Profetas Menores

Aqui vamos falar de cada profeta e suas profecias, a importância dos profetas e seus desígnios, são doze o números de profetas menores.

Existem uma busca muito grande das pessoas sobre as profecias, despertando a procura de respostas sobre as mesmas.

A bíblia é a inerrante Palavra de Deus, também infalível.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,
para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. (2 Tm 3:16-17)

Unicamente Deus conhece todas as coisas.Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. (João 1:3)

A revelação de Deus tem o propósito de mostrar ao ser humano o plano de salvação. As profecias Bíblicas são revelações de Deus para

seu povo por intermédio de um profeta. Existem vários tipos de revelações, tais como sonhos, visões visita de anjos.

O Senhor nos últimos dias restaurou Seu Evangelho, e revelou muitas verdades. Quanto as revelações aos líderes e membros da Igreja

vem por intermédio de sussurros do Espírito Santo. A revelação de 1Coríntios 14:26 refere-se a dom profético, de acordo com a Bíblia é

dado o dom da profecia de a um profeta conforme a vontade suprema do Espírito Santo. (1Coríntios 12:11).

Vamos falar sobre os profetas menores, no total são doze. Eles são chamados de menores por conta do volume literário é apenas uma forma de classificação, e não a importância do seu ministério.

Oséias : Deus é amor fiel. Século VIII a.C do Reino do norte, Israel do período do reinado de JeroboãoII.

Profetas Menores
Oséias -Significado salvo pelo Senhor

Foi um profeta do Reino do Norte que chamou seu povo ao arrependimento, Deus usou a vida pessoal do profeta Oséias como um símbolo de Sua relação com Israel.

Oséias marca um novo estágio nas profecias hebraicas, foi um dos primeiros a escrever sua profecia.

Foi para ao povo de Deus que vivia em Israel, o Reino do Norte que Oséias dirigiu suas profecias. história é muito conhecida porque ele casou com uma mulher adúltera. Exerceu seu ministério desde final do reinado de Joroboão II até a queda de Samaria.

Propósito – Oséias alertou Israel da tragédia de sua traição a Deus e do juízo certo que se seguiria caso o povo não retornasse a Ele. Tempo de desolação e juízo seria de Israel seria seguido por tempo de felicidade e restauração (Os1:10 2:14-15)

história, descrita Livro de Oseias, é uma metáfora do relacionamento de Deus com Israel. O povo, na época, havia sido tomado pela idolatria e estava distante de Deus. Os reis da época, em momentos de angústia, ofereciam sacrifícios ao deuses de outros povos e não recorriam ao Senhor (2 Rs 14-17; 2 Cr 26-28). Na história, Gômer representa o povo de Israel e Oseias representa Deus. “Então o SENHOR me disse: “Vá e ame sua esposa outra vez, embora ela cometa adultério com um amante. Isso mostrará que o SENHOR ainda ama Israel, ainda que o povo tenha se voltado para outros deuses e sinta prazer em lhes trazer ofertas(Os 3:1) – NVT. O trecho mostra que o povo estava mais interessado em olhar para as coisas terrenas que para as coisas celestiais, eles preferiam recorrer aos deuses terrenos que ao Deus eterno. Porém, Deus foi outra vez atrás de seu povo.

Ninguém antes de Oséias havia falado tanto sobre amor de Deus por seu povo e nem expressado a graça divinaem tremos de intimidade conjugal.

Destinatários – Povo de Deus que vivia em Israel, o Reino do Norte, também ao Reino do Sul, Judá.

Joel profeta do antigo testamento, Reino do Sul (Judá), capital Jerusalém, no período do reinado Uzias e Jeroboão II

Profeta Joel – Significado do seu nome
Senhor é Deus

O profeta Joel era filho de Petuel, para distinguir ele de tantos outros Joel que tem na bíblia.

Propósito – A profecia de Joel salientou que as calamidades eram juízos e admoestações de Deus quanto ao juízo vindouro.

O profeta exortou o povo da aliança, profetas e sacerdotes a arrepender-se e retornar com sinceridade a Deus. Seu livro é dividido em duas partes, aparentemente não tem nada haver um com outro, porém na verdade as pragas se torna apenas para exemplificar o grande dia do Senhor, Joel usou essa alegoria dos gafanhotos para descrever o dia em que a humanidade prestará contas a Deus, ou seja o Juízo final (Joel 3:1-5) (Atos 2:17-21). Também conhecido com o profeta de Pentecostes.

Destinatários – Primeiramente povo de Jerusalém e Judá.

Amós – É chamado de o profeta da justiça de Deus (Am 5:24), no período do reinado de Uzias rei de Judá e Jeroboão.

Profeta Amós
Significado do nome Amós (aquele que ajuda a carregar o fardo ou nome que em hebraico significa “levar”.

Amós – Sua profecia é pela a justiça social

Profetiza um pouco antes do cativo Assírio, natural de Judá, Reino do Sul, Deus levanta ele para ir no Reino do Norte para trazer a mensagem do juízo de Deus. que ele chama de ¨ o Dia do Senhor¨(Am 5:18-20) .Israel desfrutava uma era dourada de paz e prosperidade em sua história. Jeroboão II havia expandido as fronteiras de israel(2Rs14:23-25). A nação estava livre de pressões externas. Neste ambiente agradável o povo de Deus havia se esquecido dele, sendo dividida a sociedade em duas classes sociais, ricos e pobres, sendo retrocedida as práticas religiosas distorcidas pagãs.

Destinatários – Povo do Reino do Norte.

Obadias – Profeta de Judá, Reino do sul no período do reinado de rei Zedequias.

Profeta Obadias
Significado do seu nome Servo de Deus, aquele que adora Deus.

Obadias inicia sua profecia dizendo que recebeu uma visão da parte do Senhor a respeito de Edom.

Ele vai falar não especificamente contra Judá, Obadias vai se levantar contra Edom, pois quando a nação de Judá foi invadida e conquistada pela Babilônia, Edom não só não a ajudou como ajudou o inimigo a saquear o reino do Sul, entregando os israelitas em suas mãos. 

Sua profecia – Castigo vindouro de Edom

Visão de Obadias. Assim diz o Soberano, o SENHOR, a respeito de Edom: Nós ouvimos uma mensagem do SENHOR. Um mensageiro foi enviado às nações para dizer: “Levantem-se! Vamos atacar Edom! ” (Obadias 1:1)

Uma lição de esperança para os israelitas, (Esaú) Edom será destruído e (Jacó) Israel será restaurado.

Destinatários – Povo de jerusalém e para os edomitas.

Jonas –  Profeta hebreu que viveu durante o reinado do rei de Israel Jeroboão II e Uzias

Profeta Jonas
Significado do seu nome O nome Jonas vem do hebraico Yonah, mesma raiz deu origem ao nome feminino Yoná​, e que significa “pomba”.
No contexto religioso, a pomba é o símbolo do Espírito Santo de Deus, representando a paz e a harmonia entre os seres humanos.

Sua Missão a cidade de Nínive, pregar contra o povo.

Quando Deus ordenou que Jonas fosse a Cidade de Nínive, pregar por conta da maldade do povo daquela cidade, Jonas se recusou a ir acabou fugindo para outra cidade.

A cidade de Nínive na Assíria era conhecida por sua crueldade nas guerras, era muito contaminada, Deus levantou Jonas para ir até la e dar um último aviso.

Jonas não queria, estava fugindo de Deus (Salmo 139:7-8)

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?
Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás.

Na fuga o navio que estava enfrentou uma grande tempestade, ele resolveu se jogar em alto mar, porque acha que era por causa dele que todos iriam morrer, quando cai no mar , a tempestade se acalma. Mas Deus já tinha preparado tudo, ele enviou um grande peixe que engoliu ficando três dias dentro do peixe, então Jonas se arrependeu e agradeceu a Deus, sendo o mesmo vomitado pelo peixe.(Jonas 2:7)

E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.
E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.
E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo.
As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.
Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus.
Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.

Deus pela segunda vez ordenou que Jonas fosse aquela cidade, Jonas cumpre o chamado, levando o povo ao arrependimento, poupando Nínive , deixando Jonas fica furioso, ao ponte de Jonas pedir para morrer. (Jona 4:3).

Não termina claramente com a redenção de Jonas, ou se ele permaneceu endurecido.

Destinatários – Povo assírio.

Miquéias – Profeta viveu no período do reinado dos reis Jotão, Acaz e Ezequias em Judá

Profeta Miquéias
Significado do seu nome Quem é como Deus

Miquéias profeta levanto por Deus para profetizar em Judá.

A idolatria ainda prosperava , mesmo em Jerusalém. Deus anunciou através de Miquéias, que enviaria a Assíria trazer calamidade sobre seu povo. Depois do juízo ele prometeu que haveria restauração e bençãos.

Prega para Judá, alertando o povo a ser arrependerem , diante da idolatria, exploração de ricos aos pobres, e um grande contras social, caso não se arrependerem o futuro seria igual ao Reino do Norte.

E cobiçam campos, e roubam-nos, cobiçam casas, e arrebatam-nas; assim fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança. (Miquéias 2:2).

A ascensão do Messias ao trono. (Mq 5:1-15)

Reúna suas tropas, ó cidade das tropas, pois há um cerco contra nós. O líder de Israel será ferido na face, com uma vara.
“Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. “
Por isso os israelitas serão abandonados até que dê à luz a que está em trabalho de parto. Então o restante dos irmãos do governante voltarão para unir-se aos israelitas.
Ele se estabelecerá e os pastoreará na força do Senhor, na majestade do nome do Senhor, o seu Deus. E eles viverão em segurança, pois a grandeza dele alcançará os confins da terra.
Ele será a sua paz. Quando os assírios invadirem a nossa terra e marcharem sobre as nossas fortalezas, levantaremos contra eles sete pastores, até oito líderes escolhidos.
Eles pastorearão a Assíria com a espada, e a terra de Ninrode com a espada empunhada. Eles nos livrarão quando os assírios invadirem a nossa terra, e entrarem por nossas fronteiras.
O remanescente de Jacó estará no meio de muitos povos como orvalho da parte do Senhor, como aguaceiro sobre a relva; não porá sua esperança no homem nem dependerá dos seres humanos.
O remanescente de Jacó estará entre as nações, no meio de muitos povos, como um leão entre os animais da floresta, como um leão forte entre rebanhos de ovelhas, leão que, quando ataca, destroça e mutila a presa, sem que ninguém a possa livrar.
Sua mão se levantará contra os seus adversários, e todos os seus inimigos serão destruídos.
“Naquele dia”, declara o Senhor, “matarei os seus cavalos e destruirei os seus carros de guerra.
Destruirei também as cidades da sua terra e arrasarei todas as suas fortalezas.
Acabarei com a sua feitiçaria, e vocês não farão mais adivinhações.
Destruirei as suas imagens esculpidas e as suas colunas sagradas; vocês não se curvarão mais diante da obra de suas mãos.
Desarraigarei do meio de vocês os seus postes sagrados e derrubarei os seus ídolos.
Com ira e indignação me vingarei das nações que não me obedeceram. “

Destinatários – Reino do Norte e Reino do Sul.

Naum – Profeta no período do reinado de Josias e Jeoacaz.

Profeta Naum
Significado do seu nome – Consolador

O livro do profeta Naum, tem grande ligação com o livro do profeta Jonas.

Anuncia a destruição do império Assírio, por conta da iniquidade da nação.

Naum profetiza a queda de Nínive a capital da Assíria, profetiza que receberão o juízo de Deus. Menos de 50 anos que haviam se arrependidos, já estavam de volta aos mesmos erros, que antes Jonas haviam se arrependidos.

Destinatários – Naum dirige-se ao povo de Judá.

Habacuc – profeta no período do reinado de Jeoaquim em Judá . O justo viverá pela fé.

Profeta Habacuc
Significado do seu nome – Abraço

Habaduc profetiza o juízo de Deus sobre o povo de Judá, povo da aliança pouco antes do povo de Judá ser conquistado pelo império babilônico.

Ele ficava indignado como pode Deus permitia que a injustiça e a violência dominassem seu país (Habacuque 1:2-4). Será que Deus não se importava com a maldade praticada contra os justos?

Então Deus responde: que também vai trazer também juízo ao povo, anuncia a a Habacuque com o anúncio de um grande castigo. Ele iria trazer os babilônios contra o povo de Judá, para castigar sua maldade (Habacuque 1:5-6). Os babilônios eram muito violentos e cruéis e não teriam piedade. Eles iriam arrasar a terra.

Habacuc questionou porque o porque os babilônicos também não seriam castigado, uma vez que o seu povo era injusto.

Quando Deus respondeu, Ele ordenou que Habacuque registrasse a resposta, para servir de sinal sobre as coisas que iriam acontecer (Habacuque 2:2-3). A resposta de Deus era válida não só para Judá e a Babilônia, mas também para todos que são ímpios.

Então Deus falou que o sucesso de pessoas ruim era temporário, Deus cuida de quem é fiel a Ele.

destinatarios – Diferente dos outros profetas, falou com Deus sobre o seu povo.

Sofonías – Profeta Hebreu no período do reinado de Josias profetizou em Judá.

Profeta Sofonías
significado do seu nome Jeová esconde

Sofonías exorta contra Judá, povo rebelde contra Deus.ou seja, o juízo iminente do Senhor sobre Judá e outras nações.ou seja, o juízo iminente do Senhor sobre Judá e outras nações

O dia do Senhor (Sofonías 1:7-8)

Ele também levou as promessas de Deus para estabelecer uma purificação do restante do povo.

destinatários – As profecias foram levadas á nação de Judá.

Ageu – Profeta durante o período do reinado Dario da reconstrução de Jerusalém.

Profeta Ageu
seu nome significa – festivo

Profeta Ageu – profetiza o primeiro retorno do período babilônico.

Ageu recebe ânimo do povo, incentiva aos habitantes de Jerusalém a confiar na aliança com Deus e reconstruir Jerusalém.(Ag 1:12-15; Ed 5:1,2; 6:13-15).

  • O profeta Ageu ressaltou as bênçãos futuras de Deus para um povo que havia se corrompido (Ag 2:10-19).
  • Ageu também profetizou sobre a promessa de Deus acerca da vitória de seu povo sobre as nações.
  • Destinatários – A mensagem de Ageu é direcionada especialmente, a Zorobabel, governador de Judá, Josué, o sumo sacerdote e comunidade judaica que havia retornado do exílio.
  • Zacarias – Profeta durante o período da reconstrução de Jerusalém.
Profeta – Zacarias
Significado do nome – lembrado por Deus

Zacarias vai também recobrar ânimo do povo, fala da necessidade de reconstruir o templo.

Fala muito sobre o Messias, só perde para Isaías, este livro é muito messiânico.

Zacarias profetiza que Jesus virá a Jerusalém e será rejeitado pelo seu povo (Zacarias 9:11)

Dos profetas menores, anuncia sobre Cristo o Rei.

Destinatários – Direcionou principalmente a comunidade judaica que havia retornado a Judá os judeus que ainda estavam no exílio e as nações.

Fala do fim dos tempos.Zacarias teve uma visão da primeira vinda do Messias à Terra e da rejeição Dele pelo Seu povo. Numa visão subsequente, Zacarias viu a Segunda Vinda do Messias, quando Ele retornará à Terra e salvará Seu povo das nações reunidas para guerrear contra ele. Nessa época, os judeus vão reconhecer Jesus Cristo como o Messias e adorá-Lo. (Zacarias 9:14)

Malaquias – Profeta pós exílio.

Profeta Malaquias
Significado do seu nome – mensageiro de Deus

Malaquias – O povo deveria se voltar a Deus novamente e renovar a aliança de fidelidade.

Embora um remanescente tenha retornado da Babilônia para Jerusalém e reconstruído o templo o povo de Deus estava com apatia espiritual, Malaquias falou sobre os mesmo pecados que Neemias, com exceção do descanso de sábado.

Fala de casamento pagãs, questão do divórcio e fala também do ¨Dia do Senhor¨

Fala da questão moral, porque em breve o messias viria.

Destinatários – Malaquias profetizou para Israel após o exílio, sua mensagem é importante para todos os cristão cujo o comprometimento seja apático.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *