Imagem e semelhança de Deus (Gn 1:26-27)

Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja com todos!

Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.
Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:26-27).

No início da narrativa do livro de Gênesis o autor descreve toda a contemplação de Deus diante de toda sua criação. Sabemos e temos a convicção que Deus é o Autor da vida.

Perceba que nos primeiros versículos de Gênesis até os versos 26, quando, Disse Deus: Ele determina o que Ele quer que aconteça, é como um estalar de dedos, tudo se realiza conforme sua vontade. Ele cria, renova e dá vida, essa é um dos seus atributos, soberania. Ele realiza tudo que anuncia. Deus é soberano, isso quer dizer que ele não precisa do conselho, ou ordem de ninguém.

Veja bem quando começa os versos 26 na criação do homem o autor evidencia o propósito de Deus, destacando o ponto mais importante da criação o homem, a importância é tão notável que Deus o criou á sua imagem e semelhança (Gen. 1:26-27), fomos chamados a participar da criação do mundo.

Significado para palavra Criou versos 27 – “Bara” em hebraico – criação algo criado, algo novo maravilha, moldar dar forma a criar sempre tendo Deus com sujeito, referindo-se ao céu e terra, referindo-se ao nascimento, referindo-se ao homem individualmente, verbo característica para atividade criadora de Deus. O homem é tão importante para Deus que Ele nos deu sua imagem e semelhança, que maravilha.

Algumas pessoas confundem, acham que a imagem e semelhança de Deus se tratam do corpo visível, engano, é claro que não é dessa imagem aqui que ele se refere, não fisicamente parecidos, e sim espirituais.

“Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. (Jo 4:24), ficando bem claro que o homem é imagem e semelhança de Deus, porém jamais será Deus. Nós entendemos que a imagem sejam os atributos e qualidades de Deus. Existe os intransferíveis que são os atributos que Deus não transfere para o homem, são os atributos incomunicáveis, somente Deus possui, são estes eternidade, asseidade, unidade, imutabilidade, infinitude,onipresente, onisciente,onipotência e soberania. Deus não compartilha com nenhuma criatura.

7 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?

8 Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também.

9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,

10 ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

11 Se eu disser: Ocultem-me as trevas; torne-se em noite a luz que me circunda;

12 nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.

Salmos 139:7-12.

Existem os atributos comunicáveis, são os atributos que Deus passou ao homem, Atributos comunicáveis são aqueles em que são encontradas semelhanças ou analogias na criatura, especialmente no ser humano (estes atributos podem ser comunicados à criatura). Amor, bondade, misericórdia, justiça, santidade, paz… são exatamente esses atributos que diferencia dos outros seres, é isso que nos torna a imagem e semelhança de Deus.

Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, (Efésios 2:4).

Qual a diferença entre imagem e semelhança? Na Bíblia as palavras são aplicadas para o mesmo sentido, o autor usou as palavras aleatórias, exemplo em gênesis 1:27 usa apenas a palavra imagem, gênesis 5:1 usa apenas a palavra semelhança.

Segue o significado em hebraico tselem – imagem semelhança tradução português.

Significado demuth em hebraico – semelhança similaridade. Perceba que ambas as palavras em hebraico tem o mesmo significado, a tradução é em hebraico porque os livros pentateucos foram escrito em hebraico.

O homem perdeu a imagem e semelhança de Deus?

A Bíblia nos afirma que mesmo diante da queda do homem com o pecado, o homem não perdeu a imagem e semelhança de Deus. (Gen. 9:6). O homem depois da queda manchou a imagem e semelhança de Deus.

Adão o primeiro homem criado por Deus, desobedeceu e quebrou o acordo, com isso entrou o pecado e em consequência a morte.

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. ( Rm 6:23), Adão começou a desobediência com Deus que perdura por toda as gerações até hoje.

Adão e Eva conheceram pessoalmente o mal, seus olhos foram abertos (Gn3: 7), a comunhão e amizade com Deus foram rompidas, o homem deixou de ser inocente, sua mente ficou suja, passou a ter vergonha do seu próprio corpo (Gn3: 10). Adão quis culpar o próprio Deus, pelo o fato de ser Ele lhe dado uma companheira(Gen. 3:12).

O pecado não pode tirar a imagem e semelhança de Deus, porém desvia o homem do propósito de Deus. Por um homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte e a morte passou por todos os homens, porque todos pecaram, tornando-se escravo do pecado. A morte vai permanecer no mundo enquanto houver pecado, Adão perdeu toda autoridade, Jesus veio para resgatar toda autoridade. Apocalipse 14

O homem e a imagem de Deus podem ser restaurados? Na Bíblia diz que agora todos os homens podem ser restaurados dos seus pecados.Quando satanás toma o poder de Adão, Deus é tão justo que mandou seu filho para resgatar esse poder como homem, se foi o homem que perdeu autoridade, Deus manda seu Filho como homem para resgatar tudo o que Adão havia perdido, isso porque satanás tinha inveja do homem, então ele resolve manchar a imagem de Deus através do homem, Cristo vem para restaurar.(atos 2:24)(Hebreus 4:15), Cristo vem como homem para aniquilar satanás.“Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação” (Colossenses 1:15). 

Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. ( Romanos 8:2), como Deus é misericordioso, ele nos enviou seu filho no mundo como nosso Salvador, Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16).. Todos que Nele Creem são perdoados, quando aceitamos o sacrifício de Jesus, somos transformados, somos chamados á ser seus filhos, já não seremos mais condenados a uma eternidade sem Deus.

O homem só é verdadeiramente feliz quando recebe o “amor de Deus” através de Jesus Cristo. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; (João 1:12)

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. ( João 14:6).

Agora a imagem criada por Deus, destruída pelo pecado, é agora restaurada por Cristo pela ação do espírito Santo, Deus nunca desistiu, continua trabalhando na restauração dos seus filhos.

 Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.

46 Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.

47 O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.

48 Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.

49 E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.

50 E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. 1 Coríntios 15:45-50.


“ Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor”.

“Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,” (Gálatas 3:25-26). Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. 1 João 3:2.

Valorize a imagem de Deus, mantenha um relacionamento com Deus. O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido por pouco tempo, os restaurará, os confirmará, os fortalecerá e os porá sobre firmes alicerces. (1 Pedro 5:10)

Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! –(Romanos 11:33-36)

Deus abençoe a cada um!

Obrigada.


0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *