Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

Oração: Pai querido, te pedimos em nome do Senhor Jesus, ensina-nos com Tua graça a praticarmos em nossas vidas a tua Bem Aventurança, perdoa Senhor pelos nossos pecados, abençoa Senhor todas as criancinhas, te agradecemos e te glorificamos, que teu Reino avance tua vontade prevaleça em nossas vida.

Introdução

O cenário do monte representa revelação escatológica, proximidade com Deus, autoridade e ensino (cf.
4:8; 5:1; 14:23; 15:29; 17:1; 28:16). Há uma profunda ligação entre o título Filho de Deus e o monte. Jesus é
tentado como Filho de Deus num monte (4:8), sua identidade como Filho é atestada após ele descer do monte e
andar nas águas (14:23,33), a mesma voz do batismo é ouvida no monte da transfiguração (17:1, 5), e é no monte
que Jesus refere a si mesmo como “o Filho” (28:16, 19).

Mateus 5:6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

O Jesus oferece através da Bem-aventurança, vai além da perspectiva humana, sobre o nosso mundo carnal, Jesus refere-se valores espirituais.

Jesus nunca apoiou sua doutrina em méritos humanos, mesmo porque Ele nunca fez acepção de pessoas.
São esses os motivos que Jesus nos deixou o Sermão do Monte:
O sermão anseia uma nova Lei
Trás um novo Rei, Rei dos reis.
Trás um novo povo, povo Cristão.
Trás um novo Reino.
O caminho para a verdadeira felicidade, se realmente essa pessoa quer ser feliz, precisa viver o Sermão do Monte, todos querem ser felizes, porém a maioria busca nos prazeres da carne e não o espiritual Busca no efeito e não na causa. Assim o ímpio tira suas dores e frustrações nos prazeres da vida terrena carnal.
O que é Fome e sede de justiça? Quais são suas Características? O estudo da Bem-aventurança serve para separar o joio do trigo, conhecer o verdadeiro cristão,
Fala dos anseios dos homens e todas as suas vontades, ou seja, fome.
O que domina os corações dos homens? Desejos pelas as coisas do mundo, como por exemplo: ser rico, ser bonito, ter status, ter poder.
Jesus não estava falando dos problemas sociais, econômicos e políticos , na qual as pessoas desejavam mudanças, não é dessa sede de justiça.
A mensagem de Jesus era fome e sede de justiça em contraste aos fariseus e saduceus (Mt 5:20)
O que Cristo está tratando na Bem-aventurança? Quando ele ouve o Evangelho, ele se transforma, ou seja, se torna uma nova criatura. A salvação é ser feito uma nova criatura pelo poder do Espírito Santo. Somente aquele que se alimenta com a palavra de Deus, tem sede e fome de justiça, e reconhece a nossa miserabilidade espiritual, somente em Cristo poderemos obter a justiça de Deus.
Veja caso do ladrão, ele não estava preocupado com a justiça dos homens e sim o que pedir para Jesus., Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.(Mt 10:39)

A revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. (Efésios 4:24)
Como você faz para saber se foi transformado? Deixa os desejos das coisas do mundo, o verdadeiro cristão passa a ter desejos, anseios e sonhos por coisas dos céus, é isso que Jesus fala neste Sermão.
As características que herdarão a vida eterna, são as descrições do verdadeiro cristão convertido, são qualidades espirituais que Deus outorga aqueles que nasceram de novo.
Sendo o Evangelho o caminho para o verdadeiro cristão feliz. Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados (Efésios 5:1).
Jesus quando falou ao Monte este Sermão da Bem-aventurança, ele fez uma sequência lógica e colocou as mesmas propositais.
O pobre de espírito reconhece sua pobreza e ver você e chora, e por reconhecer sua pobreza de espírito, chora e fica manso, ele ficando manso se enche de Deus tendo fome e sede de justiça, e quando só pensamos em coisas do céu, temos sede de justiça, essas são as virtudes espirituais, buscando por santidade, é essa a marca de um verdadeiro cristão. E aqui que tem avidez por justiça, tenta o tempo todo se ver livre do pecado, quer mortificar o pecado, vencer o domínio do pecado, fica lutando sempre com o velho homem, ou seja, tem fome e sede de justiça de ficar com Deus. Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. (Colossenses 3:5)
O apóstolo Paulo fala a sua luta contra o pecado. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. (Gálatas 5:17), Paulo anseia a santidade e manifestava as Bem-aventuranças de ser cristão pleno, desejava praticar o fruto do Espírito.
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. (Gálatas 5:22)
São qualidades do Espírito Santo, praticar cada conceito bíblico em sua vida diária, e ter comunhão com Deus, buscar o Reino de Deus.
Por fim o Bem-aventurado que tem fome e sede de justiça, deve viver em plenitude mais que feliz, cheio do Espírito Santo, ter experiência com Deus, essas são as características.

Segue exemplos de homens na bíblia que viveram a fome e sede de justiça.
Zaqueu (LC19:1-10)
Paulo (Filipenses 3:7-8)
Moisés (Êxodo 33:18)
Davi (Salmo 130)

Para terminar, a promessa terá os fartos. viverão plenos e felizes.
Então Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede. (João 6:35)

Deus abençoe cada um!

texto baseado em uma exposição Pastor Paulo Junior