Oração Sacerdotal – João 17

Que o amor e a paz do Senhor Jesus esteja com todos irmãos!

Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;
Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.
E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.
Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;
Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.
Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.
E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.
Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.
Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.
E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.
( João 17:1-26)

Esta Oração Sacerdotal de Jesus, expressa o sentimento e vontade de Jesus diante de deixar os discípulos, pois estava chegando sua hora, a hora já estava planejada antes da fundação do mundo, precisava prepará-los para depois de sua morte. ” Pai, chegou a hora, Glorifica o teu Filho, para que o Filho Glorifica a Ti. (João 17:1). Para Jesus a cruz era a glória da vida e o caminho rumo à glória da eternidade. Jesus disse: ” É chegada a hora de ser glorificado o filho do humem”(João 12:23)

Este estudo é de suma importância para os cristãos porque revela o que o Senhor espera da igreja, deixa claro o poder do Pai em favor dos seus. Esta oração é belíssima a mais importante da história, oração de Deus Filho ao Deus Pai. Aqui vemos Jesus intercedendo e se prepara para sua morte, enquanto os sacerdotes fazia sacrifícios pelo povo e intercede por eles. É belo demais ver Jesus orando ao Pai pela sua igreja.

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. (Mateus 28:19-20

Em Jesus a oração e pregação estão sempre juntas, e por fim termina a oração com encorajamento aos discípulos, belissima porque revela os seus desejos ao Pai antes de ir para Cruz.

Jesus faz três súplicas ao Pai:

  • Ora por si mesmo por ter concluído sua obra v. 1-5
  • Ora pelo os discípulos pedindo ao Pai que os guarde do maligno v.6-15
  • ora por aqueles que haverão de crêr Nele, pela igreja, pela unidade para que contemple a sua glória V.20-26

Circunstâncias imediato desta oração

Depois do relato do capítulo 16 onde Jesus estava preparando os seus discípulos para missão futura, também depois de instituir a última Ceia, já havia alertados sobre as perseguições, já havia desmascarado o Judas Escariotes e que os discípulos seriam dispersos, e que podem contar com o amor do Pai, despede dos discípulos, deixando bem claro que ele venceu o mundo(João 16:25-33) Ele estava se preparando para ser levado a morte, Ele não pede nada, somente bençãos espirituais e proteção do Pai e livrar do maligno.( João 17:11-15)

Podemos resumir

  • Salvação
  • Proteção
  • Santidade
  • Unidade

Salvação

V 1-5 A cruz é o instrumento de salvação, Cristo morreu por nós, Ele nos redimiu. Nada mais glorificou o Pai do que a morte de Jesus, Ele e o Pai partilhassem essa glória antes de criarem o mundo (17:5) – a glória do amor disposto a sacrificar-se. Jesus estava Se referindo aos principais resultados de Seu sofrimento na cruz (Isaías. 53:10 e 11).Ele também nos convida a “ir ao Pai” por meio dEle (João14:6).

glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; ( João 17:1) Na cruz Ele revela sua abnegação, revela seu amor eterno e seu poder. V.2-3 O Pai deu autoridade para o Filho que conceda a vida eterna, somente Ele tem essa autoridade.Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ( João 3:16)

V 4. Deus Pai ouve o Filho quando Ele fala que está tudo consumado, Jesus Deus Filho esta justificando os nossos pecados, Jesus quando esteve na terra Ele glorificou o Pai em todas as coisas.

V. 6 -14 Jesus fala da segurança e o valor na nossa salvação. Fala que somos presente de Deus Pai para Deus Filho.

Proteção

V.8 -20 Jesus faz mais um pedido ao Pai, a proteção do Pai aos que creram e guardaram a Tua Palavra, porque eles aceitaram os ensinamentos de Jesus e sabiam e criam que Jesus era o Filho de Deus, pediu também para guardá-los do maligno.

Santidade: “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17).

Ser santo significa ser puro, separado do mal. Deus é santo. Nada de ruim existe nele e tudo nele é perfeito. Em tudo que faz, Deus é justo e fiel.

Jesus espera que vivemos inteiramente em comunhão com o Pai para podermos viver em santidade. Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.( 1 Pedro 1:15-16).

Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.
Dia após dia, todo sacerdote apresenta-se e exerce os seus deveres religiosos; repetidamente oferece os mesmos sacrifícios, que nunca podem remover os pecados.
Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus.
Daí em diante, ele está esperando até que os seus inimigos sejam colocados como estrado dos seus pés;
porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados. ( Hebreus 10:10-14).

Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.
Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.
Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.
Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória. (Colossenses 3:1-4).

Unidade: (João 17:20-23)

A graça do Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós. Para Jesus a importância da unidade é muito relevante, um vez que Ele veio para nos salvar e glorificar o Pai. O Pai e o Filho eram um! Por isto o Filho era a imagem perfeita do pai. A unidade é quando temos algo em comum, no caso da igreja. (Atos 2:44). Jesus pede par o Pai pela unidade por causa de seu desejo em ver a igreja e seu rebanho unida.Jesus afirma que sem a unidade com o Pai e o Filho, a unidade na Igreja não é possível.Seu alvo maior é a comunhão e o amor entre os irmãos (João 13:34 – 35), então os discípulos teriam a maior promessa (João 14:16), eles seriam guardados pelo Espírito da verdade (João 16:13)

A unidade implica que a obra de Cristo em favor da igreja supera todas as barreiras humanas, não existe membro fora do corpo, Cristo é a cabeça e a igreja é o corpo ( Colossenses 1:18).

A unidade ocorre quando estivermos unidos para alcançarmos o propósito maior: “A fim de que o mundo saiba que Jesus foi enviado” (v.21 -23). Esta é a única unidade que pode transformar o mundo.

Deus abençoe você!

Oração! Deus o Pai te damos graças pela Sua soberania, pela Sua infinita grandeza e te Glorificamos Senhor! agradecemos por nos conceder discernimento da Tua Palavra, permita Senhor que continue com este pequeno estudo para que chegue algum irmão e lendo possa entender a Sua Palavra, te peço que nos perdoe, e que tudo seja feito para que o Teu Reino avance, em nome do Senhor Jesus. Amém!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *