Apóstolo Paulo

A paz do senhor Jesus esteja com todos!

Paulo ou Saulo o Apóstolo Paulo, é uma das figuras mais importantes, e também considerado o maior líder do cristianismo, autor de 13 epístolas da sagrada escritura, as epístolas Paulinas reunidas no novo testamento.

Biografia de Paulo

Paulo, nome romano e Saulo nome hebreu, nasceu em Tarso na Cecília, uma província romana, atual Turquia, filho de judeu, seu pai fazia parte dos membros da seita dos fariseus, talvez seja este o motivo Paulo ter gozado dos privilégios da cidadania romana. Ainda adolescente foi para Jerusalém estudar as Escrituras e a Lei de Moisés, tornou-se mestre e fariseu, era escrupuloso no cumprimento da Lei judaica. (Atos 22:3)   Paulo era circuncidado da tribo de Benjamin.

Cheio de zelo pela sua religião, começou a perseguir os cristãos (Fl3:6), até que se encontrou com o Senhor na estrada de 

Damasco (atos 9:1-19). A experiência de Jesus mudou completamente sua vida até a morte. 

E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.

2 E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.

3 E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.

4 E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

6 E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.

7 E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.

8 E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.

9 E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.

10 E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.

11 E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;

12 E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.

13 E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;

14 E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.

15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.

16 E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.

17 E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.

18 E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.

19 E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco.

Sua Missão

A sua missão recebida por Jesus, desempenhar sua missão levando o Evangelho e a fé aos cristãos e gentios. De perseguidor para pregador, justamente onde pretendia prender os seguidores de Cristo (Atos 9:11-12)Sua pregação era anunciar que Jesus era o filho de Deus.(Atos 9:15)Deixando sua fúria sendo transformado em homem manso, tornando-se  perseguido pelos judeus.Barnabé tomou Saulo e os apresentou aos apóstolos, contou como Saulo havia visto o Senhor, e como Saulo tinha pregado corajosamente em nome de Jesus.  A partir dai tornando-se o grande pregador, o Apóstolo Paulo.

O perseguidor

Saulo tinha uma posição muito importante, na morte de Estêvão apedrejado sendo suas veste depositada ao seus pés de Saulo,  o mesmo  ganhou uma posição muito importante, como líder aos perseguidores. Ele era membro do concílio do Sinédrio, no qual era a favor da morte de Cristo( Atos 26:10)
Objectivo dele era levar preso para Jerusalém os cristãos, tantos homens quanto mulheres, assolava a igreja.(Gálatas 1:13)Fazia tudo em nome de Deus, achando que estava  preservando a lei mosaico.
A conversão a caminho de Damasco indo para perseguição, com intuito de devastar a comunidade cristã, subitamente algo aconteceu, Saulo é chamado à conversão e a missão pelo Jesus. Viu repentinamente uma luz que vinha do céu, caiu por terra, ouviu uma voz que dizia: Saulo, Saulo por que você me persegue?  Saulo perguntou? Quem és tu Senhor? A voz respondeu: Eu sou Jesus. Duro te e recalcitrar contra o aguilhão, quer dizer , os obstáculos na vida oferecido por Deus para que possamos evoluir. Saulo passou por uma mudança brusca, tanto para sua vida como para História (Atos 9:3-6)Paulo viu Cristo ressureto, e ouviu suas palavras, neste momento Paulo fundamentou a sua experiência, legalizando seu apostolado (Gálatas 1:15).

Ministério de Paulo

Após ter sido batizado por Ananias (Atos 9:17-18).Foi em Damasco que começou a evangelizar, enfrentou várias oposições na qual precisou fugir para Jerusalém para salvar sua vida, os Judeus queriam mata-lo.Começa uma nova etapa na história da igreja, a difusão do Evangelho em ambiente pagão, foi nessa missão que ele ganhou força. O primeiro discurso de Paulo reflete a sua catequese, neste primeiro discurso, a ideia chave é a salvação fruto da ressurreição de Cristo. A historia de Israel, conduzida por Deus, é um passado de promessas em tensão para o seu cumprimento, é em Jesus que Deus as cumpre, transformando a história passada num presente que antecipa todo o futuro. Paulo também enfrentou problemas com os discípulos, tendo receio da sua transformação, Barnabé decidiu apresentá-lo aos líderes cristãos, nesse período os judeus tentaram novamente assassinar . Paulo viu o Senhor que dizia:  depressa saia logo de Jerusalém, porque não aceitaram o seu testemunho ao meio respeito,  o Senhor lhe disse: Vá! para longe, é para os pagãos que eu vou enviar você (Atos 18-21) Paulo e Barnabé declaram:Era preciso anunciar a palavra de Deus, em primeiro  lugar para vocês, que são os judeus . Porém , como vocês a rejeitaram e não se julgam dignos da vida eterna, saibam que nós vamos dedicar-nos aos pagãos (Atos 13:46).

Viagens de Apóstolo Paulo

Área abrangente:Roma, Galácia, Macedônia, Acaia, e Ásia.
Alvo :Povo judeus e gentios.
Estratégica – Recuar dos  grandes centros urbanos, para que dali suas mensagens fossem propagada a outras regiões.Pregava nas sinagogas,  para alcançar os judeus e gentios.Ele observava a desigualdade social, e promovia a igualdade entre povos.Paulo era muito perspicaz, plantava a igreja, dedicava ao evangelismo, edificava, fortalecia os crentes convertidos,  por último escolhia os presbitérios para organização eclesiásticas.

Primeira viagem missionária –  Foi por volta de 44 e 50 d.c. (Atos 13:1 14:28).Origem –  Antioquia ponto de partida, concentrada na ilha de Chipre e parte sudoeste província romana da Galácia. Barnabé – lider, Paulo – pregador João Marcos – auxiliar. João Marcos abandonou e retornou para Jerusalém, Paulo assumiu a liderança da missão.

Servindo, a igreja que estava em Antioquia, da Síria, ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me Barnabé e Saulo  para a obra a que os tenho chamado.

Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. E assim estes, Barnabé e Saulo, que também se chama Paulo, enviados pelo Espírito Santo, iniciaram a primeira viagem missionária, apartir da cidade de Selêucida. E dali navegaram para Chipre. E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham, também, João, como cooperador. – Atos 13:2-5.

E, havendo atravessado a ilha até Pafos, dalí, depois, navegaram para Perge, da Panfília, em que João, que também se chama Marcos, o sobrinho de Barnabé, se apartou deles, voltando a Jerusalém, aos apóstolos. – Atos 13:6-13; 15:2, 33; Gálatas 2:1-10.

E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia. É desde a cidade de Antioquia, da Pisídia, na província da Galácia, que se fundou as igrejas da Galáxia ou Gálatas, que eram compostas por judeus e gentios, maiormente por judeus, porque aquela província era habitada por muitos judeus, principalmente a cidade de Icónio. – Atos 13:14-52; 14:1; Gálatas 1:1-5; 2:1-10, 11-21; 3; 4; 5 e 6.

Depois de muito tempo em Icónio, em que Paulo e Barnabé pregaram o evangelho com sinais e prodígios, saíram para Listra e Derbe, cidades de Licaónia, e para a província circunvizinha, e ali pregavam o Evangelho. – Atos 14:2-20.

Da cidade de Derbe terminara Paulo, e Barnabé, a sua primeira viagem missionária, tendo-se dedicado, na volta, à confirmação dos discípulos e eleição de ançiãos ou pastores em todas as igrejas das cidades que havia anunciado evangelho; e assim culminou sua viagem na cidade de Atália, e dali navegaram para Antioquia, da Síria, de onde tinham sido encomendados à graça de Deus para a obra que já haviam cumprido. – Atos 14:21-26; 13:1-3.

Segunda viagem missionária ( Atos 15:36 18:22).Nessa viagem diante de alguns conflitos nas liderança da igreja, Paulo e Barnabé decidiram se separar, Paulo escolheu Silas e atravessaram Síria e Cilícia. Barnabé escolheu Marcos e embarcou para Chipre. Cobrindo maior território que da primeira viagem estendendo a Europa.Obra concluída Macedônia, Acaia.Cidades visitadas  – Felipos, Tessalônica, Beréia, Atenas e Corinto.Paulo ficou um período maior em Corinto (Atos 18:11-18) foi nessa missão que enviou a epístola aos Gálatas e Tessalonicenses, dando uma parada em Éfeso.

E Paulo, tendo escolhido Silas, partiu (iniciando-se então a sua segunda viagem missionária), encomendado pelos irmãos à graça de Deus. E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas. – Atos 15:35-41.

Paulo, desde o início da sua segunda viagem missionária, em companhia de Tito, Silas e Timóteo, a quem encontrou adiante, antes que começasse a escrever as suas dezassete epístolas, primeiro dedicou-se à distribuições em forma de cópias da Epístola Universal Apostólica, escrita em Jerusalém pelos apóstolos e ançiãos em Atos 15, nas igrejas dos gentios da Síria, Cilícia, Panfília, Pisídia e Licaónia. – Atos 15:40-41; 16:1-5.

Foi nesse período, na cidade de Listra, cidade de Licaónia, em que ele conheceu Timóteo o verdadeiro filho na fé de Paulo , e dali em diante, o tomou Paulo e o levou consigo. – Atos 16:1-3; 1 Timóteo 1:2; 2 Timóteo 1:2; 1 Coríntios 4:17.

E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu.

E, tendo passado por Mísia, desceram a Troas. E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um varão da Macedónia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedónia, e ajuda-nos. – Atos 16:6-9.

Foi desde a cidade de Troas (ou Troade) que Lucas, o médico amado, e o posterior evangelista da incircuncisão, foi ganho por Paulo, e juntou-se a ele como seu cooperador pelo resto das viagens, até Roma. – 2 Coríntios 2:12-13; Atos 1:1-2; 16:8-10; Colossenses 4:14; 2 Timóteo 4:11; Filémon 1:24.

E, logo depois da visão, procuraram partir para a Macedónia, concluindo que o Senhor os chamava para lhes anunciar o evangelho. E, navegando de Troas, foram correndo em caminho direito para a Samotrácia, e no dia seguinte para Nápoles; e dali para Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedónia, e é uma colónia; e estiveram alguns dias nesta cidade.

Foi na cidade de Filipos, que era uma colónia romana, em que Paulo libertou uma escrava da adivinhação (outro ramo do satanismo) e foi libertado poderosamente, pelo braço de Deus, da prisão subterrânea junto com Silas. e depois partiram. E, passando por Anfípolis e Apolónia, chegaram a Tessalónica. E tendo pregado o evangelho por algum tempo, entre eles os tessalonicenses, junto com Timóteo e Silvano, e havendo extrema perseguição das autoridades e da sociedade de Tessalónica, movida por judeus desobedientes, logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia, e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.

Ora estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalónica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia, nas Escrituras, se estas coisas eram assim. De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas, da classe nobre, e não poucos varões.

Mas, logo que os judeus de Tessalónica souberam que a palavra de Deus também era anunciada por Paulo em Beréia, foram lá, e excitaram as multidões. No mesmo instante, os irmãos mandaram a Paulo que fosse até ao mar, mas Silas e Timóteo ficaram ali. E os que acompanhavam Paulo o levaram até Atenas, e, recebendo ordem para que Silas e Timóteo fossem ter com ele, o mais depressa possível, partiram. – Atos 16:10-40; 17:1-15.

Foi a partir da cidade de Atenas, nesta região da Macedónia, que Paulo começou a escrever as suas dezassete epístolas, começando pela epístola 1 Tessalonicenses. E foi também nesta cidade, toda entregue à idolatria, em que Paulo revelou aos mesmos atenienses O DEUS DESCONHECIDO. – 1 Tessalonicenses 3:1-5; Atos 17:16-34.

Depois que Timóteo e Silas ou Silvano desceram da Macedónia a ele, a primeira vez, e depois da segunda vez, foi Paulo para a região da Acaia, na cidade de Corinto. Foi na cidade de Corinto em que Paulo conheceu o casal judeu Priscila e Áquila, com os quais trabalhou no ofício de fazer tendas e tornaram-se também, posteriormente, seus cooperadores em Cristo. – 1 Tessalonicenses 3:6-8; 2 Tessalonicenses 1:1-2; 3:17-18; Atos 18:1-5; Romanos 16:3.

Paulo passou um anos e seis mêses em Corinto e mais alguns muitos dias, na qual cidade também escreveu a epístola 1 Coríntios 0, e lhes entregou pessoalmente, antes de partir. E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áquila, tendo rapado a cabeça em Cencreia, porque tinha voto. – Atos 18:6-18.

De Cencreia, onde Paulo estava hospedado em casa de Febe, servindo ao Senhor com voto, escreveu Paulo a carta ou epístola 2 Coríntios 0, que precedeu a carta 1 Coríntios. – 1 Coríntios 5:9-11.

E, de Cencreia, terminou Paulo a sua segunda viagem missionária na cidade de Éfeso, em que deixou Priscila e Áquila, ficando pouco tempo nela. E, rogando-lhe eles que ficasse por mais algum tempo, não conveio nisso, antes se despediu deles, dizendo: Querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso. E, chegando a Cesareia, subiu a Jerusalém, e, saudando a igreja, desceu a Antioquia. – Atos 18:19-22.

Terceira viagem missionária –  Missão anos 55 a 58 d.c.Atravessou a região da Galácia e Frígia,seguindo até Ásia principal cidade, Éfeso. Ali ficou um longo período cumprindo o prometido. Provavelmente as 7 igrejas foram fundadas nesse período, escreve a primeira carta do Coríntios, e regressa a Éfeso.Paulo partiu para Macedônia, talvez Filipos e escreve a segunda carta aos Coríntios, Paulo passou a terceira vez em Corinto, provavelmente escreve cartas aos Romanos.(Romanos 15:22-25).E assim, da cidade de Corinto, da Acaia, havendo terminado a sua terceira viagem missionária, trouxe Paulo a esmola à sua nação, aos santos pobres de Jerusalém, onde acabou sendo preso pelos judeus no templo e entregue nas mãos romanos. Sua missão teve como resultado extraordinário.

De Antioquia da Síria a Galácia,de Galácia através da Frigia á Éfeso,de Éfeso, através da Macedônia, a Corinto,de Corinto através da Macedônia, a Trôade.de Trôade, por mar, a Mileto.de Mileto através de Rodes e Patara a Tiro.de Tiro através de Cesaréia, a Jerusalém.

Prisões de Paulo

São eles servos de Cristo? — estou fora de mim para falar desta forma — eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes . 2 Coríntios 11:23

Paulo foi preso diversas vezes, conforme relatos no livro de (Atos 16:23)

Paulo foi preso em Jerusalém (Atos 21), quase foi linchado, sendo levado a força para a Cesareia onde ficou por 02 anos. Diante do supremo conselho, ele divide as facções rivais, sendo Paulo levado a força para a fortaleza.

Surgiu uma discurssão, em torno do insulto de Paulo ao sumo sacerdote. Então ele fala que era fariseu, e filho de fariseu, dividindo os fariseus, saduceus. O comantante temendo que Paulo fosse morto, ordenou que tirasse ele a força para protegê-lo.

O Senhor apareceu a Paulo, falando que a obra em Jerusalém estava feita, o propósito era ver em Roma.(Atos 23:11), os judeus fazem uma conspiração para matá-lo. O comandante sendo alertado da cilada que os judeus estavam armando, sendo avisado pelo sobrinho de Paulo, o comandante consegue pegá-lo e levar a salvo para o governador Felix.

Paulo apresenta sua defesa (Atos 25:)

Finalmente Paulo chega a roma, sendo enviado para ser julgado pelo governador Festo. Nesta viagem por matro de tempestade, permanece 90 dias na ilha de Malta, até que é conduzido a Roma, depois de 2 anos recebe a liberdade.

Surge neste momento a figura de Nero que acusa os cristãos de incendiarem Roma.(Atos 25:19-21).

Martírio em Roma

“Deus não livrou Paulo da condenação de Roma, mas conduziu-o á glória por meio do martírio”

Em 67 d.c. retorna a Roma acompanhado por Lucas, reconstitui a comunidade, dizimada pelas perseguições de Nero. Preso foi acusado de ser líder cristão, nesse segundo cativeiro sua situação ficou difícil, pelo fato de pesar sobre os cristãos a acusação de terem incendiado Roma.(2Tm 2:2-9).

Paulo foi decapitado junto a estrada de òstia, fora da cidade de Roma, pelas mãos de Nero. por volta de 67 a 68 d.c. ( 2Tm 4:6-18).

Paulo e Barnabé foram escolhidos pelo Espírito Santo para realizarem a primeira viagem missionária. Contudo, em Listra, Paulo foi apedrejado. Na segunda viagem, ele queria ir para a Ásia e recebeu ordem expressa para ir para a Europa. Em Filipos foi preso, açoitado e jogado no cárcere interior de uma insalubre prisão romana. Após a terceira viagem missionária, ao levar ofertas aos pobres da cidade de Jerusalém, Paulo foi preso e Deus lhe disse para ter coragem porque deveria dar testemunho também na cidade de Roma. Porém, ao tomar um navio para Roma enfrentou um terrível naufrágio. Paulo poderia questionar por que tanto sofrimento, se estava fazendo a vontade Deus. Mas ao chegar em Roma, disse que essas coisas tinham antes contribuído para o progresso do evangelho (Fp 1.12). Os crentes foram mais desafiados a pregar ao verem as suas algemas. Os soldados de escol do palácio de Nero, a guarda pretoriana, foram pessoalmente por ele evangelizados, uma vez que era prisioneiro de Cristo sob custódia de César. Porque estava preso, começou a escrever cartas às igrejas e por isso temos Efésios, Filipenses, Colossenses, Filemom e a Segunda Carta a Timóteo. Essas cartas são verdadeiros luzeiros no mundo. A tempestade não havia sido acidental, mas um verdadeiro apontamento de Deus na vida de Paulo. Ela estava na agenda de Deus.Não fique desanimado por causa das tempestades da sua vida. Elas podem ser inesperadas para você, mas não para Deus. Elas podem estar fora do seu controle, mas não do controle do Altíssimo. Você pode não entender a razão delas, mas elas são instrumentos pedagógicos de Deus na sua vida.

Legado deixado por Paulo

Cartas Paulinas autênticas:

1 – Romanos

2 – Primeira Coríntios

3 – Segunda Coríntios

4 – Gálatas

5 – Filipenses

6 – Filemon

7 – Primeira Tessalonicenses

Cartas deuteropaulinas paulinas :

1 – Segunda Tessalonicenses

2 – Efésios

3 – Colossenses

Cartas Pastorais (também consideradas deuteropaulinas):

1 – Tito

2 – Primeira de Timóteo

3 – Segunda de Timóteo

 Total de cartas paulinas: 13

Definição de Paulo fiel Cristão.

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
(2Tm 4:7-8).

Deus abençoe cada irmão!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *