Anjos! Quem são os anjos na Bíblia.

A paz do Senhor Jesus esteja com todos !

“O anjo respondeu: “Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus. Fui enviado para transmitir a você estas boas-novas.” Lucas 1:19

Introdução

Anjos são seres espirituais criados por Deus, exercem funções muito importante no mundo espiritual. A Bíblia diz: Por meio de Jesus foram criado todas as outras coisas nos céus e na terra, as coisas visíveis e coisas invisíveis, isso inclui os anjos. ( Colossenses 1:3-17)

“Significado de anjos em grego ángelos (ἄγγελος) aggelos – mensageiro de Deus, mensageiro embaixador, alguém que é enviado, trazer notícias.”

Como são os anjos?

Na Bíblia sabemos que os Anjos são seres espirituais criados por Deus, exercem funções muito importante no mundo espiritual, sabemos também que quando foram lançados os fundamentos da terra eles já existiam (Gn3:22-24), eles não são independentes, eles ajudam a Deus a transmitir mensagens importantes aos seus servos na pregação das boas notícias do Reino de Deus ( Apocalipse 14:6-7).
Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação? Hebreus 1:14 ACF.

Sabemos que também só obedecem a Deus, não podemos adorar os anjos e nem orar para eles. Não podemos pedir a interseção dos anjos junto a Deus.

E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.
E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. (Apocalipse 22:8-9).

E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas. (Lucas 1:19).

Anjos de guarda existem? Não há base bíblica. Deus envia anjos para ajudar mas não diz cada pessoa tem um anjo designado para lhe proteger ao longo de sua vida. A Bíblia fala que Deus muitas vezes “providenciará a saída” da dificuldade dando a sabedoria e a força que a pessoa precisa vencer as tribulações (! Coríntios 10:12-13) (Tiago 1:2-5)

Qual a função dos anjos? Eles possuem várias funções, são disciplinados, existem uma hierarquia entre eles, ou seja existem vários tipos de anjos. Ou pensas tu que eu não poderia, agora, orar a meu Pai e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? Mateus 26:53

Segue classificações:

Arcanjo Miguel:

Arcanjo significado em grego arkhaggelos,(αρχή, principal, primeiro; άγγελος, mensageiro), anjo pertencente uma ordem superior; espírito celeste que atua como mensageiro em missões especiais. A Bíblia fala que o Arcanjo Chamado Miguel o qual sua posição é maior que os demais, sua função é proteger o povo de Israel. É um anjo guerreiro, também chamado de anjo da luz.

Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. (Daniel 10:13), um anjo apareceu ao profeta Daniel em uma visão e lhe explicou que só não tinha chegado mais cedo porque o príncipe da Pérsia (um agente de satanás) o impediu. Mas quando o arcanjo Miguel chegou e o ajudou, ele conseguiu chegar a Daniel.

E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. (Daniel 12:1)

Anjo Gabriel – considerado um anjo muito importante, considerado como um anjo mensageiro de Deus, que anunciou a vinda do messias. No livro de Daniel foi Gabriel que interpreta as revelações divinas, Gabriel mais uma vez se encontrou com o profeta Daniel para anunciar e interpretar a profecia de 70 semanas (Daniel 9:21-27).

 Gabriel foi enviado à cidade de Jerusalém para anunciar o nascimento de João Batista ao sacerdote Zacarias, seu pai (Lucas 1:11,12).

Querubins – São destinados para revelar o poder e a glória de Deus, são os guardiões tronos de Deus. Os querubins têm quatro faces: uma de um homem, uma de touro, uma de leão e uma de águia. Eles têm quatro asas conjuntas cobertas de olhos, corpo de leão, e têm pés de boi.

Depois olhei, e eis que no firmamento, que estava por cima da cabeça dos querubins, apareceu sobre eles uma como pedra de safira, semelhante a forma de um trono.
E falou ao homem vestido de linho, dizendo: Vai por entre as rodas, até debaixo do querubim, e enche as tuas mãos de brasas acesas dentre os querubins e espalha-as sobre a cidade. E ele entrou à minha vista.
E os querubins estavam ao lado direito da casa, quando entrou aquele homem; e uma nuvem encheu o átrio interior.
Então se levantou a glória do Senhor de sobre o querubim indo para a entrada da casa; e encheu-se a casa de uma nuvem, e o átrio se encheu do resplendor da glória do Senhor.
E o ruído das asas dos querubins se ouviu até ao átrio exterior, como a voz do Deus Todo-Poderoso, quando fala.
Sucedeu, pois, que, dando ele ordem ao homem vestido de linho, dizendo: Toma fogo dentre as rodas, dentre os querubins, entrou ele, e parou junto às rodas.
Então estendeu um querubim a sua mão dentre os querubins para o fogo que estava entre os querubins; e tomou dele, e o pôs nas mãos do que estava vestido de linho; o qual o tomou, e saiu.
E apareceu nos querubins uma semelhança de mão de homem debaixo das suas asas.
Então olhei, e eis quatro rodas junto aos querubins, uma roda junto a um querubim, e outra roda junto a outro querubim; e o aspecto das rodas era como a cor da pedra de berilo.
E, quanto ao seu aspecto, as quatro tinham uma mesma semelhança; como se estivesse uma roda no meio de outra roda.
Andando estes, andavam para os quatro lados deles; não se viravam quando andavam, mas para o lugar para onde olhava a cabeça, para esse seguiam; não se viravam quando andavam.
E todo o seu corpo, as suas costas, as suas mãos, as suas asas e as rodas, as rodas que os quatro tinham, estavam cheias de olhos ao redor.
E, quanto às rodas, ouvindo eu, se lhes gritava: Roda!
E cada um tinha quatro rostos; o rosto do primeiro era rosto de querubim, e o rosto do segundo, rosto de homem, e do terceiro era rosto de leão, e do quarto, rosto de águia.
E os querubins se elevaram ao alto; estes são os mesmos seres viventes que vi junto ao rio Quebar.
E, andando os querubins, andavam as rodas juntamente com eles; e, levantando os querubins as suas asas, para se elevarem de sobre a terra, também as rodas não se separavam deles.
Parando eles, paravam elas; e, elevando-se eles elevavam-se elas, porque o espírito do ser vivente estava nelas.
Então saiu a glória do Senhor de sobre a entrada da casa, e parou sobre os querubins.
E os querubins alçaram as suas asas, e se elevaram da terra aos meus olhos, quando saíram; e as rodas os acompanhavam; e cada um parou à entrada da porta oriental da casa do Senhor; e a glória do Deus de Israel estava em cima, sobre eles.
Estes são os seres viventes que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar, e conheci que eram querubins.(Ezequiel 10:1-20)

Serafins – Conduzem os céus na adoração de Deus, a única parte que é descrito na bíblia é em Isaías 6.Serafphins são a maior classe angélica e servem como cuidadores do trono de Deus e continuamente gritam louvores. Os serafins têm seis asas

Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.(Is 6:2)

Tronos – Os Tronos –  derivado do grego thronos, que significa “anciãos” são uma classe de seres celestiais mencionados pelo Apóstolo Paulo na Epístola aos Colossenses 1:16.Os Ophanim (do Hebraico Ofanim: Rodas, também conhecidos como Tronos, são incomuns, mesmo comparados a os outros seres celestiais; De acordo com o Novo Testamento, esses altos seres celestiais estão as ordens a serviço de Cristo.

Domínios – Os Dominios, também conhecidos como Hashmallim, regulam os deveres de anjos inferiores. É somente com extrema raridade que os senhores angélicos se conhecem fisicamente pelos humanos. Eles também são os anjos que presidem as nações. Acredita-se que os Domínios se parecem seres humanos.

Principados e potestades – São os governantes na Bíblia dependendo do contexto, eles podem ser líderes políticos ou governantes espirituais, podem ser anjos ou demônios. E, quanto aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia. Judas 1:6

Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor! Romanos 8:38-39


Principados:

Principados em grego – arche – primeiro lugar principado reinado magistrados, anjos e demônios. Pode ser também tipo de reino ou território governado por um príncipe, anuncia guia e instruir no mundo espiritual. São anjos que levam as instruções e os avisos Divinos, ao conhecimento dos povos que lhe são confiados. Porém, quando esses mesmos povos recusam aceitar as mensagens do Senhor, os Principados transformam-se em Anjos Vingadores, e derramam as taças da ira Divina sobre eles, de forma a reconduzi-los através do castigo e da dor, de volta ao DEUS de Amor e Misericórdia que eles abandonaram propositalmente. (Daniel 10:13).

