ORAÇÃO DO PAI NOSSO MATEUS 6:9-13

O Pai nosso é uma oração encontrada nas Sagradas Escrituras a mais conhecida do mundo, ela faz parte do Sermão do Monte, Jesus após um pedido de seus discípulos, ensinou a orar e deixou um modelo de oração que deve ser bem entendida, Jesus fez várias críticas aos fariseus, com este modelo de oração ficou bem claro, contrapondo a oração cristã à oração dos fariseus. “E orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos… (Mt 6:7-8) ou seja a hipocrisia e as vãs repetições dos fariseus.

É interessante que a maioria das pessoas conhecem esta oração, porém não tem o entendimento das palavras que Jesus quis passar com esta linda oração. O que muitos não sabem é que esta oração é muito poderosa, se dar ao fato de ser ensinado pelo próprio Jesus.

Esta oração foi dividida em duas partes: A primeira traz três pedidos , está ligada com ação de Deus, ou seja sua glória, as outras três estão ligada direto aos homens.

Oração do Pai Nosso

9 Vocês, orem assim:
“Pai nosso, que estás nos céus!
Santificado seja o teu nome.

10 Venha o teu Reino;
seja feita a tua vontade,
assim na terra como no céu.

11 Dá-nos hoje o nosso
pão de cada dia.

12 Perdoa as nossas dívidas,
assim como perdoamos
aos nossos devedores.

13 E não nos deixes cair
em tentação,
mas livra-nos do mal,
porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém
.

PAI NOSSO, QUE ESTAS NOS CÉUS! – Aqui Jesus nos ensina que Deus o criador de todas as coisas, é também o nosso Pai, através do vinda do nosso Senhor Jesus Cristo que Deus nos adotou, na Bíblia diz que todos somos criados por Deus e amados por Deus, mas nem todos são filhos de Deus. Jesus é o único Filho de Deus, somente através Dele que podemos ser adotados( João 3:16), o Pai que estás nos Céus, afirmação de sua grandeza, Deus está acima de todas as coisas.Quem vem das alturas está acima de todos; aquele que vem da terra é terrestre e fala da terra; quem veio do céu está acima de todos (João 3:31)

“SANTIFICADO SEJA O TEU NOME” – Jesus aqui nos ensina que o Nome de Deus é santo, e reconhece a santidade de Deus. Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o Senhor.(Levítico 19:12).

Na cultura judaica o nome de Deus é tão sagrado, que não pode falar o nome Deus descuidadamente, em vão, é uma blasfêmia. o uso do nome de Deus só poderia ser feito se apenas necessário e com maior reverência, o nome de um Deus eterno, único, onipresente e invisível. Afinal de contas, se só há Ele, então Ele não precisa ser nomeado, e se Ele está presente em todos os lugares, então Ele não precisa ser chamado. Com essa crença, os judeus posicionaram seu Deus acima dos deuses de outros povos, pois Ele não estava vinculado a animais ou aos astros e não possuía concorrentes, desde do período inter-bíblico até hoje o nome de Deus é impronunciável pelos judeus. Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso(1Pedro 1:8) Graças a Deus pois pelo seu dom inefável.(1 Coríntios 9:15). Significado de inefável : A palavra inefável descreve algo que não pode ser pronunciado, ou seja, impronunciável, indizível.

A santidade do nome de Deus é demonstrado na nossa vida, através das nossas atitudes do dia a dia, reconhecer a santidade de Deus é viver em comunhão com Ele, para nós só existe uma forma de mostrarmos a nossa santidade, através de Jesus, ele morreu e ressuscitou para nos salvar e nos purificar dos nossos pecados.

VENHA O TEU REINO; – Começamos pelo significado de Reino -O Reino de Deus (Em grego: βασιλεία τοῦ θεοῦ basileia tou theou) designa um governo ou domínio em que tem Deus por soberano ou governante. Deus é a fonte de toda autoridade. Quando Jesus fala ” É chegado o Reino de Deus” (Mateus 4:17), com a volta de Jesus será consumado a plenitude do Reino de Deus.


SEJA FEITA A TUA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU. Por último, Se entendemos que toda soberania de Deus, e que somos filhos obedientes, ao Pai, então deveremos fazer sempre sua vontade, estamos sob sua autoridade. Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve. (João 9:31). A palavras de Jesus desde o começa até o final, sempre fez a vontade do Pai. Na noite de sua traição, Jesus orou ao Pai dizendo: “Ó meu Pai, se este cálice não puder passar de mim sem que eu o beba, seja feita a tua vontade”. (Mateus 26:39)

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DÁ HOJE Aqui Jesus coloca as nossas necessidades humanas, perceba que aqui Jesus deixa claro seria o alimento para nossa necessidades diária, quer dizer que o futuro pertence ao Pai, e que não devemos nos preocupar com dia futuro. Deus suprirá as nossas necessidades, devemos confiar, Jesus quer dizer que possamos viver na dependência de Deus, esperar pela bondade e misericórdia divina.

PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO PERDOAMOS OS NOSSOS DEVEDORES _ Aqui Jesus quer nos mostrar a importância de perdoar os nossos irmãos, para podermos ser perdoado por Deus. Se nós perdoarmos, receberemos perdão; essa é uma verdade que nos deve motivar. Se realmente compreendemos o que Jesus fez na cruz, o perdão deve fluir no nosso coração. Na Bíblia diz o verdadeiro perdão nasce do amor que não preocupa com seus próprios interesses ( 1 Coríntios 13:4-5) O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

Sabemos que fomos redimidos por Cristo, porém estamos sujeito ao pecado, Cristo morreu por nós, pagou as nossas dívidas, porém na Bíblia nos ensina que devemos confessar os nossos pecados a Deus para que possamos através de Cristo ser perdoado. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. ( Colossenses 3:13).

NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRA-NOS DO MAL. Aqui Jesus pede a proteção contra pecado, Jesus nos ensina pedir proteção de Deus, em todos os momentos de nossa vida, somos tentados para cair no pecado por satanás, devemos resistir, viver em comunhão com Deus e cumprir sua Lei, seremos revestidos com a graça de Deus, nos afastando de satanás. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. (Rm 6:14). Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. (1Coríntios 10:13)

POIS TEU É O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE. AMÉM! Por fim Jesus termina nos ensinando que Deu é Soberano, é Rei e o Criador de todas as coisas, o seu Reino é eterno, sempre existiu e sempre existirá. Pois o Reino de Deus não consiste de palavras, mas de poder.(1Coríntios 4:20)

Conclusão: A oração do Pai nosso nos ensinou o amor verdadeiro de Jesus pelo Pai. Seu amor por Deus era evidente no seu dia a dia. Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui. (João 14:31).

Repetir esta oração, todas as vezes que for orar não garante que seremos ouvidos, pois o Senhor Deus reprova as vãs repetições. Quando formos orar começamos glorificando o nosso Pai com toda honra e glória e com humildade fazer as nossas súplicas e descansar nos braços do Senhor. Amém

Jesus disse: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. : (Marcos 12;30)

Deus abençoe você!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *