O Sofrimento!

O sofrimento é um sentimento de dor tão profunda que chega doer à alma. Este assunto é muito difícil para nós homens, porém a Bíblia está recheada de como lidar com sofrimento e vários exemplos e relatos de sofrimentos. Deus nunca quer o nosso sofrimento, faz parte da natureza imutável de Deus, então temos certeza que o nosso Pai Celestial que é Bom e Misericordioso não quer o nosso sofrimento, Ele nos ama incondicionalmente não há dúvida quanto ao caráter de Deus. E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. (1João 1:5)

Vamos usar como parâmetro o livro de Jó, a Bíblia relata a experiência de Jó (Jó 1:11-12).

O conteúdo deste livro relata o sofrimento de Jó, um homem íntegro que agradava aos olhos de Deus, porém em momento algum é dito o motivo de tal sofrimento, também fica claro que o sofrimento de Jó serve apenas como pano de fundo, porque na verdade o livro tem como propósito mostrar a Soberania e justiça de Deus. No desfecho final, o Senhor reconhece as súplicas de Jó, lembra que Ele é onisciente e onipotente, repreende seus amigos, houve arrependimento por Jó, houve um novo começo cheio de prosperidade.

O profeta Habacuque perguntou a Deus “Por que razão me mostras a iniquidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio” Habacuque 1:3

Será que Deus repreendeu o fiel profeta Habacuque por ter feito tais perguntas? Não. Em vez disso, ele incluiu as palavras sinceras de Habacuque no inspirado registro bíblico. Deus também o ajudou a entender melhor os assuntos e a aumentar sua fé, Deus respondeu o justo viverá pela sua felicidade.

Voltamos a palavra chave “sofrimento”, sabemos que todos estão debaixo do pecado, todos iremos sofrer, é inevitável. Vamos usar como exemplo um filho, aquele filho desobediente, que não escuta os conselhos de seus pais, então os seus pais decidem deixar o filho errar e a consequência desses erros normalmente seria um sofrimento, mais será que os seus pais deixaram de amar aquele filho rebelde? Ou será que aquele pai está deixando aquele filho rebelde aprender com sofrimento?

Claro que os pais não querem que o filho sofra, porém é necessário para que diante do sofrimento, o filho se arrependa e aprenda. Da mesma forma, podemos usar as considerações acima como uma analogia para afirmar o quanto é necessário que os filhos de Deus passem por determinados sofrimentos para que Deus os aperfeiçoe.

Vejam o que o apóstolo fala na carta dos Hebreus:

Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como os filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,
pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho”.
Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?
Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos.
Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos!
Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade.
Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados. (Hb 12:5-11)

Por que, então, há tanto sofrimento no mundo? Isaias 55:8-9

O verdadeiro Deus jamais faria o que é mau, o Todo-Poderoso nunca faria o que é errado!”(Jó 34:10)

Na bíblia fala que o sofrimento é resultado do pecado (Gn 3:16-17), em Gênesis o livro da criação, tem relatos de como começou o sofrimento dos filhos de Deus. Mas talvez alguém pergunte: “Se Deus não planejou que o ser humano sofra, então por que Ele criou a árvore do conhecimento do bem e do mal no Jardim do Éden?”.

Eu afirmo que o Senhor não criou um ser humano “cego”, mostrou-lhe que há um caminho mau o qual ele não deveria escolher. provando-o (Pv 17: 3).

E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.

O mundo inteiro está no poder do maligno (1 Jo 5:19), Satanás é o articulador do mal, o mundo está vivendo na incredulidade, gerando para si muito sofrimento. (Isaías 53:3-5)

Porque o sofrimento atinge as pessoas justas? Na Bíblia temos vários relatos de pessoas boas que foram aflingidas por sofrimentos. Porém não encontramos na Bíblia porque o justo sofre.

Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro. Ec7:14 Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.
Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos. (Ec 9:2-3)

Segue exemplo de homens que sofreram:

Jó homem íntegro e reto – sofreu muito perdeu tudo

Apóstolo Paulo – Servo de Deus sofreu muito, morreu decapitado (2Co 12:7-9).

Paulo era doente e orou três vezes para ser curado, e Deus não quis curá-lo. Deus disse a Paulo que Sua graça lhe bastava. Portanto, devemos fazer como Paulo: suportar nosso espinho de enfermidade, fiel e pacientemente, para a glória de Deus.”.

João Batista – sofreu muito, foi decapitado (Mt 14:10).

O próprio Filho sofreu na carne. Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. (Hebreus 2:9)

Isso nos dá a certeza de que todos os homens haverão de passar por algum tipo de sofrimento, às vezes a provação vem para nos ensinar diante de Deus.

Quem é culpado pelo o sofrimento?

Este mundo reflete a personalidade da criatura espiritual invisível que está “enganando toda a terra habitada”. (Apocalipse 12:9) Satanás é odioso, enganador e cruel. Portanto, o mundo, sob sua influência, está cheio de ódio, engano e crueldade. Essa é uma das razões de existir tanto sofrimento. Satanás usa suas arte manhas e seu poder para nos colocar contra Deus, quando sofremos ficamos fracos, surge então a oportunidade para abalar a nossa fé. A mulher de Jó não permaneceu firme na fé, tentando colocar Jó contra Deus. João deixou claro: Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. 1 João 5:19 Quando uma pessoa despreza a Deus e gosta de viver praticando o pecado, esta atrai sofrimento não somente para si, mas também para os seus. (2 Samuel 12:9), são dura as consequências que cai sobre nós e sobre os nossos quando desprezamos a Deus e seus mandamentos.

Nem de longe o diabo quer que o ser humano descubra qual sua real identidade e propósito em Deus.

  • Nossa real identidade (a que Deus quer para nós): Filhos de Deus (Jo 1: 12Rm 8: 14-171 Jo 3:1)
  • O propósito de Deus para nós: Sermos herdeiros de seu Reino (Rm 8:17).

Sabendo de ambos os itens acima, Satanás faz de tudo para tornar cego o entendimento do ser humano a fim de que ele não descubra sua real identidade em Deus.

Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. (1Timóteo 6:10)

No Salmo 107:7 afirma que ímpios serão afligidos por causa de seus pecados, Deus fala que permite aos ímpios o sofrimento com o objetivo de viver uma vida reta (Is 26:9).

O que devemos fazer? O primeiro passo para amenizar o sofrimento depois das práticas erradas é arrependendo-se de todo pecado, confessando-os e abandonando-os. Como não podemos evitar o sofrimento, então devemos ter em mente que às vezes ele pode produzir bons resultados, levando as pessoas ao amadurecimento, lavando eles como desafios ao invés de maldições insuportáveis, devemos mostrar a nossa fidelidade e ser obedientes nas suas promessas, devemos mostrar que somos filhos de Deus e resistir a satanás (1 Pedro 5:9) (1 Pedro 2:19-24)

A manifestação da justiça de Deus tem um efeito incrível nas pessoas, pois elas começam a andar em retidão pelo medo de ser punidos.

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento;
reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. (Provérbios 3:5)

Como entender o propósito e o valor da fé.

Sabemos que Deus é perfeito, existe algumas coisas que não cabe ao homem entender, o desígnio de Deus cabe somente a Ele entender, no caso do capítulo 38 de Jó, Deus responde Em Suas palavras, o Senhor mostrou a Jó que toda a criação está debaixo de Sua autoridade, e o funcionamento de todas as coisas, passa por Sua soberania. Em outras palavras, nada foge ao controle de Deus, na sua ou na minha vida. A atitude que Ele espera de nós em momentos difíceis, é que sejamos capazes de confiar e esperar nele. Deus nos orienta para nos permanecer firme na fé ” Ora a fé é a certeza daquilo que esperemos e a prova das coisa que não vemos” (Hb 11:6).

Devemos mostrar nossa fidelidade a Deus e ser obedientes e confiar nas promessas. Deus nos ama muito, temos que crê em suas promessas um dia vai acabar, Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”. (Apocalipse 21:4) (João 3:16).

Que possamos compreender plenamente o Seu propósito e graça, e tudo que podemos conhecer de Deus, já foi revelado em graça e bondade através de Cristo Jesus essa é a grande promessa, no dia em que Jesus voltar todo sofrimento acabará (Apocalipse 21:3-5).

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. (Rm 8:18).

Com ajuda de pequenos trechos do site Bíblia ensina.

Deus abençoe você!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *