Moisés e a Sarça Ardente (êxodo 3)

Deus fala com Moisés no Horebe

Moisés morava em Madiã, lá constituiu família casou-se com Zípora e teve filhos.

Estava pascentando ovelhas perto do monte Sinai(Horebe), quando algo estranho aconteceu, viu uma árvore queimando, ardendo de fogo, e não se consumia, então aproximou, ouviu uma voz dizer:

Moisés pascentando – Seria ele o homem escolhido para pascentar o rebanho de Deus.

E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.( Êxodo 3:2)

E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.(Êxoso 3:4-5).

Sarça ardente – Fogo que não se apaga

Sarça ardente – Representa a grandeza de Deus, ninguém pode pegá-lo, evidência inefável do seu Ser, inconfundível epifania do Senhor, aponta para Cristo (Mt 1:23)

Significado da palavra fogo na Bíblia – Tem vários significados em geral é usada para destacar a grandeza e o poder de Deus. veja em (Mt 3:10 ) E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. Neste caso o fogo é o juízo de Deus.

A experiência de Deus é um mistério que está além da compreensão humana, esse mistério é apresentado aqui como fogo que arde sem consumir.

Deus passa a mensagem para Moisés sobre seu povo que estava sendo oprimido pelos egípcios, Deus ouviu o clamor de Israel. Deus iria acompanhar esse povo no deserto até a terra boa, terra de Canaã.

Apareceu o “Anjo do Senhor” (Êxodo 3:2), neste caso alguns estudiosos concordam que seria a segunda pessoa da Trindade, o próprio Cristo revelado por Deus. Em Êxodo 24:17 se manifesta como fogo. Jesus é a imagem de Deus invisível.

O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;(Colossenses 1:15), Assim, o Anjo do Senhor em Ex 3:2, se refere a uma Epifania do Filho de Deus, o qual é o próprio Deus (Rm 9:5), e que lá estava, como um prenúncio de Sua obra redentora futura. Assim, pois, do modo como o Filho de Deus desceu e visitou as misérias de Israel, no Egito, e lá operou grandes sinais e maravilhas, salvando-os, finalmente, na noite em que imolaram o cordeiro pascal, assim, o Filho de Deus haveria de descer do céu, nos dias de Sua encarnação, a fim de, depois de operar grandes sinais e maravilhas, salvar o Seu povo mediante a Sua própria morte na cruz, sendo Ele mesmo o Cordeiro Pascal (Jo 1:29)

O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; (Hebreus 1:3)

Disse ainda: “Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus. (Ex 3:6), Deus é aliado do povo oprimido, povo de Abraão, Isaque e Jacó com o objetivo de libertação da escravidão.

Moisés recebe a missão, e fez uma pergunta sobre si mesmo, sobre sua capacidade diante do poder do faraó, então veio a resposta sobre quem é Deus, v12 o Senhor estava enviando e providenciaria capacitação divina, os israelitas serviriam ao Senhor e não ao faraó.

Moisés aponta sua “insuficiência” quem sou eu? e Deus aponta Sua suficiência( Eu serei contigo) v.12.

Deus lhe assegura que estará com ele, e que a libertação vai se realizar, o povo chegará até Sinai

Já no v.14 disse Deus á Moisés: “EU SOU O QUE SOU” é feito um jogo de palavra ligando o nome de Deus ao verbo “SER” em hebraico (hayah) eu serei contigo, Moisés deveria usar este verbo no lugar do nome de Deus para dizer aos israelitas “EU SOU” me enviou. Deus se revela como Deus dos Hebreus.

A partir do v.18 Deus reconhece seu povo, e fala ao faraó que o Senhor Deus nos encontrou, e pedir permissão para sair com o propósito de adora a Deus contrariando a religião dos egípcios. A posterior negociação entre Moisés e o faraó, que levaria a um êxodo definitivo, o domínio do faraó sobre os israelitas.

Monte Horebe – Local santo, também chamado de montanha de Deus, rocha foi ferida para dela sair água para os israelitas, (Êx 17.6) lugar onde Moisés viu a sarca ardente (Ex 3:1)

Este capítulo é muito importante, o texto esboça um verdadeiro programa de libertação, Deus quer que Moisés reconheça que Ele é um Deus e que está com seu povo v.12 que o redimiu com o propósito de adorar somente a Ele e fazer uma aliança com Israel.

Deus usa sua benevolência e envia ajuda ao seu povo, isso está ligado a sua essência, firmando o seu auto-existente. Deus neste capítulo revela sua magnificência majestosa do seu caráter.

Deus abençoe você!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *