Bem-Aventurança. “Felizes os misericordiosos, porque eles obterão misericórdia” – Mt 5:7.

Façamos um paralelo, traçamos um auto exame e então temos a certeza de que as Bem-aventuranças vem nos acompanhar, devemos nos esforçar para cumpri-las, não que fazemos para ser salvos, claro que não. Porque já somos salvos,devemos nos esforçar para cumpri-las, vive-las só assim mostraremos que somos um povo de Deus distinto. E essa distinta é o estímulo das bem-aventuranças, elas dão a igreja uma distinção como algo extraordinário, o povo que tem essa qualidade é algo pouco se ver. Uma igreja santa ponta para um Deus Santo, uma igreja mansa aponta um Deus manso,este é o motivo para viver Bem-aventurança, servirá de testemunho, devemos ser santos, esforce-se para cumprir as Bem-aventuranças, dê testemunho para que os homens vejam sua boas obras, testemunhando e glorificando o Pai que está no céus.

A maior joia da igreja é a santidade, que capacita que o Espírito Santo nos conceda de sermos a imagem de Jesus, a santidade de Jesus envolve amor incondicional, paciência, bondade, justiça, domínio próprio, a Bem -aventurança traça o perfil de uma igreja santa.

As primeiras quatros Bem-aventuranças trata-se da nossa relação quanto a Deus, já a quinta Bem-aventurança, trata-se da nossa condição para com próximo, a nossa postura quanto ao próximo.

A quinta Bem-aventurança – “Felizes os misericordiosos, porque eles obterão misericórdia” – Mt 5:7

A palavra «Misericórdia» é uma palavra antiga. Durante a sua longa história, tomou um sentido muito rico. Em grego, língua do Novo Testamento, misericórdia diz-se éléos. Esta palavra é-nos familiar através da oração Kyrie eleison, que é um apelo à misericórdia de Deus. Éléos é a tradução habitual, na versão grega do Novo Testamento ter misericórdia, ajudar alguém aflito , da palavra hebraica hésèd. É uma das mais belas palavras bíblicas. Muitas vezes, traduzimo-la simplesmente por amor, ” um sentimento de compaixão”.

Essa Bem-aventurança é aquela que a pessoa já passou por sua conversão, nasceu de novo, ela é a causa dos efeitos da nova conversão, ser plenamente “Feliz” , mais que feliz refletindo no relacionamento social, um verdadeiro cidadão do céu.

Então vamos a pergunta: O que é uma pessoa misericordiosa? É um sentimento causado pela necessidade pela miséria do outro, ou aquele que tem ou revela misericórdia; bondoso, piedoso, caridoso, o termo mais profundo a ” capacidade” de sentir o que a outra pessoa senti, ou seja, se coloca no lugar do seu próximo.

Este atributo deve acompanhar o verdadeiro cristão, não só isso, deve fazer de tudo para poupa-los das dores, fazendo de tudo para aliviar os sofrimentos, isso é ser misericordioso.

O que a parábola do bom samaritano nos ensina sobre misericórdia?

25 Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?”

26 “O que está escrito na Lei?”, respondeu Jesus. “Como você a lê?”

27 Ele respondeu: “‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’[a] e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’[b]”.

28 Disse Jesus: “Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá”

“Quem é realmente o meu próximo?” Em resposta, Jesus contou a seguinte parábola: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu entre salteadores, que tanto o despojaram como lhe infligiram golpes, e foram embora, deixando-o semimorto. Ora, por coincidência, certo sacerdote descia por aquela estrada, mas, quando o viu, passou pelo lado oposto. Do mesmo modo também um levita, quando, descendo, chegou ao lugar e o viu, passou pelo lado oposto. Mas, certo samaritano, viajando pela estrada, veio encontrá-lo, e, vendo-o, teve pena. De modo que se aproximou dele e lhe atou as feridas, derramando nelas azeite e vinho. Depois o pôs no seu próprio animal e o trouxe a uma hospedaria, e tomou conta dele. E no dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse: ‘Toma conta dele, e tudo o que gastares além disso, eu te pagarei de volta ao retornar para cá.’” Daí, Jesus perguntou ao seu ouvinte: “Qual destes três te parece ter-se feito próximo do homem que caiu entre os salteadores?” O homem respondeu: “Aquele que agiu misericordiosamente para com ele.” Lucas 10:25, 29-37

O tratamento que o samaritano deu ao homem ferido ilustra vividamente o que é a verdadeira misericórdia. Movido por compaixão, o samaritano agiu de um modo que trouxe alívio para a vítima. Além disso, o homem que precisava de socorro era um desconhecido para o samaritano. Diferenças nacionais, religiosas ou culturais não são obstáculo à misericórdia.

Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo”. Lucas 10:37 Podemos acatar essa exortação e nos esforçar em ser misericordiosos.

Essa Bem-aventurança é uma das que mais distingue os ímpios do povo de Deus, ela faz um abismo entre os cristãos e o povo do mundo.

Qual o perfil de uma pessoa ímpia? É de uma sociedade cruel, mau, perversa, vingativa, sem misericórdia, sem compaixão, essa é a marca de um povo ímpio, ou seja falta de amor, compaixão e misericórdia.

A misericórdia também deve ser encontrada na igreja, porque é um atributo inerente do cristão misericordioso. Ela fala de sentimento de atitude, ou seja, o cristão não deve ser indiferente ao seu irmão, ele sente o sofrimento, ele se comove.

A Bíblia diz que sempre que Jesus ia realizar os seus sinais, Ele via as multidões, a Bíblia sempre inicia: Jesus movido por sua inteira compaixão, Ele sofria pelo sofrimento do povo, pelo estado de ruína daquela população.

Como podemos praticar a misericórdia? manifestar através de suas ações, ajudar a quem tem necessidade de um socorro, Paulo diz:

Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.(Gálatas 6:10)

Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber;
Porque assim lhe amontoarás brasas sobre a cabeça; e o Senhor to retribuirá. (Provérbio 25:21-22)

Como demonstrar sua misericórdia?

1 – Atendendo a necessidade do Cristão, conforme Gálatas 6:10.

2 – Atendendo as necessidades do próximo.

3 – no ato do perdão, a misericórdia é não guardar mágoa, ato concreto de manifestação desse sentimento, como o perdão; não aguardar rancor, perdoar qualquer ofensa.

Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. Mateus 18:21.

A misericórdia esta liga a graça, e marca e o perdão – Vejamos a parábola do escravo. A parábola de Jesus a respeito do escravo que devia 60 milhões de denários ao seu amo, um rei, mostra outra maneira de ser misericordioso. Não tendo como pagar a dívida, o escravo suplicou misericórdia. “Penalizado”, o amo perdoou a dívida. No entanto, esse escravo foi à procura de um co-escravo que lhe devia apenas cem denários e, sem misericórdia, mandou prendê-lo. Quando o amo soube disso, mandou chamar o escravo que fora perdoado e lhe disse: “Escravo iníquo, eu te cancelei toda aquela dívida, quando me suplicaste. Não devias tu, por tua vez, ter tido misericórdia do teu co-escravo, assim como eu também tive misericórdia de ti?” Com isso, o amo o entregou aos carcereiros. Jesus concluiu a parábola, dizendo: “Do mesmo modo lidará também convosco o meu Pai celestial, se não perdoardes de coração cada um ao seu irmão.” Mateus 18:23-35

Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará.
Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas”. Mateus 6:14-15

Como é ser misericordioso? segue seus adjetivos , complacente, bondoso, longânimo, perdoador.

Ela se manisfesta – Não nutri o desejo de vingança, não espera o mal do seu inimigo (Hb10:30), não faz justiça com suas próprias mãos(Tiago 4:11), não se preocupa em se promover (Romanos 12:10)

Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo. Tiago 2:13

Por fim a misericórdia é um atributo comunicável de Deus, Ele outorgou para seu povo.

Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,
deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Efésios 2:4-5

Deus abençoe você !

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *