Profetas Maiores

São Chamados de Profetas Maiores pela extensão dos livros proféticos, e não pela importância do profeta.

No total são quatro: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel.

Isaías – Filho de Amoz, nasceu Reino de Judá, ministério aproximadamente 740 a 700 a.C durante o reinados de Uzias,Jotão, Acaz e Ezequias.

Profeta Isaías
Significado do nome – Javé é salvação

Profeta Isaías.

Sua atividade profética teve como foco principal três grandes crises na história de Judá. Profetizou julgamento sobre habitantes de Judá não porque o povo negligenciou suas atividades religiosas , mas porque deixou de viver de forma ética e moral, ele transmitiu mensagem de consolo e esperança para os exilados na Babilônia. Profetizou que Deus livraria o povo de Judá das mãos dos assírios. Profetizou a restauração de Jerusalém, Judá e Israel.

Propósito: várias mensagens ao povo de Deus, então comissiona a exortar o povo a volta-se a Deus.

Profeta messiânico, em (Isais 9: 6) ele anuncia a vinda de um menino, chama de Maravilhoso Conselheiro. As pessoas não entendia porque Isaías falava que viria um Rei e que ele iria padecer e morrer, o povo não entendia esse paradoxo.

O livro do profeta Isaías é divido em três grandes blocos ou livrinhos: 1) Capítulos 1-39: Proto-Isaías ou Primeiro Isaías: antes do exílio do povo na Babilônia. 2) Capítulos 40-55: Dêutero-Isaías ou Segundo Isaías: do período do exílio. 3) Capítulos 56-66: Trito-Isaías ou Terceiro Isaías: do pós-exílio. São, portanto, uns 500 anos de história

Destinatários: Para os habitantes de Judá , também transmitiu uma mensagem de consolo aos exilados na Babilônia.

Profeta Jeremias – Nasceu cidade de Anatote, no território de Benjamim, ministério aproximadamente 626 a 586 a.C no reinado Josias

Profeta Jeremias
Significado nome – Javé exalta

O profeta jeremias anuncia o juízo na tribo de Judá, Reino do Norte havia sido dominado pela Assíria.

Alerta o povo, porque aquilo que aconteceu no Reino do Norte poderia acontecer com Reino do Sul.

Jeremias exerceu seu ministério em um mundo que estava passando por grandes mudanças. Assíria, Babilônia e Egito eram as três maiores potência da época. Assíria e Egito estavam perdendo força, enquanto a Babilônia estava em ascendência. Os acontecimentos envolvendo o povo de Deus e as nações ocorreu no contexto da luta entra essas potências. As cidades -estados menores sofriam pressão entre as potências para se declarar lealdade.

Apesar do conselho de Jeremias para que Judá se entregasse, do ponto de vista humano a rebelião do Reino do Sul contra Babilônia contribuiu para destruição de Jerusalém. Ele falará e o povo não ouvirá. Nabucodonosor toma a cidade e condena Jeremias. Profetiza que o povo não deveria fugir de Judá, eles fogem para o Egito e levam o Jeremias, onde ele morre longe de sua terra. Jeremias – Nunca foi imposto sobre um homem mortal fardo mais esmagador. Em toda a história da raça judaica, nunca houve semelhante exemplo de intensa sinceridade, sofrimento sem alívio, proclamação destemida da mensagem de Deus e intercessão incansável de um profeta
em favor do seu povo como se observa no ministério de Jeremias. Mas, a tragédia de sua vida foi esta: pregava a ouvidos surdos e só recebia ódio em troca do seu amor aos compatriotas.

O profeta também anunciou que Deus salvaria um remanescente de Seu povo por meio do exílio. Então quando o período de cativeiro terminasse, haveria uma maravilhosa restauração sob uma nova aliança (Jeremias 31:31-34). O Novo Testamento mostra que essa promessa encontra seu cumprimento pleno em Cristo (Lucas 22:20; 1 Coríntios 11:25; Hebreus 8:6; 9:15; 12:24).

Personalidade de Jeremias

Jeremias conhecido como um grande homem de Deus, permaneceu fiel ao chamado de Deus, amedrontou-se, desesperou-se,alegrou-se e louvor.Conhecido como profeta chorão.

Suas profecias são cumpridas.

Lamentações – Escrita pelo profeta Jeremias , escrito por volta 626 e 586 a.C, profetizou durante o reinado Josias, Joacaz, Joaquim e Zedequias, reis de Judá.

Mensagem do livro de Lamentações.

Aqui o profeta Jeremias relata sua tristeza do quando ver a cidade de Jerusalém sendo tomada por Nabucodonosor rei da babilônia, o livro é um lamento pelo que foi perdido.

Ele sustenta esperança no seu coração de que a Glória de Deus retornará a Israel.

Ele sustenta os temas principais:

A Soberania de Deus e a justiça de seus juízos.

Esperança e restauração após juízo.

Realidade da destruição.

Profeta Ezequiel – Família de Sacerdote, ministrou 593 a 571 a.C, no período do reinado Joaquim de Judá.

Ele Profetizou entre os exilados durante 22 anos, de 593 a 571a.C, no período de grande tribulação. O povo de Judá havia se voltado para idolatria e a ilegalidade depois da morte do rei Josias.

Ezequiel proclamou principalmente o juízo vindouro como resultado dos pecados do povo.

Profeta Ezequiel
Significado do seu nome – Deus fortalece

Após a queda de Jerusalém Ezequiel concentrou mensagem de esperança e restauração ao povo de Deus e Juízo para os inimigos.

Mensagens:

Profetizou durante o exílio da Babilônia, mostrando aos exilados o pecado que causou essa desgraça para Judá e Jerusalém, fala da destruição do Templo. Ele vai dá uma ênfase na restauração de Deus sobre seu povo, ressaltou a esperança futura e o perdão para o povo de Deus.

Destinatários:

O chamado de Ezequiel foi para pregar á casa de Israel, se aplica esta denominação aos habitantes de Judá, Reino do Sul.Embora o nome de Israel se aplique ao Reino do Norte, depois que a nação foi destruída pelos assírios, seus habitantes desapareceram no exílio, após essa época, Israel foi usada como referência para o reino do Sul.z

Profeta Daniel, Israelita, linhagem nobre e real (Dn 1:3), período do reinado de Ciro 605 a 536 a.C.

Profeta Daniel
Significado do seu nome ” Deus é meu juiz

Considerado um profeta de classe alta, ele foi levado a corte de Nabucodonosor, ainda jovem, se destacou pela sua sabedoria, pelo seu temor a Deus e por conseguir interpretar os sonhos do rei .(4:1-37)

Ver que o rei Ciro é ungido de Deus.

No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, Daniel, chamado Beltessazar, recebeu uma revelação. A mensagem era verdadeira e falava de uma grande guerra. E numa visão veio-lhe o entendimento da mensagem.
Naquela ocasião eu, Daniel, passei três semanas chorando.
Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei; e não usei nenhuma fragrância perfumada, até se passarem as três semanas.
No vigésimo quarto dia do primeiro mês, estava eu de pé junto à margem do grande rio, o Tigre.
Olhei para cima, e diante de mim estava um homem vestido de linho, com um cinto de ouro puríssimo na cintura.
Seu corpo era como o berilo, o rosto como o relâmpago, os olhos como tochas acesas, os braços e pernas como o reflexo do bronze polido, e a sua voz era como o som de uma multidão.
Somente eu, Daniel, vi a visão; os que me acompanhavam nada viram, mas apoderou-se deles tanto pavor que eles fugiram e se esconderam.
Assim fiquei sozinho, olhando para aquela grande visão; fiquei sem forças, muito pálido, e quase desfaleci.
Então eu o ouvi falando, e, ao ouvi-lo, caí prostrado, rosto em terra, e perdi os sentidos.
Em seguida, a mão de alguém tocou em mim e me pôs sobre as minhas mãos e os meus joelhos vacilantes.
E ele disse: “Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se, pois eu fui enviado a você”. Quando ele me disse isso, pus-me de pé, tremendo.
E ele prosseguiu: “Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas.
Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de prosseguir ali com os reis da Pérsia.
Agora vim explicar-lhe o que acontecerá ao seu povo no futuro, pois a visão se refere a uma época futura”.
Enquanto ele me dizia isso, prostrei-me, rosto em terra, sem conseguir falar.
Então um ser que parecia homem tocou nos meus lábios, e eu abri a minha boca e comecei a falar. Eu disse àquele que estava de pé diante de mim: Estou angustiado por causa da visão, meu senhor, e quase desfaleço.
Como posso eu, teu servo, conversar contigo, meu senhor? Minhas forças se foram, e mal posso respirar.
O ser que parecia homem tocou em mim outra vez e me deu forças.
Ele disse: “Não tenha medo, você, que é muito amado. Que a paz seja com você! Seja forte! Seja forte! ” Ditas essas palavras, senti-me fortalecido e disse: “Fala, meu senhor, visto que me deste forças”.
Então ele me disse: “Você sabe por que vim? Vou ter que voltar para lutar contra o príncipe da Pérsia, e, logo que eu for, chegará o príncipe da Grécia;
mas antes lhe revelarei o que está escrito no Livro da Verdade. E nessa luta ninguém me ajuda contra eles, senão Miguel, o príncipe de vocês. (Dn 10:1-21)

Interpretação de Daniel da escritura na parede. (5:1-31)

Sobrevivência de Daniel frente ao plano contra sua vida e o livramento na cova dos leões (6:1 – 28)

Profecias de Daniel e o fim dos tempos (12:1-13)

E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.
E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.
E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.
Então eu, Daniel, olhei, e eis que estavam em pé outros dois, um deste lado, à beira do rio, e o outro do outro lado, à beira do rio.
E ele disse ao homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio: Quando será o fim destas maravilhas?
E ouvi o homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio, o qual levantou ao céu a sua mão direita e a sua mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente que isso seria para um tempo, tempos e metade do tempo, e quando tiverem acabado de espalhar o poder do povo santo, todas estas coisas serão cumpridas.
Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso eu disse: Senhor meu, qual será o fim destas coisas?
E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim.
Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão.
E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias.
Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias.
Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias.

No Novo Testamento Jesus cita Daniel no Sermão do Monte (Dn 9:26-27 ; 11:31; 12:11 cf. Mt 24:15; Mc 13:14) . E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações. (Dn 9:26)E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador. (Dn 9:27) profanação promovida por Antíoco IV Epífanio, e que prefigurava a profanação causada pelo general romano Tito na queda de Jerusalém. Alguns estudiosos falam que esta profecia de alguma maneira esta ligada ao anticristo do período de tribulação do fim dos tempos.

Caráter do profeta:

 Homem grato : Daniel glorificava o nome do Senhor e dava graças por ter o Senhor concedido entendimento a ele para interpretar o sonho do rei (Daniel 2:19-23). Homem fiel e obediente, orava, jejuava,(Dn10:2), é impossível ler o livro de Daniel sem reconhecer a mensagem clara de que Deus é soberano e o Reino é eterno. Passa o resto de sua vida na Babilônia fiel ao Senhor. Seu livro e literatura é apocalíptica.

Destinatários: Sua mensagem é fortalecimento e encorajamento aos judeus, também proporciona consolo e força através das gerações, diante das incertezas de cada época.

Daniel entra como profeta interpreta sonhos e se estabelece como servo do Senhor, ele encerra as divisões.

Deus abençoe você!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *