Abraão – A História do Patriarca

Jornada de Abraão

Considerado como um importante Patriarca pós dilúvio, nasceu em 1948 e faleceu 2123, a partir da criação de Adão, viveu 175 anos(Gn 25:7).

Filho de Terá, natural de Ur, caldeia sul da Mesopotâmia, atual Iraque.

Casado com Sara, teve fiho com Agar sua concubina, serva de Sara e Quetura sendo desposada por Abrão após a morte de Sara.

Filhos: Ismael filho de Agar. (Gn 25:12)

Isaque filho de Sara. (Gn25:19)

Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suã, filhos de Quetura. (Gn25:1)

Sua família saiu de Ur em direção a Canaã, com passagem Harã (Gn11:31).

Saída de Harã á Canaã (Gn 12:1-5)

A partir do capítulo 12 do livro de Gênesis começa sua História, tornando -se Abrão a fazer uma aliança com Deus, sendo o representante de Deus na terra (Gn 12:1-3).

Deus escolhe para seu propósito, com o objetivo de criar a partir de Abrão um povo para Si, Deus queria fazer a História não apenas com Abrão, e sim com toda sua descendente, o povo proveniente de Abrão, teria a função de glorificar o Deus verdadeiro (Is43:21).

A aliança com Abrão seria também ligada a igreja de Jesus, já que todos os filhos da aliança foram incluídos nas promessas de bençãos de Jesus Cristo. Israel seria em santidade o povo escolhido por Deus, para demonstrar ao mundo caído em pecado a necessidade de sua redenção seria um exemplo de como o seu povo fosse visto, sem conceito de homem justo (DT4:5-8).

Abrão partiu conforme ordem do Senhor, levando consigo sua esposa seu sobrinho e as pessoas que acresceram em Harã.

Chegada em Canaã e as promessas de Deus.

Deus da aliança e suas ordens – Separar de sua parentela. Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. (Gn 12:1)

De ti farei uma grande nação.

Te abençoarei

Te engrandecerei o nome, essa promessa é um contraste deliberado com a nome dos construtores da torre de babel.

Sê tu uma benção, Abrão levaria bençãos a todas as pessoas. (Gn 12:2).

Abençoarei os que te abençoarem

Amaldiçoarei os que te amaldiçoarem

Em ti são benditas as famílias da terra.

Em Sequém, cidade de Canaã, Abraão ergueu um altar ao senhor(Gn 12:7), assim que ocupou a terra que Deus lhe prometera.

Saindo de Canaã e indo para o Egito – Houve uma grande fome na terra de Canaã, Abraão resolve ir para o Egito e lá residi como estrangeiro ( Gn 12:10)

Abraão invoca o nome do Senhor – Abraão saindo do Egito com tudo que tinha , retornado até o lugar que a princípio tinha sua tenda, entre Betel e Aí.

Até ao lugar do altar que outrora ali tinha feito; e Abrão invocou ali o nome do Senhor.(Gn 13:4).

Abraão após apartar de Ló seu sobrinho, permitindo Ló escolher a terra que iria ficar, sendo Abrão o cabeça da família, abriu mão do direito de ser o primeiro a escolher, com esta atitude, mostrou seu ato de fé nas promessas de Deus.

Promessa de Deus a Abraão a terra de Canaã.

Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre. (Gn 13:15).

E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada.(Gn 13:16)

Melequesedeque e sua benção á Abraão – A cena descrita em Gênesis 14, guerra de vários reis é a da guerra da coalizão de Abraão, contra Quedorlaomer e seus aliados, que atacaram Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Zoar, levando cativo o seu povo e seus bens, incluindo Ló, sobrinho de Abraão.A guerra foi vencida por Abraão e os reis das cinco cidades citadas, recuperando todos os bens e a população ilesa. Na volta, Abraão se reencontra com o rei de Sodoma no vale de Savé. Este dá lugar para que Melquisedeque realize um encontro simbólico.

Melquisedeque é descrito como uma figura histórica simbólica, não tem citada sua linhagem genealógica (Hebreus 7:3). como todos os outros sacerdotes levitas que tinham que provar sua genealogia.Essas são figuras de linguagem usadas pelo autor de Hebreus para ilustrar que o ministério sacerdotal de Melquisedeque, rei de Salém, é um tipo, um modelo do ministério de Jesus que, mesmo nascendo de mulher, já era pré-existente na forma de Deus e, como Filho do Homem, se ofereceu de uma vez por todas em sacrifício para a salvação eterna de todo o que nele crê. Jesus é o “Rei da paz”, “Rei justo” e nosso “Sumo Sacerdote” para sempre, que exerce um sacerdócio superior ao dos levitas, que se cumpriu em seu sacrifício.

O rei Melquesedeque que também era sacerdote abençoou Abraão trouxe pão e vinho, Abraão dando o dízimo de tudo . (Gn14:19-20) , neste versículo Abrão prova a superioridade sacerdotal sobre os levitas . O fato de trazer pão e vinho, tronou-se um costume para Israel no ministério levita, estes elementos se tronaram a base da Santa ceia que se tornou o símbolo da renovação da aliança entre a igreja e Deus após o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário.

Ismael filho da carne

Ele começava a achar que estava ficando muito velho e sua esposa também, ela ainda continuava estéril, não acreditou na promessa na intervenção de Deus. Então decide forçar a vinda do filho prometido por Deus sem intervenção sobrenatural. Ele tem relações sexuais com Hagar, a escrava da sua mulher (16:4). Porém, o resultado não é um “filho da promessa”, mas um “filho da carne,” Ismael. (John Piper )

Destruição de Sodoma e Gomorra

Diante dos pecados do povo, Deus derrama sua ira, resolve destruir a cidades, Abraão intercede pelo povo, pedindo que Deus poupasse pelo os justos daquela cidade. Questionando se houvesse algum justo Deus não pouparia a cidade. Então disse o Senhor: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles. Gênesis 18:26 ACF. Referindo-se que não haveria nenhum justo naquela cidade que merecesse sua misericórdia. Deus é bondoso, mais quando os pecados se tornam demasiados sem haver arrependimento, Ele trás o castigo.

O Nascimento de Isaque, Filho da Promessa

A promessa a Sarai, sobre o nascimento de Isaque, Sarai muda o nome para Sara, conforme vontade de Deus, fazendo parte do relacionamento dela com a nova aliança.

E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele. (Gn 17:19)

É isso o que significa ser um “filho da promessa” – ser nascido “não pela vontade do sangue, nem pela vontade do homem, mas de Deus” (João 1:13). Os únicos filhos que contam como filhos de Deus neste mundo são os filhos da promessa gerados sobrenaturalmente. Em Gálatas 4:28 Paulo diz, “Mas nós [Cristãos], irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.” Você é gerado segundo o Espírito, não segundo a carne” (4:29).

O Sacrifício de Isaque

Isaque foi o filho da promessa, a fé e a confiança de Abraão foram testadas, diante de sua dor e ao mesmo tempo em obediência a Deus, Abraão obedece e levou seu filho para o sacrifício, depois de tudo preparado para o holocausto (Gn 22:3). Abraão tinha que provar sua aliança com Deus, sua fé e confiança foi tão grande, que Deus haveria de ressuscitar Isaque. (Hb 11:17-19). O fato de falar voltaremos no versículo (22:5) Então disse aos servos:Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá, e havendo adorado, voltaremos para junto de vós.(Gn 22:5).

No limite da capacidade humana. O apóstolo Paulo, escrevendo aos coríntios, declarou: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” (1Co 10.13).

No apíce da sua fé Isaque perguntou ao seu pai: “Onde está o cordeiro para o holocausto?” (Gn 22.7), e Abraão, de forma incisiva e confiante, respondeu: “Deus proverá para si o cordeiro […]” (Gn 22.8). Abraão tinha plena convicção que Deus não iria deixá-lo naquele momento. Deus proveu um cordeiro para substituir Isaque no monte do sacrifício é o mesmo que enviou seu Filho para nos substituir na cruz do Calvário. Deus entregou seu Cordeiro, Jesus Cristo, para morrer por nós. O sacrifício de Jesus foi necessário para o perdão dos nossos pecados.

Morte de Abraão

Abraão conhecido como o pai da fé, aquele que recebeu as promessas de Deus, iria abençoar todas as nações por meio dele, todos que tem fé em Jesus, também são considerados descendentes de abraão (Rm 4:16)

Deus abençoe você.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *