João 1:1-14

É assim que João o Evangelista apresenta o Verbo de Deus, Jesus.”

V 1- No princípio era Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

O Evangelho de João começa apresentando Jesus como Palavra ( O Verbo), cuja a existência antecede a criação do mundo e desde sempre estava com Deus e que é Deus. João está se referindo a Jesus, Ele é a mensagem completa. Deus usou a Palavra para fazer tudo (Gn 1:1),a agora Deus fala através do Filho (Hb1:1)

Este versículo e um dos mais sublime de todos os versículos, aqui João apresenta que ” Ele estava no princípio com Deus, todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez,( João 1:3) o próprio Cristo, a Bíblia diz que antes da fundação do mundo Jesus estava lá.(1 Pedro 1:20).Este versículo é a confirmação de todas as profecias do antigo testamento e a afirmação do novo testamento revelando a pessoa de Cristo, é a relação entre o Pai e o Filho. A palavra verbo em grego tem o significado de “Logos” a palavra de Deus, Jesus Cristo a sabedoria e o poder e a união,  assim este “Verbo” denota seu ministro na criação e governo do universo a causa de toda a vida do mundo, tanto física como ética para a salvação do ser humano,  se revestiu na natureza humana na pessoa de Jesus Cristo, o Messias a segunda pessoa da trindade, o termo Logos,  designa a razão ou plano divino. “O Verbo”, o próprio Jesus é alguém que tem íntima comunhão com o Pai. (1 João 1:2). Jesus Cristo é a Palavra de Deus, o Verbo de Deus.

Com a vinda de Cristo, o Logos a Palavra de Deus será oferecida agora a todos, não apenas os judeus, Ele veio para o que era seu, e os seus não receberam ( Jo 1:11) e crucificaram (Mt 27), por fim somente depois de sua morte que a missão dos seus discípulos passou a ir às nações, cumprindo com as profecias quanto aos gentios, como Paulo disse em Efésios 2:14 .

V.2. Ele estava no princípio com Deus.

João quer dizer: Naquele período era verbo e Deus, o Filho e o Pai, ele revela a impressionante verdade que existiam e existem, João está dizendo que Jesus mantém uma relação íntima com Deus, Jesus é o único que pode revelar como Deus é. Em Gn 1;26 é revelado mais de um ser divino E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.

V.3.Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

Aqui João afirma que somente em Jesus é revelada a grandeza do Pai, sua eternidade e sua soberania, afirma que Ele é o criador (1 Timóteo 6:15-16) ( Salmos 103:19)

V.4. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
V.5. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

Significado de luz no versículo refere a Jesus, Ele é a luz do mundo, desceu até nós para dominar as trevas (Fp2:15). O verbo compreender pode ser traduzido como tomar posse, apropria-se. A vida já existia em Cristo(Jo 5:26) Ele é a Palavra Viva ou como é chamado em( 1João 1:1-2)

As trevas não compreenderam – ou seja a necessidade de Cristo se colocar em carne para a salvação dos homens, para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’. (Atos 26:18)

V. 6. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
v. 7 Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que
todos cressem por ele.

Aqui João o evangelista, identifica o João Batista como o enviado de Deus, e
que o João Batista testificou o Filho de Deus, ele preparou o caminho para
Jesus. (Mt 3:17).

Aquele que aceita o seu testemunho, certifica que Deus é verdadeiro. 34Pois o enviado de Deus
fala as palavras de Deus, porque Deus não dá o Espírito com limitações. 35O Pai ama o Filho, e
todas as coisas entregou em suas mãos. (João 3:34-35)

V. 9 . Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que
vem ao mundo.
 Jesus veio para revelar quem é o Criador de todas as
coisas. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu
eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo
compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são
indesculpáveis; (Rm 1:20). “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está,
temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos
purifica de todo o pecado.”
 1 João 1:7.

Cristo encarnou para trazer luz ao mundo, embora nem todos recebessem a luz,
porque nem todos creram Nele. (Is 42:6 -8).

V.10 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
V.11.Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

O Verbo estava no mundo (Gn 1:3) Ele estava lá antes da fundação do mundo. (1Pedro1:20)
o Pai enviou o Filho, para que todos que Nele crê seja salvo, porém o mundo o rejeitou.
(1 Timóteo 1:15).

V.12. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos
filhos de Deus, aos que creem no seu nome;
V. 13. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade
do homem, mas de Deus.

João enfatiza que todos os que Nele, Jesus creram, serão filhos de Deus,
Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. (Gálatas s 3:26).
Deus ama a todos mais nem todos são filhos de Deus, Jesus é o único filho de
Deus de pleno direito, porém quem aceitar Jesus como seu Salvador, é adotado
como filho de Deus, faremos parte da família de Deus, isso é um enorme privilegio
para os crentes.

Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e
irrepreensíveis em sua presença.
Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus
Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,
para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.
Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo
com as riquezas da graça de Deus,
a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento.
E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que
ele estabeleceu em Cristo, (Efésios 1:4-12).

V. 14. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Jesus é o Logos, isto é a Palavra, que é mais do que expressão falada: É Deus em ação, criando (Gen. 1.3) se revelando (João 10:30) e salvando (1 Jo 1:1-2). O verbo de Deus se fez carne, a segunda  pessoa da trindade, Cristo se fez carne se se revestiu da natureza humana anunciando sua Palavra e obras.

Paulo explicou mais tarde, exigiu que  ele assumisse em “forma de servo” tornando semelhante ao homem (Fp 2:7).

João quando fala  em habitou entre nós quis dizer que Cristo é o unigênito de Deus (Jo 3:16), o único que sendo totalmente divino, se fez homem cheio de graça e verdade, (Colossenses 2:9). O verbo habitar em grego significa tabernacular,  falou que o Filho veio para tabernacular, ou seja ficar, permanecer para todo sempre junto do seu povo em comunhão, Ele quer viver  entre nós para todo sempre. No antigo testamento, o tabernáculo era uma tenda móvel onde era representada a presença de Deus no meio do povo (Êxodo 25:8). Q

Deus habitou temporalmente entre seu povo como o perfeito Deus homem, Jesus Cristo. Da mesma forma Deus manifestou sua presença ao povo no tabernáculo no deserto. O filho de Deus que existia desde a eternidade, agora se fez carne, Ele  tornou-se ser humano, sujeito a morte, porém sem pecado. ( Hebreus 2:17)

Com a vinda de Jesus, o Logos, a Palavra de Deus será oferecida a todos, tanto os judeus como os gentios, Ele veio para o que era seu e os seus não o receberam (1Joao 1:11) o mataram e o crucificaram (Mt 27). Foi depois de sua morte que a missão dos seus discípulos passou a ir às todas as nações, cumprindo todas as profecias quanto aos gentios, como disse Paulo em (Efésios 2:14), por isso deu-lhe a missão, ide por todo o mundo e proclama o Evangelho. Fazei discípulos de todas as nações. (Mt 28:18-20).

“Jesus é Deus conosco (Emanuel)”

Conclusão: O livro de João mostra a grandeza de Deus Pai, Deus Filho, visando despertar e alimentar a fé em Jesus Cristo, o enviado de Deus aquele que revela o Pai aos homens.

Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém. (João 21:25).

Oração: Senhor te dou graças pela sua soberania, pela sua misericórdia, te pedimos sabedoria para que podemos cumprir a proposta, levar Sua Palavra e que a mesma chegue e esclareça as dúvida  dos irmãos, que tudo seja para Tua honra e Tua glória em nome de Jesus. Amem!

Tiago, o justo.

Devemos esclarecer que no novo testamento temos quatros personagens com nome de Tiago, era um nome muito conhecido no primeiro século d.C, significado do nome em grego Significado do Nome Tiago. … Significa “aquele que vem no calcanhar”, pois era o nome dado ao irmão gêmeo que nascia por último. Foi o que aconteceu com o personagem bíblico Jacó, significado em hebraico Thiago significa “aquele que vem do calcanhar”. É uma variante de Tiago. … A partir de Yaaqobh, está calcado no aramaico iqbá, acadiano iqbu,e árabe aqib, que quer dizer “calcanhar”. Significa “aquele que vem no calcanhar.

Tiago filho de Zebedeu, apóstolo irmão de João também conhecido como Tiago maior.

Em Mateus 10:2-4 temos ” Tiago e João, filhos de Zebedeu;” e “Tiagofilho de Alfeu”. Tiagofilho de Zebedeu é também conhecido como Tiago Maior e claramente não se confunde com Tiago, o Justo. .

Já Tiagofilho de Alfeu é geralmente identificado como sendo Tiago Menor ( Mc 15:40).

Tiago pai de apóstolo Judas, não o Iscariotes, também conhecido com o nome de Tadeu.(Atos 1:13).

O Tiago, o justo, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo

Tiago, o justo, chamado irmão de Jesus, (Gálatas 1:19) autor da epístola que leva seu nome, considerado uns das colunas da igreja de Jerusalém (Gálatas 2:9)

Aparece no primeiro concílio de Jerusalém registrado da história, estavam reunidos as principais vozes do cristianismo Atos 5:13. Considerado como chefe da igreja de Jerusalém.

Tiago o justo se converteu após a morte de Jesus, após a aparição de Jesus.( João 7:3-), apesar de denominar em sua epístola como servo de Senhor(Atos 1:4), ele não era apóstolo. Paulo falava que Tiago recebeu pessoalmente a visita do Cristo ressurreto (1 Coríntios 15:5,7).

Sua epístola era destinada aos judeus convertido ao cristianismo, incentivando fortalecendo e encorajando os judeus espalhados pelas regiões.Provavelmente uns dos primeiros livros do novo testamento.

Quando escreveu sua epístola, ele batia de frente com os ensinamentos judaico de ter fé em um único Deus. o com ensinamento do evangelho que é ter fé em Jesus Cristo.

Também teve um ensinamento equivocado, ele defendia a salvação pelas obras, quando por outro lado o apóstolo Paulo falava que a salvação era pela fé. Lembramos que a Palavra de Deus não contradiz jamais, na verdade ambos defende a mesma doutrina ,” aquele que tem verdadeira fé também tem obras”.O que quer dizer que um homem é salvo e justificado através da fé no Senhor Jesus Cristo e Sua ressurreição sem a necessidade de obras. Somos aceito por Deus pelos méritos de Cristo e não pelo os nossos.Paulo trata da raiz da justificação, que é feita perante Deus. É a justificação pela fé, que é produtora de obras. Paulo usou a fé no sentido de crer e verdade. Somos salvos pela graça, mediante nossa fé em Jesus, e esta fé nos faz dedicados As boas obras: “Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna (tito 3:7-8)Enquanto Paulo diz “que a salvação é recebida pela fé, Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.(Efésios 2:8).

Tiago inicia o parágrafo fazendo uma pergunta (Tg 2.14)Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras?

Uma pergunta não é uma afirmação. Uma pergunta chama ou espera uma resposta. Então, o autor está apenas iniciando o diálogo com seus leitores. A palavra“proveito”, no grego, significa “lucro ou vantagem”. Não pense que Tiago esteja pregando a salvação pelas obras, contradizendo o apóstolo Paulo. Paulo e Tiago querem dizer a mesma coisa com a Palavra de Deus, “obras praticados em obediência.
Já Tiago usou a fé no sentido de crer e confiar, ele fala do fruto da justificação, realizada perante os homens. É a justificação pelas obras, que são provas de que há fé. A fé deve realizar-se na vida, sobretudo no amor ao próximo e particularmente no compromisso pelos pobres. É com esta base que deve ser lida também a famosa frase: “Assim como o corpo sem alma está morto, assim também a fé sem obras está morta” (Tg 2, 26). Portanto, se realmente temos fé, devemos exercer nossa função de produzir boas obras.

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.
E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?
Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
( Tiago 2:14-26)

Tiago ficava de joelhos suplicando perdão pelo povo, de tal modo que seus joelhos calejavam, assemelhando-se a couro de camelo. Devido a sua iminente justiça era apelidado justo, segundo os designavam os profetas (Is3:10),.Este era sagrado desde o útero de sua mãe. Ele não bebia vinho ou bebida alcoólica, não comia carne e nunca se barbeava ou se ungia com cremes ou se banhava.

Testemunho de Tiago irmão do Senhor e sua morte.

Segundo uma passagem do livro História Eclesiástica , Eusébio de Cesaréia, Todos os que vêm para festa da páscoa , o povo reunido , houve um grande tumulto entre os judeus, fariseus e escribas, diante deste tumulto eles estavam com receio de correr o risco a respeito de Jesus Cristo( João 12:19) então pediram para Tiago comparecer no pináculo do tempo, queriam que ele falasse para o povo não se iludir com Jesus como se fosse Cristo diante do povo, propuseram que negasse que “Jesus é o Messias” Tiago respondeu em voz alta: Porque me interroga sobre o Filho do homem? (Atos 7:56) Ele está sentado a direita do supremo poder e virá sobre as nuvens do céu ( cf Mt 26:64) (Mc 14:62). Os escribas e fariseus ” fizemos mal ao provocarmos tal testemunho em favor de Jesus, subamos lá e jogamos ele para baixo, a fim de que os outros se intimidem e não creiam nele. Então jogaram o justo para baixo, porém ele não morreu com a queda, Tiago voltou-se, pô-se de joelhos e disse: Suplico-te, Senhor, Deus Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem (Lc 23:34)( Atos 7:59-60) começaram apedrejá-lo, um deles pisoeiro tomou um bastão , golpeou a cabeça do justo até sua morte, por volta 63 d.C.

“Tiago era de fato admirável e tão afamado entre todos os outros por sua justiça.”

Flávio Josefo não hesitou em testemunhar esses fatos por escrito, referindo textualmente., esses fatos também consta n livro das Antiguidades.

ORAÇÃO DO PAI NOSSO MATEUS 6:9-13

O Pai nosso é uma oração encontrada nas Sagradas Escrituras a mais conhecida do mundo, ela faz parte do Sermão do Monte, Jesus após um pedido de seus discípulos, ensinou a orar e deixou um modelo de oração que deve ser bem entendida, Jesus fez várias críticas aos fariseus, com este modelo de oração ficou bem claro, contrapondo a oração cristã à oração dos fariseus. “E orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos… (Mt 6:7-8) ou seja a hipocrisia e as vãs repetições dos fariseus.

É interessante que a maioria das pessoas conhecem esta oração, porém não tem o entendimento das palavras que Jesus quis passar com esta linda oração. O que muitos não sabem é que esta oração é muito poderosa, se dar ao fato de ser ensinado pelo próprio Jesus.

Esta oração foi dividida em duas partes: A primeira traz três pedidos , está ligada com ação de Deus, ou seja sua glória, as outras três estão ligada direto aos homens.

Oração do Pai Nosso

9 Vocês, orem assim:
“Pai nosso, que estás nos céus!
Santificado seja o teu nome.

10 Venha o teu Reino;
seja feita a tua vontade,
assim na terra como no céu.

11 Dá-nos hoje o nosso
pão de cada dia.

12 Perdoa as nossas dívidas,
assim como perdoamos
aos nossos devedores.

13 E não nos deixes cair
em tentação,
mas livra-nos do mal,
porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém
.

PAI NOSSO, QUE ESTAS NOS CÉUS! – Aqui Jesus nos ensina que Deus o criador de todas as coisas, é também o nosso Pai, através do vinda do nosso Senhor Jesus Cristo que Deus nos adotou, na Bíblia diz que todos somos criados por Deus e amados por Deus, mas nem todos são filhos de Deus. Jesus é o único Filho de Deus, somente através Dele que podemos ser adotados( João 3:16), o Pai que estás nos Céus, afirmação de sua grandeza, Deus está acima de todas as coisas.Quem vem das alturas está acima de todos; aquele que vem da terra é terrestre e fala da terra; quem veio do céu está acima de todos (João 3:31)

“SANTIFICADO SEJA O TEU NOME” – Jesus aqui nos ensina que o Nome de Deus é santo, e reconhece a santidade de Deus. Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o Senhor.(Levítico 19:12).

Na cultura judaica o nome de Deus é tão sagrado, que não pode falar o nome Deus descuidadamente, em vão, é uma blasfêmia. o uso do nome de Deus só poderia ser feito se apenas necessário e com maior reverência, o nome de um Deus eterno, único, onipresente e invisível. Afinal de contas, se só há Ele, então Ele não precisa ser nomeado, e se Ele está presente em todos os lugares, então Ele não precisa ser chamado. Com essa crença, os judeus posicionaram seu Deus acima dos deuses de outros povos, pois Ele não estava vinculado a animais ou aos astros e não possuía concorrentes, desde do período inter-bíblico até hoje o nome de Deus é impronunciável pelos judeus. Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso(1Pedro 1:8) Graças a Deus pois pelo seu dom inefável.(1 Coríntios 9:15). Significado de inefável : A palavra inefável descreve algo que não pode ser pronunciado, ou seja, impronunciável, indizível.

A santidade do nome de Deus é demonstrado na nossa vida, através das nossas atitudes do dia a dia, reconhecer a santidade de Deus é viver em comunhão com Ele, para nós só existe uma forma de mostrarmos a nossa santidade, através de Jesus, ele morreu e ressuscitou para nos salvar e nos purificar dos nossos pecados.

VENHA O TEU REINO; – Começamos pelo significado de Reino -O Reino de Deus (Em grego: βασιλεία τοῦ θεοῦ basileia tou theou) designa um governo ou domínio em que tem Deus por soberano ou governante. Deus é a fonte de toda autoridade. Quando Jesus fala ” É chegado o Reino de Deus” (Mateus 4:17), com a volta de Jesus será consumado a plenitude do Reino de Deus.


SEJA FEITA A TUA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU. Por último, Se entendemos que toda soberania de Deus, e que somos filhos obedientes, ao Pai, então deveremos fazer sempre sua vontade, estamos sob sua autoridade. Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve. (João 9:31). A palavras de Jesus desde o começa até o final, sempre fez a vontade do Pai. Na noite de sua traição, Jesus orou ao Pai dizendo: “Ó meu Pai, se este cálice não puder passar de mim sem que eu o beba, seja feita a tua vontade”. (Mateus 26:39)

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DÁ HOJE Aqui Jesus coloca as nossas necessidades humanas, perceba que aqui Jesus deixa claro seria o alimento para nossa necessidades diária, quer dizer que o futuro pertence ao Pai, e que não devemos nos preocupar com dia futuro. Deus suprirá as nossas necessidades, devemos confiar, Jesus quer dizer que possamos viver na dependência de Deus, esperar pela bondade e misericórdia divina.

PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO PERDOAMOS OS NOSSOS DEVEDORES _ Aqui Jesus quer nos mostrar a importância de perdoar os nossos irmãos, para podermos ser perdoado por Deus. Se nós perdoarmos, receberemos perdão; essa é uma verdade que nos deve motivar. Se realmente compreendemos o que Jesus fez na cruz, o perdão deve fluir no nosso coração. Na Bíblia diz o verdadeiro perdão nasce do amor que não preocupa com seus próprios interesses ( 1 Coríntios 13:4-5) O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

Sabemos que fomos redimidos por Cristo, porém estamos sujeito ao pecado, Cristo morreu por nós, pagou as nossas dívidas, porém na Bíblia nos ensina que devemos confessar os nossos pecados a Deus para que possamos através de Cristo ser perdoado. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. ( Colossenses 3:13).

NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRA-NOS DO MAL. Aqui Jesus pede a proteção contra pecado, Jesus nos ensina pedir proteção de Deus, em todos os momentos de nossa vida, somos tentados para cair no pecado por satanás, devemos resistir, viver em comunhão com Deus e cumprir sua Lei, seremos revestidos com a graça de Deus, nos afastando de satanás. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. (Rm 6:14). Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. (1Coríntios 10:13)

POIS TEU É O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE. AMÉM! Por fim Jesus termina nos ensinando que Deu é Soberano, é Rei e o Criador de todas as coisas, o seu Reino é eterno, sempre existiu e sempre existirá. Pois o Reino de Deus não consiste de palavras, mas de poder.(1Coríntios 4:20)

Conclusão: A oração do Pai nosso nos ensinou o amor verdadeiro de Jesus pelo Pai. Seu amor por Deus era evidente no seu dia a dia. Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui. (João 14:31).

Repetir esta oração, todas as vezes que for orar não garante que seremos ouvidos, pois o Senhor Deus reprova as vãs repetições. Quando formos orar começamos glorificando o nosso Pai com toda honra e glória e com humildade fazer as nossas súplicas e descansar nos braços do Senhor. Amém

Jesus disse: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. : (Marcos 12;30)

Deus abençoe você!

Oração Sacerdotal – João 17

Que o amor e a paz do Senhor Jesus esteja com todos irmãos!

Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;
Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.
E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.
Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;
Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.
Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.
E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.
Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.
Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.
E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.
( João 17:1-26)

Esta Oração Sacerdotal de Jesus, expressa o sentimento e vontade de Jesus diante de deixar os discípulos, pois estava chegando sua hora, a hora já estava planejada antes da fundação do mundo, precisava prepará-los para depois de sua morte. ” Pai, chegou a hora, Glorifica o teu Filho, para que o Filho Glorifica a Ti. (João 17:1). Para Jesus a cruz era a glória da vida e o caminho rumo à glória da eternidade. Jesus disse: ” É chegada a hora de ser glorificado o filho do humem”(João 12:23)

Este estudo é de suma importância para os cristãos porque revela o que o Senhor espera da igreja, deixa claro o poder do Pai em favor dos seus. Esta oração é belíssima a mais importante da história, oração de Deus Filho ao Deus Pai. Aqui vemos Jesus intercedendo e se prepara para sua morte, enquanto os sacerdotes fazia sacrifícios pelo povo e intercede por eles. É belo demais ver Jesus orando ao Pai pela sua igreja.

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. (Mateus 28:19-20

Em Jesus a oração e pregação estão sempre juntas, e por fim termina a oração com encorajamento aos discípulos, belissima porque revela os seus desejos ao Pai antes de ir para Cruz.

Jesus faz três súplicas ao Pai:

  • Ora por si mesmo por ter concluído sua obra v. 1-5
  • Ora pelo os discípulos pedindo ao Pai que os guarde do maligno v.6-15
  • ora por aqueles que haverão de crêr Nele, pela igreja, pela unidade para que contemple a sua glória V.20-26

Circunstâncias imediato desta oração

Depois do relato do capítulo 16 onde Jesus estava preparando os seus discípulos para missão futura, também depois de instituir a última Ceia, já havia alertados sobre as perseguições, já havia desmascarado o Judas Escariotes e que os discípulos seriam dispersos, e que podem contar com o amor do Pai, despede dos discípulos, deixando bem claro que ele venceu o mundo(João 16:25-33) Ele estava se preparando para ser levado a morte, Ele não pede nada, somente bençãos espirituais e proteção do Pai e livrar do maligno.( João 17:11-15)

Podemos resumir

  • Salvação
  • Proteção
  • Santidade
  • Unidade

Salvação

V 1-5 A cruz é o instrumento de salvação, Cristo morreu por nós, Ele nos redimiu. Nada mais glorificou o Pai do que a morte de Jesus, Ele e o Pai partilhassem essa glória antes de criarem o mundo (17:5) – a glória do amor disposto a sacrificar-se. Jesus estava Se referindo aos principais resultados de Seu sofrimento na cruz (Isaías. 53:10 e 11).Ele também nos convida a “ir ao Pai” por meio dEle (João14:6).

glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; ( João 17:1) Na cruz Ele revela sua abnegação, revela seu amor eterno e seu poder. V.2-3 O Pai deu autoridade para o Filho que conceda a vida eterna, somente Ele tem essa autoridade.Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ( João 3:16)

V 4. Deus Pai ouve o Filho quando Ele fala que está tudo consumado, Jesus Deus Filho esta justificando os nossos pecados, Jesus quando esteve na terra Ele glorificou o Pai em todas as coisas.

V. 6 -14 Jesus fala da segurança e o valor na nossa salvação. Fala que somos presente de Deus Pai para Deus Filho.

Proteção

V.8 -20 Jesus faz mais um pedido ao Pai, a proteção do Pai aos que creram e guardaram a Tua Palavra, porque eles aceitaram os ensinamentos de Jesus e sabiam e criam que Jesus era o Filho de Deus, pediu também para guardá-los do maligno.

Santidade: “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17).

Ser santo significa ser puro, separado do mal. Deus é santo. Nada de ruim existe nele e tudo nele é perfeito. Em tudo que faz, Deus é justo e fiel.

Jesus espera que vivemos inteiramente em comunhão com o Pai para podermos viver em santidade. Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.( 1 Pedro 1:15-16).

Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.
Dia após dia, todo sacerdote apresenta-se e exerce os seus deveres religiosos; repetidamente oferece os mesmos sacrifícios, que nunca podem remover os pecados.
Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus.
Daí em diante, ele está esperando até que os seus inimigos sejam colocados como estrado dos seus pés;
porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados. ( Hebreus 10:10-14).

Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.
Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.
Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.
Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória. (Colossenses 3:1-4).

Unidade: (João 17:20-23)

A graça do Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós. Para Jesus a importância da unidade é muito relevante, um vez que Ele veio para nos salvar e glorificar o Pai. O Pai e o Filho eram um! Por isto o Filho era a imagem perfeita do pai. A unidade é quando temos algo em comum, no caso da igreja. (Atos 2:44). Jesus pede par o Pai pela unidade por causa de seu desejo em ver a igreja e seu rebanho unida.Jesus afirma que sem a unidade com o Pai e o Filho, a unidade na Igreja não é possível.Seu alvo maior é a comunhão e o amor entre os irmãos (João 13:34 – 35), então os discípulos teriam a maior promessa (João 14:16), eles seriam guardados pelo Espírito da verdade (João 16:13)

A unidade implica que a obra de Cristo em favor da igreja supera todas as barreiras humanas, não existe membro fora do corpo, Cristo é a cabeça e a igreja é o corpo ( Colossenses 1:18).

A unidade ocorre quando estivermos unidos para alcançarmos o propósito maior: “A fim de que o mundo saiba que Jesus foi enviado” (v.21 -23). Esta é a única unidade que pode transformar o mundo.

Deus abençoe você!

Oração! Deus o Pai te damos graças pela Sua soberania, pela Sua infinita grandeza e te Glorificamos Senhor! agradecemos por nos conceder discernimento da Tua Palavra, permita Senhor que continue com este pequeno estudo para que chegue algum irmão e lendo possa entender a Sua Palavra, te peço que nos perdoe, e que tudo seja feito para que o Teu Reino avance, em nome do Senhor Jesus. Amém!

Êxodo 2 Nascimento de Moisés.

No livro do Êxodo 2 temos em destaque o nascimento de Moisés, descendente da tribo de Levi. Por ironia, Moisés foi criado no berço do faraó, o grande opressor.

Mostrando toda Soberania de Deus e sua vontade no seu plano, Já tinha escolhido o libertador para seu povo, tirando da terra de opressão e escravidão que levaria para terra prometida Canaã para que cumprisse suas promessas.

Joquebede é a mãe de Moisés, Arão e Miriã. Joquebede era da Tribo de Levi e foi uma das israelitas que nasceram no Egito durante o período em que o povo de Israel esteve vivendo ali (Nm 26:59), dar a luz a Moisés esconde o menino por 3 meses da garra do opressor, o faraó, porque ele nasce exatamente no período que o faraó decreta a matança de todos os meninos hebreus.

Sua mãe não conseguiu mais esconde-lo e resolveu colocar o menino em um cesto nas margens do rio. A filha do faraó estava a tomar banho, encontraram o menino, perceberam que era um filho de israelita.

Miriã assistindo tudo, sugeriu levar uma mulher para amamentar e cuidar dele, com o consentimento da filha do faraó. Miriã trouxe sua mãe, que foi paga para amamentar seu filho até que crescesse ao desmame, sendo maior a criança a filha de Faraó lhe deu o nome de Moisés, porque das águas foi tirado.

Moisés cresceu, aos 40 anos ver a opressão e injustiça que seu povo esta passando, foram cerca de 400 anos de opressão, resolve agir e libertar seu povo. (Atos 7:6)

Morte do Egípcio

Ver um egípcio maltratando o israelita, resolve tomar a frente, sem ninguém por perto ataca e acaba matando para defender o israelita.

Deus ouve o clamor do povo.

E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão. Êxodo 2:23

Conclusão: Deus sempre está presente e disponível, respeita a vontade do homem , age quando invocado. Deus dá o livramento para Moísés, prepara tudo conforte sua vontade para ter um libertador do povo escolhido por Ele.

Deus abençoe você!

O Sofrimento!

O sofrimento é um sentimento de dor tão profunda que chega doer à alma. Este assunto é muito difícil para nós homens, porém a Bíblia está recheada de como lidar com sofrimento e vários exemplos e relatos de sofrimentos. Deus nunca quer o nosso sofrimento, faz parte da natureza imutável de Deus, então temos certeza que o nosso Pai Celestial que é Bom e Misericordioso não quer o nosso sofrimento, Ele nos ama incondicionalmente não há dúvida quanto ao caráter de Deus. E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. (1João 1:5)

Vamos usar como parâmetro o livro de Jó, a Bíblia relata a experiência de Jó (Jó 1:11-12).

O conteúdo deste livro relata o sofrimento de Jó, um homem íntegro que agradava aos olhos de Deus, porém em momento algum é dito o motivo de tal sofrimento, também fica claro que o sofrimento de Jó serve apenas como pano de fundo, porque na verdade o livro tem como propósito mostrar a Soberania e justiça de Deus. No desfecho final, o Senhor reconhece as súplicas de Jó, lembra que Ele é onisciente e onipotente, repreende seus amigos, houve arrependimento por Jó, houve um novo começo cheio de prosperidade.

O profeta Habacuque perguntou a Deus “Por que razão me mostras a iniquidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio” Habacuque 1:3

Será que Deus repreendeu o fiel profeta Habacuque por ter feito tais perguntas? Não. Em vez disso, ele incluiu as palavras sinceras de Habacuque no inspirado registro bíblico. Deus também o ajudou a entender melhor os assuntos e a aumentar sua fé, Deus respondeu o justo viverá pela sua felicidade.

Voltamos a palavra chave “sofrimento”, sabemos que todos estão debaixo do pecado, todos iremos sofrer, é inevitável. Vamos usar como exemplo um filho, aquele filho desobediente, que não escuta os conselhos de seus pais, então os seus pais decidem deixar o filho errar e a consequência desses erros normalmente seria um sofrimento, mais será que os seus pais deixaram de amar aquele filho rebelde? Ou será que aquele pai está deixando aquele filho rebelde aprender com sofrimento?

Claro que os pais não querem que o filho sofra, porém é necessário para que diante do sofrimento, o filho se arrependa e aprenda. Da mesma forma, podemos usar as considerações acima como uma analogia para afirmar o quanto é necessário que os filhos de Deus passem por determinados sofrimentos para que Deus os aperfeiçoe.

Vejam o que o apóstolo fala na carta dos Hebreus:

Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como os filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,
pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho”.
Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?
Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos.
Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos!
Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade.
Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados. (Hb 12:5-11)

Por que, então, há tanto sofrimento no mundo? Isaias 55:8-9

O verdadeiro Deus jamais faria o que é mau, o Todo-Poderoso nunca faria o que é errado!”(Jó 34:10)

Na bíblia fala que o sofrimento é resultado do pecado (Gn 3:16-17), em Gênesis o livro da criação, tem relatos de como começou o sofrimento dos filhos de Deus. Mas talvez alguém pergunte: “Se Deus não planejou que o ser humano sofra, então por que Ele criou a árvore do conhecimento do bem e do mal no Jardim do Éden?”.

Eu afirmo que o Senhor não criou um ser humano “cego”, mostrou-lhe que há um caminho mau o qual ele não deveria escolher. provando-o (Pv 17: 3).

E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.

O mundo inteiro está no poder do maligno (1 Jo 5:19), Satanás é o articulador do mal, o mundo está vivendo na incredulidade, gerando para si muito sofrimento. (Isaías 53:3-5)

Porque o sofrimento atinge as pessoas justas? Na Bíblia temos vários relatos de pessoas boas que foram aflingidas por sofrimentos. Porém não encontramos na Bíblia porque o justo sofre.

Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro. Ec7:14 Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.
Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos. (Ec 9:2-3)

Segue exemplo de homens que sofreram:

Jó homem íntegro e reto – sofreu muito perdeu tudo

Apóstolo Paulo – Servo de Deus sofreu muito, morreu decapitado (2Co 12:7-9).

Paulo era doente e orou três vezes para ser curado, e Deus não quis curá-lo. Deus disse a Paulo que Sua graça lhe bastava. Portanto, devemos fazer como Paulo: suportar nosso espinho de enfermidade, fiel e pacientemente, para a glória de Deus.”.

João Batista – sofreu muito, foi decapitado (Mt 14:10).

O próprio Filho sofreu na carne. Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. (Hebreus 2:9)

Isso nos dá a certeza de que todos os homens haverão de passar por algum tipo de sofrimento, às vezes a provação vem para nos ensinar diante de Deus.

Quem é culpado pelo o sofrimento?

Este mundo reflete a personalidade da criatura espiritual invisível que está “enganando toda a terra habitada”. (Apocalipse 12:9) Satanás é odioso, enganador e cruel. Portanto, o mundo, sob sua influência, está cheio de ódio, engano e crueldade. Essa é uma das razões de existir tanto sofrimento. Satanás usa suas arte manhas e seu poder para nos colocar contra Deus, quando sofremos ficamos fracos, surge então a oportunidade para abalar a nossa fé. A mulher de Jó não permaneceu firme na fé, tentando colocar Jó contra Deus. João deixou claro: Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. 1 João 5:19 Quando uma pessoa despreza a Deus e gosta de viver praticando o pecado, esta atrai sofrimento não somente para si, mas também para os seus. (2 Samuel 12:9), são dura as consequências que cai sobre nós e sobre os nossos quando desprezamos a Deus e seus mandamentos.

Nem de longe o diabo quer que o ser humano descubra qual sua real identidade e propósito em Deus.

  • Nossa real identidade (a que Deus quer para nós): Filhos de Deus (Jo 1: 12Rm 8: 14-171 Jo 3:1)
  • O propósito de Deus para nós: Sermos herdeiros de seu Reino (Rm 8:17).

Sabendo de ambos os itens acima, Satanás faz de tudo para tornar cego o entendimento do ser humano a fim de que ele não descubra sua real identidade em Deus.

Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. (1Timóteo 6:10)

No Salmo 107:7 afirma que ímpios serão afligidos por causa de seus pecados, Deus fala que permite aos ímpios o sofrimento com o objetivo de viver uma vida reta (Is 26:9).

O que devemos fazer? O primeiro passo para amenizar o sofrimento depois das práticas erradas é arrependendo-se de todo pecado, confessando-os e abandonando-os. Como não podemos evitar o sofrimento, então devemos ter em mente que às vezes ele pode produzir bons resultados, levando as pessoas ao amadurecimento, lavando eles como desafios ao invés de maldições insuportáveis, devemos mostrar a nossa fidelidade e ser obedientes nas suas promessas, devemos mostrar que somos filhos de Deus e resistir a satanás (1 Pedro 5:9) (1 Pedro 2:19-24)

A manifestação da justiça de Deus tem um efeito incrível nas pessoas, pois elas começam a andar em retidão pelo medo de ser punidos.

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento;
reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. (Provérbios 3:5)

Como entender o propósito e o valor da fé.

Sabemos que Deus é perfeito, existe algumas coisas que não cabe ao homem entender, o desígnio de Deus cabe somente a Ele entender, no caso do capítulo 38 de Jó, Deus responde Em Suas palavras, o Senhor mostrou a Jó que toda a criação está debaixo de Sua autoridade, e o funcionamento de todas as coisas, passa por Sua soberania. Em outras palavras, nada foge ao controle de Deus, na sua ou na minha vida. A atitude que Ele espera de nós em momentos difíceis, é que sejamos capazes de confiar e esperar nele. Deus nos orienta para nos permanecer firme na fé ” Ora a fé é a certeza daquilo que esperemos e a prova das coisa que não vemos” (Hb 11:6).

Devemos mostrar nossa fidelidade a Deus e ser obedientes e confiar nas promessas. Deus nos ama muito, temos que crê em suas promessas um dia vai acabar, Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”. (Apocalipse 21:4) (João 3:16).

Que possamos compreender plenamente o Seu propósito e graça, e tudo que podemos conhecer de Deus, já foi revelado em graça e bondade através de Cristo Jesus essa é a grande promessa, no dia em que Jesus voltar todo sofrimento acabará (Apocalipse 21:3-5).

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. (Rm 8:18).

Com ajuda de pequenos trechos do site Bíblia ensina.

Deus abençoe você!

Êxodo 1