Deuteronômio 6

Colossenses 2

Cristo é o tesouro revelado!

Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja com todos!

Oração – Pai querido, te glorificamos, te adoramos, te damos graças pelo seu amor, sua misericórdia e sua justiça.Te pedimos Pai perdão pelos nossos pecados e nossas falhas, te pedimos Pai benção sobre os enfermos, visita Pai e despeja sua graça sobre nossos idosos e crianças. Te pedimos iluminação sobre todas os leitores para entender tua Palavra, desperta curiosidade e assim consigam Pai ler e ententer os seus mandamentos que deixou escrito através da Bíblia. despeja tua graça e misericórdia sobre todos os leitores, que teu Reino avance, que tua Palavra seja vivificada para honra e Glória, nós oramos em nome do Senhor Jesus.

Introdução

A preocupação e o desejo de Paulo para com os crentes.

Paulo muito preocupado escreve aos Colossenses e Leodicenses a respeito de ensinamentos vãs dos falsos mestres, Paulo adverte aos cristão sobre a necessidade do conhecimento espiritual para que não sejam persuadidos. “Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.” Efésios 5:6

Porque quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram o meu rosto em carne;
Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,
Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.
Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.
Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,
Arraigados e sobre edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.
Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;
E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade;
No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela circuncisão de Cristo;
Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.
E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.
Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
Não toques, não proves, não manuseies?
As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne. Colossenses 2:1-23

V. 1-5 Apesar de Paulo não conhecê-los e não poder está com eles pessoalmente, chama para luta, demonstra cuidado com a igreja, porque de fato ele lutava diante de Deus para que os Colossenses e Laodicenses tenham pleno entendimento e convicção para entender todos os mistérios de Deus que é Cristo, porque Nele está escondido todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Deus não tem mais mistério tudo esta revelado nas Escrituras. Paulo adverte para ter cuidado para que não sejam enganados, apesar de não está presente está feliz pela firmeza da fé em Cristo, é assim que Paulo começa o capítulo dois.

V. 6-7 Como é que vocês receberam Cristo? Receberam como sendo o Filho de Deus? Continue andano nele por meio da fé. Na sequência Paulo apresenta alguns elementos para andar em Cristo:

  • Radicados – enraizados
  • Edificados – Fundamentodos em Cristo
  • Confirmado na fé

De fato Paulo ora e instrui a igreja, pede para serem agradecidos a Deus.

V. 8- Paulo começa admoestando sobre o sincretismo religioso, a respeito do gnosticismo que esta se firmando nos princípios humanos, tomar cuidado com filosofias humanas sendo introduzido nas igrejas sutilmente, não deixem que cative suas mentes, não se deixem convencer, os rudimentos do mundo aqui tratado por Paulo, são os anjos, só existe uma forma do homem chegar a salvação, Enviou o Seu único Filho para resgatar e dar vida eterna para todo aquele que crê nele, este é o grande mistério de Deus revelado aos homens.

v.9 – 10 – Ele é a cabeça, Cristo esta acima de todo principado e potestade.

  • Em Cristo Deus se revela perfeitamente.
  • Em Cristo Deus habita plenamente
  • Cristo é a cabeça de todo anjo. (Romanos 8:38)
  • Em Cristo estamos aperfeiçoados

Paulo exaltou a supremacia de Cristo sobre todas as coisas criadas, incluindo os poderes cósmicos. Cristo é a imagem perfeita do Deus invisível. Cristo é a “imagem de Deus” no sentido de que Ele é o ser humano perfeito, o último Adão (Rm 5.14; 1 Co 15.45). Em Cristo os cristãos já são perfeitos, não necessitam de outros ensinos.

V. 11 Paulo entra no assunto do legalismo, significa pôr as regras acima de Deus e das necessidades humanas. É o estilo de vida de pessoas que acreditam que o cumprimento das regras torna o indivíduo merecedor do favor e da salvação divina . Na verdade o legalismo é uma escravidão dos homens em guardar as lei humanas, tipo: Calendário, circuncisão e dietas religiosas. ( Hb 13:9)

Paulo começa falando da circuncisão, não precisam como os falsos mestres estão falando, os cristãos já foram circuncidados em Cristo, a circuncisão foi no coração, uma vez que estamos em Cristo não há necessidades de circuncisão. Ela é perfeitas pode alcançar a todos.

V. 12 Dando a entender que o substituto é o batismo ou seja, o batismo representa aquilo que o cristão alcança pela fé, ou seja representa o sinal do Nova Alinaça.Quando crer em Jesus “não” é necessário ser circunciso. A circuncisão era um sinal da aliança de Abraão.

V.13 – Quando Deus perdoou, vocês não eram consagrados no Senhor (incircunciso), portanto não há necessidade, Deus vivificou os que creram na mensagem do Evangelho juntamente com Cristo, e perdoou todos os nossos pecados.

V. 14 – Ele diz que o inscrito de dívida consta em ordenanças, seu sentido pode ser uma regra autoritária, um decreto, uma lei, um rito religioso, uma disposição ou posição, um desígnio. Todos os nossos pecados foram perdoados na cruz.

O que é inscrito de dívida que nos é prejudicial? A Lei os mandamentos, porque a Lei não foi dado para a nossa salvação, foi dado para fazer efeito, para mostrar que somos pecadores e que impossível manter todos os mandamentos, ou seja estamos em dívida diante de Deus, nos mostrar que somos pecadores. Era isso que os judaizantes queriam, guardar a Lei, ou seja eles achavam que guardando a Lei seriam salvos.Cristo veio para cancelar os inscritos de dívidas, pela sua morte e o seu sangue. A divida foi anulada quando cravada na cruz. O que os judeus legalistas ensinavam que a salvação não era pela graça e mediante a fé, mas por se guardar todos os mandamentos da Lei de Moisés.

V. 15 – Os principados e potestades aqui é o dioabo. Qual é o argumento que é usado para acusar? a Lei. Cristo desarma os inimigos, os principados e potestades, Cristo desarmou na cruz, e subiu vitorioso aos céus.

V.16- 17 – trata-se de dieta e calendário, não deixem julgarem vocês por não terem guardado ás observâncias judaicas. Porque tudo é sombra, porém o corpo é de Cristo torna-se desnecessário ás observâncias do antigo testamento. Hebreus 10:1. Infelizmente há muitas igrejas que usam desses artifícios , exemplos festa de israel : Yom Kippur

 Paulo está falando claramente do problema que ocorria nas assembleias de Colossos e Laodiceia, onde os judaizantes estavam julgando os convertidos dentre os gentios por comerem alimentos impuros segundo a Lei de Moisés, não celebrarem os dias das festas judaicas e nem guardarem o sábado. Os adeptos da filosofia e do misticismo os importunavam com “culto dos anjos” e “coisas que não viu”, ou seja, as supostas visões que hoje são tão comuns nos meios pentecostais. Se já viu algum cristão se gabando de suas visões, sonhos, revelações sabe o que é uma carne orgulhosa de seus feitos. Depois o recado é para os judaizante e ascetas que traziam uma lista de proibições do tipo “não toques, não proves, não manuseies”, o que Paulo chama de “doutrinas dos homens” e “aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo”. Mário Persona

V. 18 – Ele diz que havia um discurso falso humanidade que consistia em Cultuar anjos baseando em visões, eles tinham visões místicas tinham orgulho eram mediadores, achavam-se mais espirituais que os outros, um sincretismo misturado com fé e arrogância.Paulo pede para não permitir, não se deixe enganar por entendimento carnal, se esta em Cristo ninguém pode privar o cristão daquilo que já recebeu em Cristo: somos perfeitos, pois recebemos a plenitude em Cristo. Cuidado são falsas religiões baseado em visões, não tem nada haver com Jesus.

V. 19 Paulo pede cuidado com ascetismo. Ascetismo é uma doutrina filosófica que defende a abstenção dos prazeres físicos e psicológicos, acreditando ser o caminho para atingir a perfeição e equilíbrio moral e espiritual. … Por esta razão, é comum do ascetismo a pratica de penitências físicas, como flagelações, dietas rigorosas e frequentes jejuns. O desejos do corpo não estão ligado à Cristo

V. 20- 21 – Paulo chama os cristãos à responsabilidade: Se já está em Cristo, estais mortos quanto aos rudimentos do mundo e por que ainda se submetiam a ordenanças da lei? Se estão se submetendo a lei, isto significava que ainda se comportavam como se vivessem no mundo. Se o cristão acha que pelo o fato de tocar, provar terá vida em Deus, está completamente enganado, ou seja sua mente esta em comprimento da carne.

V. 23 Tudo tem aparência de sabedoria, tudo é culto a si mesmo:

  • Falsa humildade
  • Severidade com corpo

Não tem valor algum, as regras e doutrinas dos homens não tem valor, o que resolve só o poder da ressurreição, ou seja somente em Cristo podemos controlar as paixões do coração , a corrupção do coração.

Cristo é suficiente para viver o mundo para aperfeiçoar todos. Cristo é o Espírito Santo, se você esta cheio Dele, você vai ser santidade. Em Cristo temos o poder para viver a sensualidade do meu coração. Não levaremos nada deste mundo a não ser o que recebemos gratuitamente: a salvação. Quando você se apropriar dela, não se preocupa com méritos, valores e doutrinas; isso não importa mais. A salvação é dom de Deus, ela é de graça, ninguém é salvo pelas obras ( Efésios 2:8)

” Cristo é suficiente” é toda fonte de salvação, é a plenitude dos tempos, todos os méritos são de Cristo.

Deus abençoe a cada um!

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Mateus 5:10

A paz do Senhor Jesus esteja com todos!

Oração: Querido Deus recorremos a Ti em oração, nos humilhamos diante da sua grandeza, Santo Pai perdoa-nos dos nossos pecados, despeja sua graça, sua glória. Que o Espírito Santo despeje sobre o estudo sabedoria, que teu Reino avance, Pai receba a glória para ti, em nome de Jesus.

Introdução

O que muito me entristece, sabendo que o nosso Salvador Jesus, só nos trouxe paz, justiça e amor. Porque Ele é tão odiado? porque não acreditam na sua pessoa, o Altíssimo, nosso Redentor, nosso Rei. Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6

De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 2 Timóteo 3:12

Sermão do Monte – Mateus 5:10

Essa é a oitava e última Bem Aventurança, o Sermão do Monte foi uma pregação feita para os judeus, feita pelo maior pregador do mundo, o nosso Senhor Jesus Cristo. Quando pregou esse Sermão do Monte foi tudo bem pensando, uma perfeita harmonia, afinal Ele foi enviado Pelo Pai, Jesus pregou a maravilhosa mensagem da chegada iminente do reino.

Qual o conteúdo do Sermão do Monte? Irmãos esse sermão é a Lei do Reino, pregado pelo maior dos reis Jesus, Ele veio instaurar sua Lei do Reino do povo de Deus. Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mateus 28:18)

Reino – significado grego

basileia de G935 tdnt – 1 579 97 n f 1 poder real realeza dominio governo 1a nao confundir com um reino que existe na atualidade referencia ao direito ou autoridade para governar sobre um reino 1b do poder real de jesus como o messias triunfante 1c do poder real e da dignidade conferida aos cristaos no reino do messias 2 um reino o territorio sujeito ao governo de um rei 3 usado no n t para referir-se ao reinado do messias.

O que é Reino? O Reino de Deus, basileia, significa monarquia, império, poder real, o domínio, o reinado ou a soberania de Deus sobre tudo. A doutrina acerca do Reino de Deus permeia a Bíblia como um todo, o governo celestial veio intaurar seu reinado na terra onde Jesus é o Rei. Este Reino é espiritual, um dia dominará tudo. Os cidadões do Reino de Deus deixam que a palavra tenha domínio sobre sua vida, quando aceitamos Jesus, nascemos de novo, no qual o seu coração esta dominado por Jesus, tornando-se cidadãos do Reino. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3

Deus reina sobre tudo, nada acontece sem sua permissão, foi por isso que envio o seu filho, para restabelecer o Reino , através de sua morte Ele veio nos tirar das trevas, quem aceitar jesus como seu salvador será liberto. Colossenses 1:13-14

Jesus ao pregar as bem aventuranças fala das qualidades de quem fazem parte do Reino, ou seja, Ele esta fundamentando o perfil do verdadeiro cristão, aquele que pratica na totalidade as sete bem aventuranças, as primeiras sete fala da essência das qualidades revelando seu comportamento, como o verdadeiro cristão é, são elas:

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

O cristão que vive a essência da bem aventurança, este está pronto para fazer parte do Reino de Deus.

Qual a finalidade da última Bem aventurança? É a última Bem aventurança do verdadeiro critão, essa mostra as consequências de ser o que ele é, mostra como o mundo recebe esse tipo de pessoa. O mundo vos perseguirá por ser um verdadeiro cristão.

Qual é a reação do mundo? Perseguição, hostilidade, admoestação, serão perseguidos de todas as formas, o mundo odeia e oprime aquele que ama Jesus, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Mateus 5:11

Por que o cristão é tão perseguido? Jesus nos alerta que haverá perseguição por sua causa, o mundo odeia os cristãos, talvez porque vamos na contra mão mundo . João 15:18-19

Exemplos de perseguições no Novo Testamento: No início da igreja, todos os apóstolos e todos que professavam sua fé em Jesus foram martirizados, exceto João.Os Atos dos Apóstolos narram também o primeiro martírio entre os seguidores de Jesus. Estêvão morreu sendo fiel à sua fé e aos ensinamentos do Mestre (At 7,55-60). Seguiu-se uma grande lista, onde se inscreveram os nomes dos principais líderes que seguiram as pegadas de Jesus. O rei Herodes mandou matar à espada o Apóstolo Tiago (At 12,2). Pedro e Paulo, as duas colunas da Igreja, também sofreram o martírio, por ordem do imperador Nero.

Foi em Listra, na primeira viagem, que Paulo enfrentou a perseguição mais severa até então. O apóstolo foi apedrejado nesta cidade (Atos 14:19).Paulo escreve aos irmãos filipenses um apelo emocionante e encorajador para serem unidos e constantes.

Paulo em Coríntios gloria-se no Senhor e compratilha detalhes de suas tribulações e de sua fé em Cristo.

Paulo em momentos de adversidades, embora da natureza eterna do amor e da glória de Deus, crescem o consolo por meio de Jesus 2 Coríntios 1:5.Pois como os sofrimentos de Cristo abundam em nós – Como somos chamados a experimentar os mesmos sofrimentos que Cristo sofreu; como somos chamados a sofrer em sua causa e na promoção do mesmo objeto. Os sofrimentos que eles sofreram estavam na causa de Cristo e seu evangelho; foram perseverados ao tentar avançar o mesmo objetivo que Cristo procurava promover; e eram substancialmente da mesma natureza. Eles surgiram da oposição, desprezo, perseguição, provação e desejo, e eram os mesmos que o próprio Senhor Jesus foi submetido durante toda a sua vida pública; compare Colossenses 1:24 . Assim, Pedro diz 1 Pedro 4:13 dos cristãos que eles eram “participantes dos sofrimentos de Cristo” Albert Barnes

Os santos no ínicio da igreja foram massacrados, morreram como hereges, assassinos , pela fé foram torturados e serrados ( Hebreus 11:37).

A realidade da perseguição

Mais cedo ou tarde acontecerá, haverá persiguição. os muçulmanos há mais ou menos 1400 anos de conflitos com cristãos, odeiam, matam somente pelo fato de ser cristão.Um em cada 12 adeptos ao cristianismo no mundo vive em países que odeiam cristãos. Nesses lugares, quem segue Jesus sofre perseguições, hostilidade e violência, pois a prática da religião é proibida por lei. Segue os países mais perigosos para ser cristão. Coreia do Norte, Afeganistão, Somália, Sudão,Paquistão, Eritreia, Líbia, Iraque, Iêmen, Irã.

Este é o perfil que Paulo fala dos adoradores de Cristo. Ele expressa isso mais claramente ao acrescentar que eles foram feitos um espetáculo, alude aos espetáculos romanos.Deve ser encarado ironicamente, como se ele tivesse dito: “Parece então que Deus designou que nós, os apóstolos, deveríamos estar sujeitos a desprezo e sofrimento; e seja pobre e perseguido, enquanto você é admitido em altas honras e privilégios. Albert Barnes

Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Temo-nos tornado um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens.
Nós somos loucos por causa de Cristo, mas vocês são sensatos em Cristo! Nós somos fracos, mas vocês são fortes! Vocês são respeitados, mas nós somos desprezados!
Até agora estamos passando fome, sede e necessidade de roupas, estamos sendo tratados brutalmente, não temos residência certa e
trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos. Quando somos amaldiçoados, abençoamos; quando perseguidos, suportamos;
quando caluniados, respondemos amavelmente. Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo. 1 Coríntios 4:9-13

No Antigo testamento houve vários relatos de perseguições, exemplos os profetas Jeremias, Daniel e Isaias.

Mais tarde os cristãos foram perseguidos pela intolerância e inquisição .Alguns pré reformadores também foram martirizados, John Huss foi queimado vivo, John Wicliff precisou se esconder, Lutero foi trancado em um mosteiro.

Veja o que Jesus disse:

Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. João 15:18-20

O que causa a perseguição – Por que são perseguidos?

A causa é a JUSTIÇA. Foi por esse motivo que Jesus relatou as Bem aventurança na ordem de sua justiça, Ele não estava falando de causas nobre, exemplos causas de racismo.existe um tipo de perseguição que devemos evitar: é aquela que é sofrida por escândalo ou pecado. Sobre isso Pedro diz: “Não sofra nenhum de vós como assassino, ladrão, criminoso ou como quem se intromete em negócios alheios” (1Pe 4.15). Esse tipo de perseguição é lamentável e vergonhoso e não traz nenhum benefício para quem o sofre. Por outro lado, existe uma perseguição gloriosa e que traz alegria e benção para quem a sofre: aquela que é sofrida por causa de nossa fidelidade a Cristo, conforme diz o apóstolo Pedro: “Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês… Se você sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus com esse nome” (1Pe 4.14,16).

Justica – significado strong dikaiosune num sentido amplo estado daquele que e como deve ser justica condicao aceitavel para deus 1a doutrina que trata do modo pelo qual o homem pode alcancar um estado aprovado por deus 1b integridade virtude pureza de vida justica pensamento sentimento e acao corretos 2 num sentido restrito justica ou virtude que da a cada um o que lhe e devido.

A justiça é uma característica de Deus, ser justo é ser semelhante a Jesus. Afinal quem são os perseguidos ? São os humildes, os que choram, os mansos,os que tem sede e fome de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, essas são as qualidades de Jesus.

São odiados porque essas condutas expõe as trevas. Esse é o motivo de perseguições. Jesus ainda falou que somos seremos recompesados, que somos o sal da terra e luz do mundo.

Como devemos enfrentar as perseguições? Com alegria, devemos ser exemplos de Jesus, ser o sal da terra e a luz do mundo, devemos ser fieis até o fim.

A função do sal é dar sabor à comida mas o sal que tem muitas impurezas perde essa qualidade. O sal sem sabor é jogado fora porque é inútil (Mateus 5:13). Temos que fazer a diferença no mundo através das boas obras. Jesus disse que somos a luz do mundo. Quando alguém acende uma candeia, não esconde a luz mas coloca a candeia em algum lugar onde pode iluminar a sala toda (Mateus 5:14-16). Devemos iluminar todos à nossa volta. Não podemos esconder o amor de Jesus, devemos através do Evangelho deixar a luz resplandecer a toda á nossa volta.

Conclusão:

Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste.
E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra. Apocalipse 11:17-18

Deus abençoe cada um.


João 8:31-32

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Graça e paz do Senhor Jesus esteja com todos!

Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. João 18:37

Palavras chaves

Verdade – significado JFA atualizada com strong

aletheia de G227 tdnt – 1 232 37 n f 1 objetivamente 1a que e verdade em qualquer assunto em consideracao 1a1 verdadeiramente em verdade de acordo com a verdade 1a2 de uma verdade em realidade de fato certamente 1b que e verdade em coisas relativas a Deus e aos deveres do ser humano verdade moral e religiosa 1b1 na maior extensao 1b2 a verdadeira nocao de deus que e revelada a razao humana sem sua intervencao sobrenatural 1c a verdade tal como ensinada na religiao crista com respeito a Deus e a execucao de seus propositos atraves de Cristo e com respeito aos deveres do homem opondo-se igualmente as supersticoes dos gentios e as invencoes dos judeus e as opinioes e preceitos de falsos mestres ate mesmo entre cristaos 2 subjetivamente 2a verdade como excelencia pessoal 2a1 sinceridade de mente livre de paixao pretensao simulacao falsidade engano
Cognato: G225 (alḗtheia), G226 (alētheúō), G227 (alēthḗs), G228 (alēthinós)

Permanecerdes – Significado JFA atualiza com strong

meno palavra raiz tdnt – 4 574 581 v 1 permanecer ficar 1a em referencia a lugar 1a1 permanecer ou residir por pouco tempo esperar 1a2 nao partir 1a2a continuar a estar presente 1a2b ser sustentado mantido continuamente 1b em referencia ao tempo 1b1 continuar a ser nao perecer durar aturar 1b1a de pessoas sobreviver viver 1c em referencia a estado ou condicao 1c1 permanecer o mesmo nao tornar-se outro ou diferente 2 esperar por estar a espera de alguem
Cognato: G1696 (emménō), G3306 (ménō), G3438 (monḗ), G3887 (paraménō), G4037 (periménō), G5278 (hypoménō), G5281 (hypomonḗ)

Libertará – Significado JFA atualizada com strong
eleutheroo de G1658 tdnt – 2 487 224 v 1 tornar livre 2 colocar em liberdade do dominio do pecado
Cognato: G1657 (eleuthería), G1658 (eleútheros), G1659 (eleutheróō), G558 (apeleútheros)

Vamos verificar juntos o estudo de João 8:31-32, quais são suas implicações diante da verdade vos libertará

Perceba que nos versos anteriores, Jesus estava sendo questionado pelos mestres da lei os fariseus, eles tentam difamar a todo custo, fazem uma série de perguntas e acusações a fim de condená-lo.

Jesus estava falando com os judeus, uma multidão de pessoas, e aqueles que criam em Jesus mesmo superficial, então Jesus lança um desafio, pede para permanecer firme na Palavra:

Significado – “Palavra” JFA atualiza com strong

λογος
logos de G3004 tdnt – 4 69 505 n m 1 do ato de falar 1a palavra proferida a viva voz que expressa uma concepcao ou ideia 1b o que alguem disse 1b1 palavra 1b2 os ditos de deus 1b3 decreto mandato ou ordem 1b4 dos preceitos morais dados por deus 1b5 profecia do antigo testamento dado pelos profetas 1b6 o que e declarado pensamento declaracao aforismo dito significativo sentenca maxima 1c discurso 1c1 o ato de falar fala 1c2 a faculdade da fala habilidade e pratica na fala 1c3 tipo ou estilo de fala 1c4 discurso oral continuo – instrucao 1d doutrina ensino 1e algo relatado pela fala narracao narrativa 1f assunto em discussao aquilo do qual se fala questao assunto em disputa caso processo juridico 1g algo a respeito do qual se fala evento obra 2 seu uso com respeito a mente em si 2a razao a faculdade mental do pensamento meditacao raciocinio calculo 2b conta i e estima consideracao 2c conta i e computo calculo 2d conta i e resposta ou explanacao em referencia a julgamento 2e relacao i e com quem como juiz estamos em relacao 2e1 razao 2f razao causa motivo 3 em joao denota a essencial palavra de Deus Jesus Cristo a sabedoria e poder pessoais em uniao com Deus denota seu ministro na criacao e governo do universo a causa de toda a vida do mundo tanto fisica quanto etica que para a obtencao da salvacao do ser humano revestiu-se da natureza humana na pessoa de Jesus o messias a segunda pessoa na trindade anunciado visivelmente atraves suas palavras e obras este termo era familiar para os judeus e na sua literatura muito antes que um filosofo grego chamado heraclito fizesse uso do termo logos por volta de 600 a c para designar a razao ou plano divino que coordena um universo em constante mudanca era a palavra apropriada para o objetivo de joao no capitulo 1 do seu evangelho ver gill ou joa 1 1
Cognato: G1586 (eklégomai), G1588 (eklektós), G1589 (eklogḗ), G249 (álogos), G2980 (laléō), G3004 (légō), G3050 (logikós), G3051 (lógion), G3052 (lógios), G3054 (logomachéō), G3055 (logomachía), G3056 (lógos), G537 (hápas).

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; João 8:31

8.31 – Jesus esta se referindo do seu próprio testemunho, a Palavra é a revelação de Deus a nós, é a expressão viva de Deus para que possamos aplicar e praticar em nossas vidas 2 Timóteo 3:16-17 Jesus, contudo, está falando aqui dos que verdadeiramente creem nele para a vida eterna. Permanecerdes, ou seja ser sustentado mantido continuamente. Se Jesus adverte, se aceitar a Palavra, a verdade de Deus e permanecer firme, quando conhecemos essa verdade nos tornamos discípulos do Senhor, então seremos libertos do pecado sendo um verdadeiro discípulo genuíno. Cristo é o nosso libertador deve haver uma total renúncia de si mesmo, na vida e na morte, à causa do Senhor.

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. Gálatas 5:1

Perceba que Jesus estava discursando para uma multidão, sabendo Jesus que se tratava de escravos espirituais, nos versos anteriores declarou que “Sou o Messias”, que eu tenho professado ser. v.28 na sequência Sua realização da obra de redenção foi agradável a Deus, e ele teve a consciência de que, ao executá-la, fez as coisas que Deus aprovou. Muitos creram nele superficialmente, porque não acreditavam em Jesus como sendo o messias, ao ponto de quererem apedrejá-lo então Jesus sentencia : E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará..

8.32 — “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

O que consiste a verdade vos libertará ? O que será que Jesus em seu ensinamento aos judeus estava declarando? “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Seria uma sentença, porque os judeus achavam que Jesus estava contra a Lei, uma vez que a Lei exigia duas pessoas como testemunho, Jesus afirma que o seu testemunho era verdadeiro porque Eles testemunhava a cerca Dele mesmo e do próprio Pai, tratava de uma revelação, mais eles não entendiam. João 8:18
 Aquele que permanece na Palavra de Deus conhece a verdade . . implica aqueles que creem em Cristo, como descrito no verso 30, têm de permanecer na Palavra para conhecer a verdade. E essa permanência os leva a uma experiência com a verdade que os liberta do pecado. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor João 15:10. O verbo libertará alude ao domínio do pecado, libertação da escravidão do pecado. Na sequência os judeus ficaram perplexos com o foto de Jesus querer libertá-los do pecado, haja visto que eles eram descendente de Abraão sendo livres (Gn17:7), de fato eles não estavam entendendo. A obediência ao Senhor implica ter comunhão com Ele, ser protegido do pecado e provar do Seu amor.

A Bíblia diz que a verdade é a capacidade para escolher não pecar.Quem aceita o Senhor Jesus como nosso Salvador, ficamos liberto do domínio do pecado. Quando amamos a Deus vivemos em comunhão com Ele, sujeitamos a sua vontade.

Quando nos tornamos cristãos, devemos entender qual é a regra básica para viver em Cristo, a meta da nova vida em Cristo é necessário ser obediente. e para ser obediente o cristão precisa aplica a maior virtude, a retidão.

Significado de retidão –

substantivo feminino

  1. 1.qualidade, característica, atributo do que é 1reto.”predomina a r. na arquitetura moderna”
  2. 2.POR METÁFORA FIGURADO virtude de seguir, sem desvios, a direção indicada pelo senso de justiça, pela equidade; virtude de estar em conformidade com a razão, com o dever; integridade, lisura, probidade.

Porque por natureza não estamos inclinados a fazê-lo.Se praticarmos a obediência e viver reto em Cristo, estaremos praticando as recomendações feita pelas as Escrituras ” sede santo porque Sou santo” 1 Pedro 1:15-16

Cristo é o nosso pastor, somos suas ovelhas, só existe uma só maneira de desfrutar a santidade é viver em Cristo.

Somente aquele que tem recebido o verdadeiro conhecimento de Deus por meio da Palavra do Evangelho, pode chegar até a comunhão com Cristo. O apóstolo disse que ninguém que não tenha posto de lado a velha natureza, com sua corrupção e suas concupiscência, pode dizer que tenha recebido o verdadeiro conhecimento de Cristo.

O último parágrafo – (João Calvino) A verdadeira vida Cristã página 25

Querido Pai te damos graças, te pedimos que mediante a fé em nosso Senhor Jesus Cristo libertá-nos de todo o pecado, te damos graças pela sua misericórdia e seu amor, ensina Senhor a querer te conhecer mais e assim poder te glorificar e te adorar, abençoa as famílias, que Teu Reino avance e seja feita a sua vontade Pai. Amém

Deus abençoe a cada um!

Mateus 15:14

Deixai-os; são cegos condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.Mateus 15:14

A paz do Senhor Jesus esteja com todos!

Oração: Pai querido, sabemos que o Senhor tem o melhor para todos, te pedimos perdão pelo os nossos pecados, sei também que mediante a fé em Jesus, libertá-nos de toda armadilha do inimigo, rejeitamos Pai tudo que fizemos por ignorância em desacordo com Tua Palavra, pela falta de fé, falta de entendimento. Que o Teu nome cresça e eu diminua, nós te pedimos em nome do Senhor Jesus.

Introdução


Certo dia, fui questionada sobre,” a fé cega as pessoas”, o questionamento era sobre promessas feita antes da conversão. Como pode ir até as escadarias de uma igreja pagar uma promessa, e hoje não acredita mais? O mesmo alegou que foi pela fé, refutei falando que na verdade era uma ignorância espiritual acompanhado pela a fé, deixando com trave nos olhos.

Paulo relata como o maior dos pecadores, consciente e por ignorância (1 Timóteo 1:13-15), (Atos 23:1). Ele diz que recebeu a misericórdia de Deus por causa de sua ignorância. . Ele teve que conhecer a Cristo, crer nele, e ser batizado para re-missão dos seus pecados (1 Timóteo 1:14-16; Atos 22:16).

O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.2 Coríntios 4:4

Hoje sou convertida sei que não é bíblico adorar santos, só Deus merece adoração Êxodo 20:3. Sabemos que algumas doutrinas são contrárias o que está nas Escrituras, Apenas Jesus levou os nossos pecados, apenas Ele nos salva e apenas Ele intercede por nós (Atos dos Apóstolos 4:12; 1 Timóteo 2:5-6).Tudo por falta de conhecimento da Palavra de Deus, a ignorância espiritual cega as pessoas. O conhecimento das Escrituras consiste em nos mostrar o que é certo ou errado, verdadeiro ou falso na aréa espiritual.Por isso, é muito importante conhecer o que a Bíblia realmente diz e analisar todo ensinamento à luz da Bíblia. Neste caso me arrependi, aceitei Jesus como meu único Salvador e reconheço a minha culpa. A Bíblia também fala sobre discernimento espiritual, esse é um dom do Espírito Santo. (1 Coríntios 12:10-11). Todo entendimento vem de Deus. Ele é a fonte de toda sabedoria e todo conhecimento. Portanto peça entendimento mediante a Jesus, o Espírito Santo habita em nós, certamente Deus lhe dará. 1 João 5:20 João 14:16-17

Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual. Colossenses 1:9

A fé

Hoje sei que que a fé é essencial para vivermos em comunhão com Deus, sem a fé o homem se torna incrédulo, sem fé é impossível agradar a Deus, a fé é um combustível dos crentes para a sua caminha para vida eterna em Cristo Jesus, o nosso Salvador.

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11:6

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11:1

A ignorância espiritual, referência Mateus 15:14

Ignorância

Ignorante é um adjetivo e substantivo de 2 gêneros da língua portuguesa com origem no termo em latim ignorante. Ignorante é uma palavra que caracteriza uma pessoa que ignora, que não tem instrução, que é estúpidotoloineptoimbecil e revela falta de saberdesconhecimento imperícia.

A palavra “ignorância” quer dizer: não ter conhecimento da existência de algo.

O indivíduo ignorante (ignorant em inglês) vive ou atua de acordo com a ignorância, muitas vezes baseando a sua vida em preconceitos, superstições, e ideias sem fundamento. Desta forma, ele constrói um mundo falso, com noções errôneas a respeito dele mesmo e do mundo que o envolve. Esta forma de viver e de pensar do indivíduo ignorante o incapacita de ver e aceitar as verdades, e o impedem de adquirir conhecimento.

A desculpa, como homens têm o hábito de alegar , da ignorância, é tirado daquela pessoa que conhecem os mandamentos de Deus. Mas também não ficarão sem punição aqueles que não conhecem a Lei de Deus. Assim, pois, todos os que pecaram sem lei, também sem lei perecerão: e todos os que com lei pecaram mediante a lei será julgado ( Romanos 2:12). Porque Deus antes não levava em conta, a respeito o desconhecimento Dele, o criador, a partir do momento que sabemos que existe Deus, não há mais desculpas para não segui-lo e não obedecê-lo.

Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;

porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram. Romanos 1:20-21

“No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.” (Atos 17.30)

O ignorante espiritual – Um exemplo é quando Pedro depois do milagre do coxo, lembrou ao judeus que mataram o Príncipe da Vida por ignorância. Pedro pede a todos o arrepedimento e a conversão para que sejam perdoados dos pecados cometidos. A ignorância espiritual não é desculpa, Deus condena e nos alerta que mesmo aqueles que por falta de conhecimento, serão condenados, este foi o motivo que Pedro pede a todos os arrependimento e a conversão por meio de Jesus Cristo o nosso único Salvador. 2 Pedro 3:9

Ensinamentos hipócrita

Durante o período que Jesus esteve na terra, ele foi muito questionado pelos os líderes religiosos, os escribas e fariseus (autoridade da Lei do Antigo Testamento),eles rejeitavam os ensinamentos de Jesus. O contexto de Mateus 15 os fariseus e escribas condenam os discípulos de Jesus por comerem sem lavar as mãos. O problema em si não era o fato de um lavamento cerimonial, um ritual de purificação, mais sim as regras e tradições que estes homens aplicavam,Jesus identificou um exemplo de como os escribas e fariseus transgrediam um mandamento de Deus ao participar dessas tradições. sabemos que as vezes alguns tradições são encabeçadas por gerações, eles criavam muitas regras de acordo com o seu próprio ego, neste caso ofertas ao Senhor e responsabilidades aos pais, esquecendo da Lei, gerando muitas discussões entre eles e Jesus.

” Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?” Mateus 15:3

“E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.” Matesu 15:6

“Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.” Mateus 15:9

Jesus estava referindo-se aos falsos profetas, os líderes religiosos de sua época, sobre os anciãos que transgrediam a Lei de Deus e seus mandamentos, eles não guardavam a Lei de Deus, homens hipócritas o povo honrava o Senhor porém o coração estava longe.Jesus alegava que os fariseus e escribas distorciam as Escrituras, Ele batia de frente, Jesus falava que se eles guardassem a tradição estavam quebrando a Lei de Deus, homens cegos, chamando a multidão, falou que o que contamina o homem não é o que entra na boca e sim o que sai da boca. Mateus 15:11

Deixai-os; são cegos condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. Mateus 15:14

Muitas igrejas nos dias de hoje, imitam os fariseus, agarrando-se as tradições e colocando acima da Palavra de Deus. Colocam seus ensinamentos no nível da Bíblia, ensinando doutrinas fundamenta pelos homens. A consequência de um cego ser condutor de outro cego, serão ambos levados para o julgamento sendo responsáveis pelos seus erros. Jesus ficou tão indignado que comparou eles com plantas de um agricultor, disse que Deus iria fazer uma separação .Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada” (Mateus 15:13-14).

A palavra “cairão” traduzido no dicionário strong “pipto” forma reduplicada e contraida de πετω peto ser submetido a julgamento ser declarado culpado 2 descender de uma posicao ereta para uma posicao prostrada 2a cair 2a1 estar prostrado cair prostrado 2a2 daqueles dominados pelo terror ou espanto ou sofrimento ou sob o ataque de um mal espirito ou que se deparam com morte repentina 2a3 desmembramento de um cadaver pela decomposicao 2a4 prostrar-se 2a5 usado de suplicantes e pessoas rendendo homenagens ou adoracao a alguem 2a6 decair cair de i e perecer ou estar perdido 2a7 decair cair em ruina de construcao paredes etc 2b perder um estado de prosperidade vir abaixo 2b1 cair de um estado de retidao 2b2 perecer i e chegar ao fim desaparecer cessar 2b2a de virtudes 2b3 perder a autoridade nao ter mais forca 2b3a de ditos preceitos etc 2b4 ser destituido de poder pela morte 2b5 falhar em participar em perder a porcao.

Perceba que a consequência será o julgamento pelo fato de caído do estado de retidão, ou seja cair no pecado.

Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. Mateus 15:9

O que leva a cegueira espiritual?

A própria ignorância, apesar dos fariseus euxarir-se nas Escrituras, não enxergavam o que as Escrituras estavam falando, eram improdutivos, não tinham discernimento, tornando-se verdadeiros cegos e conduzindo outros cegos. Mateus 15:14

Na maioria das vezes a falta de conhecimento, leva a cegueira e também leva algumas heresias, como a idolatria, com consequências graves, Jesus criticava os líderes religiosos de sua época atribuindo o foto de distorcer e niglenciar a Palavra, determinado também consequências ao povo que sofrerá pela ignorância. A responsabilidade será tanto dos líderes como dos seus fieis. 2 Pedro 2:1

A ignorância intencional .

Essa deveremos ter muito cuidado, porque quando ignoramos intencionalmente a Deus, estamos entregamos a nossa destruição, acaba nos afastando de Deus, os ímpios serão consumidos pelos seus próprios pecados. Salmos 94:23

A lei romana é considerada a fonte da ideia de que a ignorância da lei não perdoa ninguém. No entanto, tal conceito originou-se muito antes. Quando Deus deu a lei a Israel, Ele estabeleceu que até mesmo o pecado não intencional exigiria um sacrifício para o perdão (Levítico 4; Ezequiel 45:18-20).

Será, pois, perdoado a toda a congregação dos filhos de Israel, e mais ao estrangeiro que peregrina no meio deles, porquanto por ignorância sobreveio a todo o povo.
E, se alguma alma pecar por ignorância, para expiação do pecado oferecerá uma cabra de um ano.
E o sacerdote fará expiação pela pessoa que pecou, quando pecar por ignorância, perante o Senhor, fazendo expiação por ela, e lhe será perdoado. Números 15:26-28

Em sua carta aos cristãos que viviam em Roma, o apóstolo Paulo referiu-se à questão da ignorância ou falta de entendimento. Quando as pessoas eram ignorantes da justiça de Deus, criaram sua própria justiça (Romanos 10:3). Ao vivermos de acordo com nossos próprios padrões de certo e errado, podemos nos sentir bem conosco mesmos, mas isso não nos torna espiritualmente saudáveis. Apenas quando somos comparados ao padrão de justiça de Deus (Jesus) conhecemos a condição de nossa saúde espiritual.

Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração. Efésios 4:18

Ignorância involuntária.

Voltamos no século IV onde a igreja de Cristo já estava formada, quando o imperador Romano Constantino estabeleceu o Cristianismo como a religião oficial de todo o Império Romano, legalizou o cristianismo como religião única e como não tornou o paganismo ilegal, foi então que começou a entrada do paganismo no cristianismo, tornado a igreja deforma,dando abertura para entrada de doutrinas falsas heréticas, levando multidões de pessoas a práticas erradas divergindo das Escrituras, tornando-se cegos, acham que estavam praticando a Palavra, quando na verdade estão praticando heresias, um grande exemplo adoração a ídolos.

No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2 Pedro 2:1

Pedro disse aos seus irmãos judeus que comemoravam a lei que eles “mataram o Autor da vida” porque “agiram na ignorância” (Atos 3:15, 17). Paulo disse ao seu público grego idólatra que a sua longa história artística era, na verdade, “os tempos de ignorância” que Deus desconsiderou (Atos 17:30).

Os judeus mataram Jesus. Os gregos construíram ídolos. Ambas as ações eram expressões instintivas de corações não condicionados pela Palavra revelada de Deus, mas por conjuntos de crenças e valores diferentes (igualmente pecaminosos). Os judeus acreditavam em um deus legalista de sua própria criação e valorizavam sua versão cultural da justiça; os gregos acreditavam em seus deuses humanos e valorizavam a beleza de suas próprias imaginações. Suas ações simplesmente expressavam essas estruturas mais profundas de ignorância. Os judeus não pretendiam que o assassinato de Jesus fosse um ato hostil contra Deus, e os gregos não pretendiam que a busca do prazer mundano fosse uma rebelião direta contra ele. No entanto, elas foram.

Como combater a ignorância espiritual?

O combate é através da leitura e prática da lei de Deus, as escrituras 2 Timóteo 3:16-17 – “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”.

O apóstolo Paulo ensinou que o Senhor preparou os seus discípulos para combater estes graves erros. Efésios 4:11-12 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Efésios 4:13.

Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. João 8:31-32

Conclusão

As pessoas fracas, ofendidas pela ignorância e depois retornam a visões justas, devem ser distinguidas. de homens arrogantes e desdenhosos que são os autores de ofensas. É importante atender a essa distinção, para que ninguém que seja fraco possa se afligir por nossa culpa. Mas quando os homens perversos atravessam sua obstinação, vamos andar impassíveis no meio de ofensas; porque aquele que não poupa irmãos fracos pisoteia, por assim dizer, aqueles a quem somos ordenados a estender a mão. Seria inútil atender a outros, a quem não podemos evitar ofender, se desejamos manter o caminho certo; e quando, sob o pretexto de ofender, caem e se revoltam de Cristo, devemos deixá-los em paz, para que não nos arrastem junto com eles. John Calvin

Deus abençoe a cada um!

Salmo 2 – Estudo

A paz do Senhor Jesus esteja com todos!

SALMO 2

1 Por que se amotinam as nações
e os povos tramam em vão?

2 Os reis da terra tomam posição
e os governantes conspiram unidos
contra o Senhor e contra o seu ungido, e dizem:

3“Façamos em pedaços as suas correntes,
lancemos de nós as suas algemas!”

4 Do seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoa deles.

5 Em sua ira os repreende
e em seu furor os aterroriza, dizendo:

6“Eu mesmo estabeleci o meu rei
em Sião, no meu santo monte”.

7 Proclamarei o decreto do Senhor:
Ele me disse: “Tu és meu filho;
eu hoje te gerei.

8 Pede-me, e te darei as nações como herança
e os confins da terra como tua propriedade.

9 Tu as quebrarás com vara de ferro
e as despedaçarás como a um vaso de barro”.

10 Por isso, ó reis, sejam prudentes;
aceitem a advertência, autoridades da terra.

11 Adorem o Senhor com temor;
exultem com tremor.

12 Beijem o filho, para que ele não se ire
e vocês não sejam destruídos de repente,
pois num instante acende-se a sua ira.
Como são felizes todos os que nele se refugiam!

Introdução!

Este Salmo é abundante em sabedoria, provavelmente foi escrito pelo rei Davi, atribuído pelos apóstolos no livro de atos ( Atos 4:24-26), salmo que fala sobre soberania Divina perante a rebeldia dos homens. É considerado um salmo messiânico, fala da missão do ungido ( Jesus) veio para salvar dos nossos pecados e pagar a nossa dívidas. Deus apresenta seu filho como o único Rei, e declara que todos, tanto no céu, na terra como debaixo da terra estamos sobre seu comando. Esse é o Rei dos reis.

Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:9-11

1 Por que se amotinam as nações
e os povos tramam em vão?

2 Os reis da terra tomam posição
e os governantes conspiram unidos
contra o Senhor e contra o seu ungido,
e dizem:

Aqui é descrito a rebeldia dos gentios e seus líderes, tudo inútil eles se exaltam contra o ungido, ou seja contra o Senhor.

Gentio – significado dicionário strong – referindo-se povo não judeu.

Senhor – significado Yehavah – Nome próprio do único Deus verdadeiro

Ungido – significado – Mashiyach – referindo ao rei de Israel, sumo sacerdote de Israel , referindo-se ao messias príncipe messiânico.

3“Façamos em pedaços as suas correntes,
lancemos de nós as suas algemas!”

A rebeldia é tão grande, que acreditam que quebrando os laços perderá o vínculo, querem distância da Palavra (Bíblia).O s homens por conta do pecado não enxergam o cuidado de Deus com o juízo.

4 Do seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoa deles.

Quando Deus é atacado, Ele zomba do povo incrédulo.o maior e mais forte dentre os homens é insignificante diante poder de Deus.

5 Em sua ira os repreende
e em seu furor os aterroriza, dizendo:

Deus na hora de sua ira irá confundir os homens que se exaltam e irá fazer o seu juízo.

6“Eu mesmo estabeleci o meu rei
em Sião, no meu santo monte”.

A certeza da profecia, mil anos antes o salmista anunciava o messias( meu rei) João 4:26 E todo qualquer invocar o Nome de Yahweh será salvo; pois, de acordo com a Promessa do Eterno, no monte Sião e em Jerusalém haverá salvação para os sobreviventes, para todos aqueles a quem Yahweh, o SENHOR, chamar!” Joel 2:32

7 Proclamarei o decreto do Senhor:
Ele me disse: “Tu és meu filho;
eu hoje te gerei

Deus proclama seu filho Jesus, Ele é o Salvador, veio e venceu a morte e tomou o lugar de sumo sacerdote Hebreus 4:14-15

8 Pede-me, e te darei as nações como herança
e os confins da terra como tua propriedade.

9 Tu as quebrarás com vara de ferro
e as despedaçarás como a um vaso de barro”.

A promessa de Deus , o Pai coloca todas as coisas sujeita ao Filho, finalmente esmagará todos os seus opressores. Tudo esta sobre reinado do Filho, o rei absoluto.

Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, Filipenses 2:10

10 Por isso, ó reis, sejam prudentes;
aceitem a advertência, autoridades da terra.

11 Adorem o Senhor com temor;
exultem com tremor.

Surge um pedido de prudência para todos os reis da terra, para que se juntem e se alegrem no Senhor.

12 Beijem o filho, para que ele não se ire
e vocês não sejam destruídos de repente,
pois num instante acende-se a sua ira.
Como são felizes todos os que nele se refugiam!

Perceba que o salmo não termina com a ira de Deus sendo despejada, e sim com algumas advertências.

Regozijar-se com temor, se sujeite ao ungido com temor, se recusarem será levantado a sua ira sobre eles. Somente com o devido temor, adoração, reverência e respeito ao Deus Santíssimo poderia haver verdadeira alegria no reino que há de vir. Deus enviou seu filho para salvação do mundo, deveremos nos sujeitarmos a Ele com toda honra e Glória, e descansar no Senhor. Mateus 11:28-30.

Oração.

Senhor Deus e Pai te dou graças pela Sua Soberania, ajuda-me a abandonar todos os ídolos do meu coração, que o Senhor assuma o domínio sobre a minha vida, ilumina Pai, cada irmão que chegue até aqui com Teu entendimento para que entenda Senhor A tua Palavra, que tudo seja para te engradecer e te honrar, em nome de Jesus. Amém.

Deus abençoe a cada um!

Julgar ou não julgar?

A paz do Senhor Jesus Cristo esteja sempre com todos!

Introdução!

Há pouco mais de dois mil anos, o nosso Salvador veio ao mundo, se fez carne, sofreu, morreu e ressuscitou (João 1:14). Jesus morreu para nos justificar. No início de seu ministério Jesus nos ensinou as bem-aventuranças, bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos (Mateus 5:6), A Justiça é um atributo de Deus, é uma das Suas características próprias, ser justo é uma qualidade fundamental da natureza de Deus.

“Porque o Senhor é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos.” (Salmos 11:7), se Deus é justo e Ele é perfeitamente justo, correto, íntegro, naturalmente Deus quer que sejamos justo, então se vamos falar sobre julgar, devemos aplicar a justiça ao julgar, a Bíblia diz que Deus é soberano e justo.

Veremos o que a Bíblia nos diz a respeito sobre julgar, a referência aqui será Mateus 7:1 Não julgueis, para que não sejais julgados.

Julgar em grego – krino talvez uma palavra primitiva tdnt – 3 921 469 v 1 separar colocar separadamente selecionar escolher 2 aprovar estimar preferir 3 ser de opiniao julgar pensar 4 determinar resolver decretar 5 julgar 5a pronunciar uma opiniao relativa ao certo e errado 5a1 ser julgado i e ser chamado a julgamento para que o caso possa ser examinado e julgado 5b julgar sujeitar a censura 5b1 daqueles que atuam como juizes ou arbitros em assuntos da vida comum ou emitem julgamento sobre as obras e palavras de outros 6 reinar governar 6a presidir com o poder de emitir decisoes judiciais porque julgar era a prerrogativa dos reis e governadores 7 contender juntos de guerreiros ou combatentes 7a disputar 7b num sentido forense 7b1 recorrer a lei processar judicialmente.

Mateus 7:1 –Não julgueis, para que não sejais julgados. Afinal o cristão pode ou não julgar? Há uma grande dúvidas entre muitos cristãos, sendo que a maioria vai no pensamento de que não devemos julgar, pois quem faz o julgamento será somente Deus, corretíssimo, porém o julgamento justo também não está errado. Então vem a pergunta, afinal podemos ou não fazer julgamentos?

Existem um conceito errôneo entre algumas pessoas ao ler a Bíblia, pegam o verso de leitura e fazem sua interpretação sem analisar os versos anteriores e posteriores, ou seja fazem análise fora do contexto, que leva a entender as vezes erroneamente a leitura. Neste caso de Mateus, alguns pessoas usam esse subterfúgio, as vezes para justificar nossos próprios erros, fazendo em alguns casos as pessoas se calarem no sentido não vamos julgar, criando aquele ” deixa pra lá” ou mesmo, também aqueles que alegam que em prol da unidade da igreja, seria melhor não fazer o julgamento, alegando que somente Deus poderá fazer tal julgamento.Por outro lado, precisamos ter cuidado com julgamentos. Muitas vezes julgamos de maneira injusta, não devemos condenar as pessoas sem misericórdia, assim como Deus nos perdoou devemos perdoar os nossos semelhantes e se houver motivo para julgar fazer corretamente, caso contrário estará sendo hipócrita e será julgado por Deus.

O que a Bíblia nos fala é que devemos julgar conforme a verdade, a palavra julgar tem vários sentidos conforme descrito acima, o que devemos fazer ao julgar é aplicar a justiça, ser justo ao julgar, o que DEUS condena é o julgamento errado.

O texto de Mateus 7:1 não proíbe o julgamento, aqui Jesus nos alertou sobre o julgamento hipócrita, devemos ter cuidado ao julgar errado, porque essa será a mesma medida que Deus irá usar para nos julgar. Jesus nos alerta para termos cuidado ao julgar com relação aos nossos defeitos, também nos alerta com relação ao julgamento precipitado, aquele que você não sabe ou não tem certeza e mesmo assim faz o julgamento do seu irmão.

Perceba que este texto vem logo após o Sermão do monte, onde Jesus estava referindo do julgamento dos fariseus, é como eles tivessem uma trave impedindo sua própria visão. Pois os judeus Anciãos tinham aparência de santidade e praticavam más obras, exigiam do povo e praticavam o oposto, Jesus condenava a hipocrisia deles ( Mateus 7:5).Os fariseu não eram dignos de condenar ninguém, porque eram maus exemplos.

O que é julgar conforme aparência João 7:24?

A Bíblia diz que não devemos julgar pela aparência, porque elas enganam, pode ser um julgamento injusto. O homem julgar pela aparência enquanto Deus vê e nos conhece através do nosso coração, Deus sabe de tudo que pensamos, falamos, nos conhece profundamente. O próprio Filho de Deus foi julgado pelos homens injustamente pela aparência (Is 53:2-3).

Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos”. João 7:24

O que é juízo temerário? Mateus 7:6 fala sobre o julgamento errado, não correto, julgamento arrogante, precipitados, imprudentes praticados com maldades dos homens.

Na apliacação de julgar, devemos aprender a diferenciar entre julgar e condenar.

julgar significado verbo – apurar os fatos

  1. 1.transitivo direto e intransitivotomar decisão, deliberar na qualidade de juiz ou árbitro.”j. um processo”
  2. 2.regência múltiplaformar conceito, emitir parecer, opinião sobre (alguém ou algo)

Condenar significado – declarar culpado

  1. 1.transitivo direto e pronominal declarar(-se) ou reconhecer(-se) culpado; imputar(-se) culpa.”condena-o por abandoná-la”
  2. 2.transitivo direto e bitransitivo Jurídico (TERMO)proferir (um juiz) sentença ou decisão definitiva reconhecendo a culpa de.”c. uma adúltera (à execração pública)

Jesus condena qualquer julgamento feito errado, um grande exemplo de julgamento que condenou foi o texto de Lucas 7:36-50 – parábola dos dois devedores, não devemos julgar a ninguém como sendo piores ou mais pecadores que nós.Simão julgou tanto a mulher quanto a Jesus por permitir que uma pecadora estivesse perto e lhe demonstrasse afeto.

Em João 16:8-11 é uma aplicação de condenação:

E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:
do pecado, porque não crêem em mim;
da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais,
e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. Joao 16:8-11

Podemos ou não julgar? Com muito critério, devemos julgar, em 1 Corintios 6:2 Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Quer dizer que os cristãos ocuparão uma posição importante sobre assuntos pertinentes a esta vida. O que é dito aqui como julgar o mundo deve ser visto como uma referência a essa declaração de Cristo.E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.(Mateus 19:28 .) Pois todo poder de julgamento foi confiado ao Filho, ( João 5:22 )

De tal maneira que ele receberá seus santos em uma participação com ele nesta honra, como assessores. Além disso, eles julgarão o mundo , como de fato já começam a fazer, porque sua piedade, fé, medo do Senhor, boa consciência e integridade da vida tornarão os incrédulos completamente indesculpáveis, como é dito de Noé, que por sua fé ele condenou todos os homens de sua idade. ( Hebreus 11: 7. ) Mas a primeira significação concorda melhor com o desígnio do apóstolo, pois, a menos que você tome o julgamento aqui mencionado em sua devida aceitação, o raciocínio não será válido. John Calvin.

Conforme Albert Barnes, o objetivo desde versículo é evidentemente mostrar que os cristãos foram qualificados para determinar controvérsias que possam surgir entre si, ou seja, eles podem expressar um julgamento sobre questões que possam surgir entre irmãos nas igrejas.

Portanto devemos julgar, todas as coisas com sabedoria e entendimento da Palavra, Paulo diz , Examinai tudo. Retende o bem. 1 Tessalonicenses 5:21. Jesus é o único capaz de condenar.

O que é julgar reta justiça?

É o julgamento analizado através da Palavra(Evangelho) de Deus, com discernimento, tudo de acordo com a reta justiça de Deus. Sendo a finalidade desse julgamento da pessoa repreender com a prática da palavra, que tem como resultado o arrependimento, mostrando a pessoa o resultado através da palavra onde estava o erro, exortar , corrigir,encorajar e proclamar o Evangelho.

Segue alguns versículos do novo testamento onde o ato de julgar é muito comum, com a expressão em grego – krino onde podemos conferir com certeza que Jesus não teve o objetivo de que todo e qualquer julgamento deve ser evitado, Jesus estava condenando o julgamento temerário.

julgar em grego – krino talvez uma palavra primitiva tdnt – 3 921 469 v 1 separar colocar separadamente selecionar escolher 2 aprovar estimar preferir 3 ser de opiniao julgar pensar 4 determinar resolver decretar 5 julgar 5a pronunciar uma opiniao relativa ao certo e errado 5a1 ser julgado i e ser chamado a julgamento para que o caso possa ser examinado e julgado 5b julgar sujeitar a censura 5b1 daqueles que atuam como juizes ou arbitros em assuntos da vida comum ou emitem julgamento sobre as obras e palavras de outros 6 reinar governar 6a presidir com o poder de emitir decisoes judiciais porque julgar era a prerrogativa dos reis e governadores 7 contender juntos de guerreiros ou combatentes 7a disputar 7b num sentido forense 7b1 recorrer a lei processar judicialmente.

Atos 4:19 – Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus;

Os apóstolos responderam que se lhes fosse solicitado escolher entre a vontade de Deus e o decreto dos homens, teriam de escolher nada mais nada menos que obedecer a Deus.

1 Coríntios 5:12 – Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?

Aqui fala que não devemos nos associar com pessoas que se dizem irmãos, mais cometem pecados,os que não creem em Jesus, esses serão julgados por Deus e não por pessoas da igreja.

1 Coríntios 14:29 – E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.

Paulo procura organizar as atividades, toda pregação tem que esta de acordo com a palavra. Aqui o julgamento é no sentido de organizar.

Gálata 2:11-14 – Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude condenável.
Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão.
Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia, de modo que até Barnabé se deixou levar.
Quando vi que não estavam andando de acordo com a verdade do evangelho, declarei a Pedro, diante de todos: “Você é judeu, mas vive como gentio e não como judeu. Portanto, como pode obrigar gentios a viverem como judeus?

Aqui Paulo repreende Pedro , julga os irmãos porque eles estavam sendo hipócrita, este caso contem argumentos para aqueles que alegam sobre o ato de julgar seja errado.

Lucas 7:43 – E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.

Simão julgou tanto a mulher quanto a Jesus por permitir que uma pecadora estivesse perto e lhe demonstrasse afeição. Julgamento temerário.

Lucas 12:57 – E por que não julgais também por vós mesmos o que é justo?

Jesus nos orienta a evitar a discórdia, a todo custo. Estando dentro de suas possibilidades mantenha a paz com todos. jesusebiblia.com

João 7:24 – Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.

Jesus condena julgamento superficial.

Atos 16:15 – E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.

E a primeira pessoa a quem Deus abriu o coração para o Evangelho na Europa, foi Lídia, que era pagã. Esta aceitou o Evangelho, deixando-se batizar e abrindo a sua casa para os apóstolos.

Romanos 2:1 – Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.

julgamento sobre homem que confia na sua prórpia justica, não enxerga seus erros e julgas os erros alheios.

1 Coríntios 4:5 – Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.

Portanto, não julgue nada antes do tempo – Nomeado para julgar todos os homens. Até a vinda do Senhor, que, para passar um julgamento justo, que de outra forma seria impossível, trará à luz as coisas que agora estão cobertas por trevas impenetráveis, e manifestará as fontes de ação mais secretas, os princípios e intenções de Deus. todo coração. John Wesley

Tiago 5:9 – Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. O Juiz já está às portas!

Gemido não; não resmungar; não murmure por impaciência; e não permita que nenhum tratamento inadequado que você recebe induza você a desabafar seus sentimentos em imprecações contra seus opressores. Deixe tudo isso nas mãos de Deus.Para que não sejais condenados – Ao dar lugar a um espírito desse tipo, você ficará sob a condenação dos ímpios.O juiz está diante da porta – Seus olhos estão sobre tudo o que está errado em você, e todo mal que lhe é causado; e ele agora está entrando em julgamento com seus opressores. Adam Clarke

Conclusão

Vocês julgam por padrões humanos; eu não julgo ninguém. Mesmo que eu julgue, as minhas decisões são verdadeiras, porque não estou sozinho. Eu estou com o Pai que me enviou. João 8:15-16. Jesus foi julgado pela sua aparência carnal, os homens não acreditaram que Ele era o messias.Cristo não tomou sobre si julgar, Ele não veio para condenar, mas para salvar o mundo; Ele não julgava de acordo aparência e sim de acordo ao coração, e como filho de Deus sempre esteve ao seio do Pai.

Oração

Deus, querido Pai te dou graças por permiti a conclusão de mais um estudo, obrigada Pai pela sua misericórdia, perdoe pelas meus pecados, ilumina Senhor cada um com tua graça para o entendimento da Tua Palavra, visita Pai cada um de nossos leitores, dê entendimento e arrependimento te aceitando como único Salvador. Pai que tudo seja feita a Tua vontade, que teu Reino avance, em nome de Jesus. Amém.

Deus abençoe a cada um!

.