Isaque Sua História

Nome – Isaque

Nasceu – Canaã.

Significado do seu nome – sorri, seu nome é uma alusão ao foto de seus pais sorrirem quando souberam que já bem velhos iriam ser pais.

Pai : Abraão

Mãe: Sara

filhos: Esaú e Jacó

Cônjuge: Rebeca

Morreu: com 180 anos (Gn 35:29)

Curiosidade: Isaque o único dos Patriarcas que não teve seu nome mudado, nunca deixou Canaã e teve a vida mais longa.

Sua história começa no capítulo 15 de Gênesis, quando seus pais com idade bem avançada, o Senhor promete um filho.

Ocorre que Sarai era estéril, e como estava demorando a promessa do Senhor, Sarai permitiu Abraão tivesse um filho com sua serva Agar, nasce Ismael.

Sarai muda de nome para Sara, fazendo ela parte da aliança.

Já no capítulo 17: 19, Deus responde a Abraão.

Então Deus respondeu: “Na verdade Sara, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe chamará Isaque. Com ele estabelecerei a minha aliança, que será aliança eterna para os seus futuros descendentes.

Nasce Isaque

Isaque, seu nascimento está ligado com “o filho da promessa” (Gn 17:19), anunciado pelo próprio Deus aos seus pais (Gn 18:9-15).

Ismael zombou de Isaque, deixando Sara bastante irritada, fez um pedido a Abraão, que se livrasse de Ismael (Gn 21:10), este pedido deixou ele muito apreensivo, Deus o tranquilizou pedindo para atender Sara.

Porém Deus disse a Abraão: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua descendência.
Mas também do filho desta serva farei uma nação, porquanto é tua descendência. Gn 21:12-13

Sacrifício de Isaque ( ver História de Abraão).

Casamento de Isaque com Rebeca.

Abraão pede ara seu servo trouxesse uma esposa para seu filho Isaque, o casamento foi aceito por Rebeca, havendo entrega de presentes a noiva mãe e irmão. A ordem de Abraão ao servo, é a primeira referência no antigo testamento do mandamento, não poderia haver casamento com quem não pertencesse ao povo escolhido (Dt 7:1-4).

Mas Deus não tem apenas um propósito – a vontade de ter uma família; ele tem também os meios! Ele não quer apenas que seu Filho se case, mas também já determinou com quem ele se casará! Será alguém com a mesma natureza do Filho, já que a família será de semelhantes!

Rebeca não tinha pai, quem abençoou seu casamento foi seu irmão Labão.

Abraão reconhece que a promessa de Deus em formar uma nação se cumpriria com Isaque. Outro ponto interessante a observar é a vontade de Abraão, neste caso, de que Isaque não volte para o lugar de onde o Senhor havia mandado Abraão sair: uma terra idólatra. Abraão sabia que ele e sua descendência haviam recebido uma ordem de mudar para uma terra nova, aonde serviriam a Deus; e Deus não mudaria de opinião depois da morte de Abraão! Deus nunca agirá contrariando seus próprios princípios!

Gn 24.64,65: “Também Rebeca levantou os olhos, e, vendo a Isaque, apeou do camelo, e perguntou ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? É o meu senhor, respondeu. Então, tomou ela o véu e se cobriu.”.

Isaque, prontamente, submeteu-se à vontade de seu pai! Para Isaque o seu casamento cumpriria um propósito maior, não era meramente para o seu prazer, sua felicidade própria! Mas, submetendo-se à vontade de seu pai, como Jesus submeteu-se à vontade de Deus, Isaque amou aquela que seu pai lhe havia escolhido e amado primeiro!

Nascimento de Esaú e Jacó

Segue a certeza do cumprimento da aliança para as gerações seguintes.

E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. Gn 25:23

Esaú – surgiu os edomitas

Jacó – surgiu os israelitas

De Jacó, saiu as ” 12 tribos de Israel”.

Isaque, filho obediente.

E apareceu-lhe o Senhor, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser;
Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai;
E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;
Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.
Assim habitou Isaque em Gerar. Gn 26:2-6

Deus abençoe você!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *