DEUS ESCOLHEU UM POVO, ISRAEL!

O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos;
Mas, porque o Senhor vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito.
Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.” (Dt 7:7-9)

Começamos conhecendo um pouco sobre Israel e sua capital Jerusalém.

Jerusalém – A nobre cidade santa

Israel – Tem origem em Jacó, que passou a ser chamar Israel, que deu origem as 12 tribos de Israel.

Somente em 1948 que Israel foi reconhecido como país..

Israel significado do nome – homem que luta com Deus” ou “homem que vê Deus”. Israel tem origem no hebraico Yisrael. Seu significado, “ele luta com Deus”

Jerusalém – Significado do nome em Hebraico – cidade da paz.

Jerusalém pode ser chamada de cidade de Deus, cidade de Davi ou simplesmente Sião.

Foi em Jerusalém que foi construída o primeiro templo sagrado pelo o Salomão filho de Davi. e destruída por Nabucodonosor II.

É uma das cidades mais antiga do mundo, é também conhecida como motivo de grandes guerras, foi construída e destruída inúmeras vezes, Jerusalém hoje é motivo de conflito entre os israelitas e palestino.

Jerusalém – foi destruída por duas vezes

Sitiada – 23 vezes

Atacada – 52 vezes

Capturada e recapturada – 44 vezes

E a terra pranteará, cada família à parte: a família da casa de Davi à parte, e suas mulheres à parte; e a família da casa de Natã à parte, e suas mulheres à parte; (Zacarias 12:12)

Seu nome é mencionado na Bíblia 850 vezes, é considerado um local sagrado por cristãos, judeus e muçulmanos. No princípio não era chamada Jerusalém, antes dos israelitas entrarem na terra prometida.

O destino sagrado de Israel ordenado por Deus para cumprir sua vontade para

a humanidade, seria através de Israel que o mundo conheceria Jesus, sendo Ele judeu, fica muito claro todas as profecias do antigo testamento a respeito da pessoa de Cristo. Deus enviou o seu próprio filho para que através dele sejamos salvos.

A Bíblia nos revela os motivos pela qual o povo judeu foi escolhido: Deus escolheu Abraão no cap. 12 de Gênesis, após a rebelião da humanidade contra Deus, na Torre de Babel, registrada no capítulo 11 de Gênesis. Na única vez em que os seres humanos se uniram para se rebelar contra Deus e construir a Torre de Babel, Deus os dividiu em nações antes que eles pudessem causar mais danos ao mundo. Antes da Torre de Babel, não havia nações, não havia gentios. Todos falavam a mesma língua e eram todos parentes e descendentes de Noé e seus filhos. Deus somente os dividiu em nações quando eles se uniram contra Ele e quiseram construir uma torre para se livrarem do poder de Deus e de Sua influência sobre eles. Não havia nações antes disso, e não havia nenhuma idolatria antes disso. Não há menção alguma de idolatria antes ou depois de Noé até a Torre de Babel. A idolatria e os idiomas diferentes entraram no mundo após Torre de Babel, e Abraão foi escolhido após a Torre de Babel para assegurar que essa rebelião do homem contra Deus fosse consertada. (Lv20:24).

Abraão é conhecido como Pai a Fé sua história está ligada direto a igreja de Cristo, tudo começa quando seu pai Terá resolver sair de sua terra (Gn 11:31). Aqui começa sua jornada de fé, a mesma metrópole de onde saíram que era muito idólatra, as pessoas serviam outros deuses(Josué 24:2), este foi o motivo que Deus afastou Abrão do seu pai (Gn 12:1)

Abraão foi o representante do povo judeu escolhido por Deus, foi através do chamado em Gênesis 12:1 que começa a Aliança entre Deus e o homem que chegará até o messias, Jesus Cristo, confirmando as profecias do antigo testamento.

Porque Abraão? Pela soberania e graça de Deus e pelo seu propósito, Abrão veio de um lar pagão, não tinha nenhuma qualidade espiritual que levasse até Deus, foi pela sua graça eletiva, escolheu Abraão para segui-lo. Com ele e através dele Deus selou uma aliança sagrada e perpétua com o povo de Israel, Deus escolheu um homem, Abrão, que mais tarde se tornou Abraão, para iniciar com ele uma nova etapa da história da redenção. Deus estabeleceu uma aliança com esse eleito. Entre outras coisas, essa aliança incluiu a promessa a Abraão de que ele se tornaria pai de grandes nações, que seriam abençoados aqueles que o abençoassem, e que sua semente (descendente) proporcionaria a salvação da humanidade. Por um lado podemos dizer que a descendência de Abraão, ou seja, os judeus, representaram uma grande bênção para a humanidade apesar das suas falhas. Não fosse por outra coisa, o simples fato de os judeus nos terem legado a Bíblia. Os judeus apresentaram a nós, os gentios, o único Deus Criador verdadeiro. Todavia, muito mais significativo ainda é o fato de que desse povo proveio o Salvador, o Redentor e Ungido: Jesus Cristo! Ele é a semente já anunciada no Antigo Testamento, que traria a salvação da humanidade, como de fato trouxe (Gl 3.16).

A aliança

Na Bíblia Deus fez uma aliança com o povo de Israel para serem seu povo especial, representada pelo o Patriarca Abraão,descendente de Sem, Israel obedeceria a Deus e ele cuidaria da nação. Deus também prometeu que o Salvador do mundo viria de Israel. (Gn 12:1).

Estabelecerei a minha aliança como aliança eter­na entre mim e você e os seus futuros descendentes­, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descenden­tes. Toda a terra de Canaã, que se encontrava na cidade de Jerusalém, onde agora você é estrangeiro, darei como proprieda­de perpétua a você e a seus descen­dentes; e serei o Deus deles. “De sua parte”, disse Deus a Abraão, “guarde a minha ali­ança, tanto você como os seus futuros descendentes. Es­ta é a minha alian­ça com você e com os seus descendentes, aliança que terá que ser guardada: Todos os do sexo masculino entre vocês serão circun­cidados na carne. T­erão que fazer essa marca, que será o sinal da aliança entre mim e vocês. (Gn 17:7-11)

As promessas
Deus fez muitas promessas a Abraão, o patriarca teve um relacionamento bem próximo com Deus, foi chamado de ” amigo de Deus”

Promeassa da terra: “Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la.”(Gn 15:7).

Promessas descendentes – E eis que veio a palavra do Senhor a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro.

Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência b( Gn15:4-5).

Promessa de bencãos – Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.( Gn12:1-3).

O que levou Deus a escolher Israel? A santidade de Israel, ou seja, seu procedimento e seu culto, demonstraria ao mundo caído em pecado a sua impureza e necessidade de redenção.Os pecados da humanidade nos tempos de Noé e também logo depois do dilúvio que assolou o mundo, também a construção da Torre de Babel, da devassidão dos povos e da sua idolatria,

E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. (Gn6:12).

Deus escolheu Abraão no capítulo 12 de Gênesis, imediatamente após os relatos da rebelião da humanidade contra Deus, na Torre de Babel, registrada no capítulo 11 de Gênesis. Na única vez em que os seres humanos se uniram para se rebelar contra Deus e construir a Torre de Babel, Deus os dividiu em nações antes que eles pudessem causar mais danos ao mundo. Antes da Torre de Babel, não havia nações, não havia gentios. Todos falavam a mesma língua e eram todos primos, os descendentes de Noé e seus filhos. Deus somente os dividiu em nações quando eles se uniram contra Ele e quiseram construir uma torre para se livrarem do poder de Deus e de Sua influência sobre eles. A idolatria e a variedade de idiomas entraram no mundo depois da Torre de Babel, e Abraão foi escolhido após a Torre de Babel para assegurar que essa rebelião do homem contra Deus fosse reparada. A Bíblia diz que tanto os judeus como toda humanidade são rebeldes e indignos de qualquer coisa ao não ser de ser julgados. Mesmo assim Deus por graça abençoou Israel sem que tivesse mérito algum e sim pela suas promessa. Deus tem punido Israel pelo os pecados a pior ainda está por vir será A grande tribulação.

A Bíblia diz que tanto os judeus como toda humanidade, rebeldese indignos de qualquer coisa a não ser de ser julgados.

conclusão :Deus escolheu a nação de Israel para ser o povo através do qual Jesus Cristo iria nascer – o Salvador do pecado e da morte (João 3:16). Deus prometeu o Messias pela primeira vez após a queda de Adão e Eva no pecado (Gênesis capítulo 3). Deus mais tarde confirmou que o Messias viria da linhagem de Abraão, Isaque e Jacó (Gênesis 12:1-3). Jesus Cristo é a razão final pela qual Deus escolheu Israel para ser o Seu povo escolhido. Deus não precisava ter um “povo escolhido”, mas decidiu fazer as coisas dessa forma. Jesus tinha que vir de alguma nação, e Deus escolheu Israel.

Oração: Senhor Deus te glorifico , te peço sabedoria, te peço que nos oriente, para que posso seguir com os estudos com o único propósito de te honrar e te adorar, que o Teu reino avance, que seja Senhor sempre a Tua vontade em nome do Senhor Jesus.

Deus abençoe você!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *