A Segunda Vinda Do Senhor

A Vinda do Senhor – Segunda vinda  Mateus 24

Que o amor e a paz do Senhor Jesus esteja com todos irmãos!

Oração : Pai querido, quão grande és tu, és imutável, é infinito o teu poder é absoluto, és onibenevolente! pai te pedimos perdão pela nossas falhas, porque dependemos da sua santa justiça e misericórdia. Abençoa todos os enfermos, idosos, crianças e grávidas e as famílias em Cristo. Que a tua Palvra cresça, teu Reino avance e que todos os seus filhos em Cristo permaneçam firme até o fim, nós oramos em nome de Jesus.

A segunda vinda de Jesus Cristo à terra é um dos acontecimentos mais importantes.

Quarenta dias após a Sua Ressurreição, Jesus e seus apóstolos reuniram-se no monte das oliveiras, era hora de Jesus voltar ao Pai Celestial, já havia completado todo o seu trabalho, até a segunda vinda. Depois de instruir os apóstolos, Jesus ascendeu aos céus (Atos 1:11) que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir.

Quando Jesus veio a terra pela primeira vez, não veio em glória, nasceu num estábulo, foi colocado em uma manjedoura, não veio com grande exército como os judeus esperavam, foi rejeitado pelo seu povo e morto diante da bem aventurança. Mas na sua segunda vinda Ele virá em glória(Ap 17:14).

O fim dos tempos traz com ele um monte de miséria e dor. É o ponto mais negro da história da Terra, onde o mal, tristeza e injustiça corre desenfreadamente. Escuridão governa a terra completamente.

Mas, então, Jesus voltará à Terra com os exércitos do céu para salvá-lo das garras da besta e do anticristo! Depois de tanta escuridão a luz irá finalmente brilhar! Depois de estar sob a influência de Satanás desde os dias de Adão e Eva é este o ponto de mudança importante que arranca a terra fora do alcance do pecado e coloca-lo em mãos de Jesus.

Leia Zacarias 14 e Apocalipse 19: 11-21 para uma descrição completa da segunda vinda de Cristo.

Desde a sua morte até aos dias de hoje, todos os  cristãos vêm esperando pelo seu retorno, com sua  vinda em glória.

No panorama escatológico tem duas vindas:

– A primeira vinda foi quando Jesus nasceu ( Mt 1:23)

– Segunda vinda (Mt 24:30) (Daniel 12:10) (Ap 20:4-5)

“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória. ( Mateus 24:30).

Jesus prometeu aos Seus discípulos que Ele regressaria de novo. A Bíblia diz em João 14:1-3: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”

Durante o ministério terreno de Cristo, o Senhor Jesus ensinou sobre seu retorno no fim dos tempos. Existem várias profecias Bíblica que apontam para Sua segunda vinda (Ap 1:3) ( Daniel 12:10)

Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém. ( Ap 1:7).

Jesus morre como homem e voltará em glória (2Ts 2:1-2)

Porque Jesus voltará? assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.( Hebreus 9:28).

Na segunda vinda teremos a certeza da nossa salvação. de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado.
Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. ( 1 Coríntios 1:7-8)

Quando vai acontecer? A data não está estabelecida, Jesus deixou claro que é para nos preparar e ficar atentos.

“Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão somente o Pai. (Marcos 13:32)

Como será a segunda vinda? Virá sobre a nuvens e todo olho verá  o Filho do Homem com poder e Glória(Mt 24:30-31) (Mc 13:26)

Respondeu-lhe Jesus: É como disseste; contudo vos digo que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. (Mateus 26:64)

Quais são os sinais da Sua vinda?

A Bíblia aponta claramente todos os sinais, vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim.
Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares.
Tudo isso será o início das dores. (Mateus 24: 6-8).

Surgirá numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos.
Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, ( Mateus 24:11-12)

Quando vocês virem a abominação da desolação, então haverá uma grande tribulação, a Bíblia afirma que se os  dias não fossem abreviados ninguém se salvaria, este serão abreviados por causa dos eleitos. Depois da tribulação o sol vai ficar escuro, a lua não brilhara e as estrelas cairão, então aparecerá o sinal do Filho do Homem sobre as nuvens com poder e grande glória. ( Mates 24:15)

A parábola das 10 virgens

Nesta parábola o noivo é Jesus, que virá no fim da história, as virgens representam as comunidades cristãs, que devem sempre está preparada ao encontro com o Senhor. A vigilância ativa é algo que permeia todas as parábolas. Aqui tratarei em específico da parábola das dez virgens (25:1-13)nem o fato de elas dormirem (até porque elas não são repreendidas por isso) 206, mas o fato de elas estarem preparadas para a demora do noivo.
Ninguém sabe quando Deus agirá. A vigília e o preparo, é particular, mas uma virgem exorta a outra para que se preparem melhor(25:6-10). Há, também, o destaque no relacionamento entre o noivo e as virgens, a porta fechada elimina qualquer relacionamento com o noivo, afinal, um dos grandes pontos da salvação escatológica é ter o relacionamento com Deus completamente restaurado.

Assim é a nossa vida! Vivemos à espera do noivo, isto é, vivemos na expectativa de algo que nos está reservado, mas não sabemos quando virá. Por isso, neste Evangelho, mais uma vez, Jesus nos convida à vigilância e nos dá como exemplo a parábola das virgens previdentes e imprevidentes. A nossa alma tem sede de Deus e na medida em que caminhamos, dependendo da nossa trajetória aqui na terra, podemos ou não nos preparar para ir ao encontro do “noivo”. O noivo, portanto, é Jesus e a noiva é a nossa alma que tem sede de encontrá-Lo. O tempo em que vivemos aqui na terra é a oportunidade que temos para, também como as jovens previdentes, providenciar o “óleo” que mantém a lâmpada da nossa alma acesa. E o óleo que conserva acesa a chama do amor de Deus no nosso coração, é a fé que provêm da oração, é o consolo que nos dá o Espírito Santo, é a alegria de uma vida voltada para Deus. Todos nós sabemos que a nossa vida é breve e que um dia faremos a viagem em busca do reino que nos foi prometido por Deus. Quando vivemos entregues somente às coisas que o mundo nos acena e temos o coração ligado às coisas passageiras nos esquecemos de alimentar a nossa alma e, com certeza, nos faltará luz para atravessar o vale escuro no caminho que nos levará para outro estágio da nossa vida. As jovens imprudentes, talvez vivessem uma vida despreocupada de Deus, achando que buscando somente as coisas do mundo, na hora da necessidade, Deus traria o óleo para suas lâmpadas. Muitas vezes nós também ficamos como que meio adormecidos (as), anestesiados (as) pelas preocupações com trabalho, com sobrevivência, amealhando dinheiro, confiantes de que ainda temos muito tempo de vida para só depois pensarmos nas coisas de Deus. Jesus, porém nos diz: “ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora”. O caminho o qual precisamos atravessar é escuro e haverá um momento em que a porta se fechará. Por isso, precisamos nos preparar! Enquanto é tempo toda hora é hora para adquirirmos o que manterá a nossa lâmpada acesa. É na intimidade com a Palavra de Deus que vigiamos à espera do noivo que virá um dia nos levar para a morada que Ele mesmo nos preparou. – Onde você está

O discípulo precisa vigiar e acompanhar os sinais do Reino no mundo entre a primeira e segunda vinda.

“Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora! ” Mateus 25:13


s


0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *