreditaram que Ele era o messias.Cristo não tomou sobre si julgar, Ele não veio para condenar, mas para salvar o mundo; Ele não julgava de acordo aparência e sim de acordo ao coração, e como filho de Deus sempre esteve ao seio do Pai.

Oração

Deus, querido Pai te dou graças por permiti a conclusão de mais um estudo, obrigada Pai pela sua misericórdia, perdoe pelas meus pecados, ilumina Senhor cada um com tua graça para o entendimento da Tua Palavra, visita Pai cada um de nossos leitores, dê entendimento e arrependimento te aceitando como único Salvador. Pai que tudo seja feita a Tua vontade, que teu Reino avance, em nome de Jesus. Amém.

Deus abençoe a cada um!

.

Pedro Apóstolo de Jesus !

A paz do Senhor Jesus esteja com todos irmãos!

Oração:

Pai querido te dou graças pela sua soberania, perdoa-me pelas vezes que tenho deixado de confessar os meus pecados, sei que o Senhor me perdoa, que o sangue do Senhor Jesus me purificou. Oramos pedindo que o Espírito Santo lhe revele toda a verdade sobre este assunto, Abençoa durante a leitura deste estudo para que você aprenda com o Senhor. Abençoe Senhor todos os enfermos, que continue perseverando na Tua Palavra que o Teu Reino avance em nome de Jesus. Amém.

Introdução

Pedro homem de coragem e covardia, Jesus sabe que as falhas de Pedro não era do coração, e sim da cabeça, homem extremamente impulsivo sobressaindo entre os discípulos, Nenhum outro discípulo foi tão diretamente admoestado por nosso Senhor e nenhum deles jamais ousou advertir seu próprio Mestre como Pedro! 

“Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.” 1 Pedro 4:8

Pedro também será chamado de Cefas (João 1:42)

Nasceu – Betsaida ( João 1:44)

Pai – Jonas ( João 1:42)

Irmão – André ( Mateus 4:18)

Casado -Provavelmente ele já era casado, antes de ser chamado para seguir a Jesus (Mateus 8:14-15)

Pedro falava em aramaico, falava também um pouco de grego, talvés seja por conta do seu trabalho, tinha muito contato com os gentios.

2 Pedro 3:9 – “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento”. 

O Chamado de Pedro!

Pedro apóstolo do Senhor, pescador e foi chamado por Jesus para segui-lo, tanto Pedro como seu irmão André( Mateus 4:18). Depois da prisão de João Batista, Jesus foi para Galileia proclamar as ” Boas Novas”. Pedro e seu irmão André foram os primeiros a ser chamados por Jesus, o chamado veio após uma pesca milagrosa. Então Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”. ( Lucas 5:10)

Porque Jesus chamou Pedro de Cefas

Significado de Cefas = nome aramaico que Jesus deu a Pedro, que significa Pedra. Jesus sabia que aquele que havia escolhido seria um grande discípulo e apóstolo, firme como uma rocha.

O caráter de Pedro!

Pedro um homem temperamental, onde se destacava por suas decisões impensadas, Pedro homem de coragem e ao mesmo tempo de corvadia, Jesus falou que as falhas de Pedro não era do coração e sim de sua cabeça. Homem de muita fé, fiel e as vezes incrédulo. O retrato de Pedro é de homem fiel a Deus, e as vezes esquece todas as suas palavras e se encovarda. Porém um homem que recenheceu os seu pecados a ponto de chorar amargamente.Nenhum outro discípulo foi tão diretamente admoestado por nosso Senhor, foi Pedro que advertir seu próprio Mestre ! Mas, sob os ensinos, os exemplos e o treinamento de Cristo, o caráter impulsivo desse galileu foi sendo gradativamente subjugado até, finalmente, após o Pentecostes, tornar-se a própria personificação da fidelidade a Cristo.

A liderança de Pedro!

Pedro sempre se antecipava em suas perguntas, era um lider entre os discípulos por conta de sua personalidade, comunicativo, talvés por conta de seu trabalho, tinha contato com muitas pessoas, era um pescador, depois do chamado de Jesus, passou a ser pescador de homens. Lucas 5:1-11

Notoriamente era um homem de liderança, foi ele que ajudou a difundir o evangelho entre os judeus e gentios. Por fim Pedro consegue introduzir o evangelho aos gentios, vejo o caso de Cornélio, sua família e demais assistentes, recebem o batismo com o Espírito Santo (At 10.44-48). O fato trouxe perplexidade no colégio apostólico (At 11.1-3,18), mas após a apologia de Pedro (At 11.4-17 ver 15.7-11), a Igreja glorificoua Deus pelo fato de os gentios serem também objeto do amor de Deus (At 10.45).

Ministério de Pedro !

Pedro teve uma grande importância e participação durante todo ministério de Jesus, sem dúvida o discípulo mais conhecido de Jesus. Além dele presenciar os milagres de Jesus também ouviu o que o mestre pregou, Jesus dirigiu-se muito mais a ele do que qualquer outro discípulos, tornando-se um grande pregador. Daqui em diante é Pedro nas narrativas do evangelho o mais visível dos doze discípulos.Pedro incluído no número dos doze apóstolos (Mt 10.2 a 4 – Mc 3.13 a 19 – Lc 6.12 a 16).

Foi Pedro que chamou homens ao arrependimento e para ser batizado em nome de Jesus, cerca de três mil homens (Atos 2:38-41), foi dotado pelo Espírito Santo para operar milagres ( Atos 3:6). Pedro tornou-se um grande pregador da palavra de Deus na igreja primitiva, antes homem sem instrução após o chamado tornou-se um homem regozijo nas palavras. Homem de oração, tornando-se presbítero. !1 Pedro 5:1

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (1 Pedro 2:9), Pedro nos mostra quem somos e qual a nossa missão.

A escolha de Pedro como apóstolo!

No evangelho de Mateus , no início de seu ministério Jesus viu os dois irmãos Simão chamado Pedro e seu irmão André ( Mt 4:18) no mesmo instante deixaram suas redes e o seguiram. Mais tarde Pedro então foi escolhido também como apóstolo de Jesus (Mc 3:16-19) Atos 1:13-14, sendo Pedro o primeiro da lista, também era um dos três que sempre estava mais próximo a Jesus, demonstrando sua transcendência.  Pedro incluído no número dos doze apóstolos (Mt 10.2 a 4 – Mc 3.13 a 19 – Lc 6.12 a 16).

Foi Pedro que primeiro a responder que Jesus era o Cristo, o filho de Deus vivo. Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Mateus 16:16

Foi ele quem disse: ‘Senhor, retira-te de mim; porque sou pecador’ (Lc 5.8). Pedro pecou tão gravemente quanto Judas. Se Judas vendeu Jesus, Pedro imprecou contra seu Senhor. Não há, diferença essencial nisso, salvo que Pedro se arrependeu e Judas não, tirando sua própria morte.

 Andou sobre a água para ir ao encontro de Jesus (Mt 14.28 a 31) “Senhor, se és tu, manda que eu vá ao teu encontro sobre as águas” (v.28), ao que o Mestre responde: “Vem” (v.29). Pedro começa bem, mas logo que sente o vento, começa a afundar e clama: “Senhor, salva-me!” (v.30), ao que Jesus lhe estende prontamente a mão, o levanta e o repreende pela fraqueza na fé (v.31)

Cristo pronuncia ” E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja Mateus 16:18, este versículo é motivo de várias contestações, com interpretações diferentes, a mais conhecida sugerem que Pedro é a própria pedra, talvés pelo jogo de palavra que envolve seu nome, alguns defendem que a pedra seria declarada por Jesus seria Ele próprio, ou seja o Cristo.

Pedro é repreendido por Jesus ( Mateus 16:23)

Jesus virou-se e disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”. Mateus 16:23

Pedro sob a influência de Satanás, tentou distrair Jesus do que Ele tinha vindo fazer. Ele tentou fazer Jesus “tropeçar” em Seu caminho para a crucificação.Sua interferência foi imprópria, os conselhos de Pedro foram impróprios, se seguidos, mudaria os planos de Deus.

Assim sendo, para vós, os que credes, ela é preciosa, mas para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a principal, a pedra angular”,

8e, “pedra de tropeço e rocha que causa a queda”; porquanto, aqueles que não crêem tropeçam na Palavra, por serem desobedientes, todavia, para isso também foram destinados. ( 1 Pedro 2:7-8)

Pedro esteve com Jesus no monte, e foi testemunha da Transfiguração (Mt 17.1 a 4 – Mc 9.2 a 6 – Lc 9.28 a 32 – 2 Pe 1.17,18) –

Pedro quis saber de Jesus a respeito da prática do perdão (Mt 18.21)

Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. (Mateus 18:21-2)

Recebeu a promessa a respeito da futura glória daqueles que tinham deixado tudo para seguir a Cristo (Mt 19.27 a 30)

Pedro com outros interrogou o Divino Mestre sobre as desgraças anunciadas para a cidade de Jerusalém (Mc 13.1 a 4)

Pedro e com João foi mandado preparar a Páscoa (Lc 22.8). Na última Ceia não queria que Jesus lhe lavasse os pés (Jo 13.6 a 9)

Sugeriu a João que perguntasse o nome do traidor (Jo 13.24)

Declarou a sua firme fidelidade a Jesus, mas foi avisado da sua próxima queda (Mt 26.33 a 35 – Mc 14.29,31 – Lc 22.31 a 34 – Jo 13.36 a 38).

Foi durante o julgamento que ele por três vezes negou conhecer o seu Mestre, chorando depois amargamente a sua falta (Mt 26.69 a 75 – Mc 14.66 a 72 – Lc 22.55 a 62 – Jo 18.17,18,25 a 27).

Depois da crucifixão, Pedro, acompanhado de João, visitou o sepulcro (Lc 24.12 – Jo 20.2 a 6)

Cristo ressureto apareceu ao apóstolo Pedro (1Coríntios 15:5)

Também Se manifestou Jesus estando Pedro com outros discípulos ‘no mar de Tiberíades’, sendo ali interrogado pelo Salvador, e novamente encarregado de anunciar o Evangelho (Jo 21.1 a 23 – 2 Pe 1.14)

Estava presente nas reuniões que os apóstolos tiveram depois da ascensão (At 1.13)

Foi Pedro que sugeriu aos demais sobre um homem para substituição de Judas Iscariotes Atos 1:15

Apareceu a explicar as manifestações do Espirito Santo no dia de Pentecoste (At 2.14 a 40)

Pedro quem censurou a Ananias e Safira (At 5.1 a 11)

Encontro de Pedro e Paulo (At 9.26 – Gl 1.17,18)

Milagres de cura (Enéias, Dorcas)

A família de Cornélio recebeu o Espírito Santo, sendo os seus membros batizados por Pedro, que por esse fato ofendeu os de sua terra natal (At 11.2)

Seis anos depois encontramo-lo em Jerusalém discutindo com os outros apóstolos o assunto da circuncisão. Mas ele não foi o presidente daquele concilio, nem apresentou as suas deliberações (At 15).

Foi em Antioquia, não muito depois do concílio, ou, segundo alguns, antes dessa magna reunião, que houve o memorável conflito entre Pedro e Paulo (Gl 2.11 a 14). Pedro parecia estar indeciso sobre a questão da igualdade dos gentios. Paulo denunciou a conduta de Pedro, e então o mais velho submeteu-se ao apóstolo mais novo, ficando para sempre seu amigo (2 Pd 3.15)

Pedro foi o primeiro papa?

Estabelecifo há muito tempo pelos romanos com relação ao apóstolo Pedro ter sido o primeiro papa, a igreja primitiva foi liderada por todos os apóstolo, bem democrática, Jesus nunca colocou Pedro numa posição de comando sobre os outros apóstolos. Jesus é e sempre foi o único líder supremo da Igreja.


“Mas vocês não devem ser chamados mestres; um só é o Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos.

9A ninguém na terra chamem ‘pai’, porque vocês só têm um Pai, aquele que está nos céus.

10Tampouco vocês devem ser chamados ‘chefes’, porquanto vocês têm um só Chefe, o Cristo. Mateus 23:8-11

Alguns pontos para refutar sobre este assunto:

Em Mateus 16:18 , muito difícil de ser interpreta do pelo jogo de palavras entre o nome do apóstolo e a pedra. Qual a possibilidade de que a pedra seja o Pedro? A confissão da divindade de Cristo, o próprio Cristo está se referindo a si mesmo. A pedra principal da esquina é o Cristo.

1 -Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.
Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. Atos 4:10-11

2 – Cristo entregou as chaves do Reino a Pedro, aqui esta se referindo a disciplina de Pedro e de todos os apóstolos, Pedro tem uma primazia Mateus 18:18.

3 – A vulnerabilidade da pessoa de Pedro, sendo muito contraditória por toda sua vida.

4 – Caráter volátil de Pedro, muito temperamental.

5 – A carta de Paulo aos romanos ele não faz nenhuma menção de Pedro na carta.

6 – Pedro não foi presidente do concílio.

A primeira epístola de Pedro

Carta escrita para os cristãos que viviam em cinco PROVÍNCIAS romanas que ficavam numa região que hoje faz parte da Turquia. O apóstolo está em Roma (5.13, v. BABILÔNIA 2). Os cristãos que estão sendo perseguidos por causa de sua fé devem sofrer como Cristo sofreu (2.21-25), viver para a glória de Deus (1.7,15-16) e anunciar o evangelho (2.9).

A segunda epístola de Pedro

Carta em que são condenados falsos mestres que ensinavam doutrinas erradas e levavam as pessoas a se entregarem a todo tipo de imoralidades e de vícios. Além disso, esses falsos mestres negavam a SEGUNDA VINDA DE CRISTO (cap. 3). À vista da esperança de um novo céu e de uma nova terra, os cristãos devem viver uma vida de pureza e de paz com Deus (3.13-14).

Martírio

Segunda a tradição, foi morto entre 64 e 67 d.C no tempo de Nero, existe alguns relatos que Pedro foi crucificado de cabeça para baixo.

Deus abençoe a cada um!

A Ressurreição de Lázaro – João 11

Oraçõa: Pai querido, te agradeço pela Tua misericórdia, reconheço a minha total dependência de Ti Senhor, te peço bençãos para poder seguir em frente com esse projeto de levar a Palavra. Te peço protege nossas famílias e todos os idosos, abençoa a igreja, que tudo Senhor seja para Te honrar e glorificar, em nome do Senhor Jesus. Faz o Teu Reino avançar. Amém.

A paz do Senhor Jesus esteja com Todos irmãos!

João relata sete milagres no seu Evangelho, entre eles ” a ressurreição de Lázaro “ que se destaca com a finalidade de revelar a divindade de Jesus, o próprio evangelista termina falando de infinitude ao revelar que se fosse escrito tudo o que Jesus fez o mundo inteiro não seria suficiente para conter esses livros, é claro que é uma hipérbole.

O intuito do evangelista é mostrar o poder que Jesus tem sobre a morte, quem é o verdadeiro Jesus. Sabemos que o evangelho de João foi escrito muito depois da morte de Cristo, alguns estudiosos falam que por volta de 50d.C, um pouco antes da destruição de Jerusalém, provavelmente este evangelho foi um dos últimos a ser escrito. Ao escolher esse milagre, João aponta para divindade de Cristo, deixa bem claro que Jesus de Nazaré é o Filho de Deus. O Evangelho foi escrito para apresentar a ressurreição e a vida, com propósito de mostrar a glória de Deus diante de Jesus Cristo.

A ressurreição de Lázaro.

Jerusalém fica apenas 40 minutos a caminho do vilarejo de Betânia, cidade onde Jesus e os seus discípulos param a noite para descansar na casa de Lázaro, era uma caminhada cansativa, isto na semana que antecede a páscoa, sabiam que na casa de Lázaro eles podiam descansar, comer uma refeição quentinha. (João 12:1-3)

A história de Lázaro é relatada em João 11, sabemos que ele e suas irmãs eram amigos de Jesus, ele sempre recebia Jesus em suas viagens a Jerusalém, Maria é aquela que ungiu os pés de Jesus com Bálsamo. Respondeu Jesus: “Deixe-a em paz; que o guarde para o dia do meu sepultamento. João 12:7

V. 1-4 A permissão da doença de Lázaro – O propósito era para mostrar a glória de Deus. Os discípulos estranharam quando Jesus falou que a doença não era para morte, mas tem objetivo de mostrar quem Jesus é, manifestar sua glória.

V.5 – Porque Jesus demorou? Cristo mostra sua glória, demorou porque Ele iria manifestar sua glória através da morte de Lázaro era necessário, Ele já sabia de tudo, afinal Ele é Deus. Jesus resolve esperar porque Deus tem um propósito.

V.7 – 10 – Resolve voltar para Judeia, Ele usa frase figurada com relação ao tempo, a hora Dele de partir não chegou, era hora de agir, trabalha para mostrar quem Ele era, precisava mostrar aos incrédulos que Ele era a luz do mundo. João 11:9 Uma alusão, Jesus é a luz do mundo; quem anda em seu Espírito, e por sua direção, não pode tropeçar – não pode cair no pecado, nem ser surpreendido por uma morte inesperada. Mas quem anda de noite, nas trevas de seu próprio coração, e de acordo com a ilusão deste mundo sombrio, tropeça – cai em pecado e, finalmente, cai no inferno.

V. 11-15 – Jesus refere-se ao fato de dormir como sendo morte, no antigo testamento era muito comum relacionar a morte com dormir, os próprios discípulos não estavam entendendo. Jesus pacientemente explica v. 13, ou seja Jesus sabia de tudo e sabia o que iria fazer, no v. 15 Jesus se alegrou, não pelo fato da morte em si, mas sabia o motivo do atraso, se Ele não tivesse atrasado, iria agir em uma cura de uma doença e não em uma ressurreição de uma morte. Então todos iriam crê Nele. Jesus tinha o propósito de ressuscitar o amigo ao invés de curá-lo. Este foi o propósito de Deus, que pela a morte de Lázaro todos vissem a sua Glória.

V. 20 – Marta sai ao encontro de Jesus, lembra também aquele episódio onde Marta estava inquieta, ocupada com os muitos afazeres.

V. 21 – Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.

V. 22 – Marta sabe da confiança em Cristo.

V. 23 Jesus fala da ressurreição.

V. 24 – Marta não entende, ela acha que está se referindo a ressurreição dos últimos dias

V. 25/26 – Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?

Marta não estava à espera de um milagre. O que Marta esperava já havia alcançado: – “Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo” (Jo 11:27). O que os profetas dava por certo em seus oráculos, e que muitos aguardavam, Marta havia contemplado, e por isso confessou que Jesus era o Filho de Deus que havia de vir ao mundo. Finalmente Marta confessa sua fé.

V. 35 – Jesus chorou, este é o versículo mais curto de toda a Bíblia, em poucas palavras Jesus revela sua humanidade, seu amor e sua compaixão ao próximo. Os incrédulos não respeitaram nem o momento de sentimento de dor de Jesus, dizendo: não foi Ele que fez o cego abrir os olhos, cadê o poder dele? Mal sabendo o que estava por vir.

V. 40 – Jesus resolve ressuscitar o Lázaro – Jesus estava sendo perseguido pelos chefes religiosos, fariseus, eles estavam tentando por todos os lados pegar Jesus e acabar com sua vida, uma vez que eles estavam se sentindo afrontados, a nação judia tinha uma posição muito importante dentro do império romano, não podiam aceitar qualquer tipo de ameaça. Por outro lado Jesus precisava se apressar, então resolve agir com o milagre da ressurreição de Lázaro, sabendo que seria para revelar quem era o verdadeiro Filho de Deus (João 11:25), neste momento muitos creram em Jesus, também houve aqueles que o rejeitaram apoiando e denunciando aos sacerdotes.

Mas os chefes dos sacerdotes e os fariseus tinham ordenado que, se alguém soubesse onde Jesus estava, o denunciasse, para que o pudessem prender. João 11:57

A ressurreição de Lázaro corroborou para sua crucificação e morte de Jesus ( João 11:57) também planejaram matar a prova do milagre, o próprio Lázaro.

V. 47/48 – Depois os principais dos sacerdotes e os fariseus formaram conselho, e diziam: Que faremos? porquanto este homem faz muitos sinais. Se o deixamos assim, todos crerão nele, e virão os romanos, e tirar-nos-ão o nosso lugar e a nação.

Conclusão

O que o evangelista João escreveu sobre a ressurreição de Lázaro tinha como objetivo demonstrar que Cristo é o Filho de Deus, ou seja, não tinha por finalidade dar significado ou por em evidência a pedra posta no túmulo ( Jo 20:31 ), sua finalidade era:Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome. João 20:31. Ele evidencia que Marta e Maria criam em Cristo como o Filho de Deus que havia de vir ao mundo e, que Jesus operou o milagre para que os homens cressem que Ele é o enviado de Deus ( Jo 11:42 ).

Jesus replica Marta: – “Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?” v.40

O objetivo da vinda de Cristo à cidade de Betânia completou-se: muitos dos judeus que viram o que Jesus fizera, creram nele! Embora uma restauração da saúde tenha sido um milagre, e suficiente para convencê-lo, o milagre de ressuscitá-lo depois de quatro dias morto será muito mais impressionante, Jesus se atrasou para ressuscitá-lo e não fazer a cura. E foi um milagre ainda maior, ressuscitar um que foi enterrado por três ou quatro dias e em cujo corpo a putrefação poderia ter começado a ocorrer, do que ressuscitar um que estava morto de novo. Ver João 11:39. A obra ‘maior’ realizada por Cristo não foi a ressurreição de Lázaro, foi fazer com que os judeus cressem n’Ele ( Jo 6:29 ). Naquele momento houve alegria nos céus em função dos pecadores arrependidos ( Lc 15:10 ).

Deus abençoe cada um!

O Dia do Senhor!

Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja com todos!

Pai amado diante da sua grandeza e soberania e da minha pequenez, te peço iluminação Senhor para que esse estudo fique claro para os olhos dos que não enxergam, te peço Senhor pela saúde das crianças enfermas, idosos e todas as grávidas, te peço Senhor em nome de Jesus pela saúde de todos as pessoas acometida pelo covid 19, grande és Tu Senhor ampara os desamparados. Que tudo seja para tua honra e glória, que seu Reino avance para sua palavra se concretizar em nome do Senhor Jesus.

Introdução

A Bíblia diz que no ” dia do Senhor” será um período de grande sofrimento e cataclismo. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor.(2 Pedro 3:12) porém também período de esperança. A humanidade passará por grandes problemas até chegar na paz infinita para todos os salvos, será um dia de esperança, porque finalmente vamos estar juntos de Deus.

O dia do Senhor! O que é o dia do senhor?

Na Bíblia no antigo testamento temos várias profecias na qual é descrita com clareza o dia do Senhor, refere-se ao um evento escatalógico , o juízo final. Segue alguns versículos falando desse grande dia do Senhor, com a manifestação da ira de Deus aplicada sobre o povo rebelde.

Porque está perto o dia, sim, está perto o dia do Senhor; dia nublado; será o tempo dos gentios. Ezequiel 30:3 finalmente virá o grande juízo para os iníquos.

Ai do dia! Porque o dia do Senhor está perto, e virá como uma assolação do Todo-Poderoso. Jeol 1:15

Ai daqueles que desejam o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Será de trevas e não de luz. Amós 5:18

E será que naquele dia o Senhor castigará os exércitos do alto nas alturas, e os reis da terra sobre a terra. Isaías 24:21

Vejam! O dia do Senhor está perto,
dia cruel, de ira e grande furor,
para devastar a terra
e destruir os seus pecadores. Isaías 13:9

Em Joel capítulo 2 – Em sua profecia Deus pede para convocar o povo, um chamado alertando sobre esse grande dia do Senhor, pede arrepedimento, a história da humanidade tem o começo e o fim, o fim está próximo. Caso nos arrependemos verdadeiramente, rasgando o nosso coração de pedra e nos entregarmos ao Senhor, então o Senhor usa a sua misericordia. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. Joel 2:29. Deus aplica sua misericordia e assim poderemos desfrutar da vida eterna ao lado do Senhor. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar. Joel 2:32.

Já no novo testamento são relatos deixado para o evento da segunda vinda de Jesus, que seria o dia do Senhor Jesus Cristo, seria um veterotestamentário, fatos(profecias) descrito no antigo testamento e confirmado no novo testamento através do relato do apóstolo sobre Cristo e sua segunda vinda. O Novo Testamento chama esse dia de um dia de “ira”, uma dia de “batalha,” e o “grande Dia do Deus Todo-Poderoso”

A frase do dia do Senhor é descrito 19 vezes no antigo testamento, apenas 4 vezes no novo testamento, também essa frase aponta também para algumas passagens no livro de apocalipse.

Essa frase também é dada ao dia do descanso, os primeiros cristãos deixaram de observar ao sábado, mudando para o primeiro dia da semana, domingo quando a igreja se reunir para adorar Deus. Foi escolhido o domingo porque foi o dia que Jesus ressuscitou.

Como será esse O dia do Senhor? Será o dia de grande sofrimento, vai acontecer guerras e desastres naturais, surgirão falsos mestres, alguns abandonarão a fé, alguns cristãos vão morrer pelo Evangelho, etc. O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada. Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor. Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça. 2 Pedro 3:10-13.

Jesus voltará , todos prestarão contas de seus pecados. Deus vai executar sua vingança contra humanidade, porque essa era está sob domínio de Satanás ( 2Coríntios 4:4). Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. Mateus 24:30.

Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também. 2 Timóteo 3:1-5.

O grande dia do Senhor está perto, sim, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do dia do Senhor; clamará ali o poderoso.
Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas,
Dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas.
E angustiarei os homens, que andarão como cegos, porque pecaram contra o Senhor; e o seu sangue se derramará como pó, e a sua carne será como esterco.
Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação do Senhor, mas pelo fogo do seu zelo toda esta terra será consumida, porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada. Sofonias 1:14-18

Por fim todos os crentes verdadeiros sabendo das promessas e confiante, sabendo que os redimidos, os salvos pela a graça mediante a fé em Jesus Cristo, será digno até o fim. Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus. Filipenses 1:6.

Jesus prometeu que um dia iria voltar para levar aqueles que creem nele. Esse dia será o fim do mundo e para os salvos será o dia da ressurreição e o início da vida eterna com Jesus Cristo.



E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 1 João 2:25

Deus abençoe cada um!

NASCER DE NOVO JOÃO 3:1-15

Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja com todos vocês!

Introdução

A definição de  nascer de novo, o homem deixa de estar morto espiritualmente, antes preso em seus delitos e pecados . Tendo sido vivificado, ele passa a crê que Jesus Cristo é o seu Salvador, se arrepende de todos os seus pecados, é declarado justo por Deus pelos méritos de Cristo e é adotado na família de Deus, agora podemos dizer somos novas criatura, viveremos na eternidade. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 1 João 2:25

A Bíblia diz que todos somos fruto do pecado , não há ninguém que não seja fruto do pecado(1João 1:8). Deus precisou enviar se filho unigênito para nos libertar do pecado (João 3:16).

Jesus se fez carne, ele sofreu até a morte, o mundo não o reconheceu, exemplo de amor, caráter e justiça, habitou entre os homens, veio para iluminar os homens e nos regastar de todos os nossos pecados (João 1:9-14) . Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:15.

João 3:1-15 – vamos tentar entender de fato o que é nascer de novo.

Era uma festa de Páscoa, Jesus estava na cidade de Jerusalém, Ele realizava muitos milagres, as pessoas estavam acreditando em Jesus, porém o próprio Jesus não acredita nessas pessoas, Ele conhecia cada coração, sabia que elas estavam crendo por conta das curas milagrosas naqueles fiéis.

A Bíblia diz que esta fé em Jesus não era genuína, era apenas por conta dos milagres. E assim foi que Nicodemos se aproximou de Jesus, ele curioso sobre a pessoa de Jesus, precisava saber como era aquele homem que estava fazendo milagres miraculosos.

Nicodemos era um fariseu, homem muito importante, judeu, homem entendi da lei, religioso e muito culto, então Nicodemos entra em cena, veio então a pergunta dele a Jesus: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. João 3:2

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3 . Talvés Nicodemos quisesse colocar Jesus na parede, fez elogios, mas surgiu ainda muitas dúvidas a respeito de nascer de novo.

Então o que sigifica nascer de novo?

Significado de nascer em grego – gennao Deus transfoma pessoas em seus filhos através da fé na obra de Cristo- dicionário strong – pt

Significado de novo em grego apresenta ao usar “anothen coisa que vem do céu, ou de Deus, novo mais uma vez -dicionário strong – pt

Desta forma nascer de novo, seria uma mudança radical, a transformação de uma pessoa, uma regeneração, mudança de dentro para fora, do coração e todo seu ser, uma nova criatura, deixado tudo para trás. Você morre para o mundo e nasce para Cristo. 2Coríntios 5:17

Como nascer de novo? Na Bíblia está escrito que nascer de novo deve ser nascer da água e do Espírito(Joao 3:5), isso acontece com o batismo da água e depois com batismo do Espírito Santo Atos 1:5 2:1-4. A Bíblia diz, que o pecado nos separa de Deus(Romanos 3:23), para ir para o céu precisamos nascer de novo, devemos nos arrepender de nossos pecados e aceitar Jesus como nosso redentor, devemos viver na presença do Senhor e fazer sua vontade, então teremos a garantia da vida eterna.Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 2 Coríntios 5:17

Qual a necessidade de um novo nascimento? Se você não nascer de novo sua religião é vã, sua fé e sua esperança é vã, se você não nascer de novo não pode entrar no Reino do Céu.Você precisa reconhecer que tem que se libertar e se purifcar de todos os pecados da carne,precisa nascer da água e do Espírito Santo, reconhecer que os pecados te afastam de Deus na eternidade, o pior de todos afastado de Deus não entrará em seu Reino.

Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”. João 3:3 .Nascer de novo prepara a pessoa para reinar com Cristo no Reino de Deus (2 Timóteo 2:12)

A natureza de quem não nasce de nova. Sabemos que temos uma natureza pecaminosa, nascemos no pecado, temos uma inclinação para o pecado, como resultado afastar de Deus. Dificilmente vai procurar Deus por própria vontade, dificilmente terá capacidade de mudar sua própria vida, pelo contrário nos rebelamos contra Deus, é por este motivo que não temos salvação por nossos méritos.

As causas de quem não nasce de novo. Não terá salvação, não terá vida eterna, não terá entrada no céu e jamais terá a presença de Deus.João 3:36

Para entrar no Reino de Deus é necessário nascer da água e do Espírito.

No verso 7 Jesus está ordenando um novo nascimento, alguns pessoas só acreditam em Jesus por verem milagres, esta fé apenas não é o suficiente para salvação. Não pela religiosidade, não é cargos importantes nas igrejas, não pela cultura, não pelo conhecimento bíblico, isto não é o suficiente, é necessário nascer da água e do Espírito. Jesus foi o primeiro a ser batizado, depois Deus batizou com espírito Santo, então depois disso Jesus nasceu de novo espiritualmente como Filho de Deus.

O primeiro passo para nascer de novo, é se arrepender e crê, então começa o novo nascimento do alto, nascer do Espírito, o vento no verso 8 Jesus usou para ilustrar atividade do Espírito, é necessário o novo nascimento do Espírito para compreender a obra livre soberana e misteriosa do Espírito Santo de Deus.

Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Romanos 6:4

Porque Jesus foi batizado? Sabemos que o batismo de João era de arrependimento de pecados(At 19:4), com isso deixa algumas dúvidas por que Jesus foi batizado se Ele não tinha pecado, Jesus veio como carne para nos ensinar para nos dar exemplo por meio de sua vida terrena para cumprir toda justiça (Mateus 3:15).Ele é o nosso fiador, substituto, fez-se pecado por nós (2 Co 5:21). Jesus veio do Pai e ao ressuscitar, retornou para Ele ( João 3:31 16:28). Todos evento do batismo deveria acontecer para que o povo visse que Jesus era realmente o filho de Deus, o messias prometido .(Is9:4).

Porque precisamos receber o Espírito Santo? Enqaunto o batismo lava o nossos pecados, o Espírito Santo santifica e purifica, o Espírito Santo o ajuda a reconhecer e entender a verdade, Ele conforta nos momentos difíceise guia as nossas decisões. Podemos sentir o amor e a influência de Deus no dia a dia por meio do Espírito Santo. Essa capacidade de desfrutar só depende da nossa obediência aos mandamentos de Deus.

A nossa esperança é essa, assim como Jesus todos os outros que nasceu de novo, são batizado em água e só depois recebem o Espírito Santo Atos 2:38-41

Quem escolher nascer de novo? Quem escolher a pessoa nascer de novo, é Deus, é Ele que escolhe quem vai ser ungido pelo poder do Espírito Santo, ( Romanos 9:16) não depende de nossos esforços, conforme o verso 8 o vento assopra onde quer, vai ser Deus que escolhe quem vai nascer de novo. Em algumas traduções nascer de novo, refere-se nascer do alto referindo ao céu, ou seja Deus. João 3:3.

Nos versos 14 e 15 Jesus evoca um fato de Israel onde o Filho do Homem será levantado para que todos que nele crê tenha a vida eterna. Sendo inoculado pelo veneno, chamado pecado, é necessário agora que olhe para Jesus, a Bíblia diz que Deus lançou sobre Ele todo pecado, então Ele morreu por nós, ciente disso, neste momento que confiamos Nele, então podemos dizer que nascemos de novo. É a concretização da fé com a vontade do Pai.

Pergunta: Você acha que já nasceu de novo?

Deus abençoe a cada um!