Potestades:

Potestades em grego – exousia – o principal e mais poderoso entre os seres criados superior ao homem potestades espirituais, poder autoridade.

É o Coro Angélico formado pelos Santos Anjos que transmitem aquilo que deve ser feito, cuidando de modo especial da “forma” ou “maneira” como devem ser feitas as coisas. Também são os Condutores da ordem sagrada. Pelo fato de transmitirem o poder que recebem de Deus, são espíritos de alta concentração, alcançando um grau elevado de contemplação ao Criador.

Tanto os anjos quanto os demônios estão organizados, todo principado e potestade obedecem a Deus, no entanto existem os anjos se rebelam contra Deus e seguem o diabo, também tem principado e potestades entre os demônios que se rebelam contra Deus e oprimem o mundo (Efésios 2:1-2).

Quando os principados e potestades que obedecem a Deus entram em conflito com os que obedecem ao diabo, torna-se uma guerra espiritual (apocalipse 13:7)

Os anjos tem funções: As principais funções, adorar, louvar e servir os interesses de Deus. (Salmo 103:20). A Bíblia diz que os anjos se alegram quando um pecador é convertido (Lucas 15:10)

Características dos anjos – O Senhor deu aos anjos conhecimento, poder e mobilidade mais elevados do que aos homens.

Influenciam nos pensamentos. João 13:2

Muito rápido. Daniel 9:21

Não são Oniscientes. Gênesis 19 :12; Marcos 13 :32

Submisso. II Samuel 24:16

Não aceitam adoração. Apocalipse 19:10

Regozijam. Lucas 15:7 – 10

Servem. Salmo 103:20

Observam. I Coríntios 4:9; Efésios 3:9 – 10

Recebem nosso espírito. Lucas 16:22

Reunirão os escolhidos. Mateus 24:31

Anunciar – Gn 18:19

Guardar e defender – Há um texto nos Salmos que declara que “o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra (Salmos 34:7)

Ajudar – Marcos 1:11-13

Guiar e instruir – Lucas 1:19

Poder – E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela.
E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve.
E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos.
Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado.
Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia. Mateus 28:2-

Santidade – No Apocalipse, os anjos são identificados como santos. Isto implica em que eles foram colocados em estados eterno de santidade (Ap. 14.10).

Adoração – Uma das características principais das atividades angelicais é o louvor e a adoração (Sl 29.1,2; 89.7; 103.30; 148.2). Jesus declarou que os anjos de Deus sempre estão na presença do Pai e veem a sua face (Mt 18.10

Protetor – O Criador inspirou o escritor sagrado no Livro Êxodo, da Bíblia Sagrada: “Eis que envio um Anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que tenho preparado para ti. Respeita a sua presença e observa a sua voz, e não lhe sejas rebelde, porque não perdoará a vossa transgressão, pois nele está o Meu Nome. Mas se escutares fielmente a sua voz e fizeres o que te disser, então serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários”. (Ex 23,20-22).

Conclusão

Os anjos foram criados por Deus, com a função de ajudar e servir somente a Deus, são criaturas que têm mais poder e habilidades do que os humanos. (2 Pedro 2:11). São seres racionais e morais, não se casam, não procriam, (Mateus 22:30; Lucas 20:36). São limitados ao tempo e espaço, não podem estar em dois lugares ao mesmo tempo. Existem anjos bons e maus.

Por fim Jesus venceu todo principado e potestade do mal. Não existem nenhuma autoridade maior que Jesus, a guerra já está vencida! ( Lc 2:13-15).Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam,
E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder,
Com labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; (2 Tessalonicenses 1:6-8) Eles vão lutar com Jesus para derrotar a maldade. E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; Mateus 25:31.

Deus abençoe cada um!

Obrigada.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *