A Segunda Vinda Do Senhor

A Vinda do Senhor – Segunda vinda  Mateus 24

Que o amor e a paz do Senhor Jesus esteja com todos irmãos!

Oração : Pai querido, quão grande és tu, és imutável, é infinito o teu poder é absoluto, és onibenevolente! pai te pedimos perdão pela nossas falhas, porque dependemos da sua santa justiça e misericórdia. Abençoa todos os enfermos, idosos, crianças e grávidas e as famílias em Cristo. Que a tua Palvra cresça, teu Reino avance e que todos os seus filhos em Cristo permaneçam firme até o fim, nós oramos em nome de Jesus.

A segunda vinda de Jesus Cristo à terra é um dos acontecimentos mais importantes.

Quarenta dias após a Sua Ressurreição, Jesus e seus apóstolos reuniram-se no monte das oliveiras, era hora de Jesus voltar ao Pai Celestial, já havia completado todo o seu trabalho, até a segunda vinda. Depois de instruir os apóstolos, Jesus ascendeu aos céus (Atos 1:11) que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir.

Quando Jesus veio a terra pela primeira vez, não veio em glória, nasceu num estábulo, foi colocado em uma manjedoura, não veio com grande exército como os judeus esperavam, foi rejeitado pelo seu povo e morto diante da bem aventurança. Mas na sua segunda vinda Ele virá em glória(Ap 17:14).

O fim dos tempos traz com ele um monte de miséria e dor. É o ponto mais negro da história da Terra, onde o mal, tristeza e injustiça corre desenfreadamente. Escuridão governa a terra completamente.

Mas, então, Jesus voltará à Terra com os exércitos do céu para salvá-lo das garras da besta e do anticristo! Depois de tanta escuridão a luz irá finalmente brilhar! Depois de estar sob a influência de Satanás desde os dias de Adão e Eva é este o ponto de mudança importante que arranca a terra fora do alcance do pecado e coloca-lo em mãos de Jesus.

Leia Zacarias 14 e Apocalipse 19: 11-21 para uma descrição completa da segunda vinda de Cristo.

Desde a sua morte até aos dias de hoje, todos os  cristãos vêm esperando pelo seu retorno, com sua  vinda em glória.

No panorama escatológico tem duas vindas:

– A primeira vinda foi quando Jesus nasceu ( Mt 1:23)

– Segunda vinda (Mt 24:30) (Daniel 12:10) (Ap 20:4-5)

“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória. ( Mateus 24:30).

Jesus prometeu aos Seus discípulos que Ele regressaria de novo. A Bíblia diz em João 14:1-3: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”

Durante o ministério terreno de Cristo, o Senhor Jesus ensinou sobre seu retorno no fim dos tempos. Existem várias profecias Bíblica que apontam para Sua segunda vinda (Ap 1:3) ( Daniel 12:10)

Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém. ( Ap 1:7).

Jesus morre como homem e voltará em glória (2Ts 2:1-2)

Porque Jesus voltará? assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.( Hebreus 9:28).

Na segunda vinda teremos a certeza da nossa salvação. de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado.
Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. ( 1 Coríntios 1:7-8)

Quando vai acontecer? A data não está estabelecida, Jesus deixou claro que é para nos preparar e ficar atentos.

“Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão somente o Pai. (Marcos 13:32)

Como será a segunda vinda? Virá sobre a nuvens e todo olho verá  o Filho do Homem com poder e Glória(Mt 24:30-31) (Mc 13:26)

Respondeu-lhe Jesus: É como disseste; contudo vos digo que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. (Mateus 26:64)

Quais são os sinais da Sua vinda?

A Bíblia aponta claramente todos os sinais, vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim.
Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares.
Tudo isso será o início das dores. (Mateus 24: 6-8).

Surgirá numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos.
Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, ( Mateus 24:11-12)

Quando vocês virem a abominação da desolação, então haverá uma grande tribulação, a Bíblia afirma que se os  dias não fossem abreviados ninguém se salvaria, este serão abreviados por causa dos eleitos. Depois da tribulação o sol vai ficar escuro, a lua não brilhara e as estrelas cairão, então aparecerá o sinal do Filho do Homem sobre as nuvens com poder e grande glória. ( Mates 24:15)

A parábola das 10 virgens

Nesta parábola o noivo é Jesus, que virá no fim da história, as virgens representam as comunidades cristãs, que devem sempre está preparada ao encontro com o Senhor. A vigilância ativa é algo que permeia todas as parábolas. Aqui tratarei em específico da parábola das dez virgens (25:1-13)nem o fato de elas dormirem (até porque elas não são repreendidas por isso) 206, mas o fato de elas estarem preparadas para a demora do noivo.
Ninguém sabe quando Deus agirá. A vigília e o preparo, é particular, mas uma virgem exorta a outra para que se preparem melhor(25:6-10). Há, também, o destaque no relacionamento entre o noivo e as virgens, a porta fechada elimina qualquer relacionamento com o noivo, afinal, um dos grandes pontos da salvação escatológica é ter o relacionamento com Deus completamente restaurado.

Assim é a nossa vida! Vivemos à espera do noivo, isto é, vivemos na expectativa de algo que nos está reservado, mas não sabemos quando virá. Por isso, neste Evangelho, mais uma vez, Jesus nos convida à vigilância e nos dá como exemplo a parábola das virgens previdentes e imprevidentes. A nossa alma tem sede de Deus e na medida em que caminhamos, dependendo da nossa trajetória aqui na terra, podemos ou não nos preparar para ir ao encontro do “noivo”. O noivo, portanto, é Jesus e a noiva é a nossa alma que tem sede de encontrá-Lo. O tempo em que vivemos aqui na terra é a oportunidade que temos para, também como as jovens previdentes, providenciar o “óleo” que mantém a lâmpada da nossa alma acesa. E o óleo que conserva acesa a chama do amor de Deus no nosso coração, é a fé que provêm da oração, é o consolo que nos dá o Espírito Santo, é a alegria de uma vida voltada para Deus. Todos nós sabemos que a nossa vida é breve e que um dia faremos a viagem em busca do reino que nos foi prometido por Deus. Quando vivemos entregues somente às coisas que o mundo nos acena e temos o coração ligado às coisas passageiras nos esquecemos de alimentar a nossa alma e, com certeza, nos faltará luz para atravessar o vale escuro no caminho que nos levará para outro estágio da nossa vida. As jovens imprudentes, talvez vivessem uma vida despreocupada de Deus, achando que buscando somente as coisas do mundo, na hora da necessidade, Deus traria o óleo para suas lâmpadas. Muitas vezes nós também ficamos como que meio adormecidos (as), anestesiados (as) pelas preocupações com trabalho, com sobrevivência, amealhando dinheiro, confiantes de que ainda temos muito tempo de vida para só depois pensarmos nas coisas de Deus. Jesus, porém nos diz: “ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora”. O caminho o qual precisamos atravessar é escuro e haverá um momento em que a porta se fechará. Por isso, precisamos nos preparar! Enquanto é tempo toda hora é hora para adquirirmos o que manterá a nossa lâmpada acesa. É na intimidade com a Palavra de Deus que vigiamos à espera do noivo que virá um dia nos levar para a morada que Ele mesmo nos preparou. – Onde você está

O discípulo precisa vigiar e acompanhar os sinais do Reino no mundo entre a primeira e segunda vinda.

“Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora! ” Mateus 25:13


s


Jesus o Senhor, dia que se atrasou (Mc4:35-41) (João 11:1-6)

Nos dias de hoje, estamos passando por uma tempestade diante dessa pandemia, o importante é entender que Jesus está no controle.

Os discípulos diante do medo, perguntaram a Jesus: Mestre não te importa que nós morremos? (Mc4:38) Jesus repreende o vento e acalma o mar, em seguida questiona a fé dos discípulos.

Veja o caso de Lázaro a demora de Jesus teve compaixão da morte do amigo, Jesus chorou (João 11:35).

 Mas havia algo que o homem precisava fazer para o poder de Deus se manifestar, veja (João 11:4), ouvindo o recado Jesus disse: Essa doença não é de morte sim para a glória de Deus.

Jesus se atrasou …não atendendo prontamente o pedido de sua irmã Maria, Nem sempre o tempo do homem é o mesmo de Deus.

 Jesus não ficou preocupado com Lázaro, porque Ele sabia tudo o que estava por acontecer e não se apressou em voltar para Betânia, antes, ficou mais dois dias na região do Jordão (próximo a Jerusalém) recebendo as pessoas e pregando. Somente depois desses dois dias Jesus chamou Seus discípulos e disse que eles voltariam para a Judeia.

Havia um grande número de estrangeiros tinha vindo da festa de Páscoa, em Jerusalém para poder prantear no funeral de Lázaro, Ele podia estar zangado com aquela hipocrisia, uma demonstração artificial de sentimentos e crenças que desagradava a Jesus.

 As irmãs falaram que Jesus chegou atrasado, não restando mais nada para fazer. Mas havia algo que Jesus precisava fazer, para manifesta: Tirar a pedra (v. 39) A primeira pedra a ser tirada era a incredulidade, Jesus estava testando a fé, que ainda que aquele corpo estivesse cheirando mal, nada para Jesus Cristo seria impossível. Jesus poderia ter mandado que aquela pedra se explodisse e pronto, mas não, e pediu para os homens que abrissem fazendo sua parte, dar um passo na fé. Nas entrelinhas Jesus disse que a morte de Lázaro fazia parte do plano de Deus para glorificar o Seu Filho e para que muitos vissem o milagre que Ele faria e todos cressem até mesmo os apóstolos.

Jesus era Deus em carne, mas foi humilde o bastante para buscar o Pai, que sempre o ouvia (v41 e 42), confirmava diante dos homens para que seu nome fosse glorificado.

Se Jesus tivesse atendido prontamente as irmãs de Lázaro, sua família e seus amigos teriam sido abençoado por sua cura, porém com seu atraso, Lázaro acabou morrendo e com a ressurreição, em número maior inclusive de judeus, até então incrédulos sobre o Messias, passariam a crer Nele.

Por este motivo devemos esperar o tempo de Deus, só Ele sabia quando tudo está preparado para receber o seu agir.

Este é o Senhor que até o vento e o mar lhe obedece, Jesus está sempre no controle. (Mc 4:39)

Ele é perfeitamente Deus (Mc 4:39)

Ele é o criador, sustentador e o interventor na natureza. Todo universo se curva diante e sua autoridade, Ele é o verdadeiro Deus.

Cristo é o vencedor dos inimigos que nos ameaçam.

 Ele é a vitória sobre as enfermidades(Mc5:21-34)

Vitória sobre a morte (Mc 5:35-43).

A intervenção soberana de Jesus, as vezes acontece quando todos os recursos humanos acabam. A tempestades faz parte do curriculum de Jesus para nos fortalecer a fé.

Oração:

Senhor te glorificamos para tua honra, diante da sua soberania te pedimos:

Tira angustia do teu povo, mostra o queres, consola os aflitos, socorre os teus filhos.

Te pedimos perdão pelo nossos pecados e te agradecemos por tudo, em nome de Jesus.

Jesus Cristo – sua última semana -Semana da Paixão.

A paz do Senhor Jesus esteja com todos.

Quando ocorreu?  Estudiosos mais antigos, sugerem entre 30 a 36 d.C., os estudiosos mais recentes dizem que seria em torno de 30 a 33 d.C.

Alguns destes acontecimentos estão nos quatro Evangelhos, enquanto alguns estão apenas em dois.

DOMINGO:

Entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém.

Mateus 21

1. Quando se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes:

2. Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei-mos.

3. E, se alguém vos disser alguma coisa, respondei: O Senhor precisa deles; e logo os enviará.

4. Ora, isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta:

5. Dizei à filha de Sião: Eis que aí te vem o teu Rei, manso e montado em um jumento, em um jumentinho, cria de animal de carga.

6. Indo, pois, os discípulos e fazendo como Jesus lhes ordenara,

7. trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram os seus mantos, e Jesus montou.

8. E a maior parte da multidão estendeu os seus mantos pelo caminho; e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho.

9. E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi! bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

10. Ao entrar ele em Jerusalém, agitou-se a cidade toda e perguntava: Quem é este?

11. E as multidões respondiam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia.

(Mateus 21:1-11) (Marcos 11:1-11)(Lucas19:28-40) (João12:12-19)

Para se cumprir o que o Profeta Zacarias havia dito:

Zacarias 9:9

Obs. – filha de Sião – apronta para cidade de Jerusalém (Isaías 5:2), e alguns textos aponta para toda a cidade de Israel (Mateus 21:5)

9. Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu Rei; ele é justo e traz a salvação; ele é humilde e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta.

SEGUNDA FEIRA:

Saindo de Betânia, Jesus teve fome.

Mateus. 21

18. Ora, de manhã, ao voltar à cidade, teve fome;

19. e, avistando uma figueira à beira do caminho, dela se aproximou, e não achou nela senão folhas somente; e disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente.

20. Quando os discípulos viram isso, perguntaram admirados: Como é que imediatamente secou a figueira?

21. Jesus, porém, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito;

22. e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis.

(Mateus 21:18-22) (Marcos 11:12-25)

Jesus Purificou o templo.

Marcos 11

15. Chegaram, pois, a Jerusalém. E entrando ele no templo, começou a expulsar os que ali vendiam e compravam; e derribou as mesas dos cambistas, e as cadeiras dos que vendiam pombas;

16. e não consentia que ninguém atravessasse o templo levando qualquer utensílio;

17. e ensinava, dizendo-lhes: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes feito covil de salteadores.

18. Ora, os principais sacerdotes e os escribas ouviram isto, e procuravam um modo de o matar; pois o temiam, porque toda a multidão se maravilhava da sua doutrina.

(Marcos 11:15-18) (Mateus 22:12-16)

– Saída da cidade – (Marcos 11:19)

Marcos 11

19. Ao cair da tarde, saíam da cidade.

TERÇA FEIRA:

Jesus discuti com religiosos (Mateus 21:23) 

Neste episódio, os anciões aproximaram de Jesus para confrontá-lo acerca dos últimos dias, na verdade eles queriam um motivo para prendê-lo.

Então Jesus contou algumas parábolas

 Mateus 21

A parábola do dois filhos

28. Mas que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha.

29. Ele respondeu: Sim, senhor; mas não foi.

30. Chegando-se, então, ao segundo, falou-lhe de igual modo; respondeu-lhe este: Não quero; mas depois, arrependendo-se, foi.

31. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram eles: O segundo. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.

Parábola dos vinicultores (Mateus 21: 33-46)

33. Ouvi ainda outra parábola: Havia um homem, proprietário, que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar, e edificou uma torre; depois arrendou-a a uns lavradores e ausentou-se do país.

34. E quando chegou o tempo dos frutos, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os seus frutos.

Mateus 21

35. E os lavradores, apoderando-se dos servos, espancaram um, mataram outro, e a outro apedrejaram.

36. Depois enviou ainda outros servos, em maior número do que os primeiros; e fizeram-lhes o mesmo.

37. Por último enviou-lhes seu filho, dizendo: A meu filho terão respeito.

38. Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, e apoderemo-nos da sua herança.

39. E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e o mataram.

40. Quando, pois, vier o senhor da vinha, que fará àqueles lavradores?

41. Responderam-lhe eles: Fará perecer miseravelmente a esses maus, e arrendará a vinha a outros lavradores, que a seu tempo lhe entreguem os frutos.

42. Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos?

43. Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos.

44. E quem cair sobre esta pedra será despedaçado; mas aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó.

45. Os principais sacerdotes e os fariseus, ouvindo essas parábolas, entenderam que era deles que Jesus falava.

46. E procuravam prendê-lo, mas temeram o povo, porquanto este o tinha por profeta.

Jesus volta a falar em parábolas

Mateus 22

A parábola do banquete nupcial.

1. Então Jesus tornou a falar-lhes por parábolas, dizendo:

2. O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho.

3. Enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir.

4. Depois enviou outros servos, ordenando: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado; os meus bois e cevados já estão mortos, e tudo está pronto; vinde às bodas.

5. Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio;

6. e os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.

7. Mas o rei encolerizou-se; e enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.

8. Então disse aos seus servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.

9. Ide, pois, pelas encruzilhadas dos caminhos, e a quantos encontrardes, convidai-os para as bodas.

10. E saíram aqueles servos pelos caminhos, e ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e encheu-se de convivas a sala nupcial.

11. Mas, quando o rei entrou para ver os convivas, viu ali um homem que não trajava veste nupcial;

12. e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem teres veste nupcial? Ele, porém, emudeceu.

13. Ordenou então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.

14. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

Por fim o Sermão escatológico (Mateus 24:1-25) Mateus 24

Jesus prediz o final dos tempos 

(Marcos 13:1-2) (Lucas 21:5-6)

1. Ora, Jesus, tendo saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos, para lhe mostrarem os edifícios do templo.

2. Mas ele lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não se deixará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.

O princípio das dores (Marcos 13:3-13) (Lucas 21:7-19)

3. E estando ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo.

4. Respondeu-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane.

5. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão.

6. E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; porque forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim.

7. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares.

8. Mas todas essas coisas são o princípio das dores.

9. Então sereis entregues à tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.

10. Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão.

11. Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos;

12. e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.

13. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

14. E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

A grande tribulação (Marcos13:14:23) (Lucas 21:7-19)

15. Quando, pois, virdes estar no lugar santo a abominação de desolação, predita pelo profeta Daniel (quem lê, entenda),

16. então os que estiverem na Judéia fujam para os montes;

17. quem estiver no eirado não desça para tirar as coisas de sua casa,

18. e quem estiver no campo não volte atrás para apanhar a sua capa.

19. Mas ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias!

20. Orai para que a vossa fuga não suceda no inverno nem no sábado;

21. porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.

22. E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.

23. Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis;

24. porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.

25. Eis que de antemão vo-lo tenho dito.

QUARTA FEIRA:

Plano para matar Jesus.

Mateus 26

A trama para matar Jesus (Marcos 14:3-9) (Lucas 22:1-2) (João 11:45-53)

1. E havendo Jesus concluído todas estas palavras, disse aos seus discípulos:

2. Sabeis que daqui a dois dias é a páscoa; e o Filho do homem será entregue para ser crucificado.

3. Então os principais sacerdotes e os anciãos do povo se reuniram no pátio da casa do sumo sacerdote, o qual se chamava Caifás;

4. e deliberaram como prender Jesus a traição, e o matar.

5. Mas diziam: Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo.

Mateus 26

Jesus é ungido para sacrifício (Marcos 14:3-9) (João 12:1-8)

6. Estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso,

7. aproximou-se dele uma mulher que trazia um vaso de alabastro cheio de bálsamo precioso, e lhe derramou sobre a cabeça, estando ele reclinado à mesa.

8. Quando os discípulos viram isso, indignaram-se, e disseram: Para que este desperdício?

9. Pois este bálsamo podia ser vendido por muito dinheiro, que se daria aos pobres.

10. Jesus, porém, percebendo isso, disse-lhes: Por que molestais esta mulher? pois praticou uma boa ação para comigo.

11. Porquanto os pobres sempre os tendes convosco; a mim, porém, nem sempre me tendes.

12. Ora, derramando ela este bálsamo sobre o meu corpo, fê-lo a fim de preparar-me para a minha sepultura.

13. Em verdade vos digo que onde quer que for pregado em todo o mundo este evangelho, também o que ela fez será contado para memória sua.

Pacto da traição (Marcos 14:10-11) (Lucas 22:3-6)

Mateus 26

14. Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os principais sacerdotes,

15. e disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata.

16. E desde então buscava ele oportunidade para o entregar.

QUINTA-FEIRA:

Jesus comemora a páscoa.

Mateus 26

17. Ora, no primeiro dia dos pães ázimos, vieram os discípulos a Jesus, e perguntaram: Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa?

18. Respondeu ele: Ide à cidade a um certo homem, e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a páscoa com os meus discípulos.

19. E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e prepararam a páscoa.

(Marcos 14:12-22) (Lucas 22:7-16)

A CEIA DO SENHOR (Marcos 14:22-26) (Lucas 22:7-23) (João 13:18-30)

Mateus 26:26-30

26. Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo.

27. E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lhe, dizendo: Bebei dele todos;

28. pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados.

29. Mas digo-vos que desde agora não mais beberei deste fruto da videira até aquele dia em que convosco o beba novo, no reino de meu Pai.

30. E tendo cantado um hino, saíram para o Monte das Oliveiras.

A traição de Pedro (Marcos14:27-31) (Lucas 22:31-34) (João 13:36-38)

Mateus 26

31. Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis de mim; pois está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão.

32. Todavia, depois que eu ressurgir, irei adiante de vós para a Galileia.

33. Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem de ti, eu nunca me escandalizarei.

34. Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que esta noite, antes que o galo cante três vezes me negarás.

35. Respondeu-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo algum te negarei. E o mesmo disseram todos os discípulos.

JESUS CLAMA AO PAI POR SUA HORA (João 17:1-5)

João 17

1. Depois de assim falar, Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o Filho te glorifique;

2. assim como lhe deste autoridade sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos aqueles que lhe tens dado.

3. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.

4. Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.

5. Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existissem.

JESUS ORA NO GETSÊMANI.

Mateus 26

36. Então foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar.

37. E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.

38. Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo.

39. E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.

40. Voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo?

41. Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

42. Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.

43. E, voltando outra vez, achou-os dormindo, porque seus olhos estavam carregados.

44. Deixando-os novamente, foi orar terceira vez, repetindo as mesmas palavras.

45. Então voltou para os discípulos e disse-lhes: Dormi agora e descansai. Eis que é chegada a hora, e o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores.

46. Levantai-vos, vamo-nos; eis que é chegado aquele que me trai. (Marcos 14:32-42). (Lucas22:39-46)

JESUS É PRESO

Mateus 26

47. E estando ele ainda a falar, eis que veio Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, vinda da parte dos principais sacerdotes e dos anciãos do povo.

48. Ora, o que o traía lhes havia dado um sinal, dizendo: Aquele que eu beijar, esse é: prendei-o.

49. E logo, aproximando-se de Jesus disse: Salve, Rabi. E o beijou.

50. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Nisto, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam.

51. E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha.

52. Então Jesus lhe disse: Mete a tua espada no seu lugar; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.

53. Ou pensas tu que eu não poderia rogar a meu Pai, e que ele não me mandaria agora mesmo mais de doze legiões de anjos?

54. Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?

55. Disse Jesus à multidão naquela hora: Saístes com espadas e varapaus para me prender, como a um salteador? Todos os dias estava eu sentado no templo ensinando, e não me prendestes.

56. Mas tudo isso aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então todos os discípulos, deixando-o fugiram. (Marcos 14-44-52) (Lucas 22:47-53) (João 18:1)

JESUS DIANTE DO TRIBUNAL

Mateus 26

57. Aqueles que prenderam a Jesus levaram-no à presença do sumo sacerdote Caifás, onde os escribas e os anciãos estavam reunidos.

58. E Pedro o seguia de longe até o pátio do sumo sacerdote; e entrando, sentou-se entre os guardas, para ver o fim.

59. Ora, os principais sacerdotes e todo o sinédrio buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem entregá-lo à morte;

60. e não achavam, apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas. Mas por fim compareceram duas,

61. e disseram: Este disse: Posso destruir o santuário de Deus, e reedificá-lo em três dias.

62. Levantou-se então o sumo sacerdote e perguntou-lhe: Nada respondes? Que é que estes depõem contra ti?

63. Jesus, porém, guardava silêncio. E o sumo sacerdote disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho do Deus.

64. Respondeu-lhe Jesus: É como disseste; contudo vos digo que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.

65. Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que agora acabais de ouvir a sua blasfêmia.

66. Que vos parece? Responderam eles: É réu de morte.

67. Então uns lhe cuspiram no rosto e lhe deram socos;

68. e outros o esbofetearam, dizendo: Profetiza-nos, ó Cristo, quem foi que te bateu? (Marcos 14:53-65) (João 18:19-24)

PEDRO NEGA A JESUS

Mateus 26

69. Ora, Pedro estava sentado fora, no pátio; e aproximou-se dele uma criada, que disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu.

70. Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.

71. E saindo ele para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o nazareno.

72. E ele negou outra vez, e com juramento: Não conheço tal homem.

73. E daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Certamente tu também és um deles pois a tua fala te denúncia.

74. Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.

75. E Pedro lembrou-se do que dissera Jesus: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.

SEXTA FEIRA:

O JULGAMENTO DE JESUS.

Jesus é levado a Pilatos, (Marcos 15:1-20) (Lucas 23:1-25) (João18:28)

Mateus 27

1. Ora, chegada a manhã, todos os principais sacerdotes e os anciãos do povo entraram em conselho contra Jesus, para o matarem;

2. Eles os amarram e levaram e o entregaram a Pilatos, o governador.

A CRUCIFICAÇÃO DE JESUS

Jesus foi crucificado as 09:00 da manhã, em um lugar chamado calvário.

Mateus 27

32. Ao saírem, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem obrigaram a levar a cruz de Jesus.

33. Quando chegaram ao lugar chamado Gólgota, que quer dizer, lugar da Caveira,

34. deram-lhe a beber vinho misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber.

35. Então, depois de o crucificarem, repartiram as vestes dele, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica deitaram sortes.

36. E, sentados, ali o guardavam.

37. Puseram-lhe por cima da cabeça a sua acusação escrita: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS.

38. Então foram crucificados com ele dois salteadores, um à direita, e outro à esquerda.

39. E os que iam passando blasfemavam dele, meneando a cabeça

40. e dizendo: Tu, que destróis o santuário e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo; se és Filho de Deus, desce da cruz.

41. De igual modo também os principais sacerdotes, com os escribas e anciãos, escarnecendo, diziam:

42. A outros salvou; a si mesmo não pode salvar. Rei de Israel é ele; desça agora da cruz, e creremos nele;

43. confiou em Deus, livre-o ele agora, se lhe quer bem; porque disse: Sou Filho de Deus.

44. O mesmo lhe lançaram em rosto também os salteadores que com ele foram crucificados.

(Marcos15:21-32) (Lucas 23:44-49)

(João 19:28-30)

JESUS MORRE.

Jesus morre as 03 da tarde, Jesus entregou seu Espírito ao Pai e morre.

Mateus 27

45. E, desde a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra, até a hora nona.

46. Cerca da hora nona, bradou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactani; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

47. Alguns dos que ali estavam, ouvindo isso, diziam: Ele chama por Elias.

48. E logo correu um deles, tomou uma esponja, ensopou-a em vinagre e, pondo-a numa cana, dava-lhe de beber.

49. Os outros, porém, disseram: Deixa, vejamos se Elias vem salvá-lo.

50. De novo bradou Jesus com grande voz, e entregou o espírito.

51. E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo; a terra tremeu, as pedras se fenderam,

52. os sepulcros se abriram, e muitos corpos de santos que tinham dormido foram ressuscitados;

53. e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.

54. ora, o centurião e os que com ele guardavam Jesus, vendo o terremoto e as coisas que aconteciam, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era filho de Deus.

55. Também estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galileia para o ouvir;

56. entre as quais se achavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu.

(Marcos 14:33-41) (Lucas 23:44-49)

(João 19:28-30)

ESTÁ TUDO CONSUMADO.

João 19

28. Depois, sabendo Jesus que todas as coisas já estavam consumadas, para que se cumprisse a Escritura, disse: Tenho sede.

29. Estava ali um vaso cheio de vinagre. Puseram, pois, numa cana de hissopo uma esponja ensopada de vinagre, e lhe chegaram à boca.

30. Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

LANÇA TRASPASSAO CORPO DE JESUS.

João 19

31. Ora, os judeus, como era a preparação, e para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, pois era grande aquele dia de sábado, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados dali.

32. Foram então os soldados e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele fora crucificado;

33. mas vindo a Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas;

34. contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

35. E é quem viu isso que dá testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que diz a verdade, para que também vós creiais.

36. Porque isto aconteceu para que se cumprisse a escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado.

37. Também há outra escritura que diz: Olharão para aquele que traspassaram.

CUMPRINDO AS ESCRITURAS (Zacarias 12:10)

Zacarias 12

10. Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito.

SEPULTAMENTO DE JESUS.

Mateus 27

57. Ao cair da tarde, veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que também era discípulo de Jesus.

58. Esse foi a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que lhe fosse entregue.

59. E José, tomando o corpo, envolveu-o num pano limpo, de linho,

60. e depositou-o no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha; e, rodando uma grande pedra para a porta do sepulcro, retirou-se.

61. Mas achavam-se ali Maria Madalena e a outra Maria, sentadas defronte do sepulcro.

(Marcos 14:42-47) (Lucas 23:50-56)

(João 19:38-42)

Durante todo sábado Jesus permaneceu sepultado, sendo vigiado seu túmulo por guardas romanos.

Mateus 27

62. No dia seguinte, isto é, o dia depois da preparação, reuniram-se os principais sacerdotes e os fariseus perante Pilatos,

63. e disseram: Senhor, lembramo-nos de que aquele embusteiro, quando ainda vivo, afirmou: Depois de três dias ressurgirei.

64. Manda, pois, que o sepulcro seja guardado com segurança até o terceiro dia; para não suceder que, vindo os discípulos, o furtem e digam ao povo: Ressurgiu dos mortos; e assim o último embuste será pior do que o primeiro.

65. Disse-lhes Pilatos: Tendes uma guarda; ide, tornai-o seguro, como entendeis.

66. Foram, pois, e tornaram seguro o sepulcro, selando a pedra, e deixando ali a guarda.

DOMINGO:

Ocorreu o dia mais espetacular de toda história, Cristo ressuscitou dia mortos. Triunfante começou a aparecer para seus discípulos.

Mateus 28

1. No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

2. E eis que houvera um grande terremoto; pois um anjo do Senhor descera do céu e, chegando-se, removera a pedra e estava sentado sobre ela.

3. o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como a neve.

4. E de medo dele tremeram os guardas, e ficaram como mortos.

5. Mas o anjo disse às mulheres: Não temais vós; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado.

6. Não está aqui, porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia;

7. e ide depressa, e dizei aos seus discípulos que ressurgiu dos mortos; e eis que vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis. Eis que vo-lo tenho dito.

8. E, partindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos.

9. E eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: Salve. E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram.

10. Então lhes disse Jesus: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão para a Galileia; ali me verão.

(Marcos 16) (Lucas 24) (João 20:21) (Atos 1:3-9) (1Cr15:5-7).

Quando Jesus foi tirado da cruz e cuidadosamente preparado para o enterro de acordo com o costume dos judeus, Seus discípulos quiseram proteger Seu corpo de qualquer violação ou dano. Envolveram-lhe o corpo com um lençol de linho puro e colocaram uma grande pedra na entrada do túmulo para fechá-lo. (Ver Mateus 27:57–60.) Três dias depois, Jesus apareceu vitorioso sobre a morte, Ele venceu a morte. Nos 40 dias que se seguiram, Ele ensinou e ministrou aos discípulos, estava se preparando para Sua ascensão ao céu.

As palavras do Salvador durante esses 40 dias servem como um excelente mapa para nos orientarmos nesta vida enquanto aguardamos o Seu retorno triunfal à Terra. O Senhor deu pelo algumas mensagens aos Seus discípulos de Jerusalém: Sua Ressurreição foi real, e que o Espírito Santo só viria depois de sua ascensão. a Expiação chegou ao fim, mas para partilhar totalmente de suas bênçãos, teríamos que cumprir crer; deixou os discípulos responsáveis por levar a mensagem do evangelho ao mundo e o Espírito Santo iria capacita-los a entendê-los.

Deus abençoe a cada um!

As Bem-Aventuranças – Os mansos

Oração: Senhor Deus Pai, te agradeço pela oportunidade que tem me dado, com a minha pouca sabedoria, levar a tua Palavra, ajude-me a perder a minha timidez, e assim continuar o projeto. Que tudo seja para tua honra e glória, em nome de Jesus.

Essa é a terceira Bem -aventurança, felizes os mansos.

Essas não são qualidades naturais e sim espirituais. Não falam de personalidade, temperamento, mansos na Bem -aventurança quer dizer, fruto de uma vida regenerada pelo Espírito, são características que diferenciam os ímpios dos cristãos, os filhos de Deus.

Mansidão é uma característica do Cristão, felizes os mansos, porque possuirão a terra (Mateus 5:5).

Essa linguagem do Sermão, chocou os homens, porque o povo estava esperando um rei oposto a mansidão de Cristo.

Então o que Jesus ao falar, os mansos, não quis dizer: não é de pessoa mansa, bons modo, calma, educada, tímida, pacata, aquele que concorda com tudo, nada disso…essa mansidão que Jesus estava falando, era algo sobrenatural, sobre uma pessoa ter nascido de novo, e ser regenerada, demonstração de autocontrole e submissão.

É uma graça divina, uma operação do Espírito Santo. (Gálatas 5:22) 

Mansos é um fruto do Espírito, ter domínio próprio, ou seja controlar os desejos 

– Ser manso é exercer alto domínio.

– Ser manso é ser submisso a Deus, mesmo nos tempos de tempestades.

– Ser manso é não abandonar a fé (Jó 2:10) 

– Ser Manso é obedecer a Palavra de Deus.

– Ser manso é suportar as injúrias.

– Ser manso e orar pelos que te perseguem.

– Ser manso é pagar o mal com o bem.

 Exemplo de mansidão, (Salmo 37)

Salmos 37 

1 Não te enfades por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade.

2 Pois em breve murcharão como a relva, e secarão como a erva verde.

3 Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança.

4 Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.

5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.

6 E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia.

7 Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios.

8 Deixa a ira, e abandona o furor; não te enfades, pois isso só leva à prática do mal.

9 Porque os malfeitores serão exterminados, mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.

10 Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; atentarás para o seu lugar, e ele ali não estará.

11 Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.

12 O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes,

13 mas o Senhor se ri do ímpio, pois vê que vem chegando o seu dia.

14 Os ímpios têm puxado da espada e têm entesado o arco, para derrubarem o poder e necessitado, e para matarem os que são retos no seu caminho.

15 Mas a sua espada lhes entrará no coração, e os seus arcos quebrados.

16 Mais vale o pouco que o justo tem, do que as riquezas de muitos ímpios.

17 Pois os braços dos ímpios serão quebrados, mas o Senhor sustém os justos.

18 O Senhor conhece os dias dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre.

19 Não serão envergonhados no dia do mal, e nos dias da fome se fartarão.

20 Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a beleza das pastagens; desaparecerão, em fumaça se desfarão.

21 O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá.

22 Pois aqueles que são abençoados pelo Senhor herdarão a terra, mas aqueles que são por ele amaldiçoados serão exterminados.

23 Confirmados pelo Senhor são os passos do homem em cujo caminho ele se deleita;

24 ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor lhe segura a mão.

25 Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.

26 Ele é sempre generoso, e empresta, e a sua descendência é abençoada.

27 Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada permanente.

28 Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos. Eles serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada.

29 Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre.

30 A boca do justo profere sabedoria; a sua língua fala o que é reto.

31 A lei do seu Deus está em seu coração; não resvalarão os seus passos.

32 O ímpio espreita o justo, e procura matá-lo.

33 O Senhor não o deixará nas mãos dele, nem o condenará quando for julgado.

34 Espera no Senhor, e segue o seu caminho, e ele te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem exterminados.

35 Vi um ímpio cheio de prepotência, e a espalhar-se como a árvore verde na terra natal.

36 Mas eu passei, e ele já não era; procurei-o, mas não pôde ser encontrado.

37 Nota o homem íntegro, e considera o reto, porque há para o homem de paz um porvir feliz.

38 Quanto aos transgressores, serão à uma destruídos, e a posteridade dos ímpios será exterminada.

39 Mas a salvação dos justos vem do Senhor; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia.

40 E o Senhor os ajuda e os livra; ele os livra dos ímpios e os salva, porquanto nele se refugiam.

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Galátas 5:22-23

Deus abençoe cada um!

Sermão do Monte – Bem-aventurados – Os que choram

Essa é a terceira Bem-aventurança, felizes os mansos.

Essas não são qualidades naturais e sim espirituais. Não falam de personalidade, temperamento, mansos na Bem -aventurança quer dizer, fruto de uma vida regenerada pelo Espírito, são características que diferenciam os ímpios dos cristãos, os filhos de Deus.

Mansidão é uma característica do Cristão, felizes os mansos, porque possuirão a terra (Mateus 5:5).

Essa linguagem do Sermão, chocou os homens, porque o povo estava esperando um rei oposto a mansidão de Cristo.

Então o que Jesus ao falar, os mansos, não quis dizer: não é de pessoa mansa, bons modo, calma, educada, tímida, pacata, aquele que concorda com tudo, nada disso…essa mansidão que Jesus estava falando, era algo sobrenatural, sobre uma pessoa ter nascido de novo, e ser regenerada, demonstração de autocontrole e submissão.

É uma graça divina, uma operação do Espírito Santo. (Gálatas 5:22) 

Mansos é um fruto do Espírito, ter domínio próprio, ou seja controlar os desejos 

– Ser manso é exercer alto domínio.

– Ser manso é ser submisso a Deus, mesmo nos tempos de tempestades.

– Ser manso é não abandonar a fé (Jó 2:10) 

– Ser Manso é obedecer a Palavra de Deus.

– Ser manso é suportar as injúrias.

– Ser manso e orar pelos que te perseguem.

– Ser manso é pagar o mal com o bem.

 Exemplo de mansidão, (Salmo 37)

Salmos 37 

1 Não te enfades por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade.

2 Pois em breve murcharão como a relva, e secarão como a erva verde.

3 Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança.

4 Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.

5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.

6 E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia.

7 Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios.

8 Deixa a ira, e abandona o furor; não te enfades, pois isso só leva à prática do mal.

9 Porque os malfeitores serão exterminados, mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.

10 Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; atentarás para o seu lugar, e ele ali não estará.

11 Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.

12 O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes,

13 mas o Senhor se ri do ímpio, pois vê que vem chegando o seu dia.

14 Os ímpios têm puxado da espada e têm entesado o arco, para derrubarem o poder e necessitado, e para matarem os que são retos no seu caminho.

15 Mas a sua espada lhes entrará no coração, e os seus arcos quebrados.

16 Mais vale o pouco que o justo tem, do que as riquezas de muitos ímpios.

17 Pois os braços dos ímpios serão quebrados, mas o Senhor sustém os justos.

18 O Senhor conhece os dias dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre.

19 Não serão envergonhados no dia do mal, e nos dias da fome se fartarão.

20 Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a beleza das pastagens; desaparecerão, em fumaça se desfarão.

21 O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá.

22 Pois aqueles que são abençoados pelo Senhor herdarão a terra, mas aqueles que são por ele amaldiçoados serão exterminados.

23 Confirmados pelo Senhor são os passos do homem em cujo caminho ele se deleita;

24 ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor lhe segura a mão.

25 Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.

26 Ele é sempre generoso, e empresta, e a sua descendência é abençoada.

27 Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada permanente.

28 Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos. Eles serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada.

29 Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre.

30 A boca do justo profere sabedoria; a sua língua fala o que é reto.

31 A lei do seu Deus está em seu coração; não resvalarão os seus passos.

32 O ímpio espreita o justo, e procura matá-lo.

33 O Senhor não o deixará nas mãos dele, nem o condenará quando for julgado.

34 Espera no Senhor, e segue o seu caminho, e ele te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem exterminados.

35 Vi um ímpio cheio de prepotência, e a espalhar-se como a árvore verde na terra natal.

36 Mas eu passei, e ele já não era; procurei-o, mas não pôde ser encontrado.

37 Nota o homem íntegro, e considera o reto, porque há para o homem de paz um porvir feliz.

38 Quanto aos transgressores, serão à uma destruídos, e a posteridade dos ímpios será exterminada.

39 Mas a salvação dos justos vem do Senhor; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia.

40 E o Senhor os ajuda e os livra; ele os livra dos ímpios e os salva, porquanto nele se refugiam.

Exodo 14: 13 medo – hoje coronavírus.

22/03/2020

Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.

Êxodo 14:13

A plena confiança na misericórdia Divina.Em resposta a incredulidade dos homens.Episódio dos israelitas atravessando o mar vermelho, na qual eles ficaram cercados pelos egípcios, completamente encurralados Êxodo 14:13 Episódio coronavirus, já estamos vendo as reações dos homens, Deus envia peste para que haja manifestação Dele. No versículo de Êxodo 14:13, Deus age com a sua misericórdia, quando ver seu povo sem saída,  era hora de agir, permitindo que o mar vermelho fosse aberto para o seu povo passar. Deus permitiu diante do clamor e fé  de Moisés, resposta para seu povo: Não tenham medo, fiquem firmes, verão o que Javé fará hoje para salvar vocês. Deus revelou a sua misericórdia e agiu para com seu povo.
No caso do coronavírus, irmãos acredite, Deus esta permitindo tudo isso, já parou para pensar? será que é uma resposta aos ímpios?diante de tantos achincalhamentos com seu filho Jesus, ofensas,  blasfêmias contra o seu Filho, estamos vendo a  resposta da sua ira.Deus em resposta ao clamor do seu povo, creiam ele vai agir, não digo que os cristãos não vão morrer neste episódio  é claro que sim, não digo que não vão passar por atribulações, claro que sim, porém em proporções menores. Deus faz distinção entre o justo o ímpio, seus filhos devem esperar e confiar na sua misericórdia, Ele nos dará proteção e livramentos. Ele provera para seu povo.Qual a finalidade de tudo isso? Deus mostrar o seu poder, sua grandeza, sua misericórdia e  por fim,  resumindo o Amor, sim, o amor mais sublime é o do pai pelo seu Filho, amor verdadeiro. No entanto, Deus almeja que andemos corajosa e alegremente, mesmo em nossos piores momentos, e nos regozijemos em seu amor e fidelidade. A covardia grita: “Retroceda, volte atrás, ao modo de agir do mundo. Você não pode viver como um crente. É muito difícil. Abandone seus princípios”. Não importa o quanto Satanás tente incitá-lo a seguir esse modo de viver, você não pode segui-lo, se é um verdadeiro filho de Deus. Sua ordem divina lhe tem dito para ir “de força em força” (Salmos 84. 7), e assim você irá, e nem morte ou inferno lhe desviará de seu curso. Se você é chamado a permanecer quieto por algum tempo, esta chamada lhe renovará as forças para um avanço maior no devido tempo.

Então irmãos vamos continuar orando, louvando e confiando  no nosso Pai.

A Páscoa nos dias de pandemia

abril 12, 2020I

Irmãos a Páscoa nos dia de hoje, se tornou uma festa na qual quem rouba a sena é um coelho, regada por muita comilança, comércio, chocolates. Observando a Páscoa,  em dias de pandemia, sendo quase 50%  da população estando em quarentena, impedidos de sair de casa, acredito que muitos dos  irmãos, pararam e refletiram: Nunca se vê falar tanto em Cristo, da verdadeira Páscoa. Tiraram os olhos do comércio e voltaram para Cristo, a libertação do nossos pecados, a nossa redenção através da morte e ressurreição de Cristo.Deus está no controle de tudo.Porque Ele veio para nós salvar com própria vida, Cristo levou os nossos pecados. Para que  a Páscoa chegue a você, deve se arrepender e ter fé, ( Efésios 2:8)  não por meio dos nossos méritos e nem pela nossas obras, mas sim descansar em ti Senhor.Louvado seja nossa Senhor Jesus Cristo!

O Arrebatamento (1Ts 4:13-18)

Essa doutrina sobre arrebatamento é de suma importância para todos os Cristãos. Biblicamente anunciado evento inicial do Fim dos tempos no qual seguidores de Cristo, os então vivos e os já mortos, ambos selados com o Espírito Santo por Javé Deus “subirão para o céu ao encontro do Senhor Jesus Cristo nos ares” [serão arrebatados…].

Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

O arrebatamento será um grande momento que o Senhor vem buscar seu povo aqui na terra .

No momento do arrebatamento aqueles que morreram em Cristo serão ressuscitados, e todos que ainda estiverem vivos, serão transformados e glorificados.

Quando será o arrebatamento?

Na verdade o dia ninguém sabe, porém a Bíblia nos afirma o dia do arrebatamento já está determinado por Deus (Mc13:32)

Neste assunto, basicamente existe três tipo de interpretações:

  1. Pré-Tribulacionismo: essa linha de interpretação defende que o arrebatamento será antes da grande tribulação, exatamente para livrar a Igreja do grande sofrimento que ocorrerá na terra. Quem adota essa interpretação geralmente faz uma distinção completa entre Israel e Igreja, defendendo que a grande tribulação será apenas para Israel, e, portanto, a Igreja de Cristo deverá ser retirada da terra.
  2. Meso-Tribulacionismo: essa interpretação ensina que a Igreja será arrebatada durante a grande tribulação. Segundo essa posição, os primeiros anos da grande tribulação serão de paz e prosperidade mundial, mas de repente essa falsa paz será quebrada e o Anticristo revelará toda a sua perversidade, e é então que ocorrerá o arrebatamento da Igreja.
  3. Pós-Tribulacionismo: essa interpretação defende que o arrebatamento da Igreja acontecerá depois da grande tribulação. Durante esse período a Igreja será duramente perseguida, pois Satanás e seus agentes tentarão a todo custo eliminar a pregação do Evangelho, até que então Cristo surgirá nas nuvens para buscar o seu povo e trazer grande juízo sobre os ímpios.

Nesse período a igreja será perseguida por exercito malignos, satanás tentará a todo custo eliminar a pregação do Evangelho, então Jesus Cristo surgirá nas nuvens para pegar o seu povo e enfim executar o Juízo sobre os ímpios.

Como será o arrebatamento?

Será rápida, vem como ladrão. (1Ts 5:2)

o encontro será na nuvens, nos ares (1 Ts 4:17). É importante dizer que a igreja, os verdadeiros cristãos não serão surpreendidos, só pegará os

incrédulos. Será rápido e esperado pela igreja, será, um evento visível e glorioso, o nosso Senhor virá em grande glória e poder.( Mt 24:30) (Mc 13:26).

O evento seguirá, os fieis que já morreram ( os que dormem) serão ressuscitados e os fieis que estiverem vivos, terão seus corpos transformados e glorificados ao de Jesus, tudo será rápido num abrir e fechar de olhos (1Co 15:52).

Será grandioso, Paulo pede para sermos firmes e constantes que não será em vão. (1Co15:58)

Oração:

Senhor Deus e Pai, te dou graças! porque és Bendito meu Senhor, santificado é o Teu nome, nós te pedimos sabedoria, para que possamos continuar levar a tua Palavra, te pedimos que não nos deixe desanimar, esfriar o meu primeiro Amor. Te agradecemos por todas as bençãos, em nome de Jesus.

Orar em nome de Jesus.

Orar em nome de Jesus significa fazer uma oração a Deus pela autoridade de Jesus Cristo. Uma pessoa que verdadeiramente ora em nome de Jesus é aquela que se identifica com os propósitos de Cristo. Uma oração feita em nome de Jesus, de acordo com os princípios bíblicos, indica que a vontade da pessoa que ora está alinhada à vontade de Deus.
É o próprio Senhor Jesus quem ensina que devemos orar em seu nome. Já na semana de sua crucificação, Jesus disse aos seus discípulos: “Tudo o que pedirdes em meu nome, eu o farei; de modo que o Pai seja glorificado no Filho. O que pedirdes em meu nome, eu o farei” (João 14:13,14).Texto extraído do Estilo e adoração.

Apóstolo Paulo

A paz do senhor Jesus esteja com todos!

Paulo ou Saulo o Apóstolo Paulo, é uma das figuras mais importantes, e também considerado o maior líder do cristianismo, autor de 13 epístolas da sagrada escritura, as epístolas Paulinas reunidas no novo testamento.

Biografia de Paulo

Paulo, nome romano e Saulo nome hebreu, nasceu em Tarso na Cecília, uma província romana, atual Turquia, filho de judeu, seu pai fazia parte dos membros da seita dos fariseus, talvez seja este o motivo Paulo ter gozado dos privilégios da cidadania romana. Ainda adolescente foi para Jerusalém estudar as Escrituras e a Lei de Moisés, tornou-se mestre e fariseu, era escrupuloso no cumprimento da Lei judaica. (Atos 22:3)   Paulo era circuncidado da tribo de Benjamin.

Cheio de zelo pela sua religião, começou a perseguir os cristãos (Fl3:6), até que se encontrou com o Senhor na estrada de 

Damasco (atos 9:1-19). A experiência de Jesus mudou completamente sua vida até a morte. 

E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.

2 E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.

3 E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.

4 E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

6 E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.

7 E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.

8 E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.

9 E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.

10 E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.

11 E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;

12 E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.

13 E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;

14 E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.

15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.

16 E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.

17 E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.

18 E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.

19 E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco.

Sua Missão

A sua missão recebida por Jesus, desempenhar sua missão levando o Evangelho e a fé aos cristãos e gentios. De perseguidor para pregador, justamente onde pretendia prender os seguidores de Cristo (Atos 9:11-12)Sua pregação era anunciar que Jesus era o filho de Deus.(Atos 9:15)Deixando sua fúria sendo transformado em homem manso, tornando-se  perseguido pelos judeus.Barnabé tomou Saulo e os apresentou aos apóstolos, contou como Saulo havia visto o Senhor, e como Saulo tinha pregado corajosamente em nome de Jesus.  A partir dai tornando-se o grande pregador, o Apóstolo Paulo.

O perseguidor

Saulo tinha uma posição muito importante, na morte de Estêvão apedrejado sendo suas veste depositada ao seus pés de Saulo,  o mesmo  ganhou uma posição muito importante, como líder aos perseguidores. Ele era membro do concílio do Sinédrio, no qual era a favor da morte de Cristo( Atos 26:10)
Objectivo dele era levar preso para Jerusalém os cristãos, tantos homens quanto mulheres, assolava a igreja.(Gálatas 1:13)Fazia tudo em nome de Deus, achando que estava  preservando a lei mosaico.
A conversão a caminho de Damasco indo para perseguição, com intuito de devastar a comunidade cristã, subitamente algo aconteceu, Saulo é chamado à conversão e a missão pelo Jesus. Viu repentinamente uma luz que vinha do céu, caiu por terra, ouviu uma voz que dizia: Saulo, Saulo por que você me persegue?  Saulo perguntou? Quem és tu Senhor? A voz respondeu: Eu sou Jesus. Duro te e recalcitrar contra o aguilhão, quer dizer , os obstáculos na vida oferecido por Deus para que possamos evoluir. Saulo passou por uma mudança brusca, tanto para sua vida como para História (Atos 9:3-6)Paulo viu Cristo ressureto, e ouviu suas palavras, neste momento Paulo fundamentou a sua experiência, legalizando seu apostolado (Gálatas 1:15).

Ministério de Paulo

Após ter sido batizado por Ananias (Atos 9:17-18).Foi em Damasco que começou a evangelizar, enfrentou várias oposições na qual precisou fugir para Jerusalém para salvar sua vida, os Judeus queriam mata-lo.Começa uma nova etapa na história da igreja, a difusão do Evangelho em ambiente pagão, foi nessa missão que ele ganhou força. O primeiro discurso de Paulo reflete a sua catequese, neste primeiro discurso, a ideia chave é a salvação fruto da ressurreição de Cristo. A historia de Israel, conduzida por Deus, é um passado de promessas em tensão para o seu cumprimento, é em Jesus que Deus as cumpre, transformando a história passada num presente que antecipa todo o futuro. Paulo também enfrentou problemas com os discípulos, tendo receio da sua transformação, Barnabé decidiu apresentá-lo aos líderes cristãos, nesse período os judeus tentaram novamente assassinar . Paulo viu o Senhor que dizia:  depressa saia logo de Jerusalém, porque não aceitaram o seu testemunho ao meio respeito,  o Senhor lhe disse: Vá! para longe, é para os pagãos que eu vou enviar você (Atos 18-21) Paulo e Barnabé declaram:Era preciso anunciar a palavra de Deus, em primeiro  lugar para vocês, que são os judeus . Porém , como vocês a rejeitaram e não se julgam dignos da vida eterna, saibam que nós vamos dedicar-nos aos pagãos (Atos 13:46).

Viagens de Apóstolo Paulo

Área abrangente:Roma, Galácia, Macedônia, Acaia, e Ásia.
Alvo :Povo judeus e gentios.
Estratégica – Recuar dos  grandes centros urbanos, para que dali suas mensagens fossem propagada a outras regiões.Pregava nas sinagogas,  para alcançar os judeus e gentios.Ele observava a desigualdade social, e promovia a igualdade entre povos.Paulo era muito perspicaz, plantava a igreja, dedicava ao evangelismo, edificava, fortalecia os crentes convertidos,  por último escolhia os presbitérios para organização eclesiásticas.

Primeira viagem missionária –  Foi por volta de 44 e 50 d.c. (Atos 13:1 14:28).Origem –  Antioquia ponto de partida, concentrada na ilha de Chipre e parte sudoeste província romana da Galácia. Barnabé – lider, Paulo – pregador João Marcos – auxiliar. João Marcos abandonou e retornou para Jerusalém, Paulo assumiu a liderança da missão.

Servindo, a igreja que estava em Antioquia, da Síria, ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me Barnabé e Saulo  para a obra a que os tenho chamado.

Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. E assim estes, Barnabé e Saulo, que também se chama Paulo, enviados pelo Espírito Santo, iniciaram a primeira viagem missionária, apartir da cidade de Selêucida. E dali navegaram para Chipre. E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham, também, João, como cooperador. – Atos 13:2-5.

E, havendo atravessado a ilha até Pafos, dalí, depois, navegaram para Perge, da Panfília, em que João, que também se chama Marcos, o sobrinho de Barnabé, se apartou deles, voltando a Jerusalém, aos apóstolos. – Atos 13:6-13; 15:2, 33; Gálatas 2:1-10.

E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia. É desde a cidade de Antioquia, da Pisídia, na província da Galácia, que se fundou as igrejas da Galáxia ou Gálatas, que eram compostas por judeus e gentios, maiormente por judeus, porque aquela província era habitada por muitos judeus, principalmente a cidade de Icónio. – Atos 13:14-52; 14:1; Gálatas 1:1-5; 2:1-10, 11-21; 3; 4; 5 e 6.

Depois de muito tempo em Icónio, em que Paulo e Barnabé pregaram o evangelho com sinais e prodígios, saíram para Listra e Derbe, cidades de Licaónia, e para a província circunvizinha, e ali pregavam o Evangelho. – Atos 14:2-20.

Da cidade de Derbe terminara Paulo, e Barnabé, a sua primeira viagem missionária, tendo-se dedicado, na volta, à confirmação dos discípulos e eleição de ançiãos ou pastores em todas as igrejas das cidades que havia anunciado evangelho; e assim culminou sua viagem na cidade de Atália, e dali navegaram para Antioquia, da Síria, de onde tinham sido encomendados à graça de Deus para a obra que já haviam cumprido. – Atos 14:21-26; 13:1-3.

Segunda viagem missionária ( Atos 15:36 18:22).Nessa viagem diante de alguns conflitos nas liderança da igreja, Paulo e Barnabé decidiram se separar, Paulo escolheu Silas e atravessaram Síria e Cilícia. Barnabé escolheu Marcos e embarcou para Chipre. Cobrindo maior território que da primeira viagem estendendo a Europa.Obra concluída Macedônia, Acaia.Cidades visitadas  – Felipos, Tessalônica, Beréia, Atenas e Corinto.Paulo ficou um período maior em Corinto (Atos 18:11-18) foi nessa missão que enviou a epístola aos Gálatas e Tessalonicenses, dando uma parada em Éfeso.

E Paulo, tendo escolhido Silas, partiu (iniciando-se então a sua segunda viagem missionária), encomendado pelos irmãos à graça de Deus. E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas. – Atos 15:35-41.

Paulo, desde o início da sua segunda viagem missionária, em companhia de Tito, Silas e Timóteo, a quem encontrou adiante, antes que começasse a escrever as suas dezassete epístolas, primeiro dedicou-se à distribuições em forma de cópias da Epístola Universal Apostólica, escrita em Jerusalém pelos apóstolos e ançiãos em Atos 15, nas igrejas dos gentios da Síria, Cilícia, Panfília, Pisídia e Licaónia. – Atos 15:40-41; 16:1-5.

Foi nesse período, na cidade de Listra, cidade de Licaónia, em que ele conheceu Timóteo o verdadeiro filho na fé de Paulo , e dali em diante, o tomou Paulo e o levou consigo. – Atos 16:1-3; 1 Timóteo 1:2; 2 Timóteo 1:2; 1 Coríntios 4:17.

E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu.

E, tendo passado por Mísia, desceram a Troas. E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um varão da Macedónia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedónia, e ajuda-nos. – Atos 16:6-9.

Foi desde a cidade de Troas (ou Troade) que Lucas, o médico amado, e o posterior evangelista da incircuncisão, foi ganho por Paulo, e juntou-se a ele como seu cooperador pelo resto das viagens, até Roma. – 2 Coríntios 2:12-13; Atos 1:1-2; 16:8-10; Colossenses 4:14; 2 Timóteo 4:11; Filémon 1:24.

E, logo depois da visão, procuraram partir para a Macedónia, concluindo que o Senhor os chamava para lhes anunciar o evangelho. E, navegando de Troas, foram correndo em caminho direito para a Samotrácia, e no dia seguinte para Nápoles; e dali para Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedónia, e é uma colónia; e estiveram alguns dias nesta cidade.

Foi na cidade de Filipos, que era uma colónia romana, em que Paulo libertou uma escrava da adivinhação (outro ramo do satanismo) e foi libertado poderosamente, pelo braço de Deus, da prisão subterrânea junto com Silas. e depois partiram. E, passando por Anfípolis e Apolónia, chegaram a Tessalónica. E tendo pregado o evangelho por algum tempo, entre eles os tessalonicenses, junto com Timóteo e Silvano, e havendo extrema perseguição das autoridades e da sociedade de Tessalónica, movida por judeus desobedientes, logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia, e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.

Ora estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalónica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia, nas Escrituras, se estas coisas eram assim. De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas, da classe nobre, e não poucos varões.

Mas, logo que os judeus de Tessalónica souberam que a palavra de Deus também era anunciada por Paulo em Beréia, foram lá, e excitaram as multidões. No mesmo instante, os irmãos mandaram a Paulo que fosse até ao mar, mas Silas e Timóteo ficaram ali. E os que acompanhavam Paulo o levaram até Atenas, e, recebendo ordem para que Silas e Timóteo fossem ter com ele, o mais depressa possível, partiram. – Atos 16:10-40; 17:1-15.

Foi a partir da cidade de Atenas, nesta região da Macedónia, que Paulo começou a escrever as suas dezassete epístolas, começando pela epístola 1 Tessalonicenses. E foi também nesta cidade, toda entregue à idolatria, em que Paulo revelou aos mesmos atenienses O DEUS DESCONHECIDO. – 1 Tessalonicenses 3:1-5; Atos 17:16-34.

Depois que Timóteo e Silas ou Silvano desceram da Macedónia a ele, a primeira vez, e depois da segunda vez, foi Paulo para a região da Acaia, na cidade de Corinto. Foi na cidade de Corinto em que Paulo conheceu o casal judeu Priscila e Áquila, com os quais trabalhou no ofício de fazer tendas e tornaram-se também, posteriormente, seus cooperadores em Cristo. – 1 Tessalonicenses 3:6-8; 2 Tessalonicenses 1:1-2; 3:17-18; Atos 18:1-5; Romanos 16:3.

Paulo passou um anos e seis mêses em Corinto e mais alguns muitos dias, na qual cidade também escreveu a epístola 1 Coríntios 0, e lhes entregou pessoalmente, antes de partir. E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áquila, tendo rapado a cabeça em Cencreia, porque tinha voto. – Atos 18:6-18.

De Cencreia, onde Paulo estava hospedado em casa de Febe, servindo ao Senhor com voto, escreveu Paulo a carta ou epístola 2 Coríntios 0, que precedeu a carta 1 Coríntios. – 1 Coríntios 5:9-11.

E, de Cencreia, terminou Paulo a sua segunda viagem missionária na cidade de Éfeso, em que deixou Priscila e Áquila, ficando pouco tempo nela. E, rogando-lhe eles que ficasse por mais algum tempo, não conveio nisso, antes se despediu deles, dizendo: Querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso. E, chegando a Cesareia, subiu a Jerusalém, e, saudando a igreja, desceu a Antioquia. – Atos 18:19-22.

Terceira viagem missionária –  Missão anos 55 a 58 d.c.Atravessou a região da Galácia e Frígia,seguindo até Ásia principal cidade, Éfeso. Ali ficou um longo período cumprindo o prometido. Provavelmente as 7 igrejas foram fundadas nesse período, escreve a primeira carta do Coríntios, e regressa a Éfeso.Paulo partiu para Macedônia, talvez Filipos e escreve a segunda carta aos Coríntios, Paulo passou a terceira vez em Corinto, provavelmente escreve cartas aos Romanos.(Romanos 15:22-25).E assim, da cidade de Corinto, da Acaia, havendo terminado a sua terceira viagem missionária, trouxe Paulo a esmola à sua nação, aos santos pobres de Jerusalém, onde acabou sendo preso pelos judeus no templo e entregue nas mãos romanos. Sua missão teve como resultado extraordinário.

De Antioquia da Síria a Galácia,de Galácia através da Frigia á Éfeso,de Éfeso, através da Macedônia, a Corinto,de Corinto através da Macedônia, a Trôade.de Trôade, por mar, a Mileto.de Mileto através de Rodes e Patara a Tiro.de Tiro através de Cesaréia, a Jerusalém.

Prisões de Paulo

São eles servos de Cristo? — estou fora de mim para falar desta forma — eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes . 2 Coríntios 11:23

Paulo foi preso diversas vezes, conforme relatos no livro de (Atos 16:23)

Paulo foi preso em Jerusalém (Atos 21), quase foi linchado, sendo levado a força para a Cesareia onde ficou por 02 anos. Diante do supremo conselho, ele divide as facções rivais, sendo Paulo levado a força para a fortaleza.

Surgiu uma discurssão, em torno do insulto de Paulo ao sumo sacerdote. Então ele fala que era fariseu, e filho de fariseu, dividindo os fariseus, saduceus. O comantante temendo que Paulo fosse morto, ordenou que tirasse ele a força para protegê-lo.

O Senhor apareceu a Paulo, falando que a obra em Jerusalém estava feita, o propósito era ver em Roma.(Atos 23:11), os judeus fazem uma conspiração para matá-lo. O comandante sendo alertado da cilada que os judeus estavam armando, sendo avisado pelo sobrinho de Paulo, o comandante consegue pegá-lo e levar a salvo para o governador Felix.

Paulo apresenta sua defesa (Atos 25:)

Finalmente Paulo chega a roma, sendo enviado para ser julgado pelo governador Festo. Nesta viagem por matro de tempestade, permanece 90 dias na ilha de Malta, até que é conduzido a Roma, depois de 2 anos recebe a liberdade.

Surge neste momento a figura de Nero que acusa os cristãos de incendiarem Roma.(Atos 25:19-21).

Martírio em Roma

“Deus não livrou Paulo da condenação de Roma, mas conduziu-o á glória por meio do martírio”

Em 67 d.c. retorna a Roma acompanhado por Lucas, reconstitui a comunidade, dizimada pelas perseguições de Nero. Preso foi acusado de ser líder cristão, nesse segundo cativeiro sua situação ficou difícil, pelo fato de pesar sobre os cristãos a acusação de terem incendiado Roma.(2Tm 2:2-9).

Paulo foi decapitado junto a estrada de òstia, fora da cidade de Roma, pelas mãos de Nero. por volta de 67 a 68 d.c. ( 2Tm 4:6-18).

Paulo e Barnabé foram escolhidos pelo Espírito Santo para realizarem a primeira viagem missionária. Contudo, em Listra, Paulo foi apedrejado. Na segunda viagem, ele queria ir para a Ásia e recebeu ordem expressa para ir para a Europa. Em Filipos foi preso, açoitado e jogado no cárcere interior de uma insalubre prisão romana. Após a terceira viagem missionária, ao levar ofertas aos pobres da cidade de Jerusalém, Paulo foi preso e Deus lhe disse para ter coragem porque deveria dar testemunho também na cidade de Roma. Porém, ao tomar um navio para Roma enfrentou um terrível naufrágio. Paulo poderia questionar por que tanto sofrimento, se estava fazendo a vontade Deus. Mas ao chegar em Roma, disse que essas coisas tinham antes contribuído para o progresso do evangelho (Fp 1.12). Os crentes foram mais desafiados a pregar ao verem as suas algemas. Os soldados de escol do palácio de Nero, a guarda pretoriana, foram pessoalmente por ele evangelizados, uma vez que era prisioneiro de Cristo sob custódia de César. Porque estava preso, começou a escrever cartas às igrejas e por isso temos Efésios, Filipenses, Colossenses, Filemom e a Segunda Carta a Timóteo. Essas cartas são verdadeiros luzeiros no mundo. A tempestade não havia sido acidental, mas um verdadeiro apontamento de Deus na vida de Paulo. Ela estava na agenda de Deus.Não fique desanimado por causa das tempestades da sua vida. Elas podem ser inesperadas para você, mas não para Deus. Elas podem estar fora do seu controle, mas não do controle do Altíssimo. Você pode não entender a razão delas, mas elas são instrumentos pedagógicos de Deus na sua vida.

Legado deixado por Paulo

Cartas Paulinas autênticas:

1 – Romanos

2 – Primeira Coríntios

3 – Segunda Coríntios

4 – Gálatas

5 – Filipenses

6 – Filemon

7 – Primeira Tessalonicenses

Cartas deuteropaulinas paulinas :

1 – Segunda Tessalonicenses

2 – Efésios

3 – Colossenses

Cartas Pastorais (também consideradas deuteropaulinas):

1 – Tito

2 – Primeira de Timóteo

3 – Segunda de Timóteo

 Total de cartas paulinas: 13

Definição de Paulo fiel Cristão.

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
(2Tm 4:7-8).

Deus abençoe cada irmão!