A Grande Tribulação (Mt 24:15-28)

Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda;
Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes;
E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;
E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes.
Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.
Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito;
Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
Eis que eu vo-lo tenho predito.
Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.
Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.
Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias.

Mateus 24:15-28

Estamos vivendo no tempo de letargia , as nossas mentes estão ficando cauterizadas, se está com sua vida em pecado , arrependa-se.

É muito importante que sejamos fiéis a mensagem do Evangelho e tementes a Deus. Vemos com exatidão as profecias e veracidade das palavras de Jesus.

A grande tribulação será a maior tribulação que já houve no mundo, acontecerá no mundo inteiro, a bíblia diz que será um terrível sofrimento. Antes que venha o fim O Senhor anuncia que grandes tribulações atingirão Jerusalém e toda terra . Jesus profetiza sobre a destruição do templo de Jerusalém( Mt24:1-2 Mc 13 1-4)

A profecia de Jesus, é um cumprimento final das profecias quanto á queda de Jerusalém e destruição do templo.

Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda; Mateus 24:15

O termo “abominação”, em hebraico, aparece mais de 100 vezes no Antigo Testamento, e apenas algumas vezes no Novo Testamento. Uma abominação é normalmente um grande pecado digno de morte.

Aqui Jesus está fazendo uma descrição geral do mundo futuro, O obominável da desolação profetizado pelo profeta Daniel(Dn 9:27 11:31) , um bom exemplo de profecia com mais de um cumprimento. O termo refere-se a profanação do templo, especialmente do altar do sacrifício. O altar era um retrato do sacrifício de Cristo como a única expiação para o pecado.O abominável deixaria de lado o que Cristo representou e oferecia sacrifícios a outros deuses. Jesus descreveu acontecimentos que se dariam no futuro em Jerusalém, haverá uma Grande tribulação.

Veja as profecias de Daniel sobre a grande tribulação que Jesus se referia: Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.
E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.

Daniel 12:1-3

Quando ocorrerá?

A bíblia não fala o tempo certo, porém fala dos princípios das dores (Mt 24:3)

E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?Mateus 24:3

Os discípulos perguntaram a Jesus das coisas e que sinal sobre quando será o fim dos tempos.

E ele lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane(Mt 24:3)

Jesus respondeu: “Cuidado, que ninguém os engane.
Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo! ’ e enganarão a muitos.
Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim.
Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares.
Tudo isso será o início das dores.
“Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa.
Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros,
e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos.
Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará,
mas aquele que perseverar até o fim será salvo.
E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24:4-14

Como Será a grande tribulação

Jesus descreve acontecimentos, haverá uma grande tribulação antes que Ele venha estabelecer seu Reino na terra. Relata de uma grande sofrimento, como nunca houve antes. O anticristo surgirá e terá domínio mundial, político, militar, econômico e religioso, perseguindo a igreja , o sofrimento será tão grande que a igreja chegará quase sua extinção. Mas também afirmou que por causa dos escolhidos, os dias de grande tribulação serão abreviados (Mateus 24:21,22). Daí podemos entender que a grande tribulação será muito intensa, mas também relativamente curta. Jesus fala sobre recursos naturais para mostrar que devemos ficar alertos.

E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Apocalipse 7:14

A grande tribulação e a Igreja

Alguns acreditam que a igreja não passará pela grande tribulação, que será o período que Deus castigará o mundo dos ímpios, haverá também um tratamento direto de Deus para com Israel.

Já tem aqueles que acreditam que a igreja passará pela grande tribulação, igreja perseguida e liderada por satanás, neste período se intensificará a perseguição da igreja que antecede a volta de Cristo, Ele voltará, em glória e poder, para abreviar os dias difíceis e livrar o seu povo.

A grande tribulação, será uma oportunidade que Deus dará principalmente ao povo de Israel, que irão se converter em massa juntamente com gentios. Há quem acredita que Deus castiga o mundo derramando a sua ira sobre os incrédulos, sobretudo em resposta às orações da Igreja. 

Oração:

Senhor Jesus nos te pedimos que nos perdoe, coloque o nosso nome no livro da vida. Que o Senhor nos lave de todo o pecado. Reconhecemos Senhor Jesus que tu é o Filho enviado de Deus, livra-nos tudo que é do inimigo, tudo que é do diabo. Que venha trazer o selo do Espírito, que nos ajude a reconhecer as nossas fraquezas, Tudo em nome de Jesus. Amém!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